Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jul 2024 | 17:18 |
Petit, antigo jogador do Benfica e atual treinador do clube brasileiro Cuiabá, sofreu a quarta derrota do campeonato frente ao Fluminense. O treinador português desde a sua chegada ao Brasil ganhou sete partidas em 18 jogos.
A equipa treinada por Petit permitiu ao Fluminense, onde agora está Marcelo, regressar às vitórias. De lembrar que o Fluminense teve 13 jogos sem vencer. A única vitória no campeonato do conjunto tricolor tinha sido na terceira rodada frente ao Vasco da Gama no dia 20 de abril. Um golo solitário de Kauã Elias permitiu à formação carioca vencer o jogo por 1-0. Este jogo assinalou ainda a estreia do defesa central vindo do Chelsea, Thiago Silva.
O Cuiabá tem tido um inicio de época atribulado. O clube da capital de Mato Grosso, na temporada passada terminou como 12º classificado do brasileirão e garantiu o acesso à Sudamericana, a segunda competição internacional mais importante da América do Sul. Apesar de tudo, o Cuiabá na Sudamericana conseguiu passar a fase de grupos e encontra-se neste momento a disputar os oitavos de final contra o Palestino no Chile.
Já o Fluminense, atual detentor da Libertadores, tem tido um inicio de campeonato aquém do esperado. A equipa encontra-se neste momento em lugar de descida na 19ª posição. Na temporada passada alcançaram a sétima posição.
Petit, como jogador do Benfica venceu, um campeonato nacional, uma taça de Portugal e supertaça. Ao serviço do Benfica, o médio, alinhou num total de 212 partidas, onde marcou 14 golos e realizou 23 assistências. O português, conta ainda no palmarés, como jogador um campeonato nacional ao serviço do Boavista.
Como treinador, Petit, passou por Boavista, Tondela, Moreirense, Paços Ferreira, Maritimo, B Sad e agora Cuiabá. Como técnico, Petit, conta já com 371 jogos como treinador principal onde conseguiu vencer 122.
Jornalista destaca atleta do Clube da Luz como peça-chave da equipa, valorizando a sua importância no equilíbrio e no desempenho global dos encarnados
05 Fev 2026 | 17:54 |
O jornalista Rui Dias destaca a importância de Fredrik Aursnes, cuja influência vai muito além do que é imediatamente visível em campo. Sem necessidade de protagonismo, o médio - que anunciou o regresso à seleção da Noruega - assume um papel determinante no funcionamento coletivo.
R. Dias: "É uma figura preponderante"
"Aursnes não é o melhor em qualquer parâmetro de avaliação mas, por visão, inteligência tática, argumentos técnicos e capacidade para entender o jogo em toda a sua dimensão, constitui peça fundamental do conjunto que defende. É uma figura preponderante, silenciosa, marcante e presente onde, como e quando é preciso. Tem perfil de funcionário, mas depressa evolui para uma verdadeira fera competitiva", disse, na sua crónica no jornal 'Record'.
O redator também fez questão de afirmar que o atleta de 30 anos é o jogador mais versátil do campeonato português: "Por domínio do jogo e pela facilidade de adaptação a qualquer tarefa, Aursnes é o polivalente mais qualificado da Liga. Não é melhor do que os especialistas, mas os treinadores não passam sem a sua contribuição. Em quatro épocas na Luz foi lateral e ala (direito e esquerdo), apoio ao ponta-de-lança e elemento organizador da pressão alta. Só agora assinou uma sequência razoável de presenças na posição de origem".
R. Dias: "É a âncora da manobra coletiva"
Rui Dias considera ainda que o nórdico rende mais no meio-campo: "Na qualidade de médio centro, Aursnes é a âncora da manobra coletiva, suporte da articulação da equipa, com valências táticas e técnicas que fortalecem a produção. Domina todas as parcelas do campo e suas regras específicas", pode ler-se.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 39 jogos oficiais: 20 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.330 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.
Comentador entende abordagem de Rui Costa no mercado de inverno para garantir estabilidade no plantel encarnado para o que resta jogar em 2025/26
05 Fev 2026 | 17:26 |
Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, revelou que o Benfica recebeu propostas avaliadas em mais de 100 milhões de euros por alguns atletas do Benfica, mas a direção liderada por Rui Costa negou - uma tomada de decisão elogiado pelo comentador.
S.Krithinas: "Benfica fez bem"
"Benfica fez bem, porque implicava a saída de quatro jogadores que são regulares titulares (Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup, Tomás Araújo e Gianluca Prestianni) . O Benfica tem de lutar pelo 2.º lugar, o dinheiro da Liga dos Campeões é muito importante e estamos a falar de uma garantia de 50 milhões de euros líquidos", afirmou, em conversa no programa "Record na Hora", do Canal Now.
O comentador ainda deixou boas críticas ao mercado "silencioso" que as águias fizeram neste mercado de inverno. "O Benfica entrou no mercado quase como um leão, mas acabou por contratar só Sidny Cabral e Rafa Silva. Penso que fizeram um mercado muito bom, a estabilidade é o que o Benfica mais precisa, e deixa o plantel a pensar para o futuro".
De lembrar que nesta janela de transferências saiu José Melro, para o Marítimo, da Segunda Liga, e o jovem de 21 anos deixou uma mensagem de gratidão ao Clube da Luz. " Um obrigado não é suficiente para tudo o que este clube me proporcionou. Obrigado, Benfica".
Vale a pena recordar que os encarnados voltam a entrar em campo frente ao Alverca, no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 20h30, no Estádio da Luz. O encontro diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias estão no 3.º posto, com 46 pontos.
"Special One" prepara-se para ter plantel mais reforçado para a fase a eliminar da UEFA Champions League frente aos "Merengues"
05 Fev 2026 | 17:23 |
A lista de inscrições do Benfica para a fase a eliminar da Liga dos Campeões contará com duas boas notícias para José Mourinho. Sidny Cabral e Rafa Silva devem ser as principais novidades no plantel das águias, que têm de ser comunicadas à UEFA até às 23h desta quinta-feira.
Recorde-se que as regras do organismo europeu impedem que jogadores contratados durante o mercado de janeiro possam jogar nas duas últimas jornadas da fase de Liga. Sidny Cabral foi anunciado no início do primeiro mês de 2026, mas não pôde representar as águias diante da Juventus (0-2) e do Real Madrid (4-2). Rafa foi oficializado pelas águias no dia seguinte à derrota em Turim e também não figurou nas opções para a receção aos merengues.
O facto de Rafa ter representado o Besiktas na fase de qualificação da Liga Europa e da Liga Conferência esta temporada não impossibilita a inscrição e possível utilização de águia ao peito na fase a eliminar da prova milionária, de acordo com o regulamento da UEFA.
Os dois atletas vão figurar na lista A das águias que pode incluir, no máximo, 25 elementos. Em relação ao plantel apresentado em setembro para a fase de liga, Rafael Obrador, lateral espanhol emprestado aos italianos do Torino em janeiro, é baixa confirmada.
Vale a pena recordar que o Benfica vai defrontar os espanhóis do Real Madrid no playoff da Liga dos Campeões. Os dois encontros estão agendados para os dias 17 e 25 de fevereiro, primeiro no Estádio da Luz e depois em Madrid, no Santiago Bernabéu.