Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
10 Dez 2025 | 22:44 |
O Benfica somou, esta quarta-feira, dia 10 de dezembro a segunda vitória consecutiva na fase de liga da Liga dos Campeões, ao derrotar, no Estádio da Luz, o Nápoles por 2-0. Após o apito final, José Mourinho fez uma análise ao encontro e deixou elogios a Franjo Ivanovic, avançado que ainda procura convencer os adeptos.
"Começámos muito bem. Aquilo que preparámos, aconteceu. Os jogadores interpretaram o jogo muito bem, tiveram o espírito, a exigência e a coesão que defender bem exige, mas depois tiveram classe e confiança, souberam explorar os espaços, sabendo que eles procuram muito o homem a homem. Atraímos muita gente no meio-campo para depois explorar o espaço. Fizemos um grande jogo, é uma grande vitória, que nos mantém na luta. Vamos ter dois jogos de dificuldade máxima, como este, mas estamos lá", disse o técnico à SporTV, falando, de seguida, no avançado croata.
J. Mourinho: "Ivanovic trabalhou imenso para a equipa"
"Nós, treinadores, acertamos a maioria das vezes. Mas depois são os jogadores que fazem com que as escolhas pareçam boas ou um fracasso. Conheço bem o Antonio Conte, esta forma de jogar do Nápoles, e cada vez conheço melhor os meus jogadores. Trabalhámos isto e as coisas correram bem. O Ivanovic trabalhou imenso para a equipa. Depois entrou o Pavlidis e é um jogador diferente. A equipa foi inteligente, o mérito é deles", apontou o treinador que abordou a superioridade numérica no meio-campo dos napolitanos.
"O problema foi os médios do Nápoles chegarem à posição do Sudakov, do Barreiro e do Aursnes. Quando chegavam, abriam espaço atrás. O Ivanovic procurava profundidade. As coisas correram bem, os jogadores fizeram um trabalho extraordinário. É injusto dizer que este ou aquele foi melhor".
J. Mourinho: "Fazer a estreia pela equipa do Benfica é top, na Champions e na Luz, e a ganhar, ainda melhor"
Relativamente às estreias de Tiago Freitas e José Neto, José Mourinho disse ter confiança na dupla: "Sabia que se tivessem de jogar, jogariam. Se houve um problema com o Dahl, o José entrava. Se houvesse um problema com o Ríos, entrava o Freitas, que é muito semelhante, até fisicamente, na devida proporção. Era preciso gente para pedalar, para quebrar um pouco o ritmo de jogo, e gente forte no jogo aéreo. O Freitas e o Neto têm essa capacidade. Fazer a estreia pela equipa do Benfica é top, na Champions e na Luz, e a ganhar, ainda melhor", finalizou.
Apesar das dificuldades e dos obstáculos existentes, encarnados não estão dispostos a desistir da contratação do atacante italiano
10 Jan 2026 | 10:50 |
O Benfica está disposto a ir à luta por Lorenzo Lucca. Pelo que foi apurado, apesar dos obstáculos identificados, o Clube da Luz não desiste de assegurar os serviços do avançado italiano, cujo perfil corresponde às características definidas por José Mourinho para o novo ponta-de-lança das águias.
Apesar da forte concorrência de clubes como o Nottingham Forest, o jornal A Bola revela que o Benfica tem mantido contactos relevantes com o Nápoles, com vista a dar continuidade às negociações pelo camisola 27 dos napolitanos.
A mesma fonte explica que o plano do Clube da Luz passa por garantir um empréstimo do jogador, de 25 anos. No entanto, os objetivos da equipa orientada por Antonio Conte são diferentes, uma vez que o emblema italiano está forçado a vender o atleta, de modo a obter margem financeira para reforçar o plantel, em conformidade com as regras impostas pela UEFA.
Ainda assim, a direção do Nápoles não afasta por completo a hipótese de emprestar Lorenzo Lucca ao Benfica até ao final da presente temporada. Para que o negócio possa vir a concretizar-se, o clube italiano pretende, contudo, incluir uma cláusula de compra obrigatória, a ser acionada no verão de 2026.
Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — realizou 20 jogos oficiais: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos disputados, o avançado, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou dois golos.
Lateral-direito tem sido uma das apostas mais seguras do plantel às ordens de José Mourinho, e rendimento tem atraído algumas atenções indesejadas
10 Jan 2026 | 10:25 |
O Benfica fechou a porta à saída de Amar Dedić. Pelo que foi apurado, a reação das águias ao interesse do Manchester City foi imediata, com o presidente do Clube da Luz, Rui Costa, a mostrar-se intransigente quanto a qualquer possibilidade de ver partir um dos elementos mais importantes do plantel.
Segundo adiantou o jornal O Jogo, na edição deste sábado, 10 de janeiro, o emblema de Manchester tem acompanhado de perto o rendimento do lateral-direito, que se tem afirmado como uma das principais figuras da temporada do Benfica. De acordo com a imprensa bósnia, o perfil do jogador agrada a Pep Guardiola.
O diário desportivo acrescenta ainda que a intenção do antigo campeão inglês passa por avançar com a contratação de Dedić já neste mercado de inverno, uma vez que o City — que conta com os ex-Benfica Bernardo Silva e Rúben Dias — pretende reforçar uma posição para a qual tem recorrido a Matheus Nunes, médio adaptado pelo técnico catalão.
A capacidade ofensiva do jogador, aliada à consistência defensiva que tem demonstrado ao serviço do Benfica, está na base do interesse do clube da Premier League. Ainda assim, as intenções dos citizens esbarram na intransigência do Benfica e de Rui Costa em vender o camisola 17.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Amar Dedić — avaliado em 15 milhões de euros — já disputou 28 jogos oficiais: 14 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.368 minutos em que esteve em campo, o lateral bósnio apontou um golo e somou três assistências.
Treinador português não escondeu o desagrado pela exibição apresentada em Leiria e, com isso em mente, prepara uma nova abordagem
10 Jan 2026 | 09:48 |
José Mourinho está decidido a deixar no passado o que aconteceu em Leiria. Pelo que foi apurado, no treino realizado na manhã de sexta-feira, o treinador português contou com um contingente significativo da formação, dando assim continuidade à preparação para o duelo entre Benfica e Porto.
Segundo adiantou o jornal Record na edição deste sábado, 10 de janeiro, a estratégia do Special One passa por provocar um novo 'abanão' no plantel principal das águias, com o objetivo de obter a reação desejada para o encontro da Taça de Portugal, agendado para a próxima quarta-feira, 14 de janeiro, no Estádio do Dragão.
O diário desportivo assegura que Mourinho pretende passar a mensagem ao grupo de trabalho de que não hesitará em apostar nos jovens do Seixal, caso entenda que alguns dos habituais titulares não estejam à altura de integrar as escolhas para o Clássico. Trata-se de uma abordagem semelhante à terapia de choque implementada após o jogo frente ao Atlético CP.
Importa recordar que essa estratégia acabou por surtir efeitos positivos, uma vez que o Benfica, depois dessa partida da Taça de Portugal, realizou uma exibição de alto nível em Amesterdão, onde conquistou, frente ao Ajax, os primeiros pontos na Liga dos Campeões.
Desta forma, José Mourinho procura afastar de vez os fantasmas da Allianz Cup e garantir que o Benfica apresenta a resposta desejada no embate com os dragões. Recorde-se que o encontro entre os dois rivais está marcado para o dia 14 de janeiro, sendo que um triunfo garante o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal.