Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Out 2024 | 10:35 |
Jonas foi umas das figuras mais impactantes no Benfica, na última década. O ex-camisola 10 dos encarnados marca presença no Mural dos Campeões e agora, em declarações ao jornal Record, relembrou o sucesso nas águias que o levou a ser uma das escolhas dos Benfiquistas na iniciativa, que pinta uma das paredes nas imediações do Estádio da Luz.
"Sinceramente, não esperava. Quando sai do Valencia, queria muito ficar na Europa. Acabou por surgir o Benfica, uma equipa gigante da Europa. Queria muito ser campeão numa equipa europeia e isso no Valencia era muito difícil de acontecer, mas após a minha primeira época no Benfica coloquei na minha cabeça que este era o clube onde gostaria de fazer mais história", disse, num primeiro momento.
Após a minha primeira época no Benfica coloquei na minha cabeça que este era o clube onde gostaria de fazer mais história
"Logo no primeiro ano, quando fomos campeões, as coisas correram-me muito bem. Fiz golos e fui considerado o melhor jogador do campeonato. A partir daí sim, tive certeza do sucesso, mas antes não tinha como projetar tudo o que aconteceu comigo", prosseguiu.
Relativamente às pessoas que marcaram o seu percurso no Clube encarnado, Jonas não hesitou em apontar alguns: "Não há um único personagem na minha trajetória, principalmente no início, houve vários. Desde o presidente de então, Luís Filipe Vieira, Rui Costa, como diretor, Jorge Jesus como treinador, Luisão como capitão de equipa com quem já tinha jogado na seleção do Brasil. Havia ainda o Júlio César, que tinha chegado ao clube uma semana antes de mim. Ficámos no mesmo hotel e fomos cultivando uma amizade".
"Além disso, os adeptos que encontrava na rua diziam-me que queriam que tivesse vindo antes. Fui muito bem recebido e isso ajudou-me a ter sucesso no clube (...) Chegar e ver que todos apostavam muito em mim foi bom. Todos os jogadores receberam-me bem e diziam que vinha do Valencia, que também era um grande clube", completou o antigo camisola 10 do Benfica.
Jonas, recorde-se, representou o Benfica por cinco temporadas, chegando à Luz proveniente do Valência. Terminando a carreira em 2019, o antigo avançado do Glorioso alinhou num total de 183 partidas, somando 137 tiros certeiros e ainda 15 assistências, ficando, assim, na história dos melhores goleadores dos encarnados.
De relembrar que Jonas está dentro dos 20 jogadores que marcaram 100 ou mais golos pela camisola do Benfica ficando em 13º lugar na lista dos maiores goleadores do Clube. Importante salientar ainda que o brasileiro é o segundo melhor marcador estrangeiro da história da equipa da Luz ficando somente atrás de Óscar Cardozo que contra com 172 golos.
Recorde toda a magia de Jonas no Benfica:
Treinador das águias destacou aspeto particular do grupo de trabalho e partilhou história curiosa com o antigo técnico escocês do Manchester United
12 Dez 2025 | 12:14 |
José Mourinho - que vai ter reforço de peso em para a deslocação a Turim - concedeu uma entrevista abrangente à Benfica FM onde abordou a atualidade do Clube e as suas rotinas. O técnico do Sport Lisboa e Benfica aproveitou a ocasião para elogiar a postura dos seus atletas no dia a dia e partilhou reflexões profundas sobre a evolução do futebol e recordou conversa com Alex Ferguson.
“Este grupo é seguramente um dos melhores que já tive”
O técnico setubalense mostrou-se muito satisfeito com a qualidade humana e a dedicação do balneário encarnado: "Aproveito para dizer que este meu grupo é muito profissional, fantástico. Não quero dizer que é o melhor que tive em 25 anos porque seria ofensivo para os outros, mas é seguramente um dos melhores".
O timoneiro analisou a mentalidade atual: "É uma das coisas que eu e os mais próximos nos questionamos. Não gosto de generalizar, mas às vezes há a sensação de que a nova geração, seja jogadores ou treinadores, não gosta muito de treinar nem de futebol, ou daquilo que o futebol pode dar".
“Recordo sempre uma conversa com Sir Alex Ferguson”
A paixão pelo jogo mantém-se intacta, algo que discutiu com um velho amigo: "Não consigo vislumbrar o dia em que tenha mudado alguma coisa. E recordo sempre uma conversa que já tive quando estava no Real Madrid, em 2012/13, com Sir Alex Ferguson, e antes do jogo perguntava-lhe como era a evolução das coisas".
O conselho do escocês revelou-se profético para o português: "E ele disse-me 'esquece, para gente como nós é igual. O dia-a-dia é igual, a paixão, o nervosismo antes do jogo, a alegria depois de ganhar, a tristeza depois de perder. Para nós não muda nada'. Já vamos em 2025 e ele tem razão".
Perguntas Frequentes sobre José Mourinho
Médio formado no Seixal alcançou registo impressionante na prova milionária, batendo marca que pertencia ao capitão da Seleção Nacional
12 Dez 2025 | 11:50 |
João Neves - que abordou saída das águias recentemente - viveu noite especial no empate do PSG diante do Bilbao, na sexta jornada da Liga dos Campeões. O médio formado no Benfica atingiu a marca redonda de 30 jogos na Liga dos Campeões, estabelecendo um novo máximo histórico para o futebol nacional, superando um registo que pertencia a Cristiano Ronaldo.
O antigo jogador encarnado tornou-se, assim, no mais jovem luso de sempre a chegar a este número de partidas na competição. Com apenas 21 anos e 74 dias, o centrocampista superou Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção Nacional atingiu este patamar quando tinha 22 anos e 226 dias, no Manchester United.
A partida da última jornada da fase de liga terminou com um nulo frente ao conjunto basco, mas ficará gravada na memória de João Neves. Este marco histórico surge numa altura em que o atleta já conta com o troféu mais desejado no currículo, conquistado brilhantemente na época transata pelos parisienses.
O percurso na prova milionária começou ainda de águia ao peito, antes da transferência. Dos 30 encontros realizados até ao momento, nove foram disputados com a camisola do Sport Lisboa e Benfica. O internacional participou em três desafios na temporada 2022/23 e foi totalista em seis duelos na época seguinte.
Ao serviço do Benfica, entre as temporadas 2022/2023 e 2023/2024, João Neves realizou um total de 75 partidas oficiais, nas quais apontou quatro golos e contribuiu com duas assistências. Durante a sua passagem pela equipa principal das águias, o médio ajudou a conquistar um Campeonato Nacional e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Perguntas Frequentes sobre João Neves
Defesa-central encarnado tinha apontado o dedo à atuação dos juízes da partida relativa à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic
12 Dez 2025 | 11:05 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu multar António Silva - que esteve em destaque no dérbi - em 510 euros devido às palavras proferidas após o Benfica – Casa Pia. O processo disciplinar teve origem numa participação enviada pela APAF, sendo que o atleta não terá de cumprir qualquer jogo de castigo.
O encontro terminou com um empate a duas bolas. A equipa visitante garantiu a igualdade já nos instantes finais, através de Renato Nhaga. No entanto, o lance que gerou maior revolta nos encarnados envolveu uma grande penalidade assinalada alegadamente cometida por António Silva.
O momento polémico surgiu quando o esférico tocou no braço do central após um ressalto. Trubin ainda conseguiu travar o remate inicial de Cassiano, mas Tomás Araújo acabou por introduzir a bola na própria baliza. Esta decisão da equipa de arbitragem indignou profundamente todo o grupo de trabalho do Sport Lisboa e Benfica.
"Ficou claro o que se passa no nosso futebol"
As críticas do atleta foram contundentes no final da partida: “Este fim de semana ficou claro aquilo que se passa no nosso futebol. Aquilo que o protocolo diz é que, se a bola bem de ressalto e vai à mão. Não é penálti. Não consigo compreender como é que o árbitro acaba por decidir que é penálti contra nós”.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, António Silva - avaliado em 32 milhões de euros - contabiliza 24 encontros disputados: 10 no campeonato, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.899 minutos somados, o central ainda não apontou qualquer golo ou assistência pelas águias.
Perguntas Frequentes sobre António Silva