
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2025 | 09:13 |
Na última noite, Portugal teve de suar e bastante, para assegurar o triunfo diante da Irlanda (1-0), em jogo de qualificação para o Mundial de 2026. Uma das novidades na equipa das quinas foi a adaptação de Bernardo Silva à ala esquerda, contudo, Roberto Martínez trocou a posição do ex-Benfica e a mudança não passou despercebida.
Roberto Martínez: "A ideia era ter o Pedro Neto por fora na esquerda, utilizar o Nuno Mendes com chegada por dentro e o Bernardo por dentro pela direita"
Questionado pelos jornalistas em relação à sua nova tática, o selecionador nacional começou por salientar que a estratégia do adversário dificultou a execução da mesma: "A Irlanda era muita assimétrica e era difícil pode atacar com os nossos conceitos".
De seguida, exlicou realemente o que pretendeu fazer quando trocou o ex-Benfica e o ex-Braga de alas no segundo tempo de jogo: "A ideia era ter o Pedro Neto por fora na esquerda, utilizar o Nuno Mendes com chegada por dentro e o Bernardo por dentro pela direita".
Roberto Martínez: "São aspetos que conhecem, é difícil para o adversário"
Para terminar, o técnico espanhol frisou que se tratou de uma estratégia para criar maiores dificuldades à Irlanda, a fim de quebrar a sua defesa: "São aspetos que conhecem, é difícil para o adversário. Com a entrada dos jogadores, acrescentaram. Contente pela atitude e compromisso".
Recorde-se que Portugal alcançou o seu terceiro triunfo na qualificação, depois de ter batido a Arménia (5-0) e a Hungria (3-2) nas jornadas anteriores. Na liderança do grupo, com 9 pontos, a equipa das quinas volta a entrar em campo, dia 14, frente aos húngaros e, em caso de triunfo, assegura o passaporte para o Campeonato do Mundo.
Após semanas de troca de palavras, por vezes menos simpáticas, treinador acaba por optar pelas mesmas decisóes que Special One tem nas águias
12 Out 2025 | 08:39 |
Nas últimas semanas, José Mourinho tem protagonizado uma troca de palavras, algumas polémicas, com o selecionador da Noruega, a respeito da utilização de Andreas Schjelderup no Benfica. Contudo, depois de exigir que o extremo jogue mais tempo, Stale Solbakken apenas concedeu cinco minutos ao nórdico no duelo frente a Israel (5-0).
Na última noite, a seleção norueguesa foi a jogo, partida a contar para a sexta jornada da zona de qualificação europeia para o Mundial de 2026. Erling Haaland foi a grande figura do encontro, contudo, um dos momentos em destaque foi a entrada do extremo do Benfica apenas a cinco minutos do apito dinal.
Com a difícil tarefa de render Antonio Nusa, que esteve em grande forma no encontro diante dos israelitas, Schjelderup ainda conseguiu deixar a sua marca no encontro. Apesar do resultado estar fechado, o camisola 21 das águias ainda assistiu para o 6-0 de Strand Larssen, mas o avançado dos Wolves estava em posição irregular.
Em outros aspectos, o encontro mostrou também o compromisso defensivo de Andreas Schjelderup, onde chegou a surgir nas mesmas zonas de terreno do que o lateral-esquerdo da Noruega. Contudo, a falta de tempo de compensação não permitiu ao atleta mostrar mais do seu rendimento.
Apesar de ter apenas jogado cinco minutos frente a Israel, o extremo vai continuar integrado na seleção e no próximo encontro, frente à Nova Zelândia, poderá até somar mais tempo de jogo, ou até mesmo ser lançado na equipa titular, uma vez que se trata de uma partida de cariz amigável.
Entrevistado pela comunicação social, líder da maior instituição de futebol nacional frisou que único ponto importante é o trabalho que tem sido feito
12 Out 2025 | 07:47 |
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, pronunciou-se sobre a polémica sobre um alegado mapeamento clubístico dos órgãos sociais. Pouco tempo depois de Rui Costa ter abordado o tema, considerando ser 'grave' que algo desde género aconteça, o líder da FPF negou a existência disso.
Pedro Proença: "Não há qualquer mapeamento clubístico"
Perante uma guerra aberta entre o Benfica e os rivais, o dirigente máximo do futebol português procurou deixar tudo a 'pratos limpos': "Não há qualquer mapeamento clubístico. Vamos lá ver se nos entendemos. Quando existiu o processo eleitoral, toda a gente sabe - é do conhecimento público -, as tendências clubísticas, direi eventualmente religiosas ou políticas dos candidatos".
Presente no Portugal Footbaal Summit, Proença explicou os requesitos para as escolhas que fez na sua lista: "A FPF tem nos seus altos quadros pessoas altamente competentes e foi o que se escolheu quando se escolheu esta candidatura, pessoas competentes e capazes de fazer, por exemplo, estes eventos reconhecidos mundialmente".
Pedro Proença: "Aquilo que me apraz registar, enquanto presidente da FPF, é que hoje temos na FPF temos competência"
"Há uma página nova na FPF, nomeadamente nas regras de compliance, boas práticas. Hoje as pessoas são independentes. Estou há quase 30 anos no futebol, passei por áreas muito delicadas, difíceis, nunca escondi quais eram as minhas opções", acrescentou.
Por fim, Pedro Proença voltou a frisar que não existe mapeamento clubístico dentro da instiruição e afirmou o seguinte: "Aquilo que me apraz registar, enquanto presidente da FPF, é que hoje temos na FPF temos competência, pessoas independentes que querem reger a organização por estes princípios e dos quais eu não vou abdicar".
Argentino viu viagem para Portugal ficar adiada devido ao compromisso da sua seleção ter sofrido alterações por razões de segurança nos Estados Unidos
12 Out 2025 | 07:22 |
Chamado para marcar presença nos particulares da Argentina, Nicolás Otamendi já tem data prevista para regressar. Pelo que foi apurado, o capitão do Benfica só estará de volta na próxima quarta-feira, 15 de outubro, o que acaba por baralhar os planos dos encarnados.
O facto de o camisola 30 apenas regressar um dia mais tarde do que era inicialmente previsto, acaba por complicar ainda mais a preparação das águias para o duelo frente ao Chaves, para a Taça de Portugal. Ale´m disso, Otamendi corre o risco de não integrar as opções, caso não consiga marcar presença nos treinos,
O encontro diante Porto Rico estava inicialmente agendado para a próxima segunda-feira, 13 de outubro, o que iria permitir ao argentino estar em Portugal na terça-feira, dia 14. No entanto, a partida da seleção albiceleste teve de ser reagendada, face aos recentes acontecimentos que têm marcado a atualidade nos Estados Unidos da América,
Pelo que o jornal Record escreveu, o país tem sido abalado por várias manifestações cpntra as mais recentes políticas de imigração e a cidade de Chicago, onde o jogo está inicialmente programado para acontecer, é uma das mais afetadas. Por essas mesmas razões, as autoridades mudaram a partida para o Chase Stadium, em Miami.
Recorde-se que o duelo frente a Porto Rico é o segundoparticular da Argentina nesta pausa internacional. Durante a madrugada de sábado, os campeões do Mundo defrontaram a Venezuela, onde venceram por uma bola a zero. Otamendi assistiu ao jogo no banco de suplentes e nem Lionel Messi integrou na ficha de jogo.