
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Ninguém fica indiferente ao falecimento de Sven Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica, que perdeu a vida esta segunda-feira, 26 de agosto, aos 76 anos. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, não deixou o momento passar em branco e endereçou as condolências aos amigos e à família do técnico sueco, não esquecendo o emblema da Catedral.
"Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, um treinador profundamente marcante para o futebol português. A sua recente passagem pelo nosso País, onde foi homenageado pelo clube que por duas vezes representou em Portugal, o SL Benfica, confirmou o reconhecimento e admiração que toda a família do futebol português teve por ele", começou por referiu o Presidente da FPF.
"À frente do seu tempo, Eriksson destacou-se no Gotemburgo antes de servir o SL Benfica com o sucesso que todos sabemos. Além das suas qualidades e competência como treinador, Eriksson foi sempre uma pessoa amável, amiga e grata. O futebol português também está grato a um verdadeiro cavalheiro do futebol. Despediu-se da vida com a grandeza com que sempre marcou a sua postura. À sua família e amigos e ao SL Benfica, dirijo os meus sentidos pêsames", concluiu Fernando Gomes.
Há cerca de um ano, Sven Goran Eriksson havia anunciado que ia abandonar o futebol por motivos de saúde, numa altura em que desempenhava o cargo de diretor desportivo no IF Karlstad, da Suécia. Em janeiro, o sueco comunicou a sua doença terminal e foram várias as homenagens realizadas no mundo de futebol pelos clubes que treinou, incluindo o Benfica.
O treinador esteve presente no Estádio da Luz, a 11 de abril, acompanhado por jogadores que comandou enquanto técnico do Glorioso, e foi homenageado pelos Benfiquistas no relvado. Num vídeo divulgado pelos encarnados, é possível observar a conversa do técnico com o Presidente Rui Costa.
Presente na apresentação oficial de Martim Mayer, antigo futebolista dos vermelhos e brancos falou da importancia dos adeptos escolherem um líder adequado
|
Dias depois de ter sido confirmado como apoiante a candidatura de Martim Mayer, que foi apresentada na passada quarta-feira, 9 de julho, António Simões, lenda do Benfica, deixou um apelo aos candidatos. Ao discursar, o antigo futebolista frisou que nenhum dos nomes que estã na corrida se deve esquecer do mais importante: o Glorioso.
António Simões: “O Benfica precisa da fatia de gente crítica”
Convidado a discursar na cerimónia que serviu de apresentação à candidatura de Martim Mayer, um dos cinco nomes oficiais para as eleições, o antigo capitão do Benfica afastou o clima de hostilidade: “Saudar todos os outros candidatos. Nenhum candidato pode cair na tentação de ser adversário. Adversários já temos muitos”.
De seguida, o antigo camisola 11 e ex campeão europeu pelos vermelhos e brancos frisou que o Clube da Luz precisa da liderança de alguém capaz de ajudar os encarnados a chegarem longe: “O Benfica precisa da fatia de gente crítica e é assim que se cresce e se chega à glória. Não venho aqui mendigar votos”.
António Simões: “Acredito que o Benfica precisa do Martim e da equipa dele”
No final do seu discurso, António Simões salientou, com o respeito pelos restantes candidatos, que Martim Mayer é a escolha mais adequada para o cargo de presidente: “Assumo aqui o compromisso público de que estamos perante gente decente e com paixão. Isso assumo. Acredito que o Benfica precisa do Martim e da equipa dele. Felicidades”
Vale recordar que António Simões assumiu o seu apoio a Martim Mayer face à ligação que teve com o avô do candidato, que foi presidente do Benfica quando o futebolista foi capitão das águias. Martim Mayer é um dos cinco nomes oficiais das eleições para 25 de outubro. Além do empresário, os restantes nomes são João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho e Rui Costa.
Em reação à decisão feita pelo atual presidente do Glorioso, candidato apontou que o mesmo não ganha nada em entrar na corrida, deixando algumas críticas
|
Durante o dia de hoje, Rui Costa anunciou que vai entrar na corrida eleitoral de 25 de outubro, que visa o cargo de presidente do Benfica. Na sequência das suas declarações, João Noronha Lopes veio a terreno reagir à decisão feita pelo dirigente máximo do Clube da Luz, onde deixou algumas críticas.
João Noronha Lopes: “Especialmente, porque em 4 anos pouco se fez”
Tal como João Diogo Manteigas, o candidato começou por ‘aplaudir’ a decisão feita por Rui Costa, que manteve-se em silêncio sobre o tema durante várias semanas, afirmando que estava focado no Glorioso: “Saúdo democraticamente o anúncio de candidatura feito esta tarde por Rui Costa”.
Numa publicação feita na rede social X, o candidato, que também já tinha concorrido às eleições de 2020, frisou que concorda com o dirigente num determinado aspecto que o mesmo proferiu no seu anúncio: “E concordo com uma afirmação. Sim, “é preciso fazer o que ainda não foi feito” - especialmente, porque em 4 anos pouco se fez”.
João Noronha Lopes: “O futuro do Benfica exige uma liderança que recupere a identidade de um Benfica ganhador6"
Na mesma publicação, João Noronha Lopes frisa que o atual presidente do Benfica teve mais do que tempo para mostrar o seu devido valor, afirmando que agora é necessário haver algumas alterações: “Não faltaram oportunidades a Rui Costa. Agora é tempo de mudança”
“O futuro do Benfica exige uma liderança que recupere a identidade de um Benfica ganhador e respeitado dentro e fora de campo”, concluiu João Noronha Lopes, um dos cinco candidatos oficiais às eleições de 25 de outubro. Além do gestor e de Rui Costa, os Benfiquistas poderão escolher entre os nomes de João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
Confira aqui a publicação de João Noronha Lopes:
Na sequência das declarações proferidas pelo atual dirigente dos vermelhos e brancos, candidato foi o primeiro a partilhar a sua opinião sobre tema
|
Nas últimas horas, Rui Costa confirmou o que há muito os Benfiquistas esperavam: a sua recandidatura à presidência do Clube da Luz. Na sequência do anúncio feito pelo atual dirigente das águias, João Diogo Manteigas, também ele candidato, foi o primeiro a reagir às palavras do antigo maestro do Benfica.
João Diogo Manteigas: “Saudamos a confirmação da recandidatura do presidente Rui Costa”
Num vídeo que partilhou, o advogado, que foi o primiero a revelar que iria ser candidato às eleições, agendadas para 35 de outubro, começou por dar as ‘boas-vindas’ ao mais recente nome que vai integrar o boletim de voto: “Saudamos a confirmação da recandidatura do presidente Rui Costa”.
De seguida, o líder da candidatura Benfica Vencerá mostrou-se na expectativa de poder vir a debater com Rui Costa, as visões que o mesmo tem para o futuro do Glorioso: “Certamente nos próximos tempos existirão oportunidades para em debates esclarecer os benfiquistas das diferenças entre os diversos projetos que vão a votos em outubro”.
Vale lembrar que, quando anunciou a sua entrada no ato eleitoral, Rui Costa frisou que está inteiramente comprometido com o Clube da Luz: “Assumo à Benfica que sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica. Porque juntos ultrapassámos o Cabo das Tormentas e garantimos estabilidade. Oportunamente apresentarei a minha candidatura, a minha equipa e o nosso projeto de futuro para o nosso mandato”.
Recorde-se, que João Diogo Manteigas foi o primeiro de cinco candidatos a mostrar intenção de ocupar o cargo de presidente do Benfica. Além do advogado de 43 anos e de Rui Costa, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho são os outros nomes que vão estar presentes nas eleições de 25 de outubro.