
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rafa Silva, avançado do Benfica, tem vivido tempos incomuns ao serviço da turma de Roger Schmidt. Sem conhecer o sabor de contribuir para golos, desde o passado 25 de fevereiro, altura em que foi autor de um bis e de uma assistência, na vitória por 4-0 ao Portimonense, o português procura, agora na fase final da temporada, reencontrar a sua influência.
Com o Famalicão na mira, esta que tem sido uma presa favorita de Rafa na presente temporada – em dois encontros abanou as redes adversárias – o futebolista procura terminar a época em grande estilo e contribuir para o que falta na presente campanha da Liga Portugal Betclic. Recorde-se que, na Luz, diante dos famalicenses, o avançado marcou e fez duas assistências.
Num histórico total de embates diante da turma minhota – nove – o português marcou por seis vezes e assistiu por cinco. Diante de um adversário que tem sido abalado por Rafa, este coloca toda as suas fichas para voltar a colocar-se no trilho dos golos, numa fase em que tem andado desinspirado.
Recorde-se que diante do Braga, no triunfo por 3-1, o camisola 27 dos encarnados acabou substituído, depois de uma performance discreta, para dar lugar a Orkun Kokçu, que foi crucial para o selar da vitória diante dos minhotos, pois assistiu para o segundo tento de Marcos Leonardo
Rafa Silva - avaliado em 18 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - conta com 50 jogos, 20 golos e 14 assistências, na presente temporada, totalizando 4.239 minutos. No que toca à época transata, o craque alinhou em 47 partidas, tendo somado 14 tiros certeiros e servindo ainda os colegas em nove ocasiões.
O futebolista, que começou o seu percurso desportivo no Atlético Povoense, de Póvoa de Santa Iria, enverga o Manto Sagrado pela oitava época consecutiva. Antes dos responsáveis do Benfica ter ido ao Braga 'roubar' o atual titular de Roger Schmidt, o camisola 27 passou por clubes como o Alverca e o Feirense.
Órfãos de futebolistas para ocupar setor intermediário de Bruno Lage, vermelhos e brancos seguem atentos à situação de mais um nome apontado à Luz
|
No mercado à procura de mais um reforço para o meio-campo, o Benfica segue a pista de Giannis Konstantelias, médio que está ligado ao PAOK de Salónica. Apesar de considerarem o jovem helénico o novo Kokçu, as intenções das águias esbarram na intransigência dos gregos em vender o jogador por valor inferiores a 25 milhões de euros.
O nome de Giannis Kostantelias está na orbita do Benfica há alguns meses, porém, o jovem talento é pretendido por vários emblemas da Europa. Ainda assim, parece que os responsáveis encarnados querem avançar para a contratação do médio, antes que surja algum clube com mais poderio financeiro, semelhante ao que aconteceu no negócio de Thiago Almada.
Relativamente aos valores pedidos pelo PAOK, que rondam entre os 20 e 25 milhões de euros, resta saber se o Benfica estará na disposição de satisfazer as pretensões dos gregos, dado que o maior investimento da história do Clube da Luz foi Orkun Kokçu, por 25M, que agora rumou ao Besiktas por 30M.
Giannis Konstantelias, recorde-se, é compatriota de Vangelis Pavlidis, tendo até já representado a seleção da Grécia por 13 vezes. O médio do PAOK é visto como uma das maiores promessas do futebol grego. O jogador está na equipa principal desde a temporada 20/21, tendo já somado um empréstimo ao Eupen, da Bélgica.
Em 2024/2025, ao serviço do PAOK, Giannis Konstantelias - avaliado em 17 milhões de euros - marcou presença em 47 partidas: 29 na Liga Grega, 11 na Liga Europa, quatro na fase de qualificação para a Liga dos Campeões e três na Taça da Grécia. Ao todo, o médio apontado ao Benfica registou 3.337 minutos, marcando dez golos e uma assistência.
Convidado a esclarecer situação envolta da sua partida, futebolista que esteve no radar dos vermelhos e brancos mostrou-se desiludido com desfecho registado
|
Depois de vários meses associado ao Benfica, para o lugar de Florentino Luís, Demir Tiknaz regressou ao Besiktas. Contudo, não esqueceu a forma como deixou o Rio Ave. Segundo o que o próprio médio adiantou, foi apanhado de surpresa pelo facto de os vila-condenses não terem exercido a opção de compra que tinham no contrato, fixada em 5 milhões de euros.
Demir Tiknaz: “Pensei que iriam exercer o direito de opção, mas não sei o que aconteceu”
Um mês depois de se ter despedido do clube de Vila do Conde, o jovem do Besiktas concedeu uma entrevista ao portal turco Milliyet, revelando acreditar que iria ficar em Portugal: “Pensei que iriam exercer o direito de opção, mas não sei o que aconteceu. Esperava que pagassem a taxa de transferência e a dessem a outro clube, mas a decisão foi diferente”.
De seguida, Demir Tiknaz revelou que ficou até às últimas a aguardar pela confirmação que iria continuar em Vila do Conde: “Nesse dia estava ao serviço da seleção da Turquia por tínhamos um jogo contra o México. Eu e o Arda Güler estávamos sentados no campo à espera de notícias. Pensei que dariam os 100 por cento, mas eles não deram e não faço ideia de por que razão tomaram essa decisão”.
Demir Tiknaz: “Não os contactei. O meu agente sim, mas já não queria reunir-me com o Rio Ave”
Por fim, adiantou que ficou desapontado com a situação, no entanto, frisou que agora está focado no emblema de Istambul: “Não os contactei. O meu agente sim, mas já não queria reunir-me com o Rio Ave. Assim que a decisão foi finalizada, relaxei, deixei o assunto de lado e já só queria voltar ao Besiktas”.
Na temporada desportiva 24/25, ao serviço do Rio Ave, Demir Tiknaz - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - marcou presença em 32 embates: 27 na Liga Portugal Betclic e ainda cinco na Taça de Portugal. Nos 2.301 minutos disputados dentro das quatro linhas, o novo alvo do Benfica apontou quatro golos, somando ainda duas assistências.
Em modo campanha, para reunir apoio necessário para concorrer ao ato eleitoral, candidato à presidência revelou algumas das suas ideias
|
Em campanha eleitoral, depois de anunciar a sua candidatura às eleições do Benfica, João Noronha Lopes apresentou mais ideias para implementar, caso venha a ser o novo presidente das águias. Segundo o que foi apurado, o candidato pretende que haja uma reestruturação do atual Campeonato Nacional e ainda defende a extinção da Taça da Liga.
João Noronha Lopes: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma”
A viajar pelo país, o empresário, que também tinha concorrido às decisão de 2020, marcou presença em mais um fórum Benfica em Discussão, em Mira, onde revelou os seus planos: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma. Proponho também a redução dos clubes na primeira divisão”.
Quanto ao atual formato da Liga Portugal Betclic, o Benfiquista defende que o mesmo não é o ideal: “Não é um campeonato para 18 equipas. Estou aberto a discutir tudo aquilo que tem a ver com a reformulação dos quadros competitivos”.
João Noronha Lopes: “O Benfica pensa pela própria cabeça”
Entre os temas abordados, o empresário falou sobre a Centralização dos Direitos Televisivos, assunto quente da atualidade: “Na distribuição do bolo, vamos ter mais fatias, mas fatias mais pequenas. Precisamos primeiro de melhorar o produto, ou seja, o bolo e depois vemos como podemos ser mais competitivos”.
Por fim, João Noronha Lopes defendeu que o Clube da Luz deve fazer parte do projeto, contudo, assume que tem de ser respeitado: “O Benfica pensa pela própria cabeça. Somos partidários de criar condições de competitividade, mas que reconheçam a grandeza do Benfica e o que representa o Benfica no futebol português”.