Futebol
Atleta na mira de Rui Costa para o Benfica pode assinar pelo penúltimo da Serie A
14 Jan 2026 | 14:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Jan 2026 | 17:14 |
Rafael Obrador está cada vez mais próximo de sair para o Benfica. Ao que tudo indica, o lateral deve rumar ao Torino, cedido pelos encarnados, num negócio que deve contemplar uma cláusula de opção de compra colocada nos 10 milhões de euros. As águias resolvem, assim, o dossiê de um atleta que estava fora das contas da equipa principal.
Para lá dos valores envolvidos, o Benfica ainda ficará com uma percentagem de uma futura mais-valia, não sendo divulgada a dimensão da mesma. Recorde-se que a determinado momento chegou a ser equacionado o regresso, mesmo que temporário, do internacional sub-21 espanhol ao Real Madrid
A mudança para o Torino permitirá ao lateral disputar mais minutos e consolidar-se, ao mesmo tempo que o Benfica mantém uma participação no seu futuro desportivo e financeiro. O clube de Turim é 12.º classificado da Serie A, tendo eliminado recentemente a Roma de Mile Svilar da Taça de Itália recentemente.
O espanhol não se conseguiu impor no Clube da Luz na primeira metade da temporada, primeiro sob Bruno Lage e mais recentemente com José Mourinho. Contratado ao Real Madrid no último verão por cerca de 5 milhões de euros, o internacional sub-21 espanhol assinou por cinco temporadas, até 2030, com cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Rafael Obrador – avaliado em 2 milhões de euros – realizou três jogos: um na Liga Portugal Betclic e dois na Segunda Liga. Nos 237 minutos em que esteve em campo, o lateral, que tem contrato até junho de 2030, marcou um golo e fez uma assistência.
Clube da Luz foi derrotado de forma contundente na visita ao Minho e desaire pode ter consequências duras num futuro próximo
14 Jan 2026 | 16:55 |
O futebol feminino do Benfica - que oficializou saída de atleta - foi, esta quarta-feira, derrotado na deslocação ao reduto do Braga, por 3-2. Em jogo a contar para a terceira jornada da Taça da Liga, os golos do conjunto de Ivan Baptista foram apontados por Cristina Martín-Prieto (28’) e Caroline Møller (90+6'). Malu Schmidt (18’, 54’ e 87’) fez os tentos das minhotas.
Lena Pauels, Letícia Almeida, Christy Ucheibe, Diana Gomes, Marit Lund (46’), Anna Gasper (62’), Beatriz Cameirão, Chandra Davidson (46’), Clarinha (74’), Lara Martins e Cristina Martín-Prieto (46’) foram as escolhas iniciais de Ivan Baptista. Nycole Raysla (46’), Catarina Amado (46’), Lúcia Alves (46’), Caroline Møller (62’) e Pauleta (74’) foram lançadas no decorrer da contenda.
Aos 18 minutos, aproveitando um erro de Christy Ucheibe em zona proibida, o Braga adiantou-se no marcador. Depois de alguma confusão dentro da grande área encarnada, Malu Schmidt, brasileira das arsenalistas, disparou para o fundo das redes e inaugurou a contenda.
A resposta do Benfica surgiu aos 28 minutos. No corredor esquerdo, Marit Lund tirou um cruzamento com conta, peso e medida, que encontrou Cristina Martín-Prieto. Ao segundo poste, a internacional espanhola cabeceou e fez o primeiro do Benfica, empatando de novo o embate.
No arranque do segundo tempo, aos 54 minutos, Malu Schmidt voltou a fazer estragos. Depois de um passe errado de Anna Gasper, a atleta do Braga surgiu nas contas da defensiva encarnada e disparou um míssil, sem qualquer hipótese de defesa para Lena Pauels. Ainda antes do final, a brasileira voltou a fazer o gosto ao pé e fez o 3-1 e Caroline Møller reduziu para 3-2.
Com esta derrota – a sexta em 21 jogos na presente temporada –, o Benfica desceu para o segundo lugar do grupo A da Taça da Liga. As águias somam seis pontos em três jogos, enquanto o Valadares Gaia tem nove e lidera. O Braga é terceiro, com quatro pontos. Nesta fase da prova, seguem para as meias-finais os dois primeiros classificados.
O próximo encontro do Benfica está marcado para domingo, dia 18 de janeiro de 2026. A partida terá início às 16h00 e será disputada no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, onde as encarnadas defrontarão o Torreense. Este duelo é válido para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade 2025/26.
Treinador espanhol voltou a pronunciar-se sobre o futuro de internacional português, deixando palavras que não passam despercebidas
14 Jan 2026 | 15:50 |
Pep Guardiola deixou claro que não pretende abrir mão de Bernardo Silva, numa altura em que o internacional português continua a ser apontado a uma possível mudança de clube no final da época. Após a vitória do Manchester City frente ao Newcastle (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça da Liga inglesa, o treinador catalão não poupou elogios ao médio mesmo sem ter sido diretamente questionado sobre o seu futuro.
"Espero que ele possa renovar por não sei quantos séculos"
"Não imaginam o enorme jogador que o Bernardo Silva é. Sentiremos a falta deste jogador. Espero que ele possa renovar por não sei quantos séculos", atirou Guardiola, sublinhando ainda o perfil competitivo do camisola 20. "Aquele tipo é um competidor, ele conhece todas as regras, tudo".
Bernardo Silva, que cumpre a nona temporada ao serviço dos citizens, está a poucos meses de entrar no último ano de contrato, situação que tem alimentado vários rumores de mercado. Ainda assim, as palavras de Guardiola deixam clara a vontade do Manchester City em prolongar a ligação com o médio português, afastando, para já, a possibilidade de uma saída a custo reduzido.
Apesar disso, o nome do internacional luso continua a circular com força em Itália. Juventus, Nápoles e Como são alguns dos clubes que, segundo a imprensa transalpina, acompanham de perto a situação do jogador, num dossiê que promete voltar a aquecer o próximo mercado de transferências.
Esta temporada, ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva – avaliado em 27 milhões de euros – realizou até agora 29 jogos: 21 na Premier League, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Inglaterra e dois na Taça da Liga. Nos 2014 minutos em que foi opção de Pep Guardiola, o antigo jogador do Benfica marcou um golo e fez três assistências.
Sucessão no banco encarnado voltou a ganhar força no debate internacional, com o ex-Manchester United a surgir como opção para substituir o Special One
14 Jan 2026 | 15:18 |
Ruben Amorim voltou a ser apontado como possível solução para o Benfica no final da temporada. Andy Brassell, especialista em futebol europeu, acredita que o técnico português pode surgir como opção natural para substituir José Mourinho, num contexto em que as escolhas disponíveis são limitadas.
"Não vejo por que razão ele não seria uma escolha para o Benfica"
"Não vejo por que razão ele não seria uma escolha (para o Benfica)" afirmou Brassell, na talkSPORT, explicando que o treinador dificilmente aceitará um novo projeto a meio da época, como aconteceu no Manchester United. "Todos sabemos que ele queria assumir o desafio apenas no início da temporada, mas foi pressionado a avançar naquele momento”.
O comentador afastou ainda um regresso imediato à Premier League e ao futebol espanhol. “Não acredito que volte à Premier League. Em Espanha, não será opção para Barcelona, Real Madrid ou Atlético, e clubes como Valencia ou Sevilla não têm capacidade financeira para o convencer”.
"Não existem muitos destinos óbvios"
"Não existem muitos destinos óbvios para Ruben Amorim, talvez algo que estejamos a ignorar, como por exemplo a Bundesliga, que poderia funcionar para ele. Talvez pudesse ser um treinador de elite um pouco mais à frente, mas agora terá de provar o seu valor noutro lugar", vincou Andy Bressel
Ruben Amorim, que já foi associado por inúmeras vezes ao Clube da Luz, apesar de fonte próxima das águas ter desmentido o interesse, representou o Benfica enquanto jogador entre 2008 e 2015, tendo conquistado três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça.