![João Diogo Manteigas reage ao desaire do Benfica frente ao Braga: "Oportunidade final"](/storage/media-items/image/2024/09/joao-diogo-manteigas-benfica-20240913-183632-0000-1-1_20240913063820.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Com o ano de 2023 a terminar o Glorioso 1904 reuniu os cinco golos mais significativos do Benfica no presente ano civil que viu o Clube da Luz coroar-se campeão nacional pela 38ª vez na sua longa história. Confira aqui o top-5 de golos do Benfica em 2023:
Chiquinho frente ao Gil Vicente (22/23)
Ainda soavam os ecos da ‘semana negra’ que viu o Benfica, além da eliminação da Liga dos Campeões, perder frente a Porto e Chaves e deixar o Campeonato preso ‘por um fio’ já na reta final da época, quando os encarnados visitaram Barcelos.
Uma vitória magra em casa frente ao Estoril não foi o suficiente para suprimir o trauma deixado pelos quatro jogos consecutivos sem vencer, mas em Barcelos seria a ‘prova dos nove’ e foi então que Chiquinho apareceu.
Aos 74 minutos, com o jogo empatado a zeros e os Benfiquistas ‘assustados’, Chiquinho foi assistido por Fredrik Aursnes para colocar a bola dentro da baliza barcelense, abrindo o marcador a favor das águias que acabariam por vencer a partida por 2-0 frente ao Gil Vicente no jogo da 30ª jornada da Liga.
Rafa frente ao Braga (22/23)
O golo mais festejado pelos Benfiquistas em 2023? Com certeza o de Rafa Silva frente ao Braga, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 31ª jornada do Campeonato Nacional 2022/2023.
Tal como seria de esperar o duelo frente aos bracarenses estava a ser duro para as águias, sendo que a turma nortenha ainda tinha hipóteses de se sagrar campeã, contudo aos 67 minutos um golo do antigo internacional português viria a selar uma importante vitória na caminhada rumo ao 38.
Numa correria desde o meio-campo, Rafa só pararia na cara de Matheus para colocar o esférico dentro da baliza bracarense e ajudar com mais três pontos a causa Benfiquista do ano.
João Neves frente ao Sporting (22/23)
O Benfica deslocou-se a Alvalade com um só objetivo em mente: selar matematicamente o 38º título de campeão nacional e fazer a festa na casa do rival, reproduzindo algo que já havia na longínqua década de 70, ainda com Eusébio em campo.
A primeira parte, contudo, destruiu o otimismo que se vivia no seio das hostes encarnadas, tendo as águias ido para intervalo a perder por 2-0 com os leões e manietadas pela equipa de Rúben Amorim.
O cenário, contudo, inverteria-se no segundo tempo e, através de uma grande reação, o Benfica chegou à igualdade, já nos descontos, com golo do miúdo… João Neves. Golo que permitiria até mesmo um empate na última jornada, em casa, frente ao Santa Clara e festejado como tal.
Di Maria frente ao Porto na Supertaça (23/24)
Chegou, viu e venceu… Foi assim a história do regresso de Ángel Di María ao Benfica que o fez de forma literal, conquistando a Supertaça Cândido de Oliveira no seu primeiro encontro oficial desde que chegara a Lisboa. Mais do que isso, o argentino mostrou ao que vinha e abriu o marcador a favor das águias, assistido por outro reforço, Orkun Kokçu, tendo colocado água na boca de todos os Benfiquistas nesse preciso momento.
O campeão do mundo voltaria a fazer o gosto ao pé frente aos portistas, mas para o Campeonato Nacional, no Estádio da Luz, em jogo que o Benfica venceu por 1-0, com golo de sua autoria.
Tengstedt frente ao Sporting (23/24)
O golo de Casper Tengstedt frente ao eterno rival da Segunda Circular mesmo ao cair do pano do último dérbi não podia faltar na lista e deverá ser o golo que mais ficou na retina dos Benfiquistas neste ano civil de 2023.
Os encarnados encontraram-se a perder com o Sporting já no tempo de compensação, tendo um golo de João Neves (déja vu?) alimentado a esperança nas hostes da Luz para os instantes finais.
O autor do golo não poderia ter sido mais inesperado… Casper Tengstedt. Avançado que só havia marcado por uma vez envergando o manto sagrado e consagrou-se assim como herói inesperado de um dos dérbies mais icónicos da história e que deu, na altura, a liderança do Campeonato ao Clube da Luz.
Candidato à presidência do Clube da Luz emitiu um comunicado nas redes sociais, onde visa a estrutura encarnada e pede que haja mudanças profundas
|
João Diogo Manteigas, até à data, o único candidato para as próximas eleições do Benfica, agendadas para o final deste ano, outubro, emitiu um comunicado onde tece duras críticas à estrutura do Glorioso e exige melhor rendimento da parte da equipa liderada por Bruno Lage. Além disso, o candidato defende que a prioridade do clube não passa pelo o aumento da lotação do recinto, mas o desempenho desportivo.
No início do comunicado, João Diogo Manteigas começa por endereçar o ‘sonho’ que o vice-presidente do Benfica, afirmando que as declarações do mesmo não têm cabimento e um desrespeito total a toda a nação Benfiquista, “Um novo estádio com que tem de ter a capacidade mítica que está na cabeça de todos os benfiquistas que são os 120 mil. Não devia sonhar porque já fomos dessa realidade. Acabaram com essa obra magna mundial única, criada pelo suor e investimento dos sócios e, pelo meio do processo, ainda venderam uns belos hectares. É o Benfica do Século XXI”, começou por escrever.
Ao longo da nota publicada, o candidato encarnado afirma que a prioridade não é o estádio, mas sim o que se passa dentro do relvado, “Existem outras prioridades mais urgentes: vitórias que levem a títulos e à aprovação final dos novos estatutos com a criação de um regulamento eleitoral à altura doo Glorioso. Por um lado, o foco tem de estar obcecado na recuperação da hegemonia desportiva. Liga e Taças”, enumerou.
João Diogo Manteigas – Haja competência e responsabilidade
Por fim, João Diogo Manteigas apresentou a solução para reverter o mau momento desportivo da equipa orientada por Bruno Lage, “Nada que não se possa resolver com uma reestruturação do plantel cirúrgica e em tempo útil durante este mês de Janeiro por se tratar do mercado de transferências de inverno que serve o propósito. Reforçar o plantel ao mesmo tempo em que se resolve os excedentes em que alguns definitivamente não terão lugar no futuro do Sport Lisboa e Benfica”, frisou o candidato à presidência do Benfica.
Clube da Luz fez questão de assinalar durante o dia de hoje, 5 de dezembro de 2025, o aniversário da morte do Pantera Negra, um dos maiores futebolistas das águias e de Portugal
|
Foi a 5 de janeiro de 2014 que, com muita tristeza e pesar no coração, o Benfica anunciou perante toda a família Benfiquista e futebol mundial, o falecimento do incontornável Eusébio da Silva Ferreira. Hoje, a 5 de janeiro de 2025, as águias assinalam, com eterna saudade, o 11º aniversário desse dia fatídico.
Eusébio, mais conhecido como o Rei ou a Pantera Negra, foi um ícone do Benfica durante a década de 60, tendo marcado uma geração de glórias que honraram o Manto Sagrado, como os casos de Mário Coluna ou António Simões. O Rei foi também uma figura muito adorada do futebol português e um símbolo muito acarinhado pela Seleção Nacional, já muito depois de ter colocado um ponto final na carreira profissional.
Eusébio da Silva Ferreira nasceu a 25 de janeiro de 1942, em Maputo, capital de Moçambique, onde deu os primeiros passos para uma carreira irrepreensível no mundo do futebol. Chegou ao Clube da Luz em 1960, numa altura em que tinha apenas 18 anos de idade e ficou ligado às águias até 1975, tornando-se uma das maiores figuras do futebol a jogar de águia ao peito. Uma verdadeira ameaça para as balizas adversária.
Com o Manto Sagrado, o Pantera Negra participou em 440 encontros, onde apontou um total de 472 golos. Nas 14 temporadas que jogou com o Glorioso, Eusébio foi imprescindível para a conquista de 11 Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal. Porém, a joia da coroa do palmarés do Rei, foi a inédita conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que foi levantada na final da edição de 1961/1962.
No ponto de vista individual, o Rei alcançou o apogeu máximo do futebol mundial em 1965, quando foi distinguido como o Melhor Jogador do Mundo. Segundo André Santos, mediador cultural do Museu Cosme Damião, o prémio entregue foi o culminar de uma temporada fantástica, no ponto de vista individual, para o Pantera Negra. Eusébio foi o 10.ºatleta a receber o galardão e o primeiro jogador a recebê-lo, enquanto futebolista de um emblema português. Será para sempre recordado com saudade.
Além da derrota frente ao rival, águias foram multadas pela Federação Portuguesa de Futebol, por causa do comportamento errático dos adeptos encarnados
|
O Benfica entrou no ano novo pronto para deixar 2024 para trás e à procura de muitos sucessos em 2025. Porém, antes de entrar em campo, para defrontar o Braga, partida a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a turma de Bruno Lage foi confrontada com as consequências do dérbi, com as águias a serem novamente multadas.
A partida com os leões ainda tem algumas contas a ajustar com o Clube da Luz, nomeadamente no que diz respeito ao capítulo disciplinar, segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No mapa de castigos, divulgado esta semana, pelo Conselho de Disciplina da FPF, o comportamento dos adeptos e claques afetas ao Benfica foram considerado errático durante a partida em Alvalade, entre o conjunto leonino e a turma de Bruno Lage. Face a estas atitudes, o Glorioso acabou por sofrer uma multa bem pesada.
No que consta no documento apresentado pelo CD (Conselho de Disciplina), as águias foram multadas em 9560 euros. A coima foi aplicada, depois dos adeptos encarnados terem desrespeitado as regras relacionadas com os engenhos pirotécnicos. Ao que foi apurado, em Alvalade, os afetos ao Glorioso deflagraram um total de 44 engenhos pirotécnicos, entre flash lights, tochas, petardos e postes de fumo.
Acaba por ser uma situação recorrente, uma vez que, antes do jogo frente ao Sporting, o Clube da Luz foi também multado pelo Conselho de Disciplina por causa do comportamento nas bancadas da Choupana, no encontro frente ao Nacional. Na altura, Nuno Santos, treinador de guarda-redes, foi visado no castigo.
Importa relembrar que, no primeiro jogo de 2025, o Benfica de Bruno Lage vai medir forças com o Braga. As águias e os minhotos entram em campo pelas 18h00, deste sábado, 4 de janeiro, no Estádio da Luz, numa partida que é relativa à 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A equipa de arbitragem já está eleita, com Luís Godinho a 'liderar as tropas' no embate.