
Futebol
Pedro Henriques sem papas na língua: Águias prejudicadas no Benfica - Gil Vicente
27 Set 2025 | 08:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Set 2025 | 10:23 |
Rui Costa abriu a primeira de duas Assembleias Gerais que decorrem este sábado, dia 27 de setembro. O presidente do Benfica destacou o crescimento financeiro do clube, mas admitiu o falhanço desportivo no futebol sénior masculino em 2024/25.
Rui Costa: "Encontramo-nos hoje para apreciar e votar o Relatório e Contas 2024/25 do nosso Sport Lisboa e Benfica"
"Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Geral, Caros colegas de Direção e demais Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, Caras e caros Consócios: Encontramo-nos hoje para apreciar e votar o Relatório e Contas 2024/25 do nosso Sport Lisboa e Benfica. O meu primeiro sublinhado vai para a vossa participação. Como já tenho dito e reitero, o Benfica é tanto mais forte e tanto mais robusto quanto maior for o contributo da sua massa associativa. O elevado valor desse compromisso entre associados e Clube ficou bem patente na aprovação dos novos Estatutos, cuja participação recorde mais do que legitima esse texto fundamental e, de igual modo, enobrece o nosso Clube", começou por dizer.
"Temos, assim, um Clube mais bem preparado para enfrentar os desafios vindouros, mais democrático e mais plural. A massa associativa do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns. No que toca à discussão e votação do Relatório e Contas do Clube relativo a 2024/25, tenho a profunda convicção de que se trata de um documento positivo, sólido e que merece a aprovação dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, mesmo se o enquadramento desportivo não foi o desejado", admitiu Rui Costa.
Rui Costa: "Sou o primeiro a reconhecer que ficámos aquém do pretendido"
O presidente encarnado assumiu responsabilidades, admitindo: "Sou o primeiro a reconhecer que, apesar dos esforços que empreendemos para dotar as equipas dos meios necessários para vencer, ficámos aquém do pretendido. No futebol, apesar do bom percurso internacional, apesar das conquistas da Taça da Liga e da Supertaça e de termos estado nas decisões até ao fim no Campeonato e na Taça de Portugal, não alcançámos os resultados que desejávamos".
Rui Costa destacou, em seguida, o sucesso nas modalidades, bem como "a obtenção de um lucro de 7,7 milhões de euros" no plano financeiro, "o qual cresce para quase 30 milhões de euros considerando o método de equivalência patrimonial".
"Uma última nota de relevo para a publicação, pela primeira vez na história do Sport Lisboa e Benfica, do Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um capítulo decisivo no reforço e no renovar do nosso compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de Governance, o que muito nos orgulha. Para terminar, quero enaltecer todo o trabalho desenvolvido pelas Casas do Benfica e pela Fundação Benfica. A sua dimensão cívica e de benfiquismo faz com que o Benfica se assuma a cada dia como um clube melhor e mais solidário", finalizou.
Candidato à presidência dos encarnados acredita serem tempos de mudança na direção das águias e deixou parecer sobre outro dos concorrentes
27 Set 2025 | 10:08 |
Martim Mayer acredita que há "uma visível degradação das contas do Benfica". Durante a primeira de duas Assembleias Gerais que decorrem este sábado, dia 27 de setembro, o candidato à presidência dos encarnados apontou a tempos de mudança, depois de já ter arrasado Rui Costa.
Martim Mayer: "Sondagens? Apelo à imparcialidade dos OCS, é o que é bonito"
"É um dia muito sério para o clube, votam-se dois temas de extrema importância. Os dirigentes do Benfica devem perceber a grande responsabilidade que têm. Sondagens? Apelo à imparcialidade dos OCS, é o que é bonito. O meu projeto é forte, a equipa é coesa, é com decência que nos apresentamos. Prometo um Benfica grande, global, financeiramente muito forte, com uma identidade do futebol, baseado na formação e tudo isto fará o Benfica muito grande outra vez", disse, à CMTV.
Martim Mayer acredita que o tempo de Rui Costa chegou ao fim e é tempo de mudança: "O presidente do Benfica está cansado, é altura de virar a página, trazer nova energia. Eu próprio quero fazer dois mandatos quando os estatutos permitem três, é preciso abrir o Benfica. Rui Costa está esgotado, deve sair para o lado e deixar o Benfica acontecer".
Martim Mayer: "Vieira? É mais um candidato, mas vamos ver"
Questionado sobre Luís Filipe Vieira - que também concorre às eleições - Mayer foi direto: "É mais um candidato, mas vamos ver: o que fez está feito, olhemos para o futuro. Entendo que sou o melhor para o futuro do Benfica se não o faria".
"Contas? Há uma visível degradação das contas, cada vez vive mais da venda da receita do nosso talento. O Benfica é muito grande, altamente viável, e sei como fazer isso. O Benfica está fragilizado e a responsabilidade é da atual liderança", terminou.
Encarnados ficaram furiosos com atuação de João Gonçalves diante do Gil Vicente e pedem esclarecimento sobre dualidade de critérios
27 Set 2025 | 09:30 |
Rui Costa não deixou a atuação de João Gonçalves no Benfica - Gil Vicente passar impune. Através de um comunicado, o clube da Luz criticou a atuação do árbitro eleito pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e questionou as consequências.
Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros"
"O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros", pode ler-se, no site oficial dos encarnados, que ficaram bastante irritados com a prestação do juiz da AF Porto.
"No último jogo com o Rio Ave, o Benfica viu um golo anulado por uma pretensa faltinha, sem significado. Hoje, o primeiro golo do Gil Vicente tem, na sua génese, uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva e nada foi assinalado", acrescentam as águias.
Benfica: "Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas três dias?"
Para terminar, o clube da Luz deixa uma questão: "Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas três dias? Estas atuações que têm sido de um sistemático prejuízo para o Benfica não podem continuar impunes".
Certo é que, graças a dois golos de Vangelis Pavlidis (18' e 26'), a formação orientada por José Mourinho conseguiu dar a volta ao marcador. De momento, o Benfica é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 17 pontos. Porto (18) e Sporting (15) fecham o pódio, ambos com um encontro a menos.
João Gonçalves foi o árbitro destacado para ajuizar partida entre encarnados e minhotos e teve exibição bastante abaixo do aceitável
27 Set 2025 | 09:14 |
O Benfica venceu o Gil Vicente, por 2-1, na sétima jornada da Liga Portugal Betclic. Os minhotos adiantaram-se no marcador de forma ilegal, uma vez que o lance procedeu de falta não assinalada sobre António Silva. Os encarnados não deixaram passar impune a exibição de João Gonçalves e apontaram o dedo à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).
"Critérios. APAF", escreveu o Benfica, nas redes sociais, partilhando imagens do lance mal ajuizado pelo árbitro do encontro diante do Gil Vicente, juntamente com o golo anulado frente ao Rio Ave, por alegada falta de Nicolás Otamendi sobre um jogador adversário.
Vários especialistas em lances de arbitragem dão razão ao Benfica. Jorge Faustino e Marco Ferreira apontam um erro crasso de João Gonçalves, visto que António Silva sofreu falta de Pablo, que deveria ter sido admoestado, e, na sequência, os minhotos abriram o ativo.
Certo é que, graças a dois golos de Vangelis Pavlidis (18' e 26'), a formação orientada por José Mourinho conseguiu dar a volta ao marcador. De momento, o Benfica é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 17 pontos. Porto (18) e Sporting (15) fecham o pódio, ambos com um encontro a menos.
O Benfica volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, às 20h00, em Stamford Bridge, diante do Chelsea. O jogo diz respeito à segunda jornada da Liga dos Campeões e será disputado frente à formação liderada por Enzo Maresca.
Confira a publicação: