
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Última hora: depois de ter sido colocado na mira do Benfica para reforçar o miolo dos encarnados na temporada 2024/25, os dirigentes do Glorioso, com Rui Costa à cabeça, já sabem quanto têm de desembolsar para garantir o médio do Moreirense.
Segundo adianta, esta segunda-feira, o jornal português Record, a SAD do emblema de Moreira de Cónegos não planeia vender Gonçalo Franco por menos de 2,5 milhões de euros, fazendo de tudo para complicar as negociações pelo atleta luso, que termina contrato na próxima temporada.
"Gonçalo Franco é um dos nomes do plantel do Moreirense que mais cobiça gera no mercado. Ciente de que há muitos clubes atentos ao médio, a SAD do Moreirense não pretende facilitar nas negociações e mantém-se irredutível quanto ao valor mínimo para abrir mão do jogador: 2,5 M€", pode ler-se no diário desportivo acima mencionado.
Vale destacar que o Benfica de Rui Costa não é o único na corrida, sendo que o médio internacional sub-20 por Portugal é um dos desejos do técnico Rui Borges para reforçar o plantel do Vitória de Guimarães na próxima temporada. Todavia, esta contratação não será fácil de concretizar, pois o emblema vitoriano precisa de vender algumas peças para conseguir gerar receita para atacar o mercado de transferências.
Em 2023/24 Gonçalo Franco - atualmente avaliado em 3 milhões de euros - alinhou em 35 partidas: 33 na Liga Portugal Betclic, uma Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 2.852 minutos totalizados, o médio apontou dois tiros certeiros, servindo os colegas em quatro ocasiões.
Na época transata, o centrocampista luso marcou presença em 34 jogos, apontando dois golos e uma assistência. Gonçalo Franco, que está no Moreirense desde setembro de 2020, encontra-se vinculado com o emblema de Moreira de Cónegos até junho de 2025, estando blindado por uma cláusula de rescisão de 2 milhões de euros.
Grande golo de Gonçalo Franco:
Depois de ter deixado o Clube da Luz, por questões financeiras, o jovem jogador foi novidade na mais recente convocatória da seleção
|
Uma das grandes novidades do dia de ontem, terça-feira, 20 de maio, foi a chamada de Diego Moreira à seleção da Bélgica. O jovem de 20 anos, que cumpriu a reta final da formação no Benfica, foi um dos nomes que surpreendeu na convocatória de Rudi García, com vista à qualificação para o Mundial de 2026.
A realizar uma boa temporada, onde é visto como um dos destaques da equipa do Strasbourg da Ligue 1, o antigo Benfiquista vê a sua primeira chamada à seleção sénior, depois de ter representado Portugal nos escalões de formação, entre os sub-16 e os sub-21. Assim sendo, o belga poderá somar a primeira internacionalização frente à Irlanda do Norte ou ao País de Gales.
Nascido em Liège, onde o seu pai jogava na equipa local, o Standard, o atleta cresceu na Bélgica, mas em 2020, chegou ao Seixal, onde rapidamente se tornou numa das maiores promessas do Benfica. Vale recordar, que o extremo chegou a somar minutos na equipa principal, na temporada de 2022/2023, no ano em que a equipa de Roger Schmidt conquistou o 38.º título nacional.
Diego Moreira, recorde-se, foi convocado por Rui Jorge para integrar os sub-21, no último mês de março, mas o extremo revelou que se sentia preparado para dar o salto para a equipa principal: “Seria um orgulho. Sem mentir, é um objetivo poder partilhar o relvado com o Cristiano. É um sonho de infância. Acredito que ainda vou conquistar um troféu com Portugal”.
As boas exibições não chamaram a atenção de Roberto Martínez, mas foram suficientes para captar as do selecionador belga, que o chamou ao conjunto dos diabos vermelhos. Em 2024/2025, Diego Moreira tem sido uma das maiores figuras da equipa do Strasbourg, ao todo, o luso-belga realizou 37 jogos oficiais, onde apontou dois golos e oito assistências.
Encarnados deram conta da oficialização esta quarta-feira, 21 de maio, corroborando as informações adiantadas pelo nosso Jornal em janeiro
|
Mais um oficial, mais um Exclusivo Glorioso 1904 confirmado: Lara Martins, atacante da equipa de futebol feminino do Benfica, renovou, esta quarta-feira, 21 de maio, contrato com o Clube da Luz. De acordo com a nota emitida pelos encarnados, a avançado prolongou o vínculo até 2028, não escondendo a felicidade por continuar de águia ao peito.
Lara Martins - Hoje em dia, em Portugal e aqui na formação do Benfica, temos muita qualidade, muita qualidade mesmo, desde os escalões mais jovens à equipa B
"Eu gosto muito de falar com as meninas da Formação. Gosto muito de ir lá aos treinos delas, e eu acho que, se elas trabalharem, efetivamente vão conseguir tudo o que quiserem, porque hoje em dia, em Portugal e aqui na formação do Benfica, temos muita qualidade, muita qualidade mesmo, desde os escalões mais jovens à equipa B", começou por revelar a atacante, que corrobora a informação avançada pelo Glorioso 1904, a 3 de janeiro.
Relativamente ao facto de ter ascendido à equipa principal, apesar da tenra idade, Lara Martins acredita que isso reflete o trabalho feito diariamente. "Acho que é uma questão de se treinar e trabalhar, e tudo será recompensado", sublinhou a craque, que apontou em seguida a mais conquistas pelas Inspiradoras.
Mesmo depois de ter visto escapar a Taça de Portugal para o Torreense, a futebolista lusa garante que o objetivo do Clube da Luz é "ganhar". "O objetivo do Benfica é sempre ganhar. E o meu objetivo é dar o melhor pela equipa, o que nós queremos é ganhar todas as competições", concluiu Lara Martins.
Esta temporada, ao serviço das Inspiradoras do Benfica, Lara Martins - que enverga o Manto Sagrado desde 2020 - marcou presença em 26 embates: 15 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal e cinco na Taça da Liga. Nos 800 minutos disputados dentro das quatro linhas, a avançado de 18 anos apontou sete golos, não somando qualquer assistência.
Além disso, a atacante encarnada contribuiu para a campanha de sucesso da turma de Filipa Patão, na temporada transata, na conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga. A craque foi responsável por marcar cinco tiros certeiros, servindo os colegas em três ocasiões, nos 29 encontros em que foi aposta no Benfica.
Perante a exigência do desafio frente à turma de Alvalade, setubalense terá em mente uma mexida que pode surpreender os adeptos do Glorioso
|
A quatro dias do pontapé de saída do encontro entre o Benfica e o Sporting, a contar para a final da Taça de Portugal, a imprensa nacional avança que Bruno Lage irá mexer no onze que irá entrar em campo no Jamor. Conforme escreve o jornal A Bola, o setubalense deverá relegar Samuel Soares para o banco de suplentes e apostar em Anatoliy Trubin.
Apesar de o camisola 24, formado no Seixal, ter sido dono e senhor da baliza encarnada durante a prova rainha, desde o primeiro duelo, com o Pevidém (2-0), ao que tudo indica, poderá ficar no banco de suplentes frente aos leões e render o seu lugar entre os postes ao habitual titular das águias, o guardião ucraniano.
Sobre o tema, Bruno Lage, ainda na fase inicial da Taça de Portugal, tinha revelado a sua escolha: “Na questão do guarda-redes ficou o compromisso de ser a competição do Samu, de jogar a Taça de Portugal, por isso até foi nossa intenção dar-lhe mais minutos no último jogo, é bom para alguém que se treina e joga como ele ter períodos de dois jogos consecutivos”.
Porém, não será a 1.ª vez que o setubalense faz uma mudança semelhante. Em 2018/2019, quando substituiu Rui Vitória, o técnico de 49 anos apostou em Mile Svilar na meia-final da Taça da Liga, onde o Benfica foi eliminado e nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Contudo, nas meias-finais da prova rainha, onde caiu aos pés do Sporting, apostou em Odysseas Vlachodimos.
Proeza que o setubalense repetiu na temporada seguinte, em 2019/2020. Na totalidade da participação do Benfica, Lage apostou em Ivan Zlobin. Além disso, o russo também foi aposta até aos quartos de final da Taça de Portugal, sendo que, nas meias-finais, frente ao Famalicão, voltou a dar a titularidade a Vlachodimos. Dada a exigência do entro de domingo, é bem provável que Samuel Soares seja preterido por Anatoliy Trubin.