Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Basquetebol

SELECIONADOR NACIONAL RASGA-SE EM ELOGIOS AO EX BENFICA NEEMIAS QUETA APÓS A CONQUISTA DA NBA

Celtics bateram os Dallas Mavericks na madrugada desta terça-feira, dia 18 de junho

Glorioso 1904
Glorioso 1904

18 Jun 2024 | 13:47 |

Icon Comentário0

O selecionador nacional de basquetebol, Mário Gomes, não conseguiu ficar alheio à conquista da NBA por parte de Neemias Queta e dos Celtics, na madrugada desta terça-feira, dia 18 de junho. O atleta tornou-se no primeiro português a vencer a prova e num exemplo para o desporto nacional.


"Será importante, fundamentalmente, para ele e para o futuro dele, mas será importante também para o basquetebol português no seu todo. É um sonho que se torna realidade, em primeiro lugar para o Neemias, mas muito importante também para o basquetebol português, que eu espero que gere uma onda de entusiasmo totalmente justificada", começou sobre a conquista do ex Benfica.


O técnico analisa ainda os poucos minutos de Neemias em campo, sendo que jogou apenas uma das cinco partidas: "Neemias teve um papel importante, porque, às vezes, o contributo daqueles que jogam menos é tão importante como o contributo dos que jogam mais".


"Vai conseguir ter um papel mais relevante do que tem neste momento na NBA. Vai saber dar tempo ao tempo, aproveitar as oportunidades que tiver e estou convencido que será um jogador com o seu espaço e com um espaço relevante na NBA", continua acreditando no crescimento do poste dos Celtics.

"Além das características físicas e morfológicas que tem, é alguém com a mentalidade e o caráter certos para atingir os objetivos a que se propõe. Soube dar os passos certos nas alturas apropriadas, acresce sobre as qualidades mentais de Neemias.


Mário Gomes termina sobre o impacto que esta conquista pode ter no basquetebol nacional: "Porque até há pouco tempo era uma miragem ter um jogador na NBA, e era uma miragem ainda maior ter um jogador integrado numa equipa campeã. Isso são sonhos que se concretizam e que alimentam outros sonhos".


Modalidades

Após susto inicial, Benfica puxa dos galões e sorrir no Campeonato Nacional

Formação vermelha e branca esteve em ação na tarde deste sábado, 7 de fevereiro, onde somou pontos importantes face ao deslize de um rival direto

O Benfica somou mais um importante triunfo no Campeonato Nacional, depois de um valente susto no arranque da partida
O Benfica somou mais um importante triunfo no Campeonato Nacional, depois de um valente susto no arranque da partida

07 Fev 2026 | 17:37 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica regressou aos triunfos na tarde deste sábado, 7 de fevereiro. Na deslocação ao reduto do Imortal, as águias saíram a sorrir com um triunfo por 105-95, em partida a contar para a 14.ª jornada da fase regular da Liga Betclic. Com este resultado, o Glorioso reforçou a liderança, com 27 pontos.


Uma semana depois do desaire contra o Sporting, Norberto Alves voltou a apostar no melhor quinteto frente ao Imortal. Assim, o técnico encarnado lançou na quadra a seguinte equipa: Makram Ben Romdhane, Aaron Broussard, Geno Crandall, Eduardo Francisco e Yussuf Temidayo.


À semelhança do dérbi frente ao Sporting, o Benfica voltou a realizar um arranque de partida abaixo do expectável, com o Imortal a liderar o primeiro período de jogo. No primeiro descanso, a equipa da casa vencia por 32-29, com as águias a correrem atrás do prejuízo.


No segundo quarto, a história foi bastante idêntica à que se tinha registado no primeiro parcial. A formação liderada por Norberto Alves tentava recuperar da desvantagem, mas os anfitriões eram implacáveis no lançamento. Ao intervalo, o Imortal vencia o Clube da Luz por 54-50.

No terceiro quarto, o Benfica levou uma sacudida psicológica e conseguiu reagir ao resultado mais cedo do que tinha sido no dérbi. Com uma maior taxa de eficácia, as águias viraram o marcador e foram descansar a vencer por 77-68. No último período, o Clube da Luz confirmou a reviravolta e o triunfo diante do Imortal, por 105-95.



Modalidades

Oficial! Extremo que passou por Real Madrid e Benfica termina carreira aos 32 anos

Antigo jogador do emblema encarnado e dos merengues fez importante anúncio nas redes sociais, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro

É oficial. Álex Suárez, antigo jogador de basquetebol de clubes como o Benfica e Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira
É oficial. Álex Suárez, antigo jogador de basquetebol de clubes como o Benfica e Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira

05 Fev 2026 | 16:25 |

Icon Comentário0

É oficial. Álex Suárez, antigo jogador de basquetebol de clubes como o Benfica e Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira na modalidade profissional, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Aos 32 anos, decidiu retirar-se, deixando uma mensagem emotiva nas redes sociais.


Á. Suárez: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida"


No post, deixou uma longa declaração sobre o que o basquetebol significou na sua vida: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida. Foram muitos anos dedicados ao basquetebol, cheios de aprendizagens, sacrifícios, momentos bons e outros nem tanto, mas todos eles fundamentais para me tornar na pessoa que sou hoje. Vou em paz, orgulhoso do caminho que percorri e profundamente agradecido a todos os clubes, treinadores, colegas, staff e adeptos que fizeram parte desta viagem. Levo comigo amizades para a vida, experiências inesquecíveis e valores que o desporto me ensinou e que nunca vou perder".


O jogador destacou ainda a importância das amizades e das experiências vividas nos clubes por onde passou. O atleta começou a sua carreira em Badalona, passou pelo Benfica na temporada 2018/19 e esteve em várias equipas de topo na Liga ACB, incluindo Joventut Badalona, Bilbao Basket, Zaragoza, Tenerife, Obradoiro e Real Betis.

Á. Suárez: "Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras"


Álex Suárez recordou também o impacto humano do desporto: "Cada treinador com quem trabalhei, cada colega e cada adepto com quem cruzei caminho ajudou-me a crescer não só como atleta, mas como pessoa. Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras".

Durante a época 2018/19, Álex Suárez teve uma participação destacada ao serviço do Benfica - que perdeu a última partida -, entrando em 45 jogos, nos quais apresentou médias sólidas para um jogador de rotação: registou 9,3 pontos por jogo, 0,8 assistências e 3,7 ressaltos por encontro.

Benfica derrotou a Oliveirense no último segundo:


Modalidades

Neemias Queta vive noite inesquecível na vitória dos Boston Celtics; Ex Benfica em grande

Além dos números expressivos apresentados frente aos Houston Rockets, poste português também alcançou um marco histórico

Neemias Queta brilhou de forma impressionante na vitória dos Boston Celtics sobre os Houston Rockets por 114-93; Ex Benfica em grande
Neemias Queta brilhou de forma impressionante na vitória dos Boston Celtics sobre os Houston Rockets por 114-93; Ex Benfica em grande

05 Fev 2026 | 15:19 |

Icon Comentário0

Neemias Queta brilhou de forma impressionante na vitória dos Boston Celtics sobre os Houston Rockets por 114-93, assinando uma grande exibição. O ex jogador do Benfica somou 10 pontos e 19 ressaltos, ajudando decisivamente a equipa de Massachusetts a consolidar mais um triunfo importante na temporada regular e continua em grande forma.


Além dos números expressivos, o poste luso também alcançou um marco histórico: ultrapassou os 1.000 pontos na sua carreira na NBA, algo que poucos jogadores conseguem e que reforça o impacto crescente do português na principal liga de basquetebol do mundo.


O desempenho de Neemias não se limitou apenas ao pontapé-de-saída das tabelas, já que o seu duplo-duplo foi um fator chave para controlar o jogo no setor interior e permitir aos Boston Celtics dominar os ressaltos e o ritmo defensivo frente aos Houston Rockets.


Nesta sua quinta temporada na NBA e segunda pelos Celtics, o atleta de 26 anos tem vindo a consolidar o seu papel na rotação dos Boston, com médias que rondam os dois dígitos em pontos e ressaltos, mostrando que tem dado uma resposta consistente em jogos de alto nível.

A temporada desportiva de 2025/26 continua, desta maneira, a revelar-se de plena afirmação para o basquetebolista, visto que foi utilizado já num total de 48 encontros oficiais, apresentando uma média de 10,1 pontos, 8,3 ressaltos e 1,5 assistências por cada um deles.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Entrada irreconhecível do Benfica confirma derrota no dérbi frente ao Sporting
Modalidades

Entrada irreconhecível do Benfica confirma derrota no dérbi frente ao Sporting

31 Jan 2026 | 17:35

Icon Comentário0
Benfica evita primeira derrota na Liga com últimos 10 minutos de luxo
Modalidades

Benfica evita primeira derrota na Liga com últimos 10 minutos de luxo

24 Jan 2026 | 20:56

Icon Comentário0
Benfica mete a quinta em vitória centenária e isola-se na liderança
Modalidades

Benfica mete a quinta em vitória centenária e isola-se na liderança

15 Jan 2026 | 10:59

Icon Comentário0