Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, no Palácio de São Bento, em Lisboa
|
O primeiro-ministro português, António Costa, confirmou, no início da tarde desta terça-feira, 7 de novembro, a sua demissão do cargo, após ter sido alvo de investigação por parte do Supremo Tribunal de Justiça. “Obviamente, apresentei a minha demissão ao Presidente da República”, revelou no Palácio de São Bento.
“Ao longo destes 25 anos dediquei-me de alma e coração a servir os portugueses. Estava naturalmente disposto a cumprir o mandato que os portugueses me confiaram até ao fim desta legislatura. Encerro com cabeça erguida, a consciência tranquila e a mesma determinação de que servi Portugal exatamente da mesma forma como no dia em que aqui entrei pela primeira vez como primeiro-ministro”, atirou António Costa.
“Desconhecia em absoluto a existência de qualquer processo e a nota do gabinete de imprensa não explicita, aliás, a que atos, momentos, é que me referem. A única coisa que dizem é que haverá um inquérito de que serei objeto e de decorrerá no Supremo Tribunal de Justiça”, completou.
António Costa foi eleito primeiro ministro nas eleições legislativas de 2015. Em 2019, foi novamente reeleito para o cargo, após nova ronda eleitoral. Depois do governo ter ‘caído’ em 2021, Costa voltou a vencer, desta vez com maioria absoluta.
Medida será implementada pelo Governo e irá abranger, para já, 72 mil trabalhadores
|
A partir de janeiro de 2024, alguns funcionários públicos vão usufruir de um acelerador de progressões, que o Governo estimou, que abranja cerca de 72 mil trabalhadores no ano que se segue.
Esta medida é destinada a funcionários com 18 ou mais anos de exercícios de funções na carreira que tenham visto as suas carreiras a serem congeladas entre 2005 a 2007 e 2011 a 2017, o que vai proporcionar uma progressão com seis pontos na avaliação do desempenho (atualmente são 10) mas é aplicável apenas uma única vez a cada trabalhador a partir de 2024.
O decreto-lei assume ainda que “quando os trabalhadores tenham acumulado mais do que seis pontos, os pontos em excesso relevam para efeitos de futura alteração do seu posicionamento remuneratório”
O diploma refere os impactos dos períodos de congelamento das carreiras pretendendo-se agora “um regime especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores com vínculo de emprego público, através da redução do número de pontos necessários para alteração obrigatória do posicionamento remuneratório”.
A medida terá um impacto orçamental de 128 milhões de euros e irá permitir que cerca de 72 mil trabalhadores progridam já, no ano que se aproxima mas esta será para 350 mil funcionários públicos no total.
PS deixou mensagem emotiva nas redes sociais esta manhã onde relembrou a importância do antigo político para Portugal
|
O PS relembrou, esta quinta-feira, Mário Soares, fundador do partido, que completaria 99 anos. Numa nota publicada em jeito de homenagem nas redes sociais, o PS realçou o papel do antigo Presidente da República para Portugal.
“No dia em que assinalamos 99 anos desde o nascimento de Mário Soares, relembramos a vida e o legado desta personalidade da nossa democracia e da história do Partido Socialista”
“Mário Soares foi muito mais do que um líder político ou partidário e tornou-se numa referência indissociável das mais importantes conquistas que hoje nos definem enquanto país pelo comprometimento desde jovem com uma intervenção cívica de combate à ditadura e ao totalitarismo, pela dedicação à causa pública que o notabilizou enquanto governante, pela enorme capacidade de mobilização junto de todos os Portugueses, e pela visão europeísta que tanto mundo e tanto progresso nos garantiu”, salientou o PS.
“Hoje e sempre, o Partido Socialista encontra na sua matriz fundadora e no exemplo de Mário Soares uma inspiração fundamental para continuar a lutar por um País mais justo e mais próspero”, completou o partido.
Recorde-se que Mário Soares faleceu em 2017 aos 92 anos e foi uma das vozes ativas ao combate à ditadura. Na sua vida foi ainda Primeiro Ministro e Presidente da República de Portugal.
Craques encarnados ficaram à frente do jogador do eterno rival da Segunda Circular, Sporting
|
Foram esta terça-feira, dia 5 de dezembro, reveladas as posições finais do prémio Golden Boy, atribuído pelo jornal Tuttosport, depois do mesmo ter sido atribuído a Jude Bellingham, do Real Madrid. Os craques do Benfica, António Silva e João Neves, conheceram assim a sua classificação.
O defesa central ficou na oitava posição, somando 41 pontos, sendo que o médio dos encarnados ocupa o 14.º lugar, com 13 pontos. Quem ficou a olhar para cima foi o jogador do rival da Segunda Circular, Sporting, Ousmane Diomande, que ficou no 17.º lugar, com apenas quatro pontos.
João Neves - avaliado em 20 milhões de euros - já assumiu 21 encontros, tendo apontado um golo e uma assistência, na presente temporada, onde se destacou pela exibição no Dérbi contra Sporting, sendo considerado o homem do jogo. Na passada época, estreou-se na equipa principal, alinhando em 20 partidas com um golo e uma assistência concretizada.
Nesta época, António Silva - avaliado em 45 milhões de euros - conta com 19 encontros, onde registou um único golo. Já na temporada passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.
Confira aqui a lista na íntegra:1) JUDE BELLINGHAM (B. Dortmund/Real Madrid) – 485
2) JAMAL MUSIALA (Bayern Monaco) – 285
3) LAMINE YAMAL (Barcellona) – 92
4) XAVI SIMMONS (Psv/Lipsia) – 86
5) WARREN ZAIRE-EMERY (Psg) – 56
6) RASMUS HOJLUND (Atalanta/Manchester Utd) – 50
7) ALEJANDRO BALDE (Barcellona) – 44
8) ANTONIO SILVA (Benfica) – 41
9) MATHYS TEL (Bayern Monaco) – 33
10) FLORIAN WIRTZ (Bayer Leverkusen) – 31
11) BENJAMIN SESKO (Salisburgo/Lipsia) – 30
12) ARDA GULER (Fenerbahce/Real Madrid) – 14
13) EVAN FERGUSON (Brighton) – 14
14) JOAO NEVES (Benfica) – 13
15) GIORGIO SCALVINI (Atalanta) – 12
16) ANDY DIOUF (Basilea/Lens) – 7
17) OUSMANE DIOMANDE (Sporting Lisbona) – 4
18) ARTHUR VERMEEREN (Anversa) – 2
19) MILOS KERKEZ (Az Alkmaar/Bournemouth) – 2
20) MARTIN BATURINA (Din. Zagabria) – 1
SUBSCREVER NEWSLETTER
ANTÓNIO COSTA E SILVA, MINISTRO DA ECONOMIA, AFIRMA QUE RETIRADA DE APOIOS ''TEM DE SER FEITA DE FORMA GRADUAL''