Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

ÚLTIMA HORA: ANTÓNIO COSTA, APRESENTOU DEMISSÃO E NÃO HÁ VOLTA A DAR

Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, no Palácio de São Bento, em Lisboa

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O primeiro-ministro português, António Costa, confirmou, no início da tarde desta terça-feira, 7 de novembro, a sua demissão do cargo, após ter sido alvo de investigação por parte do Supremo Tribunal de Justiça. “Obviamente, apresentei a minha demissão ao Presidente da República”, revelou no Palácio de São Bento.


“Ao longo destes 25 anos dediquei-me de alma e coração a servir os portugueses. Estava naturalmente disposto a cumprir o mandato que os portugueses me confiaram até ao fim desta legislatura. Encerro com cabeça erguida, a consciência tranquila e a mesma determinação de que servi Portugal exatamente da mesma forma como no dia em que aqui entrei pela primeira vez como primeiro-ministro”, atirou António Costa.


“Desconhecia em absoluto a existência de qualquer processo e a nota do gabinete de imprensa não explicita, aliás, a que atos, momentos, é que me referem. A única coisa que dizem é que haverá um inquérito de que serei objeto e de decorrerá no Supremo Tribunal de Justiça”, completou.


António Costa foi eleito primeiro ministro nas eleições legislativas de 2015. Em 2019, foi novamente reeleito para o cargo, após nova ronda eleitoral. Depois do governo ter ‘caído’ em 2021, Costa voltou a vencer, desta vez com maioria absoluta.


Extra Benfica

Extra Benfica: Carolina Duarte agarrou o bronze e deu a sétima medalha a Portugal nos Paralímpicos

Atleta portuguesa ficou em terceiro lugar nos 400 metros T13 este sábado

Carolina Duarte conquistou o terceiro lugar e garantiu a sétima medalha de Portugal nos Paralímpicos
Carolina Duarte conquistou o terceiro lugar e garantiu a sétima medalha de Portugal nos Paralímpicos

  |

Icon Comentário0

Carolina Duarte conquistou a medalha de bronze na prova dos 400 metros T13 (deficiência visual) nos Jogos Paralímpicos de Paris’2024. A atleta acabou a corrida em 55,52m segundos, que decorreu no Stade de France.


À sua frente no pódio ficou Lamyia Vliyeva, que acabou com a medalha de prata, com 55,09, e em primeiro lugar ficou a brasileira Rayane Silva, colocando o novo recorde mundial em 53,55 segundos. O terceiro lugar de Carolina Duarte, vice-campeã mundial da distância, é a terceira medalha do atletismo português em Paris, depois de Miguel Monteiro ter sido campeão paralímpico do lançamento do peso F40, e de Sandro Baessa ter conquistado a medalha de prata nos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual).


No boccia, Cristina Gonçalves também conseguiu uma medalha de ouro no torneio individual de BC2, permitindo o regresso da modalidade às medalhas, depois de ter ficado sem pódios em Tóquio2020. O nadador Diogo Cancela conquistou o bronze nos 200 metros estilos SM8, feito repetido pelo ciclista Luís Costa na prova de contrarrelógio de estrada H5, e pelo judoca Djibrilo Iafa, em -73 kg.


Assim sendo, Portugal soma a sua sétima medalha em Paris 2024, igualando os resultados que tinha conseguido nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e depois de ter conseguido três pódios em Londres’2012, quatro no Rio’2016 e dois em Tóquio’2020.

Em reação à vitória, Carolina Duarte disse que a maternidade, que a afastou dos Jogos Tóquio2020, lhe deu a força para conseguir o bronze nos Paralímpicos Paris2024. "Foi por ter sido mãe que consegui chegar aqui com a força que tenho agora, aos 34 anos", disse a atleta, que tem deficiência visual. Com uma filha de três anos, que nasceu dois meses antes dos Jogos Tóquio2020, Carolina Duarte afirmou sem hesitar. "Tenho a certeza de que se não tivesse sido mãe não estava aqui no pódio hoje, disse a atleta.



Extra Benfica

Extra Benfica: Sandro Baessa conquista mais uma medalha para Portugal nos Paralímpicos

Atleta português ficou em segundo lugar na prova dos 1.500 metros T20, esta sexta-feira

Sandro Baessa segurou a prata e aumentou para cinco o número de pódios de Portugal nos Paralímpicos
Sandro Baessa segurou a prata e aumentou para cinco o número de pódios de Portugal nos Paralímpicos

  |

Icon Comentário0

Sandro Baessa conquistou, esta sexta-feira, dia 6 de setembro, a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) nesta edição dos Jogos Paralímpicos. O número de pódios para Portugal em Paris’2024 aumentou assim para cinco.


O corredor melhorou o recorde nacional que lhe pertencia (3.52,84), correndo a distância da prova em 3.49,46 minutos. O britânico Bem Sandilands ficou com o ouro, com o recorde mundial de 3.45,50 minutos, e, a seguir ao português, ficou o norte-americano Michael Branningan, com o bronze (3.49,91). A final foi disputada no Stade de France esta sexta-feira.


O atleta português esteve em quarto lugar durante algum tempo, mas, quando Sandilands atacou, aproveitou o desgaste dos então segundo e terceiro classificados e conseguiu manter-se na segunda posição até ao final da prova, trazendo a quinta medalha dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 para Portugal.


De recordar que Sandro Baessa, já tinha terminado a prova em 12º nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Agora, o segundo lugar é a segunda medalha do atletismo português em Paris’2024, depois de Miguel Monteiro ter conseguido o ouro no lançamento do peso F40.

Às duas medalhas do atletismo, juntam-se o ouro de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e os bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada. A dois dias do final da competição, Portugal superou os resultados conseguidos no Rio'2016, edição em que conquistou quatro medalhas.



Futebol

António Silva foi 'rasgado' no Euro 2024 e agora craque do Benfica volta a...

Camisola 4 dos encarnados tinha sido alvo de críticas durante a última competição internacional

António Silva foi criticado no Euro 2024, mas central do Benfica voltou a ser opção
António Silva foi criticado no Euro 2024, mas central do Benfica voltou a ser opção

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional mediu forças com a Croácia, no Estádio da Luz, na passada quinta-feira, 5 de setembro, vencendo a partida por 2-1. António Silva foi lançado a jogo, pela primeira vez desde que foi alvo de duras críticas no Euro 2024.


O camisola 4 da formação do Benfica foi lançado por Roberto Martínez já perto do final do encontro, rendendo a Gonçalo Inácio que foi titular ao lado de Rúben Dias.


Com o Estádio da Luz a ser palco da estreia de Portugal na Liga das Nações, os portugueses foram rápidos a colocarem-se em vantagem. O primeiro golo surgiu à primeira oportunidade e a partir dos pés de Diogo Dalot. A equipa lusitana ia superiorizando-se à Croácia e as chances iam, também, aumentando.


O segundo remate certeiro surgiu a partir de Cristiano Ronaldo. O internacional português, que atua no Al Nassr, da Arábia Saudita, alcançou a marca dos 900 golos, ficando na história do futebol profissional. O intervalo chegou e Portugal vencia por 2-0.

No segundo tempo, João Neves foi lançado por Roberto Martínez, ao intervalo, e pisou aquela que era a sua casa até há pouco tempo. De regresso à Luz, o ex-Benfica juntou-se a outra dupla da formação encarnada, Bernardo Silva e Rúben Dias, que foram titulares. Apesar do rendimento ter baixado, Portugal continuava a tentar alcançar o terceiro golo.


No entanto, foi mesmo a Croácia que acabou por conseguir reduzir a distância no marcador. Dalot fez autogolo e os croatas festejaram. Ainda assim, Portugal continuou por cima do jogo e, embora os últimos minutos a Croácia ter feito a baliza de Diogo Costa 'tremer', a Seleção Nacional acabou por entrar com o pé direito na Liga das Nações, convencendo os adeptos portugueses.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Benfica: Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morreu depois de ter sido atacada pelo companheiro
Extra Benfica

Extra Benfica: Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morreu depois de ter sido atacada pelo companheiro

 

Icon Comentário0
Extra Benfica: Vinicius Júnior criticado após declarações polémicas
Extra Benfica

Extra Benfica: Vinicius Júnior criticado após declarações polémicas

 

Icon Comentário0
Nuno Borges sofreu derrota pesada frente a Medvedev no US OPEN e Benfica 'entrou em campo'
Extra Benfica

Nuno Borges sofreu derrota pesada frente a Medvedev no US OPEN e Benfica 'entrou em campo'

 

Icon Comentário0