Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 15:29 |
António Nobre vai ser o árbitro nomeado para apitar o dérbi de 5 de dezembro. Segundo foi revelado na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, o juiz é o eleito pelo Conselho de Arbitragem para dirigir a importante partida do campeonato, entre Benfica e Sporting. Contudo, a escolha não é consensual e cria alguma estranheza no universo encarnado.
Segundo revela o jornal Record, na edição de hoje, 3 de dezembro, António Nobre foi o escolhido, colocando um ponto final nas dúvidas antes do dérbi. A restante equipa de arbitragem vai contar com a presença de Nélson Pereira e Francisco Pereira, que serão os assistentes. Miguel Nogueira vai ser o 4.º árbitro da partida.
Rui Costa, por sua vez, será o responsável pelo VAR no Estádio da Luz e vai contar com a assistência de Paulo Brás (AVAR). No entanto, a escolha de António Nobre suscita uma onda de revolta no universo encarnado, uma vez que o árbitro está diretamente envolvido num lance que custou a corrida do Benfica ao título de campeão nacional, na temporada 2024/25.
Na altura, o senhor do apito esteve presente na partida entre os encarnados e o Arouca, também no Estádio da Luz, que terminou com um empate a duas bolas. Nesse duelo, António Nobre gerou uma enorme onda de contestação ao assinalar uma grande penalidade inexistente a favor dos arouquenses, por uma alegada rasteira feita… pela cabeça de Nicolás Otamendi. O mesmo acabou com nota negativa.
Luís Godinho, que seria outro nome equacionado pelo CA da Federação Portuguesa de Futebol, foi nomeado para apitar a partida entre Tondela e Porto. A partida entre Benfica e Sporting está agendada para a próxima sexta-feira, 5 de dezembro, com o pontapé de saída marcado para as 20H15.
Mês de dezembro será decisivo para as aspirações dos encarnados. José Mourinho enfrenta maratona de seis jogos em 23 dias
03 Dez 2025 | 14:58 |
Dezembro traz frio, mas o calendário do Benfica vai aquecer (e muito). A equipa encarnada prepara-se para entrar num ciclo competitivo alucinante, onde o Pai Natal não trará qualquer tipo de descanso ao plantel. Entre a Liga Portugal Betclic, a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal, a turma da Luz terá de disputar seis finais num espaço de apenas 23 dias.
A maratona arranca já com a rotação no máximo. O primeiro obstáculo é apenas o dérbi eterno - confira a antevisão de Fredrik Aursnes - contra o Sporting (5 de dezembro), seguido imediatamente de uma noite europeia decisiva na Luz, frente ao Nápoles (10 de dezembro). São dois jogos em casa que podem definir o rumo da época, exigindo que os jogadores entrem em campo com a faca nos dentes logo a abrir o mês.
Não há tempo para respirar. Após os choques com os colossos, seguem-se deslocações complicadas. A viagem a Moreira de Cónegos (14 de dezembro) é tradicionalmente difícil, e logo a seguir há uma decisão de mata-mata na Taça de Portugal, com a visita ao Farense (17 de dezembro), onde qualquer deslize dita a eliminação.
A reta final do ano é igualmente exigente. Antes da consoada, o Benfica recebe o sempre perigoso Famalicão (22 de dezembro). E, para fechar 2025, em vez de repouso, há um clássico no Minho: a deslocação à Pedreira para defrontar o Braga, dia 28 de dezembro, encerra um mês que promete levar a resistência dos jogadores ao limite.
Confira aqui a agenda completa do Benfica para dezembro:
Na véspera do primeiro dérbi do campeonato, emblema verde e branco acredita que tem a solução ideal para conseguir contrariar Special One
03 Dez 2025 | 14:54 |
Rui Borges pode ser a grande “arma” do Sporting para travar o rival. Segundo foi apurado, o conjunto de Alvalade nunca sentiu o sabor da vitória frente a qualquer equipa de José Mourinho; contudo, espera que o seu treinador, que já derrotou o Benfica em duas ocasiões, seja o trunfo necessário para travar o Special One.
A última vez que o Sporting defrontou o emblema encarnado sob o comando de Mourinho aconteceu no longínquo ano de 2000. O Glorioso acabou a sorrir, com um triunfo expressivo por três bolas a zero, que contou com golos apontados por Pierre van Hooijdonk e um bis de João Tomás. No entanto, 25 anos depois, a história pode ser diferente.
Situação que acabou por se repetir em várias ocasiões, numa altura em que Mourinho já não estava no comando técnico do Benfica. Com passagens pelo União de Leiria e pelo Porto, o Special One levou sempre a melhor em relação ao Sporting, que nunca conseguiu travar as suas equipas.
No entanto, na presente temporada, o clube de Alvalade acredita que Rui Borges pode ser a resposta para o sucesso. O treinador oriundo de Mirandela sabe o que é vencer o Benfica — feito que alcançou em duas ocasiões: na estreia em dérbis (1–0) e na final da Taça de Portugal (3–1).
Recorde-se que Benfica e Sporting entram em campo na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, com o pontapé de saída agendado para as 20h15. José Mourinho vai procurar vencer novamente os leões; já os verdes e brancos querem travar o Special One. Confira aqui alguns dados do dérbi.
Atleta tem sido um dos grandes destaques do seu conjunto na presente temporada e foi colocado na rota de águias e leões nas últimas semanas
03 Dez 2025 | 14:37 |
Noah Nartey, médio do Brondby, foi colocado na mira de Benfica e Sporting nas últimas semanas e Per Frimann, antigo jogador do emblema dinamarquês, aconselha o atleta a rumar ao Sporting, considerando que, na turma de José Mourinho, iria encontrar um estilo de jogo que não o favorece. Confira outro nome na lista de compras das águias.
Per Frimann diz que Noah Nartey devia escolher Sporting ao invés do Benfica: "Encaixaria muito bem"
“Se tivesse de escolher o mais interessante dos três [grandes em Portugal], diria o Sporting. Pratica um tipo de futebol em que ele se encaixaria muito bem, um futebol técnico e de qualidade. Seria estranho escolher o Benfica. Com Mourinho, ele teria de cumprir exigências de disciplina e rigor tático-defensivo que talvez não favorecessem o seu jogo”, começa por afirmar Per Frimann.
“Estamos a falar de um jogador muito especial, com uma técnica felina, fascinante. Ele é capaz de fazer coisas com a bola que, na minha opinião, mais ninguém na Superliga dinamarquesa consegue. Ele não tem, todavia, o físico, e essa é uma das áreas em que será desafiado, mas é um tipo duro e não se deixa afetar”, define Per Frimann.
“A Juventus procura um jogador com este perfil e há clubes da Bundesliga à procura de médios criativos. Existem boas opções para ele. O mais importante é escolher o clube certo. Ouvimos falar muito do interesse do futebol português no mercado escandinavo”, finaliza Per Frimann.
Esta temporada, ao serviço do Brondby, Noah Nartey – avaliado em 5 milhões de euros – leva 25 encontros realizados: 17 no Campeonato Nacional, seis na Liga Conferência e dois na taça. Nos 1.753 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou sete golos e fez três assistências.