Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Vasco Mendonça 'aponta o dedo’ à Liga pelo cancelamento Nacional - Benfica: “Azar seria se...”

Consultor de marketing e conhecido adepto do Glorioso abordou o episódio do duelo com os insulares, não compreendendo quem marcou o jogo para tal hora

Para Vasco Mendonça, conhecido adepto do Benfica, o episódio no jogo com o Nacional era "evitável"
Para Vasco Mendonça, conhecido adepto do Benfica, o episódio no jogo com o Nacional era "evitável"

  |

Icon Comentário0

Vasco Mendonça, conhecido adepto do Benfica, voltou a preencher o seu espaço semanal de opinião, ‘Selvagem e Sentimental’, no jornal A Bola. Desta vez, a situação do adiamento do jogo do Benfica com o Nacional foi o tema principal, situação essa que segundo o adepto era “evitável”.


“Não consigo imaginar algo mais anticlimático do que uma ida à Choupana de uma vitória épica na competição mais exigente do mundo. Pode parecer que é um comentário depreciativo acerca do Nacional da Madeira, mas nada me move contra madeirenses. A culpa do nevoeiro não é deles. Já a culpa de quem marca jogos para a hora em que o nevoeiro mais vezes se faz sentir, essa, sabemos que morrerá solteira”, começou por dizer Vasco Mendonça.


“Mais do que a impossibilidade de ver o Benfica jogar, que também me irrita, incomoda-me que uma equipa a viver um excelente momento, sujeita a um calendário com 15 jogos daqui até final do ano, se veja privada de capitalizar esse momento de forma porque uma série de pessoas incumbidas de planear e antecipar cenários não fizeram o seu trabalho”, acrescentou ainda.


"Se todos conseguimos concluir que esta situação era evitável"

“Ninguém escolhe os adversários no calendário, mas podemos escolher a hora a que jogamos. Por isso, escusam de lhe chamar azar. Azar seria se isto não tivesse acontecido dezasseis vezes antes desta ida do Benfica à Madeira”, referiu o adepto, relembrando que tal episódio não é excecional. “Azar era se não tivéssemos desperdiçado os primeiros 10 minutos do jogo quando toda a gente percebeu que este não tinha condições para se realizar e que um regulamento burocrático iria ditar o adiamento”, prosseguiu.


"Podemos escolher a hora a que jogamos"

“Se todos conseguimos concluir que esta situação era evitável, também somos forçados a concluir que aquilo que se passou ontem é uma potencial interferência na verdade desportiva. Pode ser que tenhamos sorte e alguém mude os regulamentos ou os jogos passem a ser marcados para uma hora que faça sentido. Aguardemos, de preferência sentados”, terminou Vasco Mendonça.


Futebol

Rendimento do Benfica? Bruno Prata sem rodeios: "Tinham-se habituado ao arroz com feijão com Schmidt"

Jornalista considera ainda que Bruno Lage conseguiu salvar, para já, tanto o Benfica como Rui Costa do embaraço que estavam envolvidos

Ex Benfica Roger Schmidt acusado de apresentar sempre a mesma solução
Ex Benfica Roger Schmidt acusado de apresentar sempre a mesma solução

  |

Icon Comentário0

Bruno Prata, jornalista, num artigo de opinião publicado no jornal Record, comentou as táticas utilizadas de Bruno Lage frente ao Atlético Madrid e o impacto que o treinador português teve no Benfica, acabando a deixar uma 'bicada' a Roger Schmidt, antigo timoneiro das águias.


"A exibição e a goleada aplicada ao feio (mas normalmente fiável) At. Madrid não exprimiu apenas a melhor noite europeia do Benfica nas últimas décadas. Porque serviu também de comprovativo à sagacidade estratégica de Bruno Lage e de competência à sua equipa de analistas que estudou o adversário. O 3x3x4 com bola (em que a surpresa maior foi a colocação de Carreras como central pela esquerda, enquanto Bah se projetava pelo lado contrário e Di María ocupava a zona central nas proximidades de Pavlidis) confundiu Simeone, que também não soube lidar com o 4x4x2 defensivo que logo passava a 5x3x2 quando Aktürkoglu fechava como lateral", começou por dizer.


"Mas mais importante do que descobrir se o Benfica fez mesmo a exibição europeia do século, é analisar se esta solução será, no futuro, boa para funcionar como plano B ou se se pode transformar mesmo em plano A. Porque o que vimos foi um Benfica mais equilibrado, a defender melhor e a atacar de forma mais competente. E com Di María nas suas sete quintas, sem ter de baixar… Seja qual for a decisão, esta nova solução vai sempre criar incerteza aos adversários (principalmente aos mais fortes), que se tinham habituado ao arroz com feijão (muitas vezes requentado) com Schmidt…", continuou Bruno Prata.


"Tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro"

"Bruno Lage tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro construído em torno de Roger Schmidt (o alemão não era o único culpado, como agora se tenta impingir, mas pagava por isso). E conseguiu-o num estalar de dedos. Usando o seu divã psicanalista, conseguiu convencer os jogadores de que é difícil sobreviver entre os melhores da alta competição sem voracidade e alegria nas chuteiras. Ao mesmo tempo, colocou-os onde se sentem mais aconchegados (o 4x3x3 permite até disfarçar os limites de Florentino na construção). Com isso, conseguiu transformar uma equipa burocrática e emaranhada em vícios numa formação que sai para o campo em estado de excitação e com um gregarismo que não tinha", continuou.


"O Benfica, que voltou a saber definir zonas e timings de pressão, ganhou em equilíbrio e até já consegue disfarçar a falta de apetência de Di María para as ajudas defensivas. Kökçü voltou a ser olhado como o craque que nunca deixou de ser, Carreras já é mais do que um lateral com a casca de ovo na cabeça e Aursnes é novamente nuclear e a extensão do treinador em campo. Mas Lage recebeu a equipa com cinco pontos de atraso e essa é uma realidade que pode vir a funcionar como um enorme cisma", concluiu o jornalista, mostrando o aumento de rendimento de vários jogadores após a mudança de treinador.


Futebol

Vê isto, Lage! Craque do Benfica soma e segue na Liga dos Campeões

Atleta do Glorioso tem sido uma das principais apostas desde que o técnico dos encarnados assumiu o comando da equipa

Craque de Bruno Lage no Benfica volta a estar em destaque na Liga dos Campeões
Craque de Bruno Lage no Benfica volta a estar em destaque na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O arranque de época de Florentino Luís ao serviço do Benfica não tem passado despercebido. O pupilo de Bruno Lage tem somado grandes exibições de águia ao peito, nomeadamente na Liga dos Campeões onde volta a estar em destaque no capítulo dos desarmes. 


Segundo as últimas estatísticas o médio dos encarnados é o jogador que mais desarmes soma na prova milionária ao fim das duas primeiras jornadas, tendo até ao momento somado 23 recuperações de bola. Florentino Luís lidera o ranking e surge à frente de Giménez (Atlético de Madrid, com 21), Pacho (PSG,19) e Zakaria (Monaco,18). 


Vale recordar que Florentino Luís tem sido um dos destaques do Benfica na Liga dos Campeões. Além de liderar as estatísticas no capítulo dos desarmes, o médio defensivo dos encarnados foi um dos eleitos para integrar o onze da segunda jornada da prova milionária. É importante salientar que nesse encontro os encarnados golearam, por 4-0, o Atlético de Madrid no Estádio da Luz.


Na atual temporada, Florentino Luís - atualmente avaliado em 20 milhões de euros - já conta com nove embates, somando dois golos. Em 2023/24, ao serviço do Benfica, o médio marcou presença em 45 encontros (2.496 minutos): 30 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. 

Ao todo, com a camisola do Benfica, Florentino Luís contabiliza 140 partidas, três tiros certeiros, três assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2018/19 e 2022/23) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2019/20 e 2023/24). O médio tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. 



Futebol

Carreras 'tapa buraco' no Benfica e resolve 'dor de cabeça' de Rui Costa

Encarnados viram, agora, problema chegar ao fim e só podem agradecer ao camisola 3 do Glorioso, que assume um maior destaque desde que reforçou o Clube

Álvaro Carreras resolve a dor de cabeça no Benfica que Rui Costa suou para solucionar
Álvaro Carreras resolve a dor de cabeça no Benfica que Rui Costa suou para solucionar

  |

Icon Comentário0

Após a saída de Alejandro Grimaldo no verão de 2023, uma das maiores dores de cabeça de Rui Costa parece estar resolvida. Álvaro Carreras assume o flanco esquerdo quase de forma indiscutível, tendo brilhado neste arranque de temporada. No entanto, o Presidente do Benfica teve de 'suar' e falhar para acertar. 


A primeira aposta após a despedida oficial do atual jogador do Bayer Leverkusen, que saiu a custo zero para os alemães, foi David Jurásek. Embora Ristic já estivesse no plantel e fosse a opção mais óbvia, os encarnados foram ao mercado de verão e pagaram milhões pelo antigo atleta do Slavia de Praga. 


O atleta não se conseguiu conquistar o seu lugar, obrigando Roger Schmidt, à data treinador das águias, adaptar alguns jogadores fora das posições, como foi o caso de Morato e Fredrik Aursnes. Face ao 'falhanço', admitido por Rui Costa no final da temporada, o Benfica garantiu a transferência de Álvaro Carreras, no inverno de 2024, meia época depois da saída de Grimaldo. 


O internacional sub-21 pela Espanha reforçou o Clube da Luz, por via de empréstimo, sendo o quinto nome a ser anunciado na ala esquerda do Benfica. Ainda este verão, durante o defeso de transferências, Jan-Niklas Beste foi o sexto homem a reforçar os encarnados para o flanco esquerdo. Apesar de ter mais experiência que o lateral espanhol, o jogador alemão não é titular, muito à conta da lesão sofrida no início da temporada, que levou à aposta em Álvaro Carreras, que conseguiu tapar o buraco criado no verão de 2023. 

O camisola 3 da formação da Luz agarrou a oportunidade e despertou as atenções durante o encontro com o Atlético de Madrid. Com uma vitória por quatro bolas a zero, o lateral foi o 'senhor' da ala esquerda do Benfica. Atualmente, o craque já surge no radar dos grandes europeus, apesar de ter contrato com o Glorioso até junho de 2029. 


Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carrerasatualmente avaliado em 7 milhões de eurosleva nove encontros realizados: sete na Liga Portugal Betclic e dois na Liga dos Campeões. Apesar de ainda não ter marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência, o espanhol tem dado excelente conta de si nos 729 minutos em que esteve dentro das quatro linhas.

Após um período de empréstimo de seis meses, o Benfica avançou para a contratação a título definitivo de Álvaro Carreras, pagando uma verba a rondar os 6 milhões de euros ao Manchester United. O internacional sub-21 espanhol tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Agora, quem sai? Bruno Lage não abdica de trio maravilha no Benfica
Futebol

Agora, quem sai? Bruno Lage não abdica de trio maravilha no Benfica

 

Icon Comentário0
Problemas após o Nacional - Benfica? Especialista atira: "É uma questão mais contabilística que..."
Futebol

Problemas após o Nacional - Benfica? Especialista atira: "É uma questão mais contabilística que..."

 

Icon Comentário0
Florentino quer conquistar Bruno Lage! Mesmo em dia de folga, craque do Benfica faz das suas
Futebol

Florentino quer conquistar Bruno Lage! Mesmo em dia de folga, craque do Benfica faz das suas

 

Icon Comentário0