Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Com o final da época e com o mercado de transferências a chegar, Rui Costa já prepara as próximas vendas do Benfica. Na calha para sair está agora, João Tomé, titular da formação secundária, sendo que até destino já tem escolhido.
Segundo adianta o jornal Record, este sábado, o lateral-direito do Benfica estará mesmo com pé e meio fora da Luz, estando muito perto de reforçar o plantel do Estoril. Posto isto, o craque deverá deixar a formação de Nélson Veríssimo a título definitivo, não sendo para já equacionado um empréstimo.
A turma da Linha já estará, inclusive, em conversações avançadas com o Benfica, de modo a garantir a contratação do futebolista, de acordo com a mesma fonte, que garante ainda que o defesa destro dificilmente iria chegar à equipa principal, orientada por Roger Schmidt.
O treinador alemão optou por eleger, na reta final do campeonato, Diogo Spencer como o próximo craque 'made in Seixal' a subir à formação A, 'passando assim a perna' ao colega João Tomé. Assim sendo, o defesa de 21 anos, que está há 10 anos no Benfica, está cada vez mais perto de terminar a ligação com o Clube da Luz
Nesta temporada, João Tomé - atualmente avaliado em 800 mil euros - alinhou em 31 partidas: 28 na Liga SABSEG e três na Premier League Internacional Cup, totalizando 2.038 minutos. O defesa português conseguiu ainda somar três assistências, todas na segunda divisão.
Esta foi a décima terceira temporada de João Tomé no Benfica, sendo que chegou às águias ainda com 10 anos e realizou todo o processo de formação nos escalões do Seixal. Desde que chegou à equipa B, em 2021, somou 57 partidas, marcou um golo e registou três assistências.
Encarnados, recorde-se, vão medir forças com a turma catalã na fase da liga da Champions League, em janeiro de 2025
|
0Diogo Costa no Barcelona? Há novidades que podem mesmo interessar ao Benfica. Depois de ter sido noticiado que o guarda-redes do Porto poderia enfrentar as águias com as cores dos catalães, eis que existe um novo capítulo na 'novela'.
De acordo com informações adiantadas, esta quinta-feira, 31 de outubro, pelo diário Relevo, o Barcelona, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, está mesmo de olho no guardião internacional português, porém apenas pretende avançar para a contratação do futebolista azul e branco no defeso de verão.
Esta novidade poderá interessar ao Benfica, uma vez que, assim sendo, Diogo Costa não vai medir forças com as águias na fase da liga da Champions League. Em janeiro de 2025, o Barcelona e os pupilos de Bruno Lage defrontam-se na Liga dos Campeões e, caso o negócio só avance em junho, o guardião não tem hipótese de 'fazer a vida negra' às águias. O confronto, recorde-se, está marcado para o dia 21 de janeiro, às 20h00, no Estádio da Luz.
É importante destacar que, antes desse duelo, o Benfica terá pela frente, pelo menos, mais quatro desafios na Liga dos Campeões. Os próximos jogos incluem o Bayern de Munique (6 de novembro, 20h00, fora), Monaco (27 de novembro, 20h00, fora), Bolonha (11 de dezembro, 20h00, em casa) e Juventus (29 de janeiro, 20h00, fora).
No que toca à tabela da Champions League, o Glorioso ocupa agora o 13.º lugar, somando seis pontos. Atualmente, na primeira posição está o Aston Villa, com nove pontos, seguido do Liverpool, que tem os mesmos pontos. Em terceiro lugar surge o Manchester City, com sete pontos.
Camisola 30 dos encarnados, recorde-se, está a entrar na reta final do contrato com o Clube da Luz, sendo um dos titulares de Bruno Lage
|
0A continuidade de Otamendi está a dar que falar e Rui Dias acredita mesmo que Rui Costa deverá já preparar um substituto para ocupar a vaga deixada pelo camisola 30 do Benfica.
Rui Dias: “Otamendi revela debilidades”
“Otamendi entra em campo disposto à lotaria do tudo ou nada; do oito ou oitenta; do fracasso ou da glória que, num Mundo de mediatismo exacerbado, precisam de nomes próprios. Nele coabita o pecado sul-americano de prestigiar as ganas, a contundência, a picardia, o espírito do xerife arrogante nem sempre aconselhável a elementos cujo escrutínio é muito apertado e a responsabilidade grande em demasia”, começa por afirmar Rui Dias.
“Otamendi revela debilidades nos apoios perdendo assim vantagem para o atacante; nem sempre temporiza na relação com os adversários diretos e corre todos os riscos mesmo quando é o último homem. Mas como é possível um defesa com tantas debilidades ter sido tão reconhecido, atuado em grandes clubes e chegado tão longe na carreira? Como pode ter mais de 600 jogos como profissional, mais 119 pela seleção da Argentina?”, defende Rui Dias.
Rui Dias: “Otamendi vive agruras só ao nível dos primeiros tempos com a camisola encarnada”
“Para lá das qualidades técnicas e físicas, é um líder da cabeça aos pés, uma referência pelo exemplo, nos treinos e nos jogos; pelas opções que toma em defesa do grupo, pelo modo como aglutina vontades, desperta os inertes, tranquiliza os nervosos e é a voz de cada um no universo que é o clube. Qualquer equipa é mais forte com um jogador que associe tantas qualidades a um prestígio planetário indiscutível”, considera Rui Dias.
“Na quinta época na Luz, Otamendi vive agruras só ao nível dos primeiros tempos com a camisola encarnada. E compreendem-se as razões: tem somado erros, alguns graves, e a sua presença no onze implica o afastamento de António Silva, um dos mais promissores centrais da Europa, com 20 anos, potencial negócio milionário para o Benfica e um dos jogadores mais queridos dos adeptos”, argumenta Rui Dias.
“Campeão do Mundo, com 25 títulos conquistados como profissional, tem resistido a sucessivas falhas comprometedoras, que excedem em larga escala as simples imprecisões técnicas; não são domínios mal feitos, passes transviados, interceções frustradas, caprichos da bola; são erros estruturais, o mais importante dos quais a perda de marcação em zonas problemáticas e a má avaliação dos tempos de contenção, que abrem autoestradas a adversários mais rápidos. Na memória coletiva só têm lugar os desvarios que acabam em golo. Mas o número total é muito maior”, afirma Rui Dias.
“As falhas que o penalizam são mais profundas do que a idade avançada – são consequência de um perfil futebolístico imutável –, prova de que o tempo não lhe trouxe tranquilidade e sabedoria para moderar os ímpetos juvenis trazidos do berço. O Benfica deve preparar já a sucessão, ir ao mercado de inverno e desenhar despedida condigna a um jogador que, sem se dar por isso, caminha para os 200 jogos de águia ao peito”, finaliza Rui Dias.
Momento aconteceu aquando da recolha das equipas ao balneário ao intervalo, na passada quarta-feira, 30 de outubro,
|
0A vitória do Benfica por três bolas a zero frente ao Santa Clara não foi a única coisa que chamou a atenção dos adeptos do Glorioso, que viram Kerem Akturkoglu e Renato Sanches serem protagonistas de uma 'zaragata'.
Aquando da recolha das equipas ao balneário ao intervalo, o internacional turco e o português trocaram algumas palavras. Pelo que é possível perceber, a dupla do Benfica estaria a discutir alguma situação relacionada com a partida, numa altura em que a turma de Bruno Lage estava com algumas dificuldades.
Ao intervalo, o técnico do Benfica acabaria por lançar Orkun Kokçu para o lugar de Renato Sanches, sendo que Kerem Akturkoglu continuou dentro das quatro linhas. De qualquer das formas, a situação pareceu apenas uma troca de ideias normal entre os dois jogadores.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 18 milhões de euros – realizou oito encontros: Santa Clara (2 vezes), Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente, Atlético Madrid, Feyenoord e Rio Ave. Nos 602 minutos que disputou, o internacional turco apontou oito golos e fez duas assistências.
Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo, que tem impressionado com o Manto Sagrado vestido, tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
O Benfica volta a entra em ação no próximo sábado, às 18h00, na deslocação ao reduto do Farense. O jogo diz respeito à 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic e será disputado no Estádio do Algarve, sendo que os encarnados querem somar mais três pontos e dar seguimento ao bom momento que atravessam.