
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com o final da época e com o mercado de transferências a chegar, Rui Costa já prepara as próximas vendas do Benfica. Na calha para sair está agora, João Tomé, titular da formação secundária, sendo que até destino já tem escolhido.
Segundo adianta o jornal Record, este sábado, o lateral-direito do Benfica estará mesmo com pé e meio fora da Luz, estando muito perto de reforçar o plantel do Estoril. Posto isto, o craque deverá deixar a formação de Nélson Veríssimo a título definitivo, não sendo para já equacionado um empréstimo.
A turma da Linha já estará, inclusive, em conversações avançadas com o Benfica, de modo a garantir a contratação do futebolista, de acordo com a mesma fonte, que garante ainda que o defesa destro dificilmente iria chegar à equipa principal, orientada por Roger Schmidt.
O treinador alemão optou por eleger, na reta final do campeonato, Diogo Spencer como o próximo craque 'made in Seixal' a subir à formação A, 'passando assim a perna' ao colega João Tomé. Assim sendo, o defesa de 21 anos, que está há 10 anos no Benfica, está cada vez mais perto de terminar a ligação com o Clube da Luz
Nesta temporada, João Tomé - atualmente avaliado em 800 mil euros - alinhou em 31 partidas: 28 na Liga SABSEG e três na Premier League Internacional Cup, totalizando 2.038 minutos. O defesa português conseguiu ainda somar três assistências, todas na segunda divisão.
Esta foi a décima terceira temporada de João Tomé no Benfica, sendo que chegou às águias ainda com 10 anos e realizou todo o processo de formação nos escalões do Seixal. Desde que chegou à equipa B, em 2021, somou 57 partidas, marcou um golo e registou três assistências.
Sabe o nosso Jornal que, jogador, que não fez parte do plantel de 24/25, poderá entrar nos planos de Bruno Lage, protagonizando um regresso
|
O Mundial de Clubes já faz a direção de Rui Costa ter de considerar alternativas no plantel do Benfica e Martim Neto é um dos nomes em cima da mesa do Presidente. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal avança com a informação, em primeira mão, que o médio emprestado ao Rio Ave é visto como uma solução para o meio-campo, tendo a competição em vista.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, junto de fonte próxima do processo, Martim Neto irá regressar ao Benfica, no final da temporada, a tempo de integrar as opções de Bruno Lage para o Mundial de Clubes. Por estar emprestado ao Rio Ave, depois não ter convencido Roger Schmidt no último verão, a estrutura técnica do emblema da Luz poderá chamar o atleta, entre o período de 1 a 10 de junho, de forma a que o mesmo possa ser uma das soluções na convocatória do técnico setubalense para a competição, que irá decorrer nos Estados Unidos da América.
O nosso Jornal sabe que, face às opções limitadas no 'miolo', tendo em conta a lesão de Manu Silva e Renato Sanches - que poderá estar apto para o Mundial de Clubes no melhor dos cenários -, Martim Neto é visto, desta forma, como um 'reforço' que poderá aliviar algumas dores de cabeça de Bruno Lage. Segundo informações recolhidas, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, o facto de estar a ser utilizado no Rio Ave ajuda a que mantenha o ritmo, pelo que a direção do Benfica, com Rui Costa à cabeça, mantém a atenção no jovem internacional sub-21 português.
Além disso, Martim Neto ficou de fora da última convocatória de Rui Jorge para a Seleção Nacional de sub-21, sendo mais uma prova dos planos do Benfica relativamente ao médio. Importa referir que, o Europeu desta secção irá decorrer ao mesmo tempo que acontece o Mundial de Clubes, pelo que o Selecionador Nacional já tem deixado de fora alguns nomes, como Samuel Soares e André Gomes, que pertencem ao plantel principal, orientado por Bruno Lage. Desta forma, com a prova mundial, Martim Neto ganha ainda mais espaço para se poder destacar e conquistar um lugar no plantel de 25/26.
Esta temporada, ao serviço do Rio Ave, Martim Neto – avaliado em 3 milhões de euros – leva 19 encontros na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, o craque cedido pelo Benfica ao emblema de Vila do Conde contabiliza 448 minutos, nos 22 jogos já disputados, tendo, marcado um golo e uma assistência.
Treinador das águias foi questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade de contar com futebolista no plantel da próxima temporada
|
O tema do possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica chegou até à conferência de antevisão de Bruno Lage, deste sábado, 12 de abril. O treinador das águias foi confrontado sobre o interesse da direção de Rui Costa. Os jornalistas foram mais além e ainda questionaram sobre se o setubalense mantém contacto com o jogador da formação do Seixal, com Bruno Lage a deixar uma resposta.
"É as pessoas reconhecerem que o Bernardo é um símbolo do Benfica. Tive o prazer de trabalhar com ele. O mais importante é o que controlamos e o que eu controlo é o jogo de amanhã. Sobre a próxima época há pessoas a trabalharem no assunto", assegurou Bruno Lage, na conferência de antevisão à partida com o Arouca.
Bruno Lage: Sobre a próxima época há pessoas a trabalharem no assunto
As declarações do treinador do Benfica sobre Bernardo Silva não ficaram por aqui. Isto porque Bruno Lage foi questionado se ainda mantém contacto com o médio formado no Seixal. Apesar da resposta negativa, o setubalense recordou um momento caricato, em que disse ao atleta lhe iria dar um "tiro numa rótula" nos tempos em que orientava o Wolverhampton e iria medir forças com o Manchester City.
"Não mantenho contacto com ele. A última vez que falei sobre ele até foi para dizer que tinha que lhe dar um tiro numa rótula. Ele ia jogar contra nós. Em jeito de brincadeira, porque é um jogador muito talentoso. A única maneira de conseguirmos travá-lo, no Wolverhampton, era dar-lhe um tiro numa rótula", relembrou Bruno Lage, entre risos.
Bruno Lage: A última vez que falei sobre ele até foi para dizer que tinha que lhe dar um tiro numa rótula
"É um jogador que os adeptos têm um enorme carinho, tem feito uma carreira fantástica. Ele e muitos outros que cresceram aqui e triunfaram lá fora já demonstraram vontade de regressar. Tem que se juntar a vontade do jogador e do clube. Mas isso não tira o foco de amanhã, que é aquilo que controlo", concluiu o treinador do Benfica.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 41 jogos: nove na Liga dos Campeões, 27 na Premier League, três na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com três golos e quatro assistências, nos 3.184 minutos totalizados em 2024/25.
Lateral sueco chegou à Luz no mercado de inverno, no entanto, já tem sido utilizado por Bruno Lage em diversos jogos, dando muito bem conta de si
|
Samuel Dahl apenas chegou no início de fevereiro, no entanto, tem dado muito bem conta de si de águia ao peito. O lateral do Benfica tem demonstrado uma polivalência, que dá muito jeito a Bruno Lage, e é essa a razão que leva Rui Costa a querer avançar com a contratação do sueco a título definitivo.
Depois da saída de Beste, Samuel Dahl rumou à Luz como alternativa a Álvaro Carreras, no entanto, o defesa-esquerdo sueco está a assumir um papel crucial, visto que já foi eleito a 'tapar buraco' do lado destro do campo, face às ausências de Alexander Bah e Tomás Araújo. Além disso, o craque do Benfica, também, já foi utilizado numa vertente mais ofensiva do flanco esquerdo, pelo que a sua versatilidade acabou a impressionar a direção do Glorioso, tal como revela o jornal Record, este sábado, 12 de abril.
Ora, Bruno Lage parece ter um novo Aursnes no plantel dos vermelhos e brancos. Com o norueguês a ser 'bombeiro', já depois de ter 'tapado buracos' no Benfica, Samuel Dahl, ao que tudo indica, apresenta as mesmas características, segundo avança a mesma fonte. Caso Rui Costa avance mesmo com a contratação do sueco, o treinador das águias poderá agradecer, ganhando um novo 'faz-tudo' no conjunto principal dos encarnados já na próxima temporada de 2025/2026.
Vale a pena relembrar que, Samuel Dahl está sob empréstimo, com opção de cláusula de compra incluída. As mais recentes novidades asseguraram que o Benfica, com Rui Costa na liderança, irá acionar esta cláusula, junto dos responsáveis da Roma, de forma a poder comprar o passe a título definitivo do futebolista sueco, garantindo esta contratação para 2025/2026.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 12 partidas: sete na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 725 minutos disputados.