Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mar 2025 | 09:54 |
A poucas horas do pontapé de saída da partida frente ao Nacional, a contar para a 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Benfica conta com três jogadores que já passaram a barreira dos 3000 minutos em campo na presente época de 2024/2025. Álvaro Carreras é o atleta mais ‘desgastado’, seguido de perto pelo capitão, Nico Otamendi e pelo guardião, Anatoliy Trubin.
Face ao atual momento da temporada, onde o Benfica ainda continua bastante ativo em todas as frentes que participa, apenas a três pontos do Sporting, com uma partida a menos, a disputar os oitavos de final da Champions e um encontro agendado com o Tirsense, a contar para a Taça de Portugal, um dos temas mais debatidos do momento é a rotação e gestão da equipa operada por Bruno Lage.
Apesar desta rotatividade não afetar de forma negativa os resultados do Glorioso, há certos atletas que não têm sido poupados e carregam o estatuto de maior utilização no Clube da Luz. No ‘pódio’ surge Álvaro Carreras, o lateral esquerdo de 21 anos é o Benfiquista mais utilizado da equipa, com um total de 3.394 minutos em campo, a seis minutos de passar a barreira dos 3.400 minutos, em contraste aos 749 minutos de utilização, com Roger Schmidt, em 2023/2024.
Atrás do camisola 3, mas também superando a fasquia dos 3000 minutos em campo, surgem dois nomes muito importantes para o sistema tático de Bruno Lage, o veterano Nicolás Otamendi, de 37 anos e o guarda-redes Anatoliy Trubin, de 23 anos. Atrás do argentino e do ucraniano, perto de atingir a marca redonda dos 3.000 minutos, aparece mais um trio, constituído por Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu e Tomás Araújo.
Até ao final da presente temporada, o Benfica tem pela frente ainda mais 11 encontros a contar para a Liga, duas partidas para a Taça um jogo para a Champions. Caso confirme o favoritismo frente à equipa de Santo Tirso, os encarnados irão realizar 56 partidas, a contar com a final da Taça de Portugal, o que significa que muitos dos atletas do plantel irão passar, com toda a certeza, a barreira dos 3.000 minutos ou mais.
Na antecâmara do embate entre encarnados e conjunto napolitano, imprensa recuperou declarações feitas pelo atual Presidente das águias
09 Dez 2025 | 07:19 |
O Benfica terá pela frente a difícil tarefa de destronar o Nápoles. Na antecâmara para o embate desta quarta-feira, 10 de dezembro, as águias vão tentar alcançar algo que apenas fizeram uma vez na sua história: derrotar a equipa de Antonio Conte. Para tal, é preciso recordar as palavras de Rui Costa.
Rui Costa: "Foi uma noite gloriosa para toda a gente do Benfica"
A primeira e única vez que o Clube da Luz sorriu frente ao Nápoles foi na temporada 2009/10, quando os encarnados afastaram os italianos no playoff de acesso à Taça UEFA. Na altura, o atual Presidente do Benfica desempenhava as funções de diretor-desportivo e não conteve a felicidade com o triunfo por 2-0, registado na Luz, depois de uma derrota por 3-2 em Itália.
"Foi uma noite gloriosa para toda a gente do Benfica, além de ter sido histórica para o clube, pioneiro de tal obra", disse Rui Costa em 2009, declarações que foram recuperadas pelo jornal Record na edição desta terça-feira, 9 de dezembro, em vésperas de um novo embate entre os dois históricos do futebol europeu.
Rui Costa: "O público da Luz levou-nos à vitória e ajudou a equipa a ganhar"
"Em Itália, os adeptos do Nápoles criaram-nos um ambiente terrível, mas sabíamos que aqui não seria diferente para eles. O público da Luz levou-nos à vitória e ajudou a equipa a ganhar", acrescentou o antigo maestro dos encarnados, destacando o impacto da onda vermelha.
Vale a pena recordar que o duelo entre o Benfica e o Nápoles está agendado para esta quarta-feira, 10 de dezembro, com o pontapé de saída marcado para as 20H00, no Estádio da Luz. Perante um adversário muito complicado, o plantel encarnado procura mostrar uma faceta diferente da que exibiu no dérbi.
Capitão dos vermelhos e brancos entra em campo, esta quarta-feira, 10 de dezembro, com uma pressão acrescida diante dos italianos
09 Dez 2025 | 06:50 |
Nicolás Otamendi não pode errar frente ao Nápoles. O capitão do Benfica está no limite de cartões amarelos e, caso veja mais um diante do conjunto napolitano, fica automaticamente suspenso para o próximo compromisso das águias na prova milionária, que será a difícil deslocação ao reduto da Juventus.
Escreve o jornal A Bola, esta terça-feira, 9 de dezembro, que o foco do Benfica diante do conjunto de Antonio Conte passa por uma avalanche ofensiva, de forma a conseguir o único objetivo que interessa: ganhar, para manter vivo o sonho de chegar à próxima fase da Liga dos Campeões. Contudo, existem outros casos que merecem a devida atenção do staff.
José Mourinho certamente vai apostar na titularidade de Otamendi na defesa encarnada, visto que se trata de uma peça indiscutível; contudo, o Special One estará ciente da folha disciplinar do argentino e qualquer conduta imprópria na partida na Luz pode fazer com que o camisola 30 perca o bilhete para Turim.
A ausência do capitão na partida frente à Juventus, caso veja o terceiro amarelo diante do Nápoles, significaria uma baixa de bastante relevo para as águias. Por outro lado, na sequência do empate concedido no dérbi, onde o Benfica cometeu erros que originaram o golo dos leões, o plantel encarnado sente que aprendeu a lição e quer reagir frente aos napolitanos.
Nicolás Otamendi — atualmente avaliado em 1 milhão de euros — está em risco de ficar impedido de ajudar as águias no próximo duelo. Na presente temporada, o camisola 30 já realizou 24 partidas oficiais com o Manto Sagrado, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2 160 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou dois golos.
Imprensa nacional revela que dupla de atletas despertou instinto do treinador português que vai acompanhar de perto a sua evolução nas águias
09 Dez 2025 | 06:22 |
José Mourinho está atento a Daniel Banjaqui e José Neto. Pelo que foi revelado, o Special One está agora a seguir o rendimento que os dois jovens sub-17 vão apresentar na equipa B do Benfica. No entanto, os dois laterais não são os únicos campeões do mundo sob o olhar atento do técnico português: Miguel Figueiredo também está a ser avaliado.
Avança o jornal O Jogo, na edição desta terça-feira, 9 de dezembro, que José Mourinho quer ver de que fibra são feitos os três atletas que, há menos de um mês, se sagraram campeões do Mundial de sub-17, no Qatar. Assim, como a mesma fonte explicou, o Special One terá pedido relatórios pormenorizados sobre a evolução destes jogadores em específico: Neto e Banjaqui.
O jornal O Jogo acrescenta que, neste momento, tanto o lado direito como o lado esquerdo da defesa são as principais lacunas dos encarnados, e José Mourinho acredita que José Neto e Daniel Banjaqui podem ser uma mais-valia, no futuro imediato, para responder às necessidades das águias. O caso mais urgente será certamente a posição no corredor esquerdo, onde o camisola 5 da seleção nacional é apontado como o “reforço de inverno” ideal.
Ao mesmo tempo, o Special One não sente que tenha pressa para chamar os dois jogadores aos trabalhos do plantel principal, uma vez que os dois atletas têm contrato com as águias até ao final da temporada 2026/27 e ambos estão protegidos por uma cláusula de 30 milhões de euros.
Assim, Daniel Banjaqui e José Neto — o segundo fez a sua estreia pela equipa B diante da Oliveirense — vão ganhar ritmo e experiência nas competições profissionais sob o comando de Nélson Veríssimo e, quando José Mourinho assim o entender, vão dar o salto e integrar o plantel principal dos vermelhos e brancos.