Futebol
Kompany arrasa Mourinho por usar nome de Eusébio para justificar polémica no Benfica
20 Fev 2026 | 11:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2026 | 13:39 |
Eládio Paramés reagiu com ironia com as críticas e condenações a Gianluca Prestianni - que tem vivido dias de aflição. O amigo próximo de José Mourinho, apesar de não tolerar as manifestações racistas evidentes, provenientes das bancadas, considera que os "factos" devem ser revistos por pelas entidades envolventes.
Eládio Paramés: "Fez-me rir ver, ouvir e ler muitos a condenar Prestianni"
"O que vi nas bancadas do estádio fez-me chorar ao ver parte do público a enlamear o nome de um clube como o Benfica, onde as maiores das suas estrelas tinham pele escura, como Eusébio, a Pantera Negra. Mas fez-me rir ver, ouvir e ler muitos a condenar Prestianni", começou por escrever no seu texto de opinião publicado pelo jornal 'Record'.
O amigo pessoal de José Mourinho não deixou de parte uma determinada variável: "As manifestações racistas foram evidentes e por isso espero que os dirigentes tomem medidas para punir severamente aqueles que ofenderam o jogador do Real Madrid. Mas a pergunta que lhes faço é simples: ouviram o jogador argentino a chamar 'mono' a Vini?"
Eládio Paramés: "Pelo facto de ter a camisola diante da boca, supõem que dirigiu ao brasileiro palavras racistas?"
Ao fundamentar, Eládio Paramés lançou algumas questões: "Ou supõem que, pelo facto de ter a camisola diante da boca, dirigiu ao brasileiro palavras racistas? Ou acreditam piamente na afirmação de um colega de equipa que disse ter ouvido por 5 vezes 5 o argentino chamar 'macaco' a Vini, apesar de estar distante deste?”
Pondo fim à sua opinião, Eládio Paramés deixou a mesma bem clara: “O que exijo e se deve exigir é que os factos sejam apurados pela FIFA, pela UEFA, pela Liga e, obviamente, também pelo Benfica e, apurados estes e comprovada a ofensa, se aplique a merecida punição. Que espero seja severa. Até lá, sou a favor da presunção de inocência e por conseguinte não condeno ninguém”.
Sem Gianlunca Prestianni e o médio frente aos avenses, treinador do emblema da Luz deverá lançar Dodi Lukebakio e Richard Ríos
20 Fev 2026 | 13:12 |
O Benfica recebe este sábado, dia 21 de fevereiro, o AFS, na 23.ª jornada da Liga, e José Mourinho fez a antevisão do jogo em curtas declarações à televisão do clube. O treinador dos encarnados admitiu que vai fazer mudanças e que Fredrik Aursnes não está em condições.
J. Mourinho: "Fredrik Aursnes vai ter que parar"
"Alguma coisa farei. Não tenho problema em antecipar que o Fredrik Aursnes vai ter que parar para poder ter esperança de jogar em Madrid, não está em mínimas condições para ir a jogo. Alguma coisa faremos, mas sempre com a noção de que o jogo é difícil e temos que o ganhar".
Fredrik Aursnes já esteve em dúvida para o primeiro jogo frente ao Real Madrid, na Champions League. Sem Gianlunca Prestianni e o médio norueguês, frente aos avenses, o treinador do emblema da Luz deverá lançar Dodi Lukebakio e Richard Ríos.
O treinador do Bayern Munique, Vincent Kompany, reagiu de forma emotiva ao caso que envolveu Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni no encontro entre Benfica e Real Madrid. O técnico belga criticou a forma como José Mourinho abordou publicamente o episódio e a forma como o 'Special One' utilizou o nome de Eusébio (Recorde AQUI).
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 41 jogos: 21 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.500 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.
Treinador dos encarnados prestou declarações ao canal oficial do Clube encarnado não tendo realizado a habitual conferência de imprensa
20 Fev 2026 | 12:48 |
José Mourinho fez a antevisão ao jogo entre o Benfica e o AFS, este sábado, dia 21 de fevereiro, para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador dos encarnados prestou declarações à BTV, não tendo realizado a habitual conferência de imprensa, e falou do estado de espírito do balneário após as polémicas no duelo frente ao Real Madrid.
"O jogo foi verdadeiramente exigente, em todas as suas facetas. Até ao minuto 50, foi um jogo de uma exigência máxima, seja do ponto de vista físico, seja do ponto de vista tático e a concentração que se tem de ter para se jogar um jogo daquele nível.
J. Mourinho: "Não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e continua a acontecer"
O treinador não esconde problemas na preparação para o duelo: "Não posso deixar de reconhecer que a partir daquele minuto 50 até agora - e não vai acabar com a nossa conversa - que não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e continua a acontecer. Mas há jogo amanhã, um jogo importante para as nossas ambições e sonhos. É fundamental ganhar. Temos de focar e estar ao mais alto nível".
Com o resultado desfavorável (1-0), o Clube da Luz entra com o pé esquerdo no playoff da Liga dos Campeões, ficando em desvantagem face aos merengues. No entanto, nada está resolvido e as contas vão ser feitas no encontro da segunda mão, no Estádio Santiago Bernabéu, a 25 de fevereiro.
O emblema encarnado volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 18h00, na Luz.
Alegado episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni motivou várias reações no mundo do futebol internacional
20 Fev 2026 | 12:33 |
O encontro entre o Benfica e o Real Madrid, relativo ao play-off da UEFA Champions League, continua a gerar forte polémica dias depois de ter sido disputado. O alegado episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni motivou várias reações no mundo do futebol, sendo Gary Lineker a mais recente figura pública a comentar o caso. Também Vincent Kompany criticou o 'Special One'.
No podcast 'The Rest Is Football', o antigo internacional inglês saiu em defesa do avançado brasileiro: "Vinícius marcou um golo fabuloso e festejou como qualquer jogador faria. Depois, de acordo com ele e com Mbappé, que estava perto, foi sujeito a abuso racial por parte de Prestianni. Vai ser difícil de provar, mas digo duas coisas. Por que é que Vinícius e Mbappé iriam mentir?", questionou.
O ex-avançado foi mais longe e enquadrou o episódio num problema social mais vasto: "Diria que isto vai para lá do futebol. Vivemos em tempos de grande divisão, onde nos viramos uns contra os outros. Seja pela cor da nossa pele, etnia ou religião", afirmou,
Lineker criticou também a postura de José Mourinho, que considerou ter responsabilizado Vinícius pelas reações que se seguiram ao golo. "José Mourinho teve a ousadia de culpar Vinícius por festejar o seu golo. Basicamente, disse que fez por merecer. Lamento, mas isso é manipulação psicológica", apontou.
G. Lineker: "Pareceu um pouco um daqueles momentos de Oh, um dos meus amigos é negro"
Por fim, o antigo jogador lamentou ainda a referência feita por Mourinho a Eusébio como argumento defensivo. "Pareceu um pouco um daqueles momentos de ‘Oh, um dos meus amigos é negro’. Eu vou ser acusado, provavelmente, de ser woke, mas penso que é imensamente importante que não sejam apenas os jogadores negros a falar. Tem de vir de nós", concluiu.
Kompany arrasa Mourinho por usar nome de Eusébio para justificar polémica no Benfica
20 Fev 2026 | 11:59
Krithinas antevê o que vai acontecer a Prestianni; Jogador do Benfica em maus lençóis
20 Fev 2026 | 10:20
Benfica toma medidas sobre adeptos que terão insultado Vinícius Júnior de forma racista
20 Fev 2026 | 11:32