
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois da derrota complicada frente ao Braga, no último sábado, 4 de janeiro, a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Benfica prepara novo encontro contra os minhotos, desta vez a contar para a Taça da Liga. A equipa de Bruno Lage tem atravessado uma fase de resultados menos conseguidos e António Simões mostrou-se preocupado.
Numa entrevista dada ao jornal A Bola, a antiga glória do Benfica, mostrou-se pouco otimista e desiludido com o atual momento que os pupilos de Bruno Lage têm vindo a apresentar, depois de duas derrotas consecutivas para o Campeonato Nacional, no dérbi de Alvalade, frente ao Sporting e a receção ao Braga, no último fim-de-semana. O antigo extremo encarnado pede uma reação.
António Simões – As coisas não saem. Não há uma verdade absoluta, mas só falo pelo que vejo
O antigo camisola 11 sente-se ‘preocupado’ com o plantel das águias e reitera que a equipa do técnico setubalense não reage. “A equipa não desembucha e tenho alguma preocupação com o que vejo. Diria que o plantel do Benfica tem algum valor, mas não está a aparecer. Está meio de luto. Não tenho ideia do que passa pois não estou lá dentro. Quando vejo a equipa do Benfica a jogar fico preocupado porque não desenvolve”, atirou em declarações ao jornal desportivo.
António Simões - Está meio de luto. Não tenho ideia do que passa pois não estou lá dentro
No fim, António Simões deixou um mote aos craques do Glorioso, de forma a conseguirem um bom resultado frente aos arsenalistas. “Esse tem de ser o desafio e os jogadores têm de ter força interior para isso. Libertem-se e joguem. Dar tudo o que têm pois os sócios gostam de ver que os jogadores dão tudo o que têm. A cultura do Benfica é essa. Foi assim que o Benfica chegou longe”, vincou a lenda do Clube da Luz.
Especialista espanhol deu o seu parecer sobre a decisão de, Cláudio Pereira, que acabou por 'ajudar' a turma de Rui Borges na última jornada
|
Iturralde González analisou os lances polémicos da jornada e destacou o erro de Cláudio Pereira, que 'tapou olhos' ao penálti a favor dos açorianos. O especialista em questões de arbitragem confirmou mesmo que os leões acabaram por ser levados ao 'colinho' com este lance não assinalado.
Iturralde González - Eduardo Quaresma golpeia-o na perna por trás e derruba-o"
Em declarações ao jornal Record, esta segunda-feira, Iturralde González referiu que Matheus Pereira sofreu um toque de Eduardo Quaresma passível de ser assinalado como penálti, depois do camisola 3 do Santa Clara ter caído na área do Sporting. "É penálti. É a típica jogada em que o avançado mete o pé para tentar esconder a bola e para que o defesa não lhe tire a bola, mas quando Matheus Pereira o faz, Eduardo Quaresma golpeia-o na perna por trás e derruba-o".
"É um penálti ‘sacado’ pelo avançado, mas é penálti", referiu ainda o antigo árbitro internacional em declarações ao jornal desportivo, onde acabou por partilhar a mesma opinião que Duarte Gomes, que já tinha, em declarações à Bola, revelado que Cláudio Pereira tinha cometido um erro na sua decisão.
Importa referir que, o Sporting acabou a vencer a turma de Vasco Matos, por uma bola a zero, graças ao remate certeiro de Geny Catamo. Com este triunfo, os leões passaram para o primeiro lugar, com os mesmos pontos do Benfica, acabando por beneficiar do resultado dos encarnados frente ao Arouca.
Recorde-se que a turma de Bruno Lage empatou, a duas bolas, no Estádio da Luz, num jogo em que apesar dos golos de Orkun Kokçu e Vangelis Pavlidis, o grande protagonista do Benfica - Arouca foi António Nobre. O árbitro português assinalou uma grande penalidade contra as águias, num lance em que a maioria dos especialistas acabou por ter a opinião contrária ao juiz do encontro da 29.ª jornada.
Especialista em arbitragem comentou o lance que ocorreu na área do Clube da Luz no passado domingo, no qual a decisão de António Nobre fez correr muita tinta
|
A decisão polémica de António Nobre no Benfica - Arouca continua a estar em destaque na imprensa desportiva. Nesse sentido, e em declarações ao jornal o 'Jogo', Jorge Coroado, especialista em arbitragem, comentou o lance entre Nicolás Otamendi e Jason na área encarnada, acabando por afirmar que a grande penalidade não se justificava.
Jorge Coroado - Penálti indevido
"Não obstante movimento da cabeça de Otamendi, indiciar pretender estorvar ação de Jason, foi, de facto, o avançado quem procurou e forçou o contacto. Penálti indevido", referiu o especialista em arbitragem que vi a sua opinião ser partilhada por outros comentadores.
"Otamendi não derrubou o adversário. O argentino foi disputar a bola em tackle deslizante e antes do contacto, Jason saltou por cima do adversário, projetando-se acabando por chocar com a cabeça do argentino. No relvado, em movimento rápido, Nobre pode ver penálti, mas em VAR não havia motivo para o assinalar", acrescentou José Leirós.
Também Fortunato Azevedo acabou por concordar com os restantes especialistas e acabou por referir que a decisão de António Nobre no Benfica - Arouca acabou por ser incorreta: "Otamendi, em tackle deslizante, falha a interceção da bola, e é Jason, já em queda, que atinge a cabeça do jogador do Benfica. Após intervenção do VAR, António Nobre manteve a sua decisão, errada".
Importa destacar que, na próxima jornada, depois do deslize com o Arouca, o Benfica de Bruno Lage volta a viajar até ao Norte do país. As águias vão medir forças com o Vitória de Guimarães, em duelo a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no próximo sábado, dia 19 de abril, no Estádio D. Afonso Henriques. O pontapé de saída está agendado para as 20h30.
Na presente temporada, a equipa de Vasco Seabra tem sido uma valente dor de cabeça para as equipas que ocupam a liderança do Campeonato Nacional
|
Não há dúvidas que o empate concedido frente ao Arouca causou bastantes danos ao Benfica, entre eles, a perda da liderança isolada na Liga Portugal Betclic. No entanto, os estragos causados pelos lobos não tem sido uma novidade na presente temporada e o Sporting é também testemunha.
No espaço de meses, o Arouca ganhou nova vida com a mudança técnica e isso verificou-se e bem tanto nos duelos contra o Benfica, como contra o Sporting. Antes de defrontar as águias de Bruno Lage, Vasco Seabra conseguiu arrancar um empate épico frente aos leões, que na altura eram líderes bem destacados do Campeonato.
Façanha que o português conseguiu repetir ontem, domingo, 13 de abril, ao empatar na Luz (2-2), contra o Glorioso, que era precisamente o novo líder da prova. Vale recordar que, na temporada passada, Vasco Seabra também deu dores de cabeça às águias. Na altura, o técnico liderava o Estoril e conseguiu o feito de eliminar o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga, no desempate das grandes penalidades.
É seguro dizer que o timoneiro do Arouca, nos duelos mais recentes, tem sido uma verdadeira ‘pedra no sapato’ para os encarnados. Com a liderança novamente a ser partilhada com a turma de Alvalade, os pupilos de Bruno Lage procuram relançar a corrida e pretendem, já frente ao Vitória de Guimarães, assumir novamente o lugar no pódio da prova de regularidade.
Vale lembrar que Vasco Seabra não é o timoneiro que iniciou a época no banco dos arouquenses. O técnico português recebeu a difícil tarefa de retirar os lobos dos lugares de despromoção, um objetivo que já foi conseguido e a equipa está próxima de assegurar a manutenção.