
Futebol
Lukebakio estreou-se no Benfica - Rio Ave e seguiu pisadas de lenda do futebol mundial
24 Set 2025 | 10:03
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Set 2025 | 10:28 |
António Silva foi o único português titular no Benfica – Rio Ave. Entre os 22 jogadores colocados em campo por José Mourinho e Sotiris Sylaidopoulos, o defesa-central das águias era o único de nacionalidade portuguesa presente no encontro relativo à primeira jornada em atraso da Liga Portugal Betclic.
Este dado significa um novo recorde na presente edição do Campeonato Nacional, dado que se tratou do encontro com mais estrangeiros nos onzes iniciais de uma partida da Liga Portugal Betclic. Na segunda parte, de nacionalidade portuguesa, só Henrique Araújo, avançado do Benfica, se juntou a António Silva.
"Na primeira parte faltou intensidade, chegar ao último terço. Na segunda estivemos bem, criámos oportunidades. O Rio Ave não quis jogar. Fizemos golo, eles empatam numa transição, acho que nos acontece tudo nesta fase", afirmou António Silva, no final do Benfica – Rio Ave, em declarações à BTV.
Contudo, apesar do empate a uma bola, António Silva mostrou-se confiante no futuro do Benfica e que os triunfos irão aparecer: “Temos de continuar a trabalhar e assim os resultados vai chegar. O bom do futebol é isso, temos um jogo na sexta para jogar, voltar às vitórias, que é o que os adeptos querem".
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 11 encontros: cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 912 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central mostrou-se a bom nível.
Atleta tinha contrato com o Clube da Luz até 2029, mas acabou por rumar a outras paragens. Negócio foi tornado público nesta quarta-feira
24 Set 2025 | 12:05 |
É oficial. Após ter sido emprestado ao Lucerna neste verão, Adrian Bajrami, que contava com 210 minutos disputados com o Manto Sagrado, já não é jogador das águias. O emblema suíço anunciou esta quarta-feira, dia 24 de setembro, a contratação do central albanês em definitivo, que tinha contrato com o Benfica até 2029.
"O Adrian integrou-se perfeitamente connosco num período muito curto e é já uma peça importante da nossa defesa. Estamos muito satisfeitos por termos conseguido garantir o contrato definitivo do Adrian com o Lucerna logo no início – em consulta com o Benfica, conseguimos encontrar uma solução adequada", anunciou o Lucerna nas suas redes sociais.
O negócio, que consistiu inicialmente na cedência do internacional de 23 anos via empréstimo, culminou na sua transferência em definitivo pouco tempo depois. Apesar de não terem sido revelados os valores do negócio, o mesmo deverá ter sido concretizado por 5 milhões de euros, tendo em conta que era esse o valor da cláusula de opção de compra contemplada no empréstimo.
Adrian Bajrami assina assim um contrato com o Lucerna válido até 2028, sendo que até ao momento foi titular em todas as partidas oficiais do Lucerna. Em seis jogos na liga suíça, o central soma, até à data, 496 minutos, não contando com qualquer golo ou assistência. Já na Schweizer Cup, o defesa soma um jogo, que disputou na totalidade.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Adrian Bajrami - atualmente avaliado em 1,5 milhões de euros - marcou presença em quatro jogos no plantel principal: três na Taça de Portugal (Farense e Tirsense) e um na Liga Portugal Betclic (Famalicão). Nos 194 minutos disputados pela antiga formação de Bruno Lage, o defesa conta com o um golo. Já pela equipa secundária dos vermelhos e brancos, o central foi a jogo em dois encontros, disputando 148 minutos às ordens de Nélson Veríssimo.
Médio do Clube da Luz foi titular frente ao Rio Ave, num encontro que ditou a ausência do jogador no próximo encontro das águias
24 Set 2025 | 11:09 |
O regresso de José Mourinho ao Estádio da Luz como treinador do Benfica não correu da melhor forma, após os encarnados empatarem por uma bola frente ao Rio Ave, no encontro de reposição da primeira jornada do Campeonato Nacional. No entanto, o empate não foi a única dor de cabeça para as águias, tendo em conta que nesse mesmo jogo Enzo Barrenechea viu o seu quinto cartão amarelo em seis jogos da Liga.
Tal registo faz com que Enzo Barrenechea seja o primeiro jogador do Campeonato Nacional a alcançar os cinco amarelos esta época, igualando assim o recorde da década de menos jogos para chegar a tal número de cartolinas amarelas estabelecido por Sandro Cruz, que na época passada também atingiu a marca de cinco cartões amarelos em seis partidas da Liga, a serviço do Gil Vicente.
No entanto, existe um outro recorde relacionado com a distribuição de cartões amarelos que continua por bater. Isto porque o ex-Porto Wendell é o jogador que chegou aos cinco cartões amarelos em menos minutos jogados, 433. Neste aspeto, Enzo contenta-se com o segundo lugar, tendo chegado a tal marco em 496 minutos.
Dos cinco cartões amarelos vistos pelo médio titular do Benfica, o GoalPoint apurou que foram apenas três os que surgiram na sequência de lances de jogo, sendo que os outros dois foram em eventos surgiram devido a comportamento incorreto, bocas ou desentendimentos em que o jogador se envolveu.
O quinto cartão amarelo dado a Enzo Barrenechea no Campeonato Nacional, frente ao Rio Ave, impede a utilização do médio na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, a ser disputada no dia 26 de setembro, às 20h15, no Estádio da Luz, frente ao Gil Vicente, onde as águias só pensam na conquista dos três pontos.
Diretor-executivo do jornal Record analisou empate concedido pelos encarnados nos últimos minutos do embate diante do vilacondenses
24 Set 2025 | 10:39 |
Sérgio Krithinas defende que a história do Benfica – Rio Ave é muito parecida à dos últimos encontros de Bruno Lage nos encarnados. Num artigo de opinião, o diretor-executivo do jornal Record fez uma comparação com José Mourinho - que disse das boas ao árbitro - e considera que a pressão vai começar a aumentar para o técnico.
“A história do primeiro jogo de José Mourinho no Estádio da Luz foi muito parecida com a história do último jogo de Bruno Lage para o campeonato, com um balde de água fria nos descontos”, começou por afirmar Sérgio Krithinas, analisando os últimos empates dos encarnados na presente temporada.
“Desta vez, as bancadas ajudaram a equipa para crescente assalto da segunda parte, mas os problemas são mais ou menos os mesmos: as águias mantêm enormes dificuldades para jogar em ataque posicional e só a entrada do abre-latas Dodi Lukebakio permitiu ao Benfica rasgar a defesa vilacondense”, atirou Sérgio Krithinas.
“O golaço de André Luiz, no único remate do Rio Ave em toda a segunda parte, após uma transição que deixou Mourinho muito zangado, é a prova de que também há coisas a melhorar no processo defensivo das águias”, defende Sérgio Krithinas, elogiando o tento da turma de Vila do Conde marcado nos últimos minutos.
“Na próxima sexta-feira, com o Gil Vicente, o novo Benfica terá mais uma oportunidade para fazer as pazes com os adeptos. Seguir-se-ão depois dois duelos fora de casa que poderão ser muito definidores deste regresso de Mourinho à Luz e também das próprias eleições, com Chelsea e Porto. A pressão é cada vez maior”, finaliza Sérgio Krithinas.
Lukebakio estreou-se no Benfica - Rio Ave e seguiu pisadas de lenda do futebol mundial
24 Set 2025 | 10:03
Álvaro Magalhães aponta motivo para empate no Benfica – Rio Ave: "Muito má"
24 Set 2025 | 08:26
Lenda das águias questiona atitude da turma de Mourinho no Benfica – Rio Ave: “Amorfo”
24 Set 2025 | 08:00