Futebol
Ponta de lança do Benfica está de saída e tem pé e meio no Galatasaray
20 Jun 2026 | 15:12
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mar 2024 | 16:30 |
A derrota do Benfica frente ao Porto, por 5-0, tem gerado vários comentários de antigas caras do Clube da Luz e António Simões não foi diferente. O campeão europeu pelas águias mostrou-se muito triste com o resultado e questionou a permanência de Roger Schmidt como técnico, em declarações prestadas ao Record, esta segunda-feira, dia 4 de março.
"É uma derrota que dói e que fere o orgulho de todos os benfiquistas e até toda a sua grandeza. Tendo em conta o momento do FC Porto pensava que o Benfica teria possibilidade de vencer. O FC Porto estava instável e agora passou a estar estável. Pelo contrário, o Benfica estava estável e agora passou a estar instável", começou por dizer, numa análise geral ao Clássico.
"Há resultados que magoam mais que os outros e este pode ter uma ação psicológica em todo o plantel que pode originar desorientação porque se está a enfiar num buraco. É um momento de reflexão e de aproximação. Não é para ter razão, mas para ter a solução. Quem tem experiência tem de falar. É preciso liderança e competência. O estatuto não chega", fundamentou o campeão europeu.
António Simões segue questionando as decisões de Schmidt: "O Benfica tem de jogar com um homem na frente. É uma boa ideia. Qual deles melhor se enquadra naquilo que o treinador pretende é uma coisa. Não há falta de pontas de lança. Roger Schmidt tem toda a legitimidade para meter quem quiser e escolher quais são as melhores opções. Mas essa é uma questão em relação à qual as pessoas se interrogam. Trouxe dúvidas e desconfiança".
"É uma decisão que cabe ao clube tomar. O Benfica é um clube do 8 ao 80, logo, pega-se pela parte mais frágil, que é treinador. Despedi-lo tem encargos substanciais e é preciso ter isso em conta. Mas se achamos que não nos serve temos de tomar uma atitude. Olhando de fora, existe o sentimento de que há cansaço na relação entre jogadores e treinador", termina sobre a situação de Schmidt como técnico do Glorioso.
António Simões representou o Glorioso entre 1961 e 1975, período no qual conquistou dez Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus, sendo ainda hoje o jogador mais jovem de sempre a conquistar a Liga dos Campeões (na altura chamada Taça dos Campeões Europeus).
Depois de mais de uma década a representar as águias, um dos jovens formados no Seixal encerrou a sua ligação ao Glorioso
21 Jun 2026 | 09:49 |
É oficial. O Benfica confirmou a saída de Gonçalo Oliveira, jovem defesa central que vai prosseguir a carreira no Rennes. O negócio rende 3,5 milhões de euros aos cofres encarnados e marca o fim de uma ligação de 15 anos entre o jogador e o Clube da Luz.
A transferência foi inicialmente revelada pelo jornalista Fabrizio Romano, que divulgou uma fotografia do atleta já com a camisola do emblema francês, antes mesmo da oficialização por parte do Rennes. O central português assinou contrato válido até 2031 com o conjunto gaulês.
Com apenas 19 anos, Gonçalo Oliveira era visto como uma das promessas da formação encarnada. Ao longo dos últimos anos, treinou várias vezes com a equipa principal e chegou a integrar convocatórias, mas nunca se estreou oficialmente pelo Benfica.
Na despedida, o jovem defesa deixou uma mensagem carregada de emoção nas redes sociais. "Após 15 anos de águia ao peito, chega o momento de fechar este capítulo tão especial da minha vida. Foram anos de crescimento, aprendizagem, desafios e conquistas que levarei para sempre comigo", escreveu.
Gonçalo Oliveira aproveitou ainda para agradecer a todos os que fizeram parte do seu percurso. "Quero agradecer a todos os colegas, treinadores, staff, dirigentes, adeptos e a todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte desta caminhada e contribuíram para o meu percurso. O Benfica será sempre uma parte importante da minha história. Obrigado por tudo", pode ler-se. Também o Benfica reagiu à saída do central, desejando publicamente as maiores felicidades para o futuro da sua antiga promessa.
Veja o anúncio do clube francês:
Jovem defesa português tem sido associado ao clube merengue, agora orientado por José Mourinho, e Rui Costa já tomou uma posição
21 Jun 2026 | 03:00 |
Apesar do interesse do Real Madrid, o Benfica não vai abdicar de Tomás Araújo, sabe o Glorioso 1904. O clube espanhol está atento ao jovem central, mas Rui Costa não quer dizer adeus a uma das maiores figuras do plantel encarnado.
José Mourinho conhece bem o internacional português dos tempos em que orientou o Benfica e continua a ser um admirador das qualidades do central encarnado. No entanto, de acordo com o nosso Jornal, a estrutura da Luz não equaciona abrir mão do central, que é visto como uma das principais referências do presente e do futuro do Clube.
Outra razão para esta tomada de posição é o facto de o Benfica estar fragilizado no eixo da defesa. Com as saídas de Nicolás Otamendi e Gonçalo Oliveira, e a imaturidade de Joshua Wynder, Rui Costa e Marco Silva querem reforçar a defesa em vez de ficarem mais desfalcados.
Aos 24 anos, Tomás Araújo atravessa um dos melhores momentos da carreira e encontra-se atualmente nos Estados Unidos, onde representa Portugal no Mundial. A competição poderá servir para consolidar o seu estatuto dentro e fora das águias.
Na última temporada, ao serviço do Benfica, Tomás Araújo — avaliado em 30 milhões de euros — realizou 39 partidas oficiais: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Liga Portugal Meu Super. Nos 2.795 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa registou um golo e duas assistências.
Antigo lateral das águias está muito perto de dar novo passo na carreira, depois de avançar decisivamente nas negociações com um emblema europeu
20 Jun 2026 | 16:24 |
Álex Grimaldo deu um passo importante rumo a uma nova mudança na carreira. O lateral-esquerdo chegou a acordo total com o Atlético de Madrid, no que toca aos termos pessoais, avançando assim para uma fase decisiva do processo de transferência.
Segundo Fabrizio Romano, o internacional espanhol já deu luz verde ao projeto do clube colchonero, ficando agora apenas a faltar entendimento entre o Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen, onde o jogador tem sido uma das principais figuras desde a sua chegada a custo zero.
O emblema espanhol está neste momento em negociações diretas com o clube alemão, tentando chegar a um acordo final para assegurar o regresso do lateral à La Liga. A operação ainda não está fechada, mas o cenário é considerado muito positivo pelos envolvidos.
A vontade do jogador pode ser determinante para desbloquear o negócio, especialmente tendo em conta o projeto desportivo apresentado pelo Atlético de Madrid, que agrada ao internacional espanhol e acelera o processo de decisão. Vale lembrar que o lateral foi associado ao Barcelona, Juventus e Milan.
Recorde-se que Grimaldo representou o Benfica entre 2016 e 2023, deixando uma marca importante na Luz antes de se transferir para o Bayer Leverkusen. No Atlético de Madrid já brilhou outro ex Benfica de referência, o guarda-redes Jan Oblak, que se tornou uma das figuras do clube espanhol.
Ponta de lança do Benfica está de saída e tem pé e meio no Galatasaray
20 Jun 2026 | 15:12
Rui Duarte faz revelação surpreendente sobre central do Benfica: "Pensava que ia para o Nápoles"
20 Jun 2026 | 12:45
Lateral do Benfica continua a fazer mexer em Itália e há negociações em curso
20 Jun 2026 | 13:21