
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O duelo de ontem à tarde, sábado, 10 de maio, não teve o desfecho que o Benfica e os Benfiquistas ambicionavam. Apesar do empate consumado frente ao Sporting, os encarnados ainda podem chegar ao título nacional, num duelo em que a grande figura da equipa acabou por ser Kerem Akturkoglu.
Apesar do seu golo ter sido insuficiente para dar um resultado diferente ao Glorioso, o camisola 17 escreveu o seu nome a letras de ouro na História do dérbi lisboeta. Depois de bater a concorrência de Rui Silva, à passagem do minuto 63, o extremo encarnado passou a ser o primeiro turco a marcar num encontro contra os leões.
Acaba por ser um registo único, uma vez que nenhum dos clubes tem a forte tradição de contar com atletas turcos nos seus quadros. Do lado da equipa verde e branca, o defesa Demiral é + único nome que surge, mas apenas fez um jogo pela equipa principal, em 2017/2018, numa partida frente ao Oleiros, a contar para a Taça de Portugal.
No caso dos encarnados, além de Akturkoglu, o Glorioso também conta com a presença de Orkun Kokçu, companheiro de seleção do camisola 17 das águias. Contratado em 2023 ao Feyenoord, o camisola 10 somou ontem o seu quinto duelo com o rival de Alvalade, mas continua com a folha em branco.
No caso de Akturkoglu, a história foi diferente, ao terceiro encontro, turco não se deixou intimidar e bateu Rui Silva, deixando a sua marca nas estatísticas do dérbi eterno. Com o tento apontado aos leões, passa a somar 16 golos na temporada, o seu segundo melhor registo da carreira, apenas superado pelos 20 golos que apontou em 2019/2020, ao serviço do Erzincanspor. Apesar de não ter garantido os três pontos às águias, permitiu que o Benfica continue na corrida pelo título.
Timoneiro setubalense foi desafiado a responder a uma questão relativa ao campeonato nacional, isto depois do empate diante os leões
|
Bruno Lage foi confrontado sobre a 'tristeza' de não se ter sagrado campeão nacional na partida do passado sábado, no Estádio da Luz. Na conferência de impressa, após o após o apito final do duelo diante o Sporting, o técnico do Benfica acabou por comentar a situação da Liga Portugal Betclic, tendo ainda referido que sabe qual a exigência do Clube da Luz.
"Não vou ser melhor ou pior treinador em função de ganhar o título, vou é ter mais ou os mesmos títulos. Importante é assumir que fizemos sempre o nosso melhor, sofremos o golo e depois a equipa esteve sempre por cima do jogo. Foi a melhor equipa", começou por dizer o timoneiro setubalense na conferência de imprensa, após o apito final do Dérbi.
Bruno Lage - Sei muito bem a exigência do Benfica
"Tenho dito isto quase desde o início que o campeonato ia ser discutido nas últimas duas jornadas. Temos consciência do que fazemos em cada momento e a minha evolução enquanto treinador, sinto que os jogadores acreditam e mim e dão tudo pelo que nós defendemos. Sei muito bem a exigência do Benfica e não vencer o campeonato não é suficiente", referiu ainda Bruno Lage.
Recorde-se que o timoneiro setubalense já tinha abordado a hipótese das águias ainda chegarem ao tão desejado 39.º título. "Continuamos a ter a possibilidade de vencer o campeonato, mas não estamos dependentes apenas de nós. Se o Sporting vencer o jogo é campeão e, se não o fizer, temos de vencer o nosso, isso é claro", disse Bruno Lage.
Sem campeão nacional decidido nesta jornada, o empate na Luz empurra as decisões para a última ronda. O Benfica, orientado por Bruno Lage, vai medir forças com o Braga, de Carlos Carvalhal. O jogo, referente à 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai acontecer em casa dos guerreiros, no sábado, 17 de maio. Enquanto isso, o Sporting vai receber o Vitória de Guimarães, antigo clube de Rui Borges, no Estádio José Alvalade.
Como tem sido recorrente nos encontros entre as duas equipas, os dois dirigentes máximos marcaram presença, mas houve um detalhe que chamou à atenção
|
Ninguém pode negar que o encontro de ontem à tarde, sábado, 10 de maio, entre o Benfica e o Sporting foi um verdadeiro teste às emoções de todos os envolvidos. O encontro acabou empatado a uma bola e na tribuna do Estádio da Luz, estiveram presentes Rui Costa e Frederico Varandas, Presidentes dos dois emblemas, no entanto, as atitudes adotadas pelos dois não fugiram aos olhares dos mais atentos.
Com tem sido recorrente nos últimos duelos entre os dois emblemas lisboetas, os dois dirigentes fazem questão de assistir ao encontro no mesmo local. Ontem, os Líderes cumprimentaram-se, torcaram algumas palavras, mas assistiram ao encontro juntamente com os seus respectivos órgãos de comunicação social.
Pelo que noticiou o jornal Record, a origem desta decisão estava relacionada com a importância extrema que este dérbi significava paa as contas do título. Para evitar qualquer tipo de confronto verbal entre as duas partes, foi decidido que ambos iriam assistir ao duelo na tribuna,mas afastados um do outro.
Segundo a mesma fonte, Rui Costa, além de acompanhado dos meios de comunicação social do Clube da Luz, assistiu ao dérbi eterno na companhia de Pedro Proença, o novo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e ao lado de Reinaldo Teixeira, recém eleito Líder da Liga de Clubes.
Recorde-se, que o Benfica e Sporting dividiram os pontos, depois de um empate a um golo, carimbado por Francisco Trincão, aos quatro minutos, e Kerem Akturkoglu, à passagem do minuto 63. Com este resultado, as decisões sobre o título da Liga Portugal betclic ficam adidas para a última jornada, com o Glorioso a visitar o braga e os leões a receberem o Vitória de Guimarães.
Especialista em questões de arbitragem comentou um lance polémico na partida do passado sábado, que acabou por 'tramar' a turma de Bruno Lage
|
A decisão polémica de João Pinheiro, e do VAR, no Benfica - Sporting continua a estar em destaque na imprensa desportiva. Nesse sentido, e em declarações ao jornal o 'Jogo', Jorge Coroado, especialista em arbitragem, comentou o lance entre Nicolás Otamendi e Debast na área dos leões, acabando por afirmar que ficou por marcar uma grande penalidade a favor do Clube da Luz.
Jorge Coroado - Se VAR não viu, não faz lá nada
"Claríssimo. Debast, com ambas as mãos no peito de Otamendi, empurrou-o, impedindo-o de saltar à bola. Se VAR não viu, não faz lá nada", revelou o especialista em questões de arbitragem em declarações ao jornal O Jogo, este domingo.
"Debast nunca quis jogar a bola. Deliberadamente, começou a agarrar e depois empurrou Otamendi para o relvado. Penálti por assinalar", acrescentou também José Leirós, sobre o lance no qual o capitão do Clube da Luz, que teceu duras críticas à arbitragem, acabou por ser impedido de disputar a bola.
Também Fortunato Azevedo acabou por concordar com os restantes especialistas e acabou por referir que a decisão de João Pinheiro e do VAR no Benfica - Sporting acabou por ser incorreta: "Debast, com os braços, de forma clara e objetiva, derruba Otamendi. Falta clara para penálti, merecedora da intervenção do VAR.
Após este encontro, o Benfica vai disputar o último jogo da Liga Portugal Betclic 24/25 fora de portas. As águias despedem-se do Estádio da Luz e deslocam-se à Pedreira para defrontar o Braga, de Carlos Carvalhal, no sábado, 17 de maio, fechando o Campeonato Nacional com um jogo grande frente aos minhotos.