Futebol
Javier Zanetti recordou Mourinho e elogia treinador do Benfica: "Um dos melhores"
09 Jan 2026 | 17:21
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Mai 2024 | 19:30 |
A cidade de Rosario Central está bastante ansiosa para que a mudança de Ángel Di María para a Argentina se consagre, segundo avança o jornalista Javito Cigno em declarações prestadas ao jornal Record, este sábado, dia 25 de maio. O profissional descreve a situação como uma "cidade paralisada".
"A cidade está quase paralisada à espera do desenlace desta situação. É o jogador mais importante da história das divisões inferiores [escalões de formação] conhecido em Rosário e no mundo inteiro", começou por referir o jornalista albiceleste.
Javito Cigno garante que o camisola 11 do Benfica vai regressar depois da Copa América: "Toda a gente no Central espera ansiosa o regresso que ele tinha prometido. O jornalista aborda ainda as ameças feitas à família do atleta: "As ameaças podem tê-lo feito rever a decisão e ficar com dúvidas. Agora, o rumor volta a estar mais forte"
"Quando falo com os diretores daqui, dizem-me que já fizeram todos os movimentos necessários, que irão assinar o maior contrato da história do clube e que já garantiram ao jogador todo o tipo de segurança. Com ministérios, autoridades, governadores... tudo. Tem tudo à disposição e todas as comodidades de que necessita", acrescentou.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – leva 48 encontros. Nos 3.984 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional argentino marcou 17 golos e fez 13 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt.
Ao todo, com o Manto Sagrado, Ángel Di María contabiliza 173 encontros, 32 tiros certeiros, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).
Internacional argentino tem estado ausente das opções de José Mourinho devido a lesão, falhando os duelos contra Estoril e Braga
10 Jan 2026 | 08:57 |
Enzo Barrenechea não vai jogar o Clássico. Pelo que foi apurado, o médio ainda não está totalmente recuperado da lesão no ombro direito e, por isso, é baixa confirmada para José Mourinho, numa altura em que o técnico prepara o duelo entre Benfica e Porto, a contar para a Taça de Portugal.
Segundo revela o jornal Record, na edição deste sábado, 10 de janeiro, o camisola 5 dos encarnados terá ainda de aguardar, pelo menos, mais duas semanas para receber alta do departamento médico do Benfica. Com o encontro frente ao Porto já descartado, o foco de Barrenechea está exclusivamente direcionado para o tratamento da lesão.
A mesma fonte adianta que a possibilidade de uma intervenção cirúrgica chegou a ser equacionada. No entanto, após uma reunião entre o jogador e a equipa médica do Benfica, essa hipótese foi colocada de parte, acreditando-se que o tratamento em curso será suficiente para debelar o problema físico que afeta o médio argentino.
Outro aspeto revelado pelo Record prende-se com a vontade expressa do jogador em dar o seu contributo no Clássico. De acordo com o diário desportivo, Barrenechea não escondeu a tristeza por não integrar as opções para o jogo da Taça de Portugal, tendo manifestado, junto do plantel e da equipa técnica — que terá agora de encontrar soluções — o seu desânimo por não viajar até à Invicta.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — participou em 29 dos 31 jogos oficiais já realizados pelas águias: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.374 minutos disputados, soma um golo e uma assistência.
Extremo brasileiro do Al Nassr leva quatro golos e uma assistência na presente temporada pela turma onde atua Cristiano Ronaldo e João Félix
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica não vai avançar para a contratação de Wesley nesta janela de transferências. A informação foi apurada em exclusivo pelo Glorioso 1904, dando conta que o dossier está encerrado. A estrutura liderada por Rui Costa analisou detalhadamente todo o processo, mas optou por seguir outro caminho para reforçar o plantel às ordens de José Mourinho.
O entrave principal prende-se com a vontade do Al Nassr. O clube saudita só pretende libertar o jovem aquando do regresso de Sadio Mané do CAN, conforme declarações de Jorge Jesus. Esta condição complica muito os planos das águias, que desejam um reforço imediato para atacar a segunda metade da época sem esperar pelo fim da competição internacional de seleções.
Para lá da questão do timing, existe outra prioridade definida. Os encarnados têm o negócio por André Luiz muito bem encaminhado com o Rio Ave. O extremo que brilha em Vila do Conde deve custar 15 milhões de euros aos cofres da Luz, já com objetivos incluídos e uma percentagem de futura mais-valia.
Assim sendo, e apesar de os responsáveis terem o atleta bem referenciado, a transferência não acontecerá. O talento do emblema de Riade não deve rumar a Lisboa na presente temporada. O foco vira-se totalmente para o mercado interno português, descartando a contratação do colega de Cristiano Ronaldo e João Félix.
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Antigo treinador dos encarnados analisa a saída do lateral internacional português, que está próximo de voltar ao clube da Catalunha
09 Jan 2026 | 17:52 |
Norton de Matos, primeiro treinador de João Cancelo em contexto sénior, considera que a escolha do internacional português em regressar ao Barcelona é sobretudo desportiva. Para o técnico, aos 31 anos, Cancelo continua focado em competir ao mais alto nível, algo que, na sua perspetiva, o futebol europeu garante melhor do que o campeonato saudita, apesar do forte investimento financeiro realizado naquele país.
“A Arábia Saudita não é de alto nível”
"A Arábia Saudita é fantástica, a nível financeiro, mas o seu campeonato ainda não pode ser considerado de alto nível. E para jogadores que, como o João, já atingiram uma certa independência económica, resta-lhes o gosto de continuar a jogar ao mais alto nível. A Arábia Saudita não é de alto nível... ainda", nota o treinador, que, "há muitos anos", recusou uma proposta saudita por entender não existir a competitividade que considera fundamental.
"O João tem uma maturidade extraordinária. Se, com 17 anos, já era um dos melhores do mundo, hoje, com 31, continua num patamar top a nível mundial", defende, acrescentando: "O futebol precisa de jogadores como o João Cancelo, jogadores que criem, que tenham espontaneidade e imprevisibilidade. É um jogador fora da caixa, pois encontra soluções onde outros não conseguem. Num futebol tão 'standartizado', tão amarrado, jogadores como o João são essenciais, levam espetadores ao estádio."
“Jogadores sabem que a Europa tem o melhor futebol”
O antigo selecionador da Guiné-Bissau, tentando encontrar uma explicação para o facto de o futebol saudita não ser ainda tão competitivo, reitera: "Apesar da abertura demonstrada nos últimos anos, aquele ambiente é muito específico. Há famílias que não conseguem adaptar-se. Por isso, há futebolistas que estão em Inglaterra e que, perante propostas mirabolantes, recusam-se a ir, pois querem estar na Europa e sabem que a Europa tem o melhor futebol do mundo. Jogos altamente competitivos todas as semanas, em campeonatos bem organizados, com jogadores fantásticos".
Para o final, Norton de Matos deixou um último aspeto que terá pesado na decisão de João Cancelo trocar o Al Hilal pelo Barcelona - o Campeonato do Mundo do próximo verão. "Vai querer chegar ao Mundial na melhor forma possível, em termos físicos, técnicos e mentais. Isso só se adquire jogando com regularidade. Algo que não estava a acontecer. Para ir em ótimas condições tem que jogar, não basta treinar e ficar de fora. Jogando no Barcelona, vai chegar ao Mundial top a nível físico e top a nível mental", assegura o experiente treinador, concluindo com mais uma lista de elogios ao antigo pupilo.