
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O futebol português voltou a viver um momento triste, desta vez na partida entre o Boavista e o Vitória SC, a contar para a 25.ª jornada da Liga Portugal. Decorria o minuto 37 da partida quando Bruno Varela, antigo guardião do Benfica, denunciou ao árbitro do encontro, que estava a ser alvo de insultos racistas.
A partida decorreu no Estádio do Bessa e esteve interrompida durante quatro minutos, entre os 37' e o 41', enquanto o camisola 14 dos vimaranenses denunciava a João Pinheiro, juiz nomeado pela Liga Portugal, que estava a ser alvo de racismo da parte dos adeptos axadrezados, presentes nas bancadas atrás da baliza vimaranense.
Além do árbitro, Bruno Varela falou igualmente com Lito Vidigal, técnico das panteras. A partida foi interrompida e as câmaras da Sport TV captaram o incidente. Após vários diálogos em pleno relvado, Rodrigo Abascal, capitão do Boavista, dirigiu-se às bancadas e pediu que os presentes se acalmassem e que apenas apoiassem a sua equipa, pedindo-lhes que não insultassem o guarda-redes natural de Cabo Verde.
Já com os ânimos serenos, Bruno Varela voltou à baliza e a partida foi retomada. Recorde-se, que a equipa visitante, liderada por Luís Freire acabou por vencer o encontro, por duas bolas a uma. Marco van Ginkel ainda colocou o Boavista na liderança, na conversão de uma grande penalidade, mas um autogolo de Vukotic, que também passou pela formação do Benfica, e um penálti de Tiago Silva asseguraram os três pontos para o Vitória.
Bruno Varela, de 30 anos, cumpriu grande parte da formação no Glorioso e ainda completou 35 partidas ao serviço da equipa principal das águias, conquistando com o Benfica uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Na presente temporada de 2024/2025, a 5.ª ao serviço da equipa da Cidade do Berço, o guardião já realizou 39 encontros oficiais, num total de 3.510 minutos em campo.
Rui Costa tomou decisão depois de conhecer novas exigências, que colocaram as negociações por reforço para as águias num impasse
|
Rui Costa quer satisfazer Bruno Lage e trazer de volta João Félix, contudo o Chelsea está a exigir mais dinheiro. Face a esse novo contratempo, o Benfica vai melhorar a oferta inicial feita, que rondava os 20 milhões de euros por metade do passe do avançado, no entanto, não vai atingir o valor final exigido pelo emblema da Premier League.
Segundo informa o jornal A Bola, o Benfica admite subir a parada por João Félix, contudo não vai atingir os 30 milhões de euros desejados pelo Chelsea. Ao invés, a mesma fonte assegura que os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, admitem chegar a uma proposta na ordem dos 25 milhões de euros pela transferência do internacional português para a Luz.
Desta forma, o Benfica vai tentar alcançar um acordo com o Chelsea com base nestes números, tentando chegar a um consenso entre as duas partes. Tanto João Félix, como os encarnados, querem que esta mudança aconteça, neste verão, tendo em conta que o avançado não entra nos planos dos blues para 2025/2026.
Refira-se que, o Clube da Luz está mais cauteloso no que toca aos valores da transferência, visto que João Félix não é a única prioridade. Thiago Almada está a ser negociado pelo Benfica junto do Botafogo e as exigências dos brasileiros, também, não são pêra-doce para o Glorioso.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Contrato milionário não satisfez as ambições de titular de Bruno Lage, que diz não ao Fenerbahçe e continua a envergar o Manto Sagrado
|
José Mourinho desespera: Kerem Akturkoglu não vai rumar ao Fenerbahçe. Depois da equipa turca ter oferecido um contrato milionário, o avançado do Benfica não quis mudar-se para o emblema e optou por continuar a envergar o Manto Sagrado, dando uma nega valente ao Special One, que está atento ao mercado.
De acordo com o jornalista Mehmet Ozcan, o clube de José Mourinho ofereceu um salário de 4 milhões de euros anuais a Akturkoglu. Contudo, o extremo do Benfica 'torceu o nariz' e recusou essa oferta e a consequente mudança para Istambul, que seria um regresso, depois do craque ter sido contratado ao Galatasaray.
Muito possivelmente, aponta-se que o facto do Fenerbahçe ser rival do antigo emblema de Akturkoglu poderá ter estado dentro dos motivos para a recusa do atacante do Benfica numa mudança para o plantel de José Mourinho. Assim sendo, o compatriota de Kokçu afasta-se da saída do Clube da Luz, ao contrário do colega de seleção.
Kokçu já está fechado no Besiktas e deverá ser anunciado como reforço oficial do emblema turco ainda neste sábado, 12 de julho. O médio, que envergou a camisola 10 do plantel do Benfica, vai fazer a viagem para a Turquia hoje, onde vai ser recebido por muitos adeptos das águias negras, para depois se juntar à equipa, onde se encontram Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes.
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 24 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências nos minutos que já registou com o Manto Sagrado.
Já há novas informações quanto à chegada oficial do lateral-direito à Luz, depois do negócio fechado a troco de 10 milhões de euros
|
Amar Dedic segue-se na lista de reforços para serem anunciados pelo Benfica. Já fechado na Luz por 10 milhões de euros, o lateral-direito vai ser o próximo jogador a ser oficializado como reforço de verão para Bruno Lage, seguindo-se a Rafael Obrador. Espera-se que o anúncio decorra nas próximas horas.
Quem avança com a informação é o jornal A Bola. O diário desportivo garante, este sábado, 12 de julho, que Amar Dedic deverá ser anunciado dentro das próximas horas, sendo o reforço seguinte a receber uma apresentação oficial do Benfica. Recorde-se que, o lateral bósnio é um negócio fechado há algumas semanas, tendo já realizado exames médicos.
Este anúncio segue-se da oficialização de Rafael Obrador, cujo valor da cláusula de rescisão já é conhecido. O lateral-esquerdo contratado ao Real Madrid por 5 milhões de euros já envergou o Manto Sagrado e prestou as primeiras declarações enquanto jogador do Benfica, mostrando-se satisfeito por ter assinado pelas águias.
Enquanto aguarda pelo anúncio oficial, Amar Dedic tem-se aplicado durante as suas férias, trabalhando 'horas extra' para se apresentar da melhor forma a Bruno Lage. Importa relembrar que, o primeiro dia de trabalhos da pré-época do Benfica está marcado para a próxima segunda-feira, 14 de julho, no Seixal, esperando-se já contar com um novo defesa-direito no plantel.
Em 2024/2025, Amar Dedic – atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde esteve cedido até final da época, registando uma assistência.