
Futebol
Kokçu chama por Akturkoglu! Ex Benfica confessa: "Continuámos a falar"
18 Ago 2025 | 11:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Ago 2025 | 13:19 |
Mohamed Amoura foi o nome mais recente apontado ao Benfica. O internacional argelino joga no Wolfsburgo, da Alemanha, e é um dos alvos dos encarnados para reforçar a frente de ataque. Hélder Baldé, defesa-central que passou nos escalões de formação do Seixal, partilhou balneário com o avançado e, em declarações ao jornal A Bola, recordou a experiência.
Baldé: "Amoura é muito rápido e muito ágil. Parece um sonic"
"Sentiu algumas dificuldades no início, mas foi entrando na equipa e fazendo golos. No Lugano jogava tanto à esquerda como atrás do ponta de lança. É muito rápido e muito ágil. Parece um sonic. Sabe posicionar-se no ataque", começou por dizer Baldé, que jogou com Amoura em 2021. Juntos, conquistaram a Taça da Suíça.
Hélder Baldé destacou a velocidade notável do argelino e a capacidade de partir rapidamente para as transições ofensivas. O defesa-central foi convidado a comparar Amoura com um jogador português e a resposta foi um velho conhecido dos benfiquistas: "É muito parecido com o Rafa. É um jogador difícil de apanhar. Como é muito ágil consegue ultrapassar adversários mais fortes".
"Vai começar no banco e ganhar espaço a partir daí. É muito bom jogador", concluiu, já perspetivando uma transferência para a Luz. Mohamed Amoura começou o seu percurso no futebol europeu no Lugano, da Suiça, e foi lá que jogou com Baldé. O defesa-central formado no Benfica recordou a personalidade "brincalhona" do argelino e a capacidade de "fazer bom balneário".
Em 2024/25, com a camisola do Wolfsburgo, Mohamed Amoura - atualmente avaliado em 32 milhões de euros - disputou um total de 34 partidas. Ao todo, durante os 2.729 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o alvo do Benfica marcou 10 golos e fez nove assistências. A transferência para a Luz está pendente de uma eventual saída de Kerem Akturkoglu.
Turma orientada por Nélson Veríssimo estreou-se em casa para o campeonato diante do Leixões e contou com presença ilustre nas bancadas
18 Ago 2025 | 11:39 |
O Benfica B estreou-se em casa para o campeonato com um empate a uma bola (1-1) frente ao Leixões. A turma orientada por Nélson Veríssimo, que contou com a ajuda de Tomás Araújo e Rafael Obrador, teve direito ao apoio vindo das bancadas de Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Gianluca Prestianni e Tiago Gouveia, que fizeram questão de estarem presentes no encontro.
A ilustre presença destes quatro membros do plantel principal fez-se sentir ao intervalo. Tiago Gouveia foi o primeiro a chegar ao recinto, enquanto os três apareceram acompanhados, como foi possível verificar ao intervalo, devido ao trabalho da realização. Os adeptos que se encontravam no recinto fizeram fila para interagir com os jogadores.
Segundo as informações de quem se encontrava no local, para além destes quatro jogadores, Mário Branco, diretor-geral do Benfica, Simão Sabrosa, diretor-técnico e Joaquim Milheiro, coordenador do futebol de formação, também marcam presença no Benfica Campus para assistir à partida.
Bruno Lage terá assistido a alguns minutos do encontro, num local mais discreto, junto à linha de fundo da baliza defendida por Diogo Ferreira na primeira parte. O treinador dos encarnados colocou um olhar atento no jogo, já que, o Benfica B apresentou cinco elementos que têm participado no quotidiano da equipa principal: Tomás Araújo, Gonçalo Oliveira, Leandro Santos, Rafael Obrador e Diogo Ferreira.
O próximo jogo da equipa B do Benfica está agendado para a próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, às 18h00. A turma orientada por Nélson Veríssimo vai viajar até ao Norte de Portugal para defrontar o recém-promovido Lusitânia de Lourosa, clube que já leva quatro pontos nesta edição da Liga Portugal 2 Meu Super.
Antigo jogador do Clube da Luz falou da derrota sofrida frente aos gunners e afirmou que os red devils foram a equipa superior no encontro
18 Ago 2025 | 11:36 |
O Manchester United saiu derrotado no passado domingo, 17 de agosto, pela margem mínima (1-0) na receção ao Arsenal, a contar para a primeira jornada da Premier League. Apesar do desaire Ruben Amorim, antigo jogador do Benfica e atual técnico dos red devils, mostrou-se “orgulhoso” com a prestação da equipa e apontou para o futuro, que foi garantindo através de reforços ao longo do verão.
Ruben Amorim: "Merecíamos um resultado diferente, temos de seguir em frente"
“Estou muito orgulhoso dos rapazes. Foram muito corajosos em tudo o que fizeram durante o jogo. Parabéns pelo desempenho. Merecíamos um resultado diferente, temos de seguir em frente. Fomos mais agressivos do que no ano passado”, começou por dizer após o apito final do encontro.
De seguida, Ruben Amorim destacou a forma destemida como o Manchester United jogou, sem esquecer de mencionar o descontentamento que por vezes era ouvido nas bancadas de Old Trafford: “Jogámos um contra um durante todo o encontro e pressionámos alto. Tivemos qualidade com a bola. Mesmo quando o estádio fez alguns barulhos continuámos a jogar da nossa forma. O mais importante: não fomos aborrecidos”.
Ruben Amorim: "Não importa quem está a jogar, queremos ganhar jogos"
Em relação a colocar o emblema de Manchester na rota das vitórias, o técnico luso foi incisivo: “Precisamos de ganhar jogos, mas foi completamente diferente em relação à época passada. Temos jogadores para ganhar qualquer jogo da Premier League. Precisamos de nos concentrar e esquecer o barulho. Não importa quem está a jogar, queremos ganhar jogos”.
Por fim, Ruben Amorim abordou a superioridade do seu plantel na partida apesar do resultado final: “Merecíamos mais e fomos a melhor equipa, isso é evidente. Mas acabámos por perder. Temos de trabalhar nos aspetos que precisamos de melhorar. Fizemos muitas coisas bem. Há muitos aspetos nos quais precisamos de trabalhar”.
Antigo lateral-esquerdo bicampeão europeu dos encarnados faleceu no passado sábado, aos 85 anos, vítima de doença prolongada
18 Ago 2025 | 11:33 |
O Benfica detalhou a data, hora e local das cerimónias fúnebres em memória do bicampeão europeu Fernando Cruz, que morreu no último sábado, aos 85 anos, vítima de doença prolongada. Segundo os encarnados, o corpo do antigo lateral-esquerdo estará na Igreja das Furnas, em Lisboa, a partir das 17h00 desta segunda-feira, dia 18 de agosto.
Fernando Cruz será, de seguida, transportado para o cemitério de Barcarena, para se realizar a cremação, agendada para as 12h15 do dia seguinte. O Benfica emitiu uma nota de pesar no site oficial do clube no último sábado, dia do falecimento, para prestar as condolências à familia da antiga glória dos encarnados.
"O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz, as suas mais sentidas condolências", escreveram os encarnados, que ao longo da nota oficial, fizeram questão de sublinhar aquele que foi o legado de um jogador que venceu duas Taças dos Campeões Europeus de águia ao peito.
Pelo Benfica, Fernando Cruz venceu oito Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e duas Taças dos Campeões Europeus, sendo um dos poucos sobreviventes da famosa equipa encarnada que venceu de forma consecutiva a maior competição europeia de clubes, ainda no início dos anos 60, frente ao Real Madrid e Barcelona.
Cruz estreou-se com o Manto Sagrado do Benfica com apenas 20 anos de idade, em 1959 e teve uma carreira ao mais alto nível até 1970, ao lado de nomes como Eusébio, Coluna ou António Simões. Ao todo, foram 445 jogos, onde apontou um golo pelos encarnados.