Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2023 | 07:00 |
Depois da vitória em Bruges, por 2-0, os encarnados posicionaram-se muito bem na corrida para a passagem aos ‘quartos’ da Liga dos Campeões e os adeptos continuam com a ambição da conquista europeia bem viva, já que a nível nacional sobra apenas o Campeonato para ganhar, uma vez que as águias estão fora da Taça de Portugal e não ganharam a Taça da Liga. Mas coração à parte, quanto fatura, afinal, o Benfica, na prova milionária? O nosso Jornal fez as contas e mostra-lhe todos os detalhes dos valores em questão, tendo por base as últimas cinco épocas.
Será sempre a subir e a somar!Esta temporada o Benfica arrecadou 15,64 milhões de euros de forma imediata, pela participação na fase de grupos da prova, mais 22,74 milhões da parcela do ranking de clubes. Juntando a estes valores, acrescem 13,06 milhões face às quatro vitórias e dois empates conseguidos pela turma de Roger Schmidt – 2,8 milhões por cada vitória e 930 mil euros por cada empate – mais os 9,6 milhões pela passagem aos oitavos-de-final. A este valor, 61,04 milhões de euros pode juntar-se 10,56 milhões caso o Glorioso consiga passar à próxima fase. Portanto, ao todo, as águias podem totalizar 71,6 milhões de euros, só até aos quartos-de-final.
O que lá vai, lá vai… mas os milhões ficamNeste momento o Benfica está de olhos postos no futuro, porém, não deixamos os últimos anos para trás e mostramos-lhe quanto a SAD encarnada encaixou através das participações – mais ou menos bem conseguidas – na Liga dos Campeões. Ora vejamos. Na época 2021/2022, o emblema encarnado angariou 64,6 milhões de euros. Todos os clubes participantes na fase de grupos dessa edição tinham direito a um valor-base de 15,64 milhões de euros, ao qual acrescia uma verba relacionada com o ranking de cada um: o Benfica, 14.º posicionado, teve direito a mais 21,6 milhões de euros, logo à partida. Com cada vitória a render 2,8 milhões e cada empate 900 mil euros, as águias, que venceram duas vezes e empataram outras duas, conseguiram 7,6 milhões com os resultados. A passagem aos oitavos valeu 9,6 milhões e os quartos elevaram ainda mais a receita, que se fixou nos 64,64 milhões. Em 2020/2021 as águias não marcaram presença na prova milionária, ficando-se pelos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, onde o Arsenal levou a melhor, por 4-2, no somatório das duas mãos da competição. Recuando a 2019/2020, a equipa da Luz ficou-se pelo terceiro lugar da fase de grupos (grupo G), com sete pontos, numa altura em que cada vitória valia 2,7 milhões e cada empate 900 mil euros. Contas feitas, com três derrotas, duas vitórias e um empate, os encarnados angariaram 6,3 milhões. A somar aos 15,25 milhões que tinham direito, de forma imediata, as águias totalizaram 21,55 milhões de euros nessa temporada. Curiosamente, na época anterior a essa, a de 2018/2019, o cenário foi semelhante. A formação da Luz ficou classificada em terceiro lugar do grupo E, com sete pontos, numa altura em que saiu derrotada por três vezes, venceu em duas e empatou numa. Com os mesmos valores, por jogo, da temporada 2019/2020, as águias conseguiram juntar 6,3 milhões mais 14,5 milhões recebidos de imediato, ou seja, o total ficou nos 20,8 milhões de euros.
Raça, querer, ambição e milhões no ‘sapatinho’Em suma, podemos concluir que nas últimas quatro temporadas o Benfica conseguiu juntar nos seus cofres 106,9 milhões de euros, em receitas com a Liga dos Campeões. Se juntarmos os valores desta época, que corre de feição para as águias, na prova, o mealheiro poderá ficar ainda mais recheado, com 178,5 milhões de euros ‘em caixa’. Mas para isso é preciso que o plantel de Roger Schmidt dê ‘corda aos sapatos’ e garanta, no próximo dia 7 de março, pelas 20h00, a passagem aos quartos-de-final da Champions, num jogo que será realizado no Estádio da Luz, frente ao Club Brugge.
Fotografia de Benfica
Futebolista tem dado nas vistas na presente edição do Campeonato Nacional, com boas exibições ao serviço de uma das equipas sensação da prova
10 Jan 2026 | 12:57 |
O Benfica está perto de fechar a contratação de Michaely Bihina. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz pretende acrescentar mais um talento à equipa feminina, sendo a guarda-redes, internacional pelos Camarões, o nome que reúne consenso na SAD encarnada, liderada por Rui Costa.
Segundo revelou o jornal A Bola, a jogadora, de 22 anos, tem estado em destaque ao serviço do Racing Power, um dos emblemas emergentes da Liga BPI. Tendo em conta que a internacional camaronesa termina contrato no final da presente temporada, o Benfica — que também pretende renovar com Carole Costa — entrou em cena.
A mesma fonte adianta que os encarnados já iniciaram negociações e que o processo poderá ficar concluído nos próximos dias. O diário desportivo explica ainda que o Clube da Luz já terá chegado a um entendimento com o emblema setubalense e conta com o facto de uma mudança para a Luz agradar a Bihina.
A iminente contratação da internacional pelos Camarões permitirá ao Benfica reforçar a baliza a pensar no futuro, numa posição em que também conta com a jovem guarda-redes Thais Lima, que tem sido a substituta da lesionada Lena Pauels. Em sentido contrário, tudo indica que a experiente Rute Costa deverá abandonar a Luz no final da época.
Michaely Bihina chegou ao Racing Power na temporada 2022/23 e, desde então, assumiu um papel de destaque na equipa. Na presente época, a guarda-redes já foi aposta em seis jogos oficiais: cinco na Liga BPI e um na Taça de Portugal feminina. Nos 540 minutos disputados entre os postes, a jovem guardiã sofreu apenas quatro golos.
Encarnados ainda sonham com a contratação do antigo internacional português, contudo os detalhes do negócio deixam muito a desejar
10 Jan 2026 | 12:27 |
O Benfica ainda equaciona a contratação de Rafa Silva. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz, liderado por Rui Costa, já pondera avançar para a negociação do antigo internacional português e, ao que tudo indica, fez mesmo chegar uma proposta ao Besiktas.
Segundo revelou o jornal Fanatik, o Benfica, que pretende garantir Rafa Silva já no mercado de janeiro, apresentou uma oferta a rondar os 5 milhões de euros, valor superior aos 3 milhões inicialmente colocados em cima da mesa pelas águias. Ainda assim, a proposta não agradou aos responsáveis do clube turco.
A mesma fonte explica que a nova oferta do emblema encarnado fica aquém das pretensões das águias negras, sendo que o Besiktas exige cerca de 10 milhões de euros para libertar o jogador, um montante bastante acima do que o Benfica está disposto a pagar.
Além disso, o Fanatik adianta que o clube turco colocou também exigências adicionais ao próprio Rafa Silva. Para além do valor pedido ao Benfica, o Besiktas pretende que o camisola 27 abdique dos salários e prémios em atraso. Perante este cenário, o diário turco refere que os responsáveis do emblema de Istambul deram as negociações como encerradas.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Süper Lig, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou cinco golos e somou três assistências.
Suplente utilizado num encontro de máxima importância, futebolista deixou o seu contributo no duelo da 16.ª jornada da Bundesliga
10 Jan 2026 | 11:27 |
Fábio Silva esteve presente no dérbi entre Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund, que terminou com um empate a três bolas, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Bundesliga. O antigo jogador formado no Benfica — que se juntou ao emblema alemão no último verão — foi suplente utilizado.
Apesar de ter iniciado a partida no banco, o avançado português ainda foi lançado em jogo e teve oportunidade de testemunhar, dentro das quatro linhas, um verdadeiro duelo de loucos entre os dois rivais, com o marcador a sofrer várias alterações, inclusive já no período de descontos, para delírio dos adeptos.
O encontro começou de forma intensa, com Max Beier a colocar o Dortmund na frente do marcador, aos 10 minutos. A resposta da equipa da casa surgiu pouco depois, aos 22’, quando Uzun restabeleceu a igualdade, levando o jogo empatado a uma bola para o intervalo.
Na segunda parte, já com Fábio Silva em campo, o ex-Benfica viu o colega de equipa Felix Nmecha devolver a vantagem aos forasteiros, aos 68 minutos. No entanto, o Frankfurt voltou a empatar, graças a um remate certeiro de Ebnoutalib. Já no tempo de compensação, Dahoud consumou a reviravolta para os anfitriões, mas o Dortmund evitou a derrota ao chegar novamente ao empate, por intermédio de Chukwuemeka.
Desta forma, as duas equipas somaram apenas um ponto, após um encontro eletrizante. Ao fim de 16 jornadas da Bundesliga, o Borussia Dortmund ocupa o segundo lugar, com 33 pontos, podendo ainda ver o Bayern Munique distanciar-se na liderança. O Eintracht Frankfurt, por sua vez, segue na sétima posição, com 26 pontos.