
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A pouco menos de 24 horas do pontapé de saída do Braga - Benfica e do Sporting - Vitória de Guimarães, a PSP emitiu o comunicado a revelar que tem todo um contingente de segurança para garantir a tranquilidade dos festejos nos vários pontos do país, independentemente do campeão nacional.
No comunicado publicado pela Polícia de Segurança Pública, os festejos do título, seja da parte do Benfica, ou do Sporting, vão obrigar a uma forte articulação da parte da PSP, que terá de montar um grande dispositivo de segurança entre Braga e Lisboa, informando que se vai tratar de uma ‘operação complexa’.
“Contamos, quer no estádio (em Lisboa ou Braga), quer mais tarde, no recinto dos festejos, que todas as pessoas sigam as instruções da PSP. Estaremos na perspetiva de equilibrar tolerância, e facilitar um ambiente, com firmeza para o cumprimento da lei”, começou por dizer o superintendente Luís Elias, do Comando Metropolitano de Lisboa.
Luís Elias - Contamos, quer no estádio (em Lisboa ou Braga), quer mais tarde, no recinto dos festejos, que todas as pessoas sigam as instruções da PSP
Uma vez que tanto Sporting e o Benfica podem levantar o caneco, é uma situação que cria maiores dificuldades às autoridades. Um cenário que obriga a PSP a medidas especiais, tanto em Lisboa, como em Braga, numa 'dupla' operação que incidirá nos locais de jogo, nos itinerários e, já no final, na zona do Marquês de Pombal, habitual local de comemoração em Lisboa.
Sobre a festa no Marquês de Pombal, o superintendente deixou as seguinte informações. “Temos seis entradas para o recinto (...). Onde a PSP procederá a revistas, em que não são permitidos, a título de exemplo, garrafas de vidro, copos, megafones, cadeiras ou bancos, os sticks para o telemóvel, apontadores de laser, buzinas... Não permitiremos a entrada”, informou Luís Elias.
Em entrevista ao nosso Jornal, o antigo futebolista dos vermelhos e brancos comentou a continuidade do setubalense perante os vários cenários
|
No próximo sábado, 17 de maio, o Benfica vai medir forças com o Braga, num encontro de extrema importância para as águias, no que diz respeito à conquista do 39.º Campeonato Nacional. Neste segunda parte do Exclusivo, em conversa com o Glorioso 1904, Álvaro Magalhães, antiga lenda do Clube da Luz, falou sobre o futuro de Bruno Lage no comando técnico.
Nesta entrevista, o antigo treinador adjunto do Benfica anteviu o encontro frente aos bracarenses, no entanto, perante o iminente resultado que a equipa encarnada consiga alcançar na Pedreira, Bruno Lage poderá sempre ter o seu lugar em risco. Questionado pelo nosso Jornal, Álvaro Magalhães assume essa premissa: “Os treinadores estão sempre em risco, mesmo ganhando podem não dar continuidade ao seu trabalho e conto com experiência própria”.
Álvaro Magalhães - Os treinadores estão sempre em risco
Ao abordar que conta com alguma experiência no que diz respeito em ver o seu posto colocado em causa, o antigo Benfiquista recordou ao Glorioso 1904 a sua experiência em Angola. “Fui campeão em Angola e há sempre quem tente prejudicar o treinador, tenha valências para complicar a vida ao treinador”, revelou, explicando que há sempre alguém que procura desestabilizar o trabalho de um técnico.
Em exclusivo ao nosso Jornal, Álvaro Magalhães frisou que a exigência no Benfica é sempre elevada: “Quando se perde no Benfica normalmente, as coisas complicam-se ainda mais com a dimensão muito grande. Esperamos sempre a continuidade do treinador, que lutou pelo campeonato até ao fim, também não podemos desprezar e temos de respeitar isso”.
Álvaro Magalhães - Esperamos sempre a continuidade do treinador, que lutou pelo campeonato até ao fim
Além de abordar a possibilidade de continuidade do setubalense, o antigo técnico português analisou o encontro entre o Sporting e Vitória de Guimarães, uma vez que os leões também são candidatos ao título. Ao nosso Jornal, admitiu que a equipa leonina tem melhores chances de sucesso: “Penso que o Sporting tem uma oportunidade flagrante, jogo em casa, os jogadores estão disponíveis e prontos, os jogadores são a solução do jogo, os jogadores vão entrar com toda a força”.
No entanto, recordou ao Glorioso 1904, que no futebol tudo pode mudar e não se deve subestimar os vitorianos. “Às vezes as coisas não correm bem e com um pouco de sorte, o Guimarães pode chegar a Alvalade e anular os pontos fortes do Sporting e acabar por conseguir um bom resultado. Tem belíssimos jogadores também. Têm pontos fortes e o treinador tem jogadores disponíveis para chegar a Alvalade para contrariar o favoritismo do Sporting”, acrescentou.
Álvaro Magalhães - O Guimarães pode chegar a Alvalade e anular os pontos fortes do Sporting e acabar por conseguir um bom resultado
Contudo, Álvaro Magalhães relembrou que a equipa verde e branca vai dar tudo para não deixar fugir o título: “Com o histórico de jogador e treinador, acredito que o Sporting não vai deixar fugir esta oportunidade de ganhar o campeonato a jogar em casa, tem jogadores mais do que suficientes para ganhar e isso é uma realidade”.
Álvaro Magalhães - [Sporting] Tem jogadores mais do que suficientes para ganhar e isso é uma realidade
Por fim, sabendo do potencial do Vitória de Guimarães, o nome histórico do Benfica assume que os leões reúnem melhores condições para o encontro. “Agora, é um jogo em que quem preparar melhor psicologicamente e controlar bem o ego é que vai ganhar e penso que o Sporting tem todas as condições para ganhar”, constatou Álvaro Magalhães.
Futebolista não entra nas contas do treinador encarnado, pelo que terá guia de marcha no próximo verão, com os gregos atentos
|
Meité está muito próximo de abandonar, de vez, os quadros do Benfica. O excedentário tem sido uma das pontas soltas, que mais dores de cabeça já provocou a Rui Costa, no entanto, o futuro do francês parece estar muito perto de ser resolvido, de vez, com o PAOK a dar uma mãozinha aos dirigentes da Luz.
De acordo com informações veiculadas pela imprensa grega, o técnico do clube helénico, Razvan Lucescu, terá feito passar a mensagem à direção do PAOK que quer manter Meité no plantel da próxima temporada. O médio, que está cedido pelo Benfica, parece ter convencido o timoneiro, que informou os responsáveis para entrarem em negociações com a direção de Rui Costa tendo em vista a contratação, a título definitivo, do atleta, que não vingou de águia ao peito.
A imprensa da Grécia adianta, ainda, que treinador e Meité já tiveram uma conversa, onde Razvan Lucescu deixou a certeza ao meio-campista francês que irá continuar no PAOK, depois do mercado de verão. Assim sendo, a 'batata quente' passa para as mãos da direção do clube grego, que terá de entrar em conversações com os dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça.
Estas novas informações acabam por dar motivos para os encarnados respirar de alívio. Isto porque Meité não entra nos planos de Bruno Lage, mas custa muito aos cofres da Luz. O excedentário do Benfica custa mais de 2 milhões de euros por ano, em salários, pelo que uma saída, a título definitivo, resolve as grandes dores de cabeça dos responsáveis das águias. Refira-se que, no passado, o futebolista esteve perto de reforçar um outro conjunto orientado por uma cara conhecida da Catedral.
Soualiho Meité chegou ao Benfica no verão de 2021, oriundo do Torino, a troco de 6 milhões de euros. Com a camisola do Glorioso, o futebolista franco-marfinense marcou presença em apenas 27 encontros, não tendo conseguido fazer o gosto ao pé com o Manto Sagrado, nem apontado qualquer assistência.
Praticamente uma semana antes do derradeiro encontro da prova rainha, ainda não se escolheu o juiz responsável, há dois nomes na calha
|
A reta final da temporada aproxima-se a passos largos e o encontro que irá colocar um ponto final na época do futebol português é a realização da final da Taça de Portugal, que vai ser decidida entre o Benfica e o Sporting. No entanto, a uma semana do pontapé de saída do último dérbi eterno de 2024/2025, ainda se desconhece o nome do árbitro nomeado.
No entanto, conforme adiantou o jornal A Bola. os responsáveis para indigitação das equipas de arbitragem têm dois nomes em cima da mesa para o jogo do troféu da prova rainha. De um lado, aparece Luís Godinho, do outro lado, a escolha recai sobre Tiago Martins.
Antes do fim de semana de Taça de Portugal, ainda há o fim de semana de decisões a respeito do Campeonato Nacional, Segundo a lista de nomeações para a 34.ª jornada, o árbitro da AF Évora está fora das escolhas. Por outro lado, Tiago Martins foi nomeado para o duelo entre o Alverca e o Portimonense, que poderá garantir uma promoção à Liga Portugal Betclic à equipa ribatejana.
Contudo, existe um outro factor que pode puxar a escolha para o lado do juiz da AF Lisboa. Pelo que se sabe, Tiago Martins vai pendurar o apito no final da temporada e essa decisão poderá influenciar nas escolhas para a Taça de Portugal. No entanto, vale recordar, que o árbitro lisboeta esteve no centro das atenções, depois de ter cometido erros no encontro entre o Sporting e Gil Vicente, jogo que antecedeu ao dérbi.
Vale lembrar, que a partida entre o Benfica e o Braga, a contar para a última jornada da prova de regularidade, vai contar com a arbitragem de Miguel Nogueira. O juiz da AF Lisboa vai ter uma equipa de arbitragem constituída pelos assistentes Pedro Felisberto, Hugo Riberto e Anzhony Rodrigues, como 4.º árbitro. O VAR vai ficar à responsabilidade de Bruno Esteves e com a assistência de José Mira.