Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na passada segunda-feira, dia 26 de agosto, o mundo do futebol acordou mais pobre. Sven-Goran Eriksson não resistiu ao cancro terminal e acabou por falecer aos 76 anos. O pai do antigo treinador do Benfica já veio a público agradecer o apoio que tem recebido e revelou que o último desejo do filho foi cumprido.
“O Sven ‘adormeceu’ em casa, tal como queria”, revelou o pai de Eriksson ao jornal ‘Expressen’. Sobre as exéquias, que decorrerão em Torsby, na Suécia, o pai do antigo técnico admitiu que preferia uma cerimónia simples, mas também revelou que sabe que isso não é possível. “Não gosto quando há muita gente a falar sobre isso, mas precisamos de ter em consideração o quão popular era. Não gosto de funerais, espero que o luto fique um pouco mais fácil depois. É difícil, mas é o que é”, admitiu o pai de Eriksson, que já conta com 95 anos.
“Conheço muita gente aqui em Torsby e todos têm sido muito simpáticos e preocupados. É muito bom sentir isto. Não nos sentimos tão sozinhos”, finalizou.
"O Sven ‘adormeceu’ em casa, tal como queria"
Há cerca de um ano, Sven Goran Eriksson havia anunciado que ia abandonar o futebol por motivos de saúde, numa altura em que desempenhava o cargo de diretor desportivo no IF Karlstad, da Suécia. Em janeiro, o sueco comunicou a sua doença terminal e foram várias as homenagens realizadas no mundo de futebol pelos clubes que treinou, incluindo o Benfica. O treinador esteve presente no Estádio da Luz, a 11 de abril, acompanhado por jogadores que comandou enquanto técnico do Glorioso, e foi homenageado pelos Benfiquistas no relvado.
Ao serviço do Benfica, onde contou com duas passagens entre 1982 e 1984 e 1989 e 1992, o nórdico venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo também comandado os encarnados a duas finais europeias (Taça UEFA em 1983 e Taça dos Campeões em 1990). O sueco foi o último treinador que conseguiu levar o Glorioso a uma final da Liga dos Campeões.
Negócio vai dar ao Clube da Luz um encaixe entre 700 e 750 mil euros
|
0João Cancelo foi oficializado como a nova aposta do Al Hilal na passada terça-feira, dia 27 de agosto. O emblema de Jorge Jesus conseguiu segurar o defesa depois de muitos avanços e recuos nas conversações. Cancelo teve formação no Benfica e, como tal, o negócio do jogador vai render entre 700 e 750 mil euros aos cofres das águias, graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Cancelo assinou por três temporadas com o emblema da Arábia Saudita, que desembolsou 25 milhões ao Manchester City. Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que protege os clubes formadores e aqueles que tiveram ligação aos jogadores na janela entre os 12 e os 23 anos, os cofres da Luz verão novo encaixe financeiro. Com o de João Félix, pelo negócio do Atlético de Madrid com o Chelsea por 52 milhões, já são quase 2 milhões de euros.
Quem também verá ‘frutos’ do negócio de Cancelo é o Barreirense. O clube ‘natal’ do jogador terá direito a aproximadamente 100 mil euros, ao passo que o Valência, que tinha contratado Cancelo ao Benfica, por 15 milhões de euros, vai encaixar quase 400 mil.
Na temporada 23/24, João Cancelo - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 42 encontros: 32 na Liga Espanhola e 10 na Liga dos Campeões, totalizando 3.316 minutos. O lateral terminou com quatro golos marcados e cinco assistências realizadas.
No Benfica, o craque português, que sempre mostrou deixar a porta aberta ao regresso à Luz, chegou às camadas jovens encarnadas em 2007 e afirmou-se na formação B, em 2012/13. Pela equipa principal do Clube da Luz, apenas realizou dois jogos, antes de rumar ao Valencia, em 2014.
Alvo dos encarnados volta a estar em cima da mesa dos dirigentes do Glorioso
|
0Afinal Ricardo Velho não está descartado pelo Benfica. Depois de ter sido dado como um alvo demasiado caro, agora, segundo informa o jornal Record, esta quarta-feira, o guarda-redes do Farense volta a ser apontado ao Glorioso, estando mesmo a um passo de ser um dos próximos reforços a ser fechados neste mercado.
"As negociações com o Farense por Ricardo Velho estão bem encaminhadas. O guardião pode ser o próximo reforço garantido pelos encarnados. Ao que Record apurou, depois dos algarvios terem remetido para os 10M€ da cláusula de rescisão do jogador, de 26 anos, os dois clubes já conversam por valores bem mais baixos, com a cedência de atletas por parte das águias", pode ler-se no diário desportivo acima referido.
Além do nome do guardião do Farense, a SAD liderada por Rui Costa tem também em cima da mesa Rui Silva, do Bétis, e Robin Risser, que representa atualmente o Estrasburgo. Atualmente o guarda-redes do conjunto espanhol está mais longe do Glorioso, mas continua em cima da mesa.
Importa recordar que, no empate a uma bola, na temporada passada Ricardo Velho foi o 'trunfo' do Farense. O guarda-redes dos algarvios, esteve em grande destaque e impediu os três pontos da turma encarnada. O guardião português de 26 anos efetuou um total de 13 defesas no encontro da última noite, nove delas a remates dentro da área e sete a remates de perto, tendo evitado 2.7 golos segundo dados da GoalPoint.
Em 2024/25, Ricardo Velho – atualmente avaliado em 3 milhões de euros - marcou presença em três embates, somando oito golos sofridos nos 270 minutos totalizados. Já em 2023/24, o guardião foi opção no clube algarvio em 35 partidas (3.150 minutos): 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça da Liga.
Treinador português abandonou de forma imediata o clube por motivos pessoais
|
0O Cuiabá informou, em comunicado publicado nas redes sociais, que o antigo jogador do Benfica e agora treinador, Petit, demitiu-se do cargo de técnico da equipa brasileira por motivos pessoais.
Com o antigo médio português também vão abandonar o Cuiabá a sua restante equipa técnica: Nuno Pereira, Mário Nunes, Tiago Morense e Germano Pires. Petit comandou a equipa durante 24 partidas e conseguiu sete vitórias, oito empates e nove derrotas, deixando assim a equipa em penúltimo lugar do brasileirão.
"Na tarde da última segunda-feira, em reunião com Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá, o treinador Petit explicou as razões que tornam insustentável a continuidade do trabalho. O técnico afirmou não ter mais condições de ajudar o clube", começa assim a publicação do clube brasileiro que garante que a direção ficou surpresa: "O pedido do ex-técnico causou surpresa na direção, que contava com a continuidade do trabalho do profissional. Ontem, o treinador conduziu o último treino e despediu-se de integrantes da comissão técnica, de atletas e de outros funcionários do Dourado". Para terminar o Cuiabá agradeceu o tempo de Petit no clube: "O Cuiabá agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sorte no decorrer das carreiras".
Petit, como jogador do Benfica venceu, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e Supertaça. Ao serviço do Benfica, o médio, alinhou num total de 212 partidas, onde marcou 14 golos e realizou 23 assistências. O português, conta ainda no palmarés, como jogador um campeonato nacional ao serviço do Boavista.
Como treinador, Petit, passou por Boavista, Tondela, Moreirense, Paços Ferreira, Marítimo, B Sad e agora Cuiabá. Como técnico, Petit, conta já com 371 jogos como treinador principal onde conseguiu vencer 122.