
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A possível saída de António Silva do Benfica volta a ganhar força e a recente participação no Mundial de Clubes, prova em que o central se mostrou a um bom nível, também terá servido como montra a possíveis interessados, com o Clube da Luz a parecer disposto a negociar, tendo até já soluções para o setor mais recuado.
De acordo com o jornal Record, a SAD e o treinador Bruno Lage já sabem o que querem para o novo desenho defensivo. Otamendi e Tomás Araújo perfilam-se como a dupla base para o eixo-central da defesa, sendo que a contratação de um novo defesa já está em curso. Com este planeamento, os encarnados admitem libertar António Silva caso surja uma proposta financeiramente irrecusável, tanto para o Clube como para o jogador.
Depois de uma transferência falhada para a Juventus em janeiro passado, desejo que até chegou a ser assumido pelo próprio jogador e confirmado pelo empresário Jorge Mendes, a saída da Luz continua em cima da mesa para este verão, especialmente após a renovação de Nicolás Otamendi.
A Juventus, vale notar, continua a ser um destino atrativo para o internacional português de 21 anos, mas não é o único. A expectativa dentro da estrutura é que surjam, em breve, abordagens de clubes europeus de topo dispostos a garantir os serviços do promissor central e o valor apontado é de 50 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 46 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 4.063 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Treinador dos encarnados vai perder peça relevante na próxima temporada e a mudança obrigará a uma reformulação incisiva e previamente planeada
|
O futuro de Francisco Domingues deverá passar por Moreira de Cónegos. O lateral-esquerdo, que até já deixou grandes elogios a Álvaro Carreras, está muito próximo de deixar a equipa B Benfica, em definitivo, para reforçar o Moreirense, num negócio que se encontra em fase avançada de negociação.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal A BOLA, as conversas entre os dois clubes decorrem com fluidez e há otimismo de ambas as partes quanto à concretização do acordo já nas próximas horas. A proposta em cima da mesa prevê a transferência definitiva do jogador para o emblema minhoto, mas com uma salvaguarda importante para as águias.
O Benfica deverá conseguir manter 50% dos direitos económicos de Francisco Domingues, o que permite ao Clube da Luz beneficiar de uma futura valorização do atleta que, com esta mudança, terá a oportunidade de se estrear no primeiro escalão português.
Francisco Domingues, ainda segundo as fontes supra mencionadas, vê esta oportunidade como a ideal para ganhar minutos ao mais alto nível competitivo. O Moreirense, agora sob a liderança técnica de Vasco Botelho da Costa, pretende reforçar setores estratégicos do plantel e o corredor esquerdo da defesa surge como prioridade absoluta após a saída confirmada de Godfried Frimpong e a iminente partida de Leonardo Buta.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica B, Francisco Domingues – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 30 encontros, todos eles na Liga Portugal 2. Nos 2.583 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral português marcou um golo e fez três assistências.
Clube da Luz anunciou oficialmente o arranque da pré-temporada e, feitas as contas, o plantel terá menos tempo de descanso do que o habitual
|
O Benfica anunciou, na última terça-feira, que o início dos trabalhos referentes à próxima época acontecerá a 14 de julho, no Seixal. Após encerrar a participação no Mundial de Clubes, o plantel principal do Benfica entra agora num curto período de pausa que, ao todo, contará com cerca de duas semanas de férias.
Num comunicado divulgado no site oficial do Clube, os encarnados deram conta do início da preparação para a temporada que se avizinha: "O plantel de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica regressa aos trabalhos no próximo dia 14 de julho. É no Benfica Campus que vai arrancar a preparação das águias tendo em vista a época 2025/26".
A pré-temporada será, assim, mais curta do que o habitual. Logo a 31 de julho, as águias medem forças com o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu oficial da época, apesar da data em causa já ter merecido várias críticas, com a última ser do comentador Mauro Xavier.
Logo depois, o Benfica terá de se focar no arranque no Campeonato Nacional, bem como nas eliminatórias de acesso à fase liga da Liga dos Campeões. Dependendo do sorteio, as águias poderão ter de enfrentar adversários de peso logo nas pré-eliminatórias, o que assim elevará ainda mais a exigência competitiva desde o início da temporada.
Vale lembrar que a próxima época ficará marcada, ainda, pelo período de eleições, agendadas para o próximo dia 25 de outubro. A confirmar-se a recandidatura de Rui Costa, o atual Presidente dos encarnados terá de disputar a permanência no cargo com João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer, aqueles que são, para já, os candidatos já oficializados.
Comentador da CMTV e possível candidato às eleições do Clube antecipou o início de época dos encarnados e destacou a participação recente no Mundial de Clubes
|
Mauro Xavier, possível candidato às próximas eleições do Benfica - que também irão contar com Rui Costa - fez uma longa partilha nas redes sociais, através da qual deixou claro que, na sua opinião, a Supertaça não deverá ser jogada a 31 de julho, exigindo mesmo o adiamento da disputa do primeiro troféu da nova época.
Mauro Xavier: "Época não começou e futebol português já está a falhar"
"Adiamento já. Pela verdade desportiva. Pelo futebol português. A época ainda nem começou… e o futebol português já está a falhar com a verdade desportiva", fez notar, num primeiro momento, o comentador da CMTV, justificando depois esta posição com a participação do Benfica no Mundial de Clubes.
"O Benfica terminou a época oficial a 29 de junho, com o regresso a Lisboa depois de representar Portugal no Mundial de Clubes, enquanto o Sporting iniciou a pré-época exatamente no mesmo dia. Desde a final da Taça, a 26 de maio, o Benfica ainda disputou quatro jogos em solo americano, a defender as cores do futebol português na maior montra, o Mundial de Clubes", reforçou Mauro Xavier, antes acrescentar: "E o que se faz agora? Marca-se a Supertaça como se nada fosse. Como se ambos os clubes estivessem em pé de igualdade. Não estão. E todos o sabem".
Neste mesmo texto, Mauro Xavier não hesitou em apontar o dedo, também, ao facto de Tiago Martins ter sido nomeado para ficar responsável pelo VAR: "Outro escândalo que se normaliza como se fosse irrelevante". Ao prosseguir, o empresário escreveu também: "A Supertaça tem de ser adiada. Sem data marcada. Quando for justo. Quando houver equilíbrio".
Já na parte final do texto, o comentador sublinhou que, para além do adiamento da Supertaça, a "FPF devia ir mais longe" e, nesse sentido, adiar também "as duas jornadas do Benfica no campeonato entre os jogos das pré-eliminatórias europeias". "Porque as competições europeias são essenciais para o futuro do futebol português: contam para os rankings, influenciam os direitos televisivos, valorizam os jogadores e seguram a sustentabilidade da nossa indústria. Não defender a verdade desportiva é um erro. Não defender a indústria do futebol é um erro. E o mais grave? Ninguém fala. Ninguém exige. Ninguém põe o Benfica primeiro", completou.
Ora veja: