
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou este domingo, 6 de abril, o HC Braga, em duelo a valer para a jornada 22 da primeira fase do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por vencer, por 3-0. Zé Miranda (2', 18' e 48') apontou os golos do Clube da Luz, na Fidelidade.
Edu Castro apostou em Pedro Henriques, Nil Roca, Zé Miranda, Gonçalo Pinto e João Rodrigues na formação inicial. Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Martim Costa, Rodrigo Preciso e Lucas Ordoñez foram os suplentes escolhidos pelo timoneiro espanhol. Já o adversário começou com Diogo Fernandes, António Trabulo, Pereira Gonçalo, Diogo Seixas e Pedro Mendes. Tomás Teixeira, José Pedro Pereira, Eduardo Silva, Paulo Pereira e Jorge Silva ficaram no banco de suplentes do HC Braga.
Vindos de uma goleada ao Reus Deportiu, que garantiu a passagem à final four da Liga dos Campeões, o Benfica de Edu Castro entrou muito bem na partida. Nesse sentido, desde cedo, as águias tentaram construir ataques de perigo. Dessa forma, os encarnados acabaram por chegar à vantagem logo nos primeiros instantes do encontro, através de Zé Miranda. Após o golo, as águias continuaram à procura de aumentar a vantagem. Porém, e apesar das várias tentativas criadas pela turma de Edu Castro, o Benfica sentiu algumas dificuldades em dilatar o marcador. Já na reta final da primeira metade, surgiu a mexida no marcador. Com Zé Miranda em destaque, o craque português lançou uma verdadeira 'bomba' que só terminou no fundo da baliza do HC Braga, aos 18 minutos. Ao intervalo, o Benfica vencia por 2-0.
No regresso das cabines, o Benfica continuou a dominar a partida, no entanto, encontrou dificuldades na hora de finalizar. Até metade da segunda parte, o marcador continuava a confirmar o triunfo das águias, por duas bolas a zero, procurando, sempre, dilatar a vantagem. A dois minutos do final da partida, estalou a polémica na Luz, com os jogadores do HC Braga a envolverem-se em picardias, depois de uma falta sobre Zé Miranda. Assinalado livre a favor das águias, mais uma vez, foi Zé Miranda a 'carregar' os encarnados nas costas, com o 'menino da casa' a brilhar com um hat-trick, vibrando com os Benfiquistas nas bancadas e respondendo à provocação sofrida por mão do adversário. O triunfo ficou confirmado, graças aos três tentos do camisola 3 da turma dos vermelhos e brancos.
Com esta vitória, o Benfica, orientado por Edu Castro, mantém-se no segundo lugar, mas reduz a desvantagem sobre o Sporting, registando 54 pontos, menos um que os leões, que ainda vão a jogo para disputar esta jornada 22. Já os dragões, que ainda não jogaram, estão com 51 pontos, no terceiro posto.
Depois deste embate, o Benfica centra atenções no regresso ao Campeonato Nacional. Os encarnados vão jogar com o SC Tomar, no próximo dia 12 de abril, sábado, num encontro a contar para a jornada 23 da prova, A partida que terá início marcado para as 18h00 vai realizar-se no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
Depois de ter deixado o Clube da Luz, por questões financeiras, o jovem jogador foi novidade na mais recente convocatória da seleção
|
Uma das grandes novidades do dia de ontem, terça-feira, 20 de maio, foi a chamada de Diego Moreira à seleção da Bélgica. O jovem de 20 anos, que cumpriu a reta final da formação no Benfica, foi um dos nomes que surpreendeu na convocatória de Rudi García, com vista à qualificação para o Mundial de 2026.
A realizar uma boa temporada, onde é visto como um dos destaques da equipa do Strasbourg da Ligue 1, o antigo Benfiquista vê a sua primeira chamada à seleção sénior, depois de ter representado Portugal nos escalões de formação, entre os sub-16 e os sub-21. Assim sendo, o belga poderá somar a primeira internacionalização frente à Irlanda do Norte ou ao País de Gales.
Nascido em Liège, onde o seu pai jogava na equipa local, o Standard, o atleta cresceu na Bélgica, mas em 2020, chegou ao Seixal, onde rapidamente se tornou numa das maiores promessas do Benfica. Vale recordar, que o extremo chegou a somar minutos na equipa principal, na temporada de 2022/2023, no ano em que a equipa de Roger Schmidt conquistou o 38.º título nacional.
Diego Moreira, recorde-se, foi convocado por Rui Jorge para integrar os sub-21, no último mês de março, mas o extremo revelou que se sentia preparado para dar o salto para a equipa principal: “Seria um orgulho. Sem mentir, é um objetivo poder partilhar o relvado com o Cristiano. É um sonho de infância. Acredito que ainda vou conquistar um troféu com Portugal”.
As boas exibições não chamaram a atenção de Roberto Martínez, mas foram suficientes para captar as do selecionador belga, que o chamou ao conjunto dos diabos vermelhos. Em 2024/2025, Diego Moreira tem sido uma das maiores figuras da equipa do Strasbourg, ao todo, o luso-belga realizou 37 jogos oficiais, onde apontou dois golos e oito assistências.
Encarnados deram conta da oficialização esta quarta-feira, 21 de maio, corroborando as informações adiantadas pelo nosso Jornal em janeiro
|
Mais um oficial, mais um Exclusivo Glorioso 1904 confirmado: Lara Martins, atacante da equipa de futebol feminino do Benfica, renovou, esta quarta-feira, 21 de maio, contrato com o Clube da Luz. De acordo com a nota emitida pelos encarnados, a avançado prolongou o vínculo até 2028, não escondendo a felicidade por continuar de águia ao peito.
Lara Martins - Hoje em dia, em Portugal e aqui na formação do Benfica, temos muita qualidade, muita qualidade mesmo, desde os escalões mais jovens à equipa B
"Eu gosto muito de falar com as meninas da Formação. Gosto muito de ir lá aos treinos delas, e eu acho que, se elas trabalharem, efetivamente vão conseguir tudo o que quiserem, porque hoje em dia, em Portugal e aqui na formação do Benfica, temos muita qualidade, muita qualidade mesmo, desde os escalões mais jovens à equipa B", começou por revelar a atacante, que corrobora a informação avançada pelo Glorioso 1904, a 3 de janeiro.
Relativamente ao facto de ter ascendido à equipa principal, apesar da tenra idade, Lara Martins acredita que isso reflete o trabalho feito diariamente. "Acho que é uma questão de se treinar e trabalhar, e tudo será recompensado", sublinhou a craque, que apontou em seguida a mais conquistas pelas Inspiradoras.
Mesmo depois de ter visto escapar a Taça de Portugal para o Torreense, a futebolista lusa garante que o objetivo do Clube da Luz é "ganhar". "O objetivo do Benfica é sempre ganhar. E o meu objetivo é dar o melhor pela equipa, o que nós queremos é ganhar todas as competições", concluiu Lara Martins.
Esta temporada, ao serviço das Inspiradoras do Benfica, Lara Martins - que enverga o Manto Sagrado desde 2020 - marcou presença em 26 embates: 15 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal e cinco na Taça da Liga. Nos 800 minutos disputados dentro das quatro linhas, a avançado de 18 anos apontou sete golos, não somando qualquer assistência.
Além disso, a atacante encarnada contribuiu para a campanha de sucesso da turma de Filipa Patão, na temporada transata, na conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga. A craque foi responsável por marcar cinco tiros certeiros, servindo os colegas em três ocasiões, nos 29 encontros em que foi aposta no Benfica.
Perante a exigência do desafio frente à turma de Alvalade, setubalense terá em mente uma mexida que pode surpreender os adeptos do Glorioso
|
A quatro dias do pontapé de saída do encontro entre o Benfica e o Sporting, a contar para a final da Taça de Portugal, a imprensa nacional avança que Bruno Lage irá mexer no onze que irá entrar em campo no Jamor. Conforme escreve o jornal A Bola, o setubalense deverá relegar Samuel Soares para o banco de suplentes e apostar em Anatoliy Trubin.
Apesar de o camisola 24, formado no Seixal, ter sido dono e senhor da baliza encarnada durante a prova rainha, desde o primeiro duelo, com o Pevidém (2-0), ao que tudo indica, poderá ficar no banco de suplentes frente aos leões e render o seu lugar entre os postes ao habitual titular das águias, o guardião ucraniano.
Sobre o tema, Bruno Lage, ainda na fase inicial da Taça de Portugal, tinha revelado a sua escolha: “Na questão do guarda-redes ficou o compromisso de ser a competição do Samu, de jogar a Taça de Portugal, por isso até foi nossa intenção dar-lhe mais minutos no último jogo, é bom para alguém que se treina e joga como ele ter períodos de dois jogos consecutivos”.
Porém, não será a 1.ª vez que o setubalense faz uma mudança semelhante. Em 2018/2019, quando substituiu Rui Vitória, o técnico de 49 anos apostou em Mile Svilar na meia-final da Taça da Liga, onde o Benfica foi eliminado e nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Contudo, nas meias-finais da prova rainha, onde caiu aos pés do Sporting, apostou em Odysseas Vlachodimos.
Proeza que o setubalense repetiu na temporada seguinte, em 2019/2020. Na totalidade da participação do Benfica, Lage apostou em Ivan Zlobin. Além disso, o russo também foi aposta até aos quartos de final da Taça de Portugal, sendo que, nas meias-finais, frente ao Famalicão, voltou a dar a titularidade a Vlachodimos. Dada a exigência do entro de domingo, é bem provável que Samuel Soares seja preterido por Anatoliy Trubin.