Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Bernardo Ribeiro comenta processo e culpa Luís Filipe Vieira: “Benfica nunca teve nome tão manchado”

Diretor do jornal Record opinou sobre a série de atualizações no caso judicial que envolve os encarnados e Luís Filipe Vieira

Bernardo Ribeiro comentou o processo do Benfica e 'culpou' Luís Filipe Vieira por "manchar" o nome do clube
Bernardo Ribeiro comentou o processo do Benfica e 'culpou' Luís Filipe Vieira por "manchar" o nome do clube

  |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro comentou os mais recentes avanços no processo do caso dos emails que envolve o Benfica. Reconhecendo que “havia um Benfica antes e outro depois de Vieira”, o diretor do jornal Record acredita que as águias nunca tiveram o “nome tão manchado” como têm no momento.


“É da mais elementar justiça reconhecer que havia um Benfica antes e outro depois de Vieira ao nível de infraestruturas, algo em que o clube não deve nada a ninguém em Portugal. Mas no dia em que é conhecida mais uma acusação de corrupção, também salta aos olhos de toda a gente que o Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas”, começou por dizer o diretor do jornal Record.


Não acredito que venha daí grande punição, porque em Portugal as leis não estão feitas para apanhar corruptos ou sequer gente que vive em clara situação de enriquecimento ilícito”, prosseguiu Bernardo Ribeiro.


O Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas

“Mas como escreve hoje Eduardo Dâmaso na página 3 deste jornal, há no ar um cheiro forte a apito dourado e é evidente que houve práticas muito questionáveis sob a liderança de Vieira e com Paulo Gonçalves, pelo menos esse, à guitarra. Triste fado", continuou. 


“Os negócios escuros são mais do que muitos. Para citar alguns, falemos apenas de Luís Filipe, o tal jogador que nunca tinha jogado um minuto e fez o penálti sobre Salvio. Ou dos 450 mil para ter João Amaral que nem pré-época fez. Não deve acontecer nada, mas já todos percebemos como as coisas eram feitas. Lá está, mais um apito dourado”, terminou.


Clube

Nova acusação de corrupção: agente Miguel Pinho vê processo ‘às costas’ no caso do Benfica

Investigação está em curso e revelou abordagem dos detentores da agência Position Number a jogador do Marítimo por alegadas ilegalidades

Um novo processo por alegada corrupção ativa foi aberto ao agente Miguel Pinho no caso do Benfica
Um novo processo por alegada corrupção ativa foi aberto ao agente Miguel Pinho no caso do Benfica

  |

Icon Comentário0

O processo dos emails do Benfica continua com investigações em aberto, dessas foram retiradas certidões que levaram à abertura de novos processos. O agente Miguel Pinho e o seu pai, Luís Miguel Pinho, detentores da agência Position Number, foram um deles, por alegada corrupção ativa.


“No decurso do inquérito recolheram-se indícios de que nos dias 6 ou 7 de maio de 2016, Miguel Rúben Macedo Pinho e Luís Miguel Gonçalves Pinho abordaram Edgar Costa (…) e, identificando-se como empresários de futebol, propuseram-lhe a oferta da quantia pecuniária de 30.000,00€ para que, no jogo a decorrer no dia 8 de maio de 2016 entre a sua equipa e o Benfica, efetuasse uma prestação desportiva contrária aos interesses do Marítimo", lê-se na acusação do caso dos emails.


Segundo a investigação, os agentes indicaram ao jogador que "bastaria jogar mal e não rematar a baliza", prometendo também um novo contrato de trabalho, com melhor remuneração, num outro emblema. Segundo consta, Edgar Costa terá recusado a proposta de imediato.


Porém, estes "factos são suscetíveis de consubstanciar a prática de um crime de corrupção ativa". A acusação neste caso relativamente ao Benfica foi arquivada, pelo que foi retirada a tal certidão de forma a iniciar uma investigação autónoma aos agentes.

Miguel Pinho, recorde-se, recebeu uma comissão de 30 mil euros por parte do Benfica no âmbito da contratação de um júnior (Aires de Sousa) ao Nacional. Porém, o presidente do Nacional, Rui Alves, garantiu que o negócio não teve intermediação de nenhum agente.



Clube

Ex candidato a Presidente do Benfica aborda legitimidade de Rui Costa "Mesmo essa acusação é..."

Continua a suscitar comentários a acusação da justiça portuguesa à SAD do Clube da Luz, após denúncia avançada pelo Ministério Público

Ex Candidato à presidência do Benfica, discute a permanência do atual presidente das águias, Rui Costa, relativamente às acusações feitas à SAD dos encarnados
Ex Candidato à presidência do Benfica, discute a permanência do atual presidente das águias, Rui Costa, relativamente às acusações feitas à SAD dos encarnados

  |

Icon Comentário0

Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à Presidência do Benfica, apontou o dedo ao Ministério Público relativamente à acusação feita contra a SAD dos encarnados. O empresário afirmou ainda que a exclusão do atual Presidente do Benfica, Rui Costa, das acusações não compromete a legitimidade para continuar a liderar o Clube.


A legitimidade permanece intacta


"Claro que tem condições para continuar, até porque o Rui Costa não aparece indiciado. A legitimidade permanece intacta. Mesmo essa acusação é só fogo de vista e querer mostrar serviço", afirmou o ex-candidato a Presidente do emblema da Luz.


É de referir que figuras como Rui Pinto, que foi peça de destaque no caso dos emails, e Mauro Xavier já reagiram à acusação feita pelo Ministério Público. Também, o Benfica partilhou um comunicado oficial, quebrando o silêncio sobre a participação judicial avançada pelo órgão de justiça nacional.

"O Sport Lisboa e Benfica e os seus advogados vão analisar em detalhe a acusação da qual foram hoje notificados e que responsabiliza o Benfica, em virtude de alegados atos imputados ao seu ex-presidente e a um antigo assessor", começaram por escrever as águias.


"Oportunamente tomarão posição processual, mas não restem dúvidas de que o Sport Lisboa e Benfica se defenderá, sem hesitar, de todas as acusações infundadas (e do que já foi possível analisar, estas são infundadas), bem como de tudo quanto afete ou possa ter afetado os seus direitos e interesses", concluiu o Clube da Luz. 


Clube

Rui Costa em risco? MP esclarece envolvimento de Líder do Benfica e Domingos Soares de Oliveira

Acusação da justiça portuguesa à SAD das águias na passada terça-feira, 15 de outubro, continua a dar que falar nas últimas horas

Ministério Público revela participação de Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira no caso dos emails do Benfica
Ministério Público revela participação de Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira no caso dos emails do Benfica

  |

Icon Comentário0

O processo dos emails conheceu na passada terça-feira, 15 de outubro, novos desenvolvimentos, uma vez que o Ministério Público acusou as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. No entanto, Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira foram ilibados pelo MP apesar de figurarem «como subscritores em alguns contratos em causa» nos autos do processo


 Constatou-se que os arguidos Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira figuram como subscritores


No que respeita aos negócios relacionados com a Vitória Futebol Clube, SAD, constatou-se que os arguidos Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira figuram como subscritores em alguns contratos em causa nos presentes autos. No que respeita aos contratos relativos aos jogadores provindos do Brasil — Luís Felipe, Marcelo Hermes e Daniel dos Anjos —, Rui Costa não figura como signatário de qualquer contrato, o que não acontece com Soares de Oliveira, que apõe a sua assinatura em contratos relacionados com os três atletas”, pode-se ler no despacho. 


O Ministério Público sublinha ainda que “não obstante aturadas diligências de investigação levadas a cabo nos presentes autos não resultaram quaisquer indícios do envolvimento de Rui Costa e de Domingos Soares de Oliveira na execução dos factos supra referidos, e melhor desenvolvidos na acusação”. 

De acordo com a procuradora Cristiana Mota, todos os indícios do processo “apontam no sentido de os factos terem sido orquestrados por Luís Filipe Vieira, que para a sua execução se socorreu da colaboração de Paulo Gonçalves”. 


O Ministério Público garante ainda que os processos das contratações eram liderados por Luís Filipe Vieira, sendo que tanto o atual Presidente do Benfica, Rui Costa, e Domingos Soares de Oliveira apenas assinavam os documentos, uma vez que tinham total confiança no antigo líder das águias. 

“Foi explicado detalhadamente por Rui Costa e Soares de Oliveira, que referiram que os contratos e cheques lhes eram presentes nos respetivos gabinetes para assinatura, em número considerável, várias vezes por semana. Face ao número de documentos apresentados, e aceitando a existência de relações de confiança, muitas vezes não questionavam a realidade subjacente aos negócios, apondo as respetivas assinaturas”. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Porto à ‘coca’ de indemnização? Rival aborda processo do Benfica e toma decisão
Clube

Porto à ‘coca’ de indemnização? Rival aborda processo do Benfica e toma decisão

 

Icon Comentário0
Ex candidato à Presidência do Benfica 'atira-se' ao Ministério Público: "Soa-me ridículo, patético"
Clube

Ex candidato à Presidência do Benfica 'atira-se' ao Ministério Público: "Soa-me ridículo, patético"

 

Icon Comentário0
Após acusação do Ministério Público ao Benfica, Mauro Xavier atira: "Assim que se começa a jogar bem…"
Clube

Após acusação do Ministério Público ao Benfica, Mauro Xavier atira: "Assim que se começa a jogar bem…"

 

Icon Comentário0