Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Com Benfica ao barulho, Pedro Brinca ‘preocupado’ com os quadros competitivos: “Retirar receita…”

Conhecido professor de Economia opinou sobre a capacidade de competição dos clubes portugueses e sugeriu sugestões para o aumento da receita destes

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, trouxe para cima da mesa as poucas receitas que determinados clubes têm registado
Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, trouxe para cima da mesa as poucas receitas que determinados clubes têm registado

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, professor de Economia e conhecido adepto do Benfica, chamou à atenção para um conjunto de números que indicam uma diminuição das receitas das emissões dos duelos de certos clubes portugueses. Entre isso, o comentador deu alguns modelos de solução, exemplificando com o caso do Benfica.


“Uma alternativa é reconhecer a real dimensão do país e reformular os quadros competitivos. Como já se faz noutras geografias. Tive acesso recentemente a alguns dados de audiências televisivas de um conjunto de jogos da época passada", começou por dizer.


"A negociação centralizada, com a chave de distribuição anunciada, tem sido vista como uma solução. Mas que não serve esse propósito porque (1) precisa de retirar receita a SLB, FCP, SCP e SCB, que em alguns destes casos passariam a receber menos de 50% do que recebem atualmente, se as receitas totais não aumentarem com a negociação centralizada; (2) distribui toda essa receita por 14 clubes, quando, desses, apenas um ou dois vão às competições europeias", sublinhou.



"A negociação centralizada não serve esse propósito porque precisa de retirar receita a SLB, FCP, SCP e SCB"


O Benfica-Sporting para o campeonato teve uma audiência média que foi 18 vezes superior à do Rio Ave- Vizela. O jogo do Sporting em Faro ou o do Benfica no Estoril tiveram sete vezes mais audiências que o Arouca-Chaves. O FC Porto-Portimonense teve cinco vezes mais audiências do que o Rio Ave-Moreirense”, atirou Pedro Brinca.

"O jogo do Sporting em Faro ou o do Benfica no Estoril tiveram sete vezes mais audiências que o Arouca-Chaves"

“Podemos discutir outras soluções, como diferentes fases para apuramento do campeão e de descida de divisão como já se faz em divisões inferiores, play-offs, etc. Mas precisamos de ter uma discussão sobre quadros competitivos que valorizem os direitos televisivos e não se foquem em transmitir uma dúzia de jogos com o mínimo de interesse”, sugeriu ainda Pedro Brinca.

“Eu pergunto-me se, por exemplo, o valor comercial dos 25 mil telespectadores que assistiram ao Rio Ave-Vizela cobriram sequer os custos de produção desse jogo em particular”, terminou o professor de Economia e conhecido adepto do Benfica.


Futebol

Antes do Benfica - Feyenoord, Luís Mateus recorda jogo frente ao Atlético Madrid e deixa alerta: "Não há..."

Editor executivo do jornal 'A Bola' analisou bom momento de forma dos encarnados e comentou o duelo da terceira jornada da fase regular da Liga dos Campeões

Luís Mateus comentou o duelo entre Benfica e Feyenoord e chama atenção recordando o encontro diante do Atlético Madrid
Luís Mateus comentou o duelo entre Benfica e Feyenoord e chama atenção recordando o encontro diante do Atlético Madrid

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus acredita que o Benfica deve esquecer a goleada frente ao Atlético Madrid. Na ‘Bola TV’, o comentador lembrou que a equipa de Bruno Lage frente aos holandeses do Feyenoord, irá ser um jogo diferente daquele que foi diante do conjunto espanhol.


Não há jogos iguais


"Não há jogos iguais, se fosse essa a logica...era provável que o Benfica fosse candidato a ganhar a liga dos campeões. Obviamente que é uma vitória muito importante para o processo e se calhar por ai o Lage está a convencer mais os jogadores pelos resultados e pela exibições do que propriamente pelo discurso, porque se calhar depois de goleares o Atlético Madrid na luz no regresso das grandes noites europeias ao Estádio da Luz, não precisarás de dizer muito aos jogadores, porque eles ficam convencidos pela exibição que fizeram e pelo resultado final...e podiam ter sido mais", começou por dizer.


"É verdade que o Atlético teve as suas oportunidades mas a verdade é que o domínio foi evidente. A partir de uma certa altura, o Atlético estava perdido no jogo e naturalmente o Benfica foi construindo o resultado que foi surpreendente para toda a gente. Nós até, não esperávamos uma resposta tão positiva do Benfica e uma resposta tão negativa e se calhar caótica por parte deste Atlético Madrid, costumam ser uma equipa coesa e sólida", destacou.

O Benfica não pode assentar ai, tem que esquecer rapidamente esse jogo


"Por isso o que eu digo é, foi uma vitória muito importante, ajudou Bruno Lage no seu discurso de convencer os jogadores, mas acho que o Benfica não pode assentar ai, tem que esquecer rapidamente esse jogo. Até porque as equipas vão ser diferentes na forma como vão encarar o jogo, mesmo em termos de posicionamento bloco, da forma como vão tentar chegar a baliza contrária, são equipas que não são parecidas, embora possas dizer o Atlético Madrid é uma equipa extremamente pragmática e o Feyenoord vai tentar ser pragmático, mas os caminhos para chegar à baliza são completamente diferentes atenção", finalizou Luís Mateus.

Após o triunfo na Taça de Portugal, frente ao Pevidém, recorde-se, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 23 de outubro, às 20h00, no Estádio da Luz, na receção ao Feyenoord. O jogo diz respeito à terceira jornada da fase liga da Liga dos Campeões.

Confira aqui as declarações de Luís Mateus:

  


Futebol

Vítor Pinto volta à 'saga Schmidt' e atira que Lage não foi a única opção do Benfica: "Houve outros...”

Subdiretor do jornal Record fez algumas revelações sobre o processo de escolha do treinador dos encarnados após a saída do alemão

Vítor Pinto revelou que após a saída de Schmidt, o Benfica contactou outros treinadores além de Lage
Vítor Pinto revelou que após a saída de Schmidt, o Benfica contactou outros treinadores além de Lage

  |

Icon Comentário0

Vítor Pinto trouxe o processo de escolha de Bruno Lage por parte da direção do Benfica para a discussão e revelou que, após a saída de Roger Schmidt, diversos treinadores portugueses foram contactados pelas águias e não apenas Mark Van Bommel.


“Soube-se de Mark Van Bommel hoje, mas houve outros treinadores portugueses que foram abordados. O Benfica tinha pessoas que telefonavam a treinadores, tinha pessoas próximas de Rui Costa que ligavam a treinadores, que perguntavam quais seriam as ideias dos treinadores que viessem para o Benfica, quem é que quereriam trazer”, começou por dizer Vítor Pinto.


“Isto foi um processo, que durante vários dias a seguir ao Moreirense, se arrastou apesar da forte máquina que deu uma grande promoção da candidatura de Bruno Lage ao cargo, Bruno Lage sempre demonstrou que estava disponível”, afirmou o subdiretor do jornal Record, referindo-se ao período de sucessão de Schmidt.


 “A verdade é que foram vários os treinadores abordados e já nem estamos a falar do célebre encontro fortuito entre Rui Costa e Sérgio Conceição, que até se abraçaram à porta de um hotel de Lisboa, à frente de várias figuras ‘gradas’ do Benfica. Foi mesmo uma situação fortuita”, mencionou Vítor Pinto.

"A verdade é que foram vários os treinadores abordados"


“No meio disto tudo, acho que a escolha foi a melhor, porque a seguir a Roger Schmidt ter um treinador que contrasta por estar muito identificado com o clube está a permitir que seja ultrapassada aquela questão da fase final do período do alemão na Luz e os resultados têm sido positivos, também porque Bruno Lage está muito melhor identificado com a realidade”, prosseguiu o comentador.

“Aliás Mark Van Bommel, pelas declarações, não estava nada predisposto a pegar no Benfica numa altura difícil, sem poder treinar, sem poder mexer no plantel, sem tempo para conhecer o grupo e Bruno Lage assumiu esse risco e, por isso, tem que ser louvada a sua atitude”, terminou Vítor Pinto.

"Bruno Lage está muito melhor identificado com a realidade"


Futebol

Mourinho leva as mãos à cabeça! Ex Benfica perde craque no Fenerbahçe

Antigo técnico do Clube da Luz não atravessa o melhor momento à frente do emblema turco, conjunto pelo qual assinou no verão passado

José Mourinho, ex Benfica, perde atleta no Fenerbahçe
José Mourinho, ex Benfica, perde atleta no Fenerbahçe

  |

Icon Comentário0

A vida de José Mourinho à frente do Fenerbahçe continua a não estar facilitada. Depois do empate 2-2, diante do Samsunspor, o que motivou muitas críticas, o antigo treinador do Benfica vê-se agora privado de Jayden Oosterwolde.


De acordo com as informações mais recentes, o lateral-esquerdo, titularíssimo absoluto de José Mourinho na posição desde o arranque da temporada, sofreu uma grave lesão no joelho, uma rotura do ligamento cruzado anterior, e vai ter de parar cerca de nove meses, só voltando, à competição em 2025/26. 


É de recordar que o Fenerbahçe deslocou-se ao reduto do adversário, entrando a ganhar na partida. No entanto, mesmo em cima dos 90 minutos, a turma de José Mourinho sofreu o tento do empate. Na sequência desse resultado, o antigo técnico do Benfica foi alvo de duras críticas.


"Ele diz que trabalha 12 horas por dia, mas eu acho que está a mentir aos turcos. É isso que acontece trabalhas 12 horas? Eles tentaram alguma variação tática? Há aqui alguma coisa que não bate certo. Ele está a mentir", disse Sergen Yalçin, antigo jogador e treinador turco, que, na antena da Ekol TV. 

José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham. Em 2023/24, José Mourinho esteve à frente da Roma, mas a sua passagem não foi bem-sucedida, resultando na sua saída a meio da temporada, depois de ter somado apenas 13 vitórias em 28 jogos. Atualmente, tenta reerguer a sua carreira no colosso turco, onde já disputou 13 partidas, conseguindo oito vitórias, três empates e duas derrotas. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica tem baixa de peso! Reforço não faz parte das opções para o encontro frente ao Feyenoord
Futebol

Benfica tem baixa de peso! Reforço não faz parte das opções para o encontro frente ao Feyenoord

 

Icon Comentário0
Aursnes continua a surpreender no Benfica e Luís Pedro Ferreira atira: “Está na fila da frente”
Futebol

Aursnes continua a surpreender no Benfica e Luís Pedro Ferreira atira: “Está na fila da frente”

 

Icon Comentário0
Depois do Pevidém - Benfica, glória do Benfica atira: "Não aproveitaram a oportunidade"
Futebol

Depois do Pevidém - Benfica, glória do Benfica atira: "Não aproveitaram a oportunidade"

 

Icon Comentário0