
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tal como em Portugal, a Serie A italiana tem fortes probabilidades de apenas ter um novo campeão nacional na última jornada da prova de regularidade. Numa luta a dois, tal como o Sporting e o Benfica, o Nápoles e o Inter querem conquistar o troféu. Porém, a equipa de David Neres cedeu um empate a dois golos, frente ao Génova, situação que pode trazer consequências negativas aos napolitanos.
Num encontro, onde o extremo encarnado regressou à competição, depois de três jogos ausente devido a lesão, a equipa da casa entrou melhor no encontro e abriu o marcador aos 15 minutos, por intermédio de Romelu Lukaku. No entanto, antes do intervalo, os forasteiros chegaram à igualdade, depois de Alex Meret, à passagem do minuto 32, ter introduzido o esférico na sua própria baliza.
Nos segundos 45 minutos, tal como tinha acontecido durante a 1.ª parte, os pupilos de Antonio Conte voltaram a entrar mais fortes e ao minuto 64 já estavam novamente em vantagem, graças a um remate bem colocado de Giacomo Raspadori. No entanto, o azar voltou a repetir-se e o Génova conseguiu empatar novamente o jogo. Aos 84 minutos, Vasquez fez o 2-2. David Neres foi lançado 88 minutos, mas o ex Benfica não conseguiu ajudar.
Quem beneficiou e muito do deslize do Nápoles foi o Inter de Milão. Depois de carimbar a presença a meio da semana, frente ao Barcelona, os nerazzurri derrotaram o Torino, por 2-0, na deslocação a Turim, o que permitiu reduzir a desvantagem pontual para os líderes do campeonato, quando já só faltam duas jornadas.
Feitas as contas, o Nápoles perdeu a possibilidade de assegurar, matematicamente, a conquista do scudetto. Ao fim de 36 rondas disputadas, os napolitanos seguem na liderança da Serie A, com 76 pontos, apenas mais um ponto que os milaneses, que seguem no 2.º posto. Na 37.ª jornada, agendada para o fim de semana de 17 e 18 de maio, a equipa do ex Benfiquista vai jogar no reduto do Parma, já o Inter, por sua vez, vai receber a Lazio.
No último encontro da temporada, a equipa orientada pelo antigo timoneiro dos vermelhos e brancos caiu perante os pés do rival direto
|
No domingo passado, 11 de maio, deu-se o fecho de mais uma edição da Superliga grega, que contou com dois duelos intensos, o Panathinaikos - Olympiakos e o PAOK - AEK Athens. No primeiro duelo, a equipa orientada por Rui Vitória procurava dar continuidade ao bom momento de forma, mas acabou por sair derrotada pelo rival (1-0), que contou com um ex Benfica em campo, Chiquinho.
Numa partida que em nada mudava na classificação final para as duas equipas, o que estava em jogo era o direito de regozijar com um triunfo perante um rival direto. A jogar em casa, a formação do timoneiro português foi mais forte, mas não conseguiu encontrar o caminho para o golos e ao intervalo o marcador registava um empate a zero.
No segundo tempo, o Panathinaikos continuou a estar por cima do jogo, impedindo o Olympiakos, que contou com o Chiquinho no onze inicial, a assumir o controlo da partida. Porém, o já matematicamente proclamado campeão teve alguma sorte à mistura e beneficiou de uma grande penalidade, que foi convertida por El Kaabi, aos 69 minutos.
Na outra partida que marcou a última jornada da fase de campeão grego, o PAOK recebeu e venceu o AEK Athens no último dérbi entre as duas equipas na presente temporada. A equipa de Salónica, que não contou com Vieirinha, anunciou recentemente o final de carreira, derrotou os visitantes por uma bola a zero, fruto de um remate bem sucedido de Michailidis.
Feitas as contas, ao fim de seis jornadas da fase de apuramento de campeão, o Olympiakos ficou no 1.º lugar, com 75 pontos. A equipa de Rui Vitória confirmou o 2.º posto, com 59 pontos e uma presença na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2025/2026. O PAOk, por sua vez, fechou o pódio da prova de regularidade com 58 pontos. O AEK ficou em último lugar, com apenas 53 pontos.
Defeso de verão já mexe entre a Segunda Circular: Rui Costa, dirigente encarnado, entra em negociações para desviar ponta-de-lança para a Luz
|
Bomba de mercado: Diana Silva poderá ser o próximo reforço do Benfica. Rui Costa estará a tentar a contratação da futebolista que pertence aos quadros do Sporting. A janela de transferências de verão já começa a mexer entre os dois eternos rivais, com os responsáveis encarnados a procurarem garantir uma nova peça para o ataque do plantel de Filipa Patão.
Quem avança com esta informação é o portal ZeroZero, que adianta que a contratação está praticamente fechada. De acordo com a mesma fonte, Diana Silva está em final de contrato com o emblema de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, pelo que Rui Costa estará mesmo de olhos postos numa vinda da ponta-de-lança a custo zero para a Luz. As boas notícias não ficam por aqui, no entanto.
O portal mencionado acima garante que uma renovação de Diana Silva com o Sporting parece estar fora dos planos de ambas as partes, o que abre mais caminho para que a avançado rume até ao outro lado da Segunda Circular. O Benfica está convencido de que a internacional portuguesa possa ser uma mais valia para o ataque das Inspiradoras, orientadas por Filipa Patão, sendo que as capacidades da mesma são apreciadas pela direção de Rui Costa, segundo avança o portal ZeroZero.
O meio de comunicação português assegura, então, que as conversações estão em bom porto, sendo que o negócio está muito perto de ser fechado. Assim sendo, pode-se esperar a mudança de Diana Silva já no final da atual temporada, durante o mercado de verão, juntando-se às Inspiradoras do Benfica, numa transferência que é vista como uma verdadeira bomba.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Diana Silva disputou um total de 28 partidas: 16 na Liga BPI, quatro na Liga dos Campeões Feminina, quatro na Taça da Liga Feminina, duas na Taça de Portugal e duas na Supertaça. Ao todo, a internacional portuguesa, que está muito bem encaminhada para reforçar o Benfica, regista 1.624 minutos pelas leoas, onde apontou oito golos e seis assistências.
Segundo um estudo publicado na imprensa nacional, águias e leões protagonizaram um duelo que acabou por desiludir nas estatísticas
|
48 horas depois do apito final do encontro entre o Benfica e Sporting, o rescaldo do dérbi eterno continua quente e promete dar que falar. Numa partida que terminou com uma igualdade a uma bola, todos esperavam assistir a um jogo recheado de golos, porém, as estatísticas apontam exatamente para o oposto.
Antes de entrar no foco dos números do dérbi dos dérbis, deve-se conferir as probabilidades de cada uma das equipas de levantar o troféu. O Sporting será campeão em seis dos nove cenários possíveis, enquanto que o Benfica só poderá levantar o caneco se acertar em três dos nove cenários. Ao todo, os leões têm 66% de probabilidade de serem campeões, já as probabilidades das águias só chegam aos 34%.
Quanto ao dérbi em si. Havia muitas expectativas em torno dos protagonistas do duelo que decorreu no último sábado, 10 de maio, porém, nada do que estava previsto acabou por acontecer. A equipa mais forte em casa não ganhou, tal como a equipa mais forte como visitante também não triunfou. Viktor Gyokeres e Vangelis Pavlidis, primeiro e segundo melhor marcador da Liga, ficaram em branco.
O líder da prova de regularidade registou a taxa de expected goal mais baixa da presente temporada, sem ultrapassar a expectativa de 0,3 golos. O mesmo aconteceu com o vice-líder, que também registou o número mais baixo da temporada (1,4 golos esperados).
Além disso, a turma de Alvalade registou o número mais baixo no que diz respeito a remates enquadrados, apenas acertou na baliza de Trubin em quatro ocasiões. Já o Clube da Luz, repetiu a mesma façanha do rival e apenas contou com um remate enquadrado ao longo de 90 minutos, neste caso, o golo de Kerem Akturkoglu.
As coincidências até chegam ao próprio João Pinheiro. O juiz ligado à AF Braga apitou três dos cinco encontros do Benfica e Sporting. Num dérbi em que tudo foi idêntico, as decisões ficaram adiadas para a jornada 34 do Campeonato Nacional, onde o Glorioso viaja até ao Minho, para defrontar o Braga, e o Sporting recebe o Vitória de Guimarães. Ambas as partidas estão agendadas para 17 de maio, às 18h00.