
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
48 horas depois do apito final do encontro entre o Benfica e Sporting, o rescaldo do dérbi eterno continua quente e promete dar que falar. Numa partida que terminou com uma igualdade a uma bola, todos esperavam assistir a um jogo recheado de golos, porém, as estatísticas apontam exatamente para o oposto.
Antes de entrar no foco dos números do dérbi dos dérbis, deve-se conferir as probabilidades de cada uma das equipas de levantar o troféu. O Sporting será campeão em seis dos nove cenários possíveis, enquanto que o Benfica só poderá levantar o caneco se acertar em três dos nove cenários. Ao todo, os leões têm 66% de probabilidade de serem campeões, já as probabilidades das águias só chegam aos 34%.
Quanto ao dérbi em si. Havia muitas expectativas em torno dos protagonistas do duelo que decorreu no último sábado, 10 de maio, porém, nada do que estava previsto acabou por acontecer. A equipa mais forte em casa não ganhou, tal como a equipa mais forte como visitante também não triunfou. Viktor Gyokeres e Vangelis Pavlidis, primeiro e segundo melhor marcador da Liga, ficaram em branco.
O líder da prova de regularidade registou a taxa de expected goal mais baixa da presente temporada, sem ultrapassar a expectativa de 0,3 golos. O mesmo aconteceu com o vice-líder, que também registou o número mais baixo da temporada (1,4 golos esperados).
Além disso, a turma de Alvalade registou o número mais baixo no que diz respeito a remates enquadrados, apenas acertou na baliza de Trubin em quatro ocasiões. Já o Clube da Luz, repetiu a mesma façanha do rival e apenas contou com um remate enquadrado ao longo de 90 minutos, neste caso, o golo de Kerem Akturkoglu.
As coincidências até chegam ao próprio João Pinheiro. O juiz ligado à AF Braga apitou três dos cinco encontros do Benfica e Sporting. Num dérbi em que tudo foi idêntico, as decisões ficaram adiadas para a jornada 34 do Campeonato Nacional, onde o Glorioso viaja até ao Minho, para defrontar o Braga, e o Sporting recebe o Vitória de Guimarães. Ambas as partidas estão agendadas para 17 de maio, às 18h00.
Arbitragem do juiz português deixou muitas críticas, com duras palavras de Otamendi, capitão das águias, no final do Dérbi da Luz
|
Depois de uma arbitragem que gerou muita polémica no Benfica - Sporting, João Pinheiro tem motivos para sorrir. Isto porque o árbitro português foi 'premiado' com uma nomeação na final da Liga dos Campeões. A UEFA deu conta que o juiz irá assumir o papel de quarto árbitro no encontro entre o PSG e o Inter.
De acordo com informações oficiais da UEFA, que anunciou a equipa de arbitragem, esta segunda-feira, 12 de maio, a final de Munique, que irá acontecer no próximo dia 31 de maio, irá contar com o romeno Istvan Kovacs como o árbitro principal. O juiz será assistido por Mihai Marica e Ferencz Tunyogi. O nome de João Pinheiro, juiz do Benfica - Sporting, surge no espaço dedicado ao quarto árbitro.
O VAR estará encarregue de Dennis Higler, sendo que o árbitro neerlandês irá ser assistido por Paulus van Boekel e o romeno Catalin Popa. As novidades não ficam apenas por aqui. Bruno Jesus, assistente no Dérbi, e que ainda ouviu das boas de Carreras durante o encontro entre o Benfica e o Sporting, está nomeado pela UEFA como árbitro assistente de reserva, caso aconteça algum imprevisto com os nomes oficiais anunciados.
Quem já reagiu a esta nomeação foi o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o ex-árbitro, Pedro Proença. "A nomeação do João Pinheiro e do Bruno Jesus para este jogo tão importante reflete a qualidade da arbitragem portuguesa. Marcar presença neste tipo de encontros deve ser sempre o nosso objetivo, com muito trabalho, dedicação e foco", afirmou o líder do principal organismo do desporto nacional.
Também, Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, deixou umas palavras a enaltecer a nomeação de João Pinheiro, depois da arbitragem polémica no Benfica - Sporting. "Esta escolha da UEFA é um prémio merecido para o João Pinheiro e para o Bruno Jesus, mas é também um prémio para todos os árbitros portugueses, aqueles que todos os dias se dedicam a esta causa. Temos este grande objetivo de continuar a apostar na formação dos nossos árbitros, para que tenhamos cada vez mais representantes em competições internacionais. Seria mais um sinal da qualidade do nosso trabalho", referiu o dirigente português.
Importa relembrar que, a arbitragem de João Pinheiro, juntamente com a restante equipa de arbitragem, com especial destaque para o VAR, que estava encarregue de André Narciso, levou a críticas de Bruno Lage, de Otamendi e de especialistas de arbitragem. O capitão do Benfica não deixou de apontar para a dualidade de critérios, enquanto o técnico encarnado voltou a mencionar a ausência de resposta do VAR para casos claros, como foi o caso do empurrão de Debast ao central argentino na área do Sporting.
O antigo extremo que passou pelos vermelhos e brancos regressou à competição, mas a sua equipa pode ter comprometido o campeonato
|
Tal como em Portugal, a Serie A italiana tem fortes probabilidades de apenas ter um novo campeão nacional na última jornada da prova de regularidade. Numa luta a dois, tal como o Sporting e o Benfica, o Nápoles e o Inter querem conquistar o troféu. Porém, a equipa de David Neres cedeu um empate a dois golos, frente ao Génova, situação que pode trazer consequências negativas aos napolitanos.
Num encontro, onde o extremo encarnado regressou à competição, depois de três jogos ausente devido a lesão, a equipa da casa entrou melhor no encontro e abriu o marcador aos 15 minutos, por intermédio de Romelu Lukaku. No entanto, antes do intervalo, os forasteiros chegaram à igualdade, depois de Alex Meret, à passagem do minuto 32, ter introduzido o esférico na sua própria baliza.
Nos segundos 45 minutos, tal como tinha acontecido durante a 1.ª parte, os pupilos de Antonio Conte voltaram a entrar mais fortes e ao minuto 64 já estavam novamente em vantagem, graças a um remate bem colocado de Giacomo Raspadori. No entanto, o azar voltou a repetir-se e o Génova conseguiu empatar novamente o jogo. Aos 84 minutos, Vasquez fez o 2-2. David Neres foi lançado 88 minutos, mas o ex Benfica não conseguiu ajudar.
Quem beneficiou e muito do deslize do Nápoles foi o Inter de Milão. Depois de carimbar a presença a meio da semana, frente ao Barcelona, os nerazzurri derrotaram o Torino, por 2-0, na deslocação a Turim, o que permitiu reduzir a desvantagem pontual para os líderes do campeonato, quando já só faltam duas jornadas.
Feitas as contas, o Nápoles perdeu a possibilidade de assegurar, matematicamente, a conquista do scudetto. Ao fim de 36 rondas disputadas, os napolitanos seguem na liderança da Serie A, com 76 pontos, apenas mais um ponto que os milaneses, que seguem no 2.º posto. Na 37.ª jornada, agendada para o fim de semana de 17 e 18 de maio, a equipa do ex Benfiquista vai jogar no reduto do Parma, já o Inter, por sua vez, vai receber a Lazio.
No último encontro da temporada, a equipa orientada pelo antigo timoneiro dos vermelhos e brancos caiu perante os pés do rival direto
|
No domingo passado, 11 de maio, deu-se o fecho de mais uma edição da Superliga grega, que contou com dois duelos intensos, o Panathinaikos - Olympiakos e o PAOK - AEK Athens. No primeiro duelo, a equipa orientada por Rui Vitória procurava dar continuidade ao bom momento de forma, mas acabou por sair derrotada pelo rival (1-0), que contou com um ex Benfica em campo, Chiquinho.
Numa partida que em nada mudava na classificação final para as duas equipas, o que estava em jogo era o direito de regozijar com um triunfo perante um rival direto. A jogar em casa, a formação do timoneiro português foi mais forte, mas não conseguiu encontrar o caminho para o golos e ao intervalo o marcador registava um empate a zero.
No segundo tempo, o Panathinaikos continuou a estar por cima do jogo, impedindo o Olympiakos, que contou com o Chiquinho no onze inicial, a assumir o controlo da partida. Porém, o já matematicamente proclamado campeão teve alguma sorte à mistura e beneficiou de uma grande penalidade, que foi convertida por El Kaabi, aos 69 minutos.
Na outra partida que marcou a última jornada da fase de campeão grego, o PAOK recebeu e venceu o AEK Athens no último dérbi entre as duas equipas na presente temporada. A equipa de Salónica, que não contou com Vieirinha, anunciou recentemente o final de carreira, derrotou os visitantes por uma bola a zero, fruto de um remate bem sucedido de Michailidis.
Feitas as contas, ao fim de seis jornadas da fase de apuramento de campeão, o Olympiakos ficou no 1.º lugar, com 75 pontos. A equipa de Rui Vitória confirmou o 2.º posto, com 59 pontos e uma presença na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2025/2026. O PAOk, por sua vez, fechou o pódio da prova de regularidade com 58 pontos. O AEK ficou em último lugar, com apenas 53 pontos.