
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 09:21 |
Ainda é fresca a saída de Bruno Lage do Benfica e o que não tem faltado são averiguações sobre o que correu mal e quais foram os erros que conduziram o percurso do setubalense a este desfecho. Um deles, pelo que foi apurado, foi o seu envolvimento, sem ser direto, nas eleições do Clube da Luz, ao protagonizar algumas respostas a certos candidatos.
E é precisamente no tema da corrida eleitoral que o timoneiro de 49 anos fechou o seu destino na Luz. Rui Costa, atual Presidente das águias, jogou todas as suas cartas neste mercado de transferências, a fim de conseguir algum trunfo eleitoral e Bruno Lage, ao invés de se focar na equipa, revelou publicamente o seu apoio ao dirigente encarnado, algo que fez durante a antevisão do jogo frente ao Santa Clara.
Outro dos 'pecados' que levou ao fim do percurso de Bruno Lage foi a gestão do dossiê Kerem Akturkoglu. O turco - que entretanto foi transferido para o Fenerbahçe - começou a temporada como titular, na Supertaça frente ao Sporting. De seguida, 'desapareceu' dos convocados para o primeiro jogo frente ao Nice e a história foi sempre assim, sem se conseguir perceber o que é que realmente o setubalense pretendia do extremo.
Outro pormenor que os adeptos não gostaram foi a indefinição na defesa das águias. Ora Anatoliy Trubin era titular, ou a escolha recaía sobre Samuel Soares. O mesmo também acontecia em relação ao quarteto defensivo, com especial foco em Tomás Araújo. Por vezes, o camisola 44 era titular, em outras situações, nem chegava a sair do banco de suplentes.
Já a gota de água: a falta de aposta na formação. Em contraste com a sua chegada em 2018/19, onde o setubalense claramente apostou na prata da casa, o mesmo não aconteceu nesta segunda passagem. O 'erro' mais gritante foi João Veloso, o jovem médio deu bons indícios na Eusébio Cup, mas não voltou a somar minutos desde 26 de julho.
Antigo jogador dos encarnados tem sido muito criticado em Inglaterra, pela falta de resultados apresentados no comando dos red devils
18 Set 2025 | 08:49 |
Ruben Amorim tem sido muito criticado em Inglaterra. Como técnico do Manchester United, o antigo jogador do Benfica encontra dificuldade em atingir resultados positivos, motivando revolta dos adeptos. Paul Merson, antiga lenda do Arsenal, gostaria de ver o treinador no Chelsea.
Paul Merson: "A forma como o Ruben Amorim quer jogar é preocupante"
“A forma como o Ruben Amorim quer jogar é preocupante. Ele não vai mudar. Ele vai continuar a olhar para o que está a fazer e a pensar – ‘Consegui o que consegui a jogar com este sistema’. Por isso, vai continuar com a mesma tática”, começou por dizer o ex-futebolista.
Paul Merson admitiu que Ruben Amorim "seria perfeito para o Chelsea", explicando os motivos: "Eles têm laterais de qualidade mundial, como Reece James e Malo Gusto, e ainda o melhor médio defensivo da Premier League – Moisés Caicedo. O sistema dele seria perfeito para estes jogadores”.
Paul Merson: "O sistema não é o mais adequado para aquele plantel"
“Vejam o Manchester United. O sistema não é o mais adequado para aquele plantel. Os laterais nem sequer estão perto do nível exigido, não têm qualidade suficiente, e têm um papel determinante na estratégia da equipa. O meio campo tem falta de ritmo. Tem tudo contra ele”, terminou.
Vale recordar que Ruben Amorim é um nome muito pedido pelos adeptos do Benfica, que gostavam de o ver regressar à Luz, agora como técnico. No entanto, após despedimento de Bruno Lage, José Mourinho será o ovo treinador das águias.
Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou nomeações para a sexta jornada da Liga Portugal Betclic
18 Set 2025 | 08:30 |
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou, na última quarta-feira, os árbitros nomeados para a sexta jornada da Liga Portugal Betclic. Bruno Costa vai apitar a deslocação do Benfica ao reduto do AVS.
O juiz da Associação de Futebol de Viana do Castelo será assistido por Jorge Fernandes e João Morte, enquanto João Afonso é o quarto árbitro do encontro. Manuel Oliveira foi o VAR destacado para a partida e Tiago Leandro dará o seu contributo como AVAR.
Vale recordar que este será apenas o terceiro jogo em que Bruno Costa irá arbitrar o Benfica. As duas vezes anteriores remetem à temporada 2024/25: A estreia foi a 8 de fevereiro, numa vitória encarnada sobre o Moreirense (3-2) para o campeonato. Mais tarde, em março, o juiz apitou o Benfica - Tirsense (4-0) da Taça de Portugal.
O Benfica volta a entrar em campo no próximo sábado, 20 de setembro, às 18h00, na Vila das Aves, diante do AVS. O jogo diz respeito à sexta jornada da Liga Portugal Betclic e, ao que tudo indica, já terá José Mourinho no banco das águias, sucedendo a Bruno Lage.
De momento, o Benfica é quarto classificado do Campeonato Nacional, com 10 pontos conquistados em quatro jornadas. Porto (15), Sporting e Moreirense (12) fecham o pódio, todos com mais um encontro disputado do que a formação encarnada.
Antigo dirigente das águias é confesso apoiante de João Noronha Lopes e deixou críticas à gestão recente do atual líder dos encarnados
18 Set 2025 | 08:10 |
José Gaspar Ramos atacou Rui Costa. O antigo dirigente das águias é apoiante de João Noronha Lopes e acredita que "o Benfica não pode ter um presidente que só soube jogar futebol", apontando o dedo à capacidade de liderança do atual líder máximo dos encarnados.
José Gaspar Ramos: "Esta decisão [despedir Lage] deveria ter sido tomada há mais tempo"
"Esta decisão [despedir Lage] deveria ter sido tomada há mais tempo. Na época passada, tínhamos o melhor plantel do campeonato e perdemos o campeonato. Este ano, se continuássemos nestas condições, iria acontecer o mesmo porque o problema não é dos jogadores, o problema é sim de quem os dirige", disse, ao jornal A Bola.
José Gaspar Ramos adjetivou a aposta em Mourinho - que já tem contrato à espera - como "precipitada", garantindo ser "culpa de Rui Costa": "Só a utiliza (contratação) como trampolim para poder, eventualmente, ainda ganhar as eleições. O treinador é uma peça fundamental num projeto e é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve".
José Gaspar Ramos: "Mourinho não é o treinador para o futuro"
"O Mourinho tem o currículo que tem, que nós todos respeitamos, mas nos últimos anos foi despedido de quatro ou cinco clubes. Nós queremos um treinador para o futuro e não um treinador do passado. Hoje o futebol evoluiu, há novas orientações, novas formas de pensar. Tenho muito respeito pelo passado dele, mas acho que o Mourinho não é o treinador para o futuro", atirou.
José Gaspar Ramos apoia João Noronha Lopes e explica o mau momento dos encarnados: "O grande responsável por tudo isto é Rui Costa. Está provado que não tem condições para ser presidente do Benfica. É uma instituição muito grande, uma grande empresa, que precisa de um grande gestor. O Benfica não pode ter um presidente que só soube jogar futebol".