
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hoje é o Dia D para o Benfica e Bruno Lage. Chegou a derradeira ‘final’ para o Clube da Luz e pela frente, tem o o único obstáculo que impede o Glorioso de continuar na Liga dos Campeões, a Juventus. Com o campo de batalha a ser o Allianz Stadium, em Turim, os pupilos do técnico de 48 anos apenas precisam de um empate para assegurar presença nos playoffs da prova milionária, contudo, a vitória é que interessa. Antes do apito inicial da partida, confira cinco curiosidades entre estes dois gigantes europeus.
Começando pelas estatísticas, mais concretamente o saldo de resultados, o mesmo sorri ao Benfica e de uma forma bastante favorável. Em oito encontros distintos, o Glorioso venceu a vecchia signora em seis ocasiões, cedendo também um empate e uma derrota frente aos italianos. O único triunfo dos transalpinos aconteceu em 1992/1993 (3-0), enquanto que a última vitória encarnada aconteceu na época 2022/2023, na fase de grupos da Champions.
E é precisamente sobre esse último resultado que entramos na segunda curiosidade, as duas vezes que as duas equipas se defrontaram, foi precisamente em 2022/2023, na época de estreia de Roger Schmidt. Os encarnados venceram em Turim (2-1), na 2.ª jornada, e depois receberam os transalpinos, para a 5.ª ronda, onde venceram um jogo de loucos, por 4-3. Ainda sobre estes dois duelos, surge o terceiro facto, a pouco menos de 10 horas para o inicio da partida, Bruno Lage vai contar com cinco resistentes desses dois embates, os defesas Alexander Bah, António Silva (que marcou um dos golos), Nicolás Otamendi e os médios, Florentino e Fredrik Aursnes, todos titulares na vitória por 4-3.
O histórico entre os encarnados e os italianos é tão favorável, que até foi às ‘custas’ da Juventus que o Benfica conseguiu alcançar a segunda final europeia deste século. Na longínqua temporada de 2013/2014, comandados por Jorge Jesus, as águias bateram a vecchia signora nas meias-finais da Liga Europa, novo triunfo em Turim (2-1) e um empate a zero no Estádio da Luz. Com a final da prova a ser realizada novamente em Turim, infelizmente o Glorioso não superou o Sevilha, num encontro que contou com uma arbitragem duvidosa.
Eis o quinto e último facto, mas não o menos importante. No futebol é comum vários jogadores jogarem pelas mesmas equipas, porém, no caso do Benfica e da Juventus, só existe um nome, Ángel Di Maria. O camisola 11 está a cumprir a segunda passagem pela Luz, depois de ter representado os italianos em 2022/2023. Nessa época, defrontou as águias em Turim, agora, 3 anos mais tarde, viaja até ao Allianz Stadium para defrontar os transalpinos, como estrela do Glorioso.
Benfiquistas partilharam muitas mensagens nas publicações de futebolista, que está com pé e meio na Luz, e ação de atleta dá que falar
|
Os adeptos do Benfica já 'aprovaram' Amar Dedic no plantel de Bruno Lage ao 'invadirem' as redes sociais do jogador, que ainda pertence ao Salzburg. Com as negociações a decorrer, existe outro pormenor que salta à vista: o craque retirou o nome do Marselha da descrição da conta de Instagram, mas não voltou a colocar o do clube austríaco.
Pouco tempo depois de Fabrizio Romano ter dado conta do processo de negociações entre Rui Costa e a direção do Salzburg, Amar Dedić atualizou a parte da descrição da conta de Instagram e acabou a retirar o nome a identificar o Marselha. Até aqui, nada estranho, visto que o empréstimo com os franceses terminou. Contudo, o facto de não ter voltado a colocar o 'user' do emblema austríaco deu que falar.
Além disso, existe o fator adeptos. É possível verificar que foram vários os Benfiquistas que 'invadiram' as publicações de Amar Dedić e deixaram mensagem a dar as boas-vindas ao possível futuro lateral-direito do plantel dos vermelhos e brancos em 2025/2026. Entre os vários comentários, existem até até um curto vídeo, publicado por um adepto do Benfica, que mostra Otamendi a erguer o troféu no Marquês de Pombal, na festa do 38.º título nacional, proporcionando um 'cheirinho' daquilo que Dedić poderá esperar enquanto atleta do Glorioso.
É importante relembrar que, o Benfica de Rui Costa está a negociar a transferência, a título definitivo, de Amar Dedić, junto dos dirigentes do RB Salzburg. Em cima da mesa, estará uma proposta de 10 milhões de euros, sendo que o processo está em vias de ficar concluído.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedić - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde cumpriu empréstimo até ao final da época, registando, também, uma assistência.
Confira a publicação de Amar Dedić, onde é possível ver os vários comentários dos adeptos do Benfica:
Encarnados, recorde-se, foram a jogo, esta sexta-feira, 20 de junho, tendo vencido a turma da Nova Zelândia, por seis bolas a zero
|
Mais uma dor de cabeça para Bruno Lage: Carreras não vai a jogo no Benfica - Bayern Munique. O cartão amarelo visto na primeira parte do duelo com o Auckland, esta sexta-feira, 20 de junho, confirmou o pior dos cenários, com o titular a falhar o último duelo da fase de grupos diante dos germânicos.
O camisola 3 dos vermelhos e brancos junta-se a Belotti e Florentino na lista de indisponíveis para o próximo encontro do Benfica contra o Bayern Munique, a valer para a terceira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O médio português poderá regressar às opções, mas tudo depende da recuperação da lesão no ombro direito.
Já o avançado italiano está mesmo de fora, tal como Carreras, visto que está a cumprir uma suspensão de dois jogos. Refira-se que, o lateral do Benfica não era o único em risco. Pavlidis livra-se de falhar o próximo duelo, embora, também, tivesse em risco. Importa recordar que, o craque espanhol foi castigado com a cartolina amarela perto do fim dos primeiros 45 minutos.
Refira-se que, depois do embate com o Auckland, as atenções do Benfica voltam-se para o terceiro e último jogo desta fase de grupos. A turma de Bruno Lage reencontram o Bayern Munique na próxima terça-feira, 24 de junho. O duelo tem pontapé de saída marcado para às 20h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 50 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e cinco na Taça de Portugal. Nos 4.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências.
Rui Costa está muito perto de fechar a contratação de lateral-direito nas águias, proveniente do RB Salzburg, e até se fala em possibilidade de vir para a prova
|
Amar Dedić está muito perto de ser reforço do Benfica, contudo o lateral-direito só poderá chegar e disputar o Mundial de Clubes, caso as águias passem para os oitavos de final. Esta é a condição para que os encarnados possam voltar a inscrever jogadores, até mesmo reforços que tenham assinado pelo Clube no entretanto.
A turma de Bruno Lage está obrigada a apurar-se para os oitavos de final, uma vez que só aí é que os clubes estão autorizados a inscreverem novos nomes no leque de jogadores disponíveis para a prova milionária, que se está a realizar nos Estados Unidos da América. Até ao momento, Rui Costa ainda não fechou a contratação de Amar Dedić, no entanto, o Benfica conta com alguma urgência.
Isto porque Alexander Bah continua lesionado e Tomás Araújo não viajou com a equipa. O camisola 44 do Benfica foi adaptado à posição, no entanto, uma pubalgia manteve-o longe do Mundial de Clubes. Assim sendo, a vinda de Amar Dedić pode vir a ajudar Bruno Lage a colmatar esta posição, também, numa ótica de adaptação do lateral-direito ao plantel encarnado.
Vale a pena recordar que, tal como Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, deu conta, Rui Costa está em negociações com o Salzburg para garantir a contratação de Amar Dedić a troco de 10 milhões de euros. Bruno Lage admitiu, em antevisão ao Benfica - Auckland, que pretende receber um reforço na ala direita.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedić - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde cumpriu empréstimo até ao final da época, registando, também, uma assistência.