Futebol
Inspirado em Trubin? Guarda-redes imita guardião do Benfica e decide aos 90+10
09 Fev 2026 | 15:49
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jan 2025 | 08:53 |
Hoje é o Dia D para o Benfica e Bruno Lage. Chegou a derradeira ‘final’ para o Clube da Luz e pela frente, tem o o único obstáculo que impede o Glorioso de continuar na Liga dos Campeões, a Juventus. Com o campo de batalha a ser o Allianz Stadium, em Turim, os pupilos do técnico de 48 anos apenas precisam de um empate para assegurar presença nos playoffs da prova milionária, contudo, a vitória é que interessa. Antes do apito inicial da partida, confira cinco curiosidades entre estes dois gigantes europeus.
Começando pelas estatísticas, mais concretamente o saldo de resultados, o mesmo sorri ao Benfica e de uma forma bastante favorável. Em oito encontros distintos, o Glorioso venceu a vecchia signora em seis ocasiões, cedendo também um empate e uma derrota frente aos italianos. O único triunfo dos transalpinos aconteceu em 1992/1993 (3-0), enquanto que a última vitória encarnada aconteceu na época 2022/2023, na fase de grupos da Champions.
E é precisamente sobre esse último resultado que entramos na segunda curiosidade, as duas vezes que as duas equipas se defrontaram, foi precisamente em 2022/2023, na época de estreia de Roger Schmidt. Os encarnados venceram em Turim (2-1), na 2.ª jornada, e depois receberam os transalpinos, para a 5.ª ronda, onde venceram um jogo de loucos, por 4-3. Ainda sobre estes dois duelos, surge o terceiro facto, a pouco menos de 10 horas para o inicio da partida, Bruno Lage vai contar com cinco resistentes desses dois embates, os defesas Alexander Bah, António Silva (que marcou um dos golos), Nicolás Otamendi e os médios, Florentino e Fredrik Aursnes, todos titulares na vitória por 4-3.
O histórico entre os encarnados e os italianos é tão favorável, que até foi às ‘custas’ da Juventus que o Benfica conseguiu alcançar a segunda final europeia deste século. Na longínqua temporada de 2013/2014, comandados por Jorge Jesus, as águias bateram a vecchia signora nas meias-finais da Liga Europa, novo triunfo em Turim (2-1) e um empate a zero no Estádio da Luz. Com a final da prova a ser realizada novamente em Turim, infelizmente o Glorioso não superou o Sevilha, num encontro que contou com uma arbitragem duvidosa.
Eis o quinto e último facto, mas não o menos importante. No futebol é comum vários jogadores jogarem pelas mesmas equipas, porém, no caso do Benfica e da Juventus, só existe um nome, Ángel Di Maria. O camisola 11 está a cumprir a segunda passagem pela Luz, depois de ter representado os italianos em 2022/2023. Nessa época, defrontou as águias em Turim, agora, 3 anos mais tarde, viaja até ao Allianz Stadium para defrontar os transalpinos, como estrela do Glorioso.
Encarnados voltaram a mostrar eficácia num dos seus registos mais consistentes da temporada, com jovem avançado a assumir papel central
09 Fev 2026 | 17:26 |
O Benfica venceu o Alverca, por 2-1, no Estádio da Luz, a contar para a 21ªjornada da Liga Portugal Betclic. Anísio Cabral anotou mais um golo ao seu primeiro toque e de cabeça, reforçando o poderio da equipa encarnada no jogo aéreo.
Segundo o Playmaker, o "Glorioso" marcou o oitavo golo de cabeça no Campeonato Nacional 2025/26, a segunda com melhor registo. O jovem ponta de lança aparece na liderança com dois tentos, juntamente com Vangelis Pavlidis e Nicolás Otamendi. A esta lista, acrescenta-se os nomes de Tomás Araújo e Leandro Barreiro, ambos com uma finalização certeira.
José Mourinho comparou Anísio a Didier Drogba, mas , apesar do avançado de 17 anos ter feitos os seus dois golos de cabeça, o "Special One" garante que o campeão do mundo sub-17 não é forte no jogo aéreo. "Podem rir ou chamar-me idiota, o jogo de cabeça não é o forte dele", disse, na conferência de imprensa pós-jogo.
Contundo, este golo não serviu só para alcançar esta marca. O ponta de lança foi o primeiro jogador da temporada a dar o golo da vitória das águias, vindo do banco. Este registo chegou no jogo nº40 da época 2025/2026.
As águias querem fazer mais golos, de cabeça ou não, no próximo compromisso frente ao Santa Clara. Benfica e "açorianos" defrontam-se no dia 13 de fevereiro, próxima sexta-feira, às 18h30, no Estádio São Miguel. A Partida contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Antigo jogador das águias revelou uma ligação profunda com génio argentino explicando como um gesto simbólico se tornou um ritual pessoal
09 Fev 2026 | 16:55 |
Enzo Fernández, médio campeão do mundo pelo Chelsea e antigo atleta do Benfica, confessou a sua admiração por Diego Maradona e como uma camisola se tornou num amuleto em momentos decisivos da carreira, incluindo nos tempos em que representou o River Plate.
Em entrevista à ESPN, o médio dos "Blues" revelou uma ligação especial com o astro, que nunca chegou a conhecer pessoalmente, mas cuja influência se manifestou num ritual que o acompanhou em momentos cruciais da sua caminhada futebolística.
"Sou fanático pelo Diego. Não tive a oportunidade de o conhecer, mas sempre senti uma ligação, não sei porquê", confessou o jogador de 25 anos. Este sentimento transformou-se numa espécie de amuleto. "Quando cheguei, levava uma camisola dele e ajudava-me. Marquei golos quando a usava, sinto-me muito ligado", explicou o internacional argentino, que quer rumar ao Real Madrid.
Um dos momentos mais marcantes deste ritual remonta à passagem pelo River Plate. "Num jogo contra o Racing, quando fomos campeões, estava a usar uma camisola dele. Fico muito emocionado, conecto-me bastante com a sua figura. É uma camisola dele a levantar o Campeonato do Mundo".
Na presente temporada, ao serviço do Chelsea, Enzo Fernández - avaliado em 85 milhões de euros - já realizou o total de 37 jogos oficiais: 24 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça da Liga inglesa e um na Taça de Inglaterra. Nos 2.956 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou 11 golos e quatro assistências.
Treinador do Clube encarnado teceu críticas à pouca capacidade de assertividade nas finalizações da sua equipa frente ao Alverca
09 Fev 2026 | 16:27 |
A vitória do Benfica contra o Alverca (2-1), no passado domingo, a contar para a 21ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi marcado pelo desperdício da equipa orientada por José Mourinho. Esta questão não escapou ao técnico após o apito final.
J.Mourinho: "Como é possível?"
"Penso outra vez, e vou repensar outra vez, e vou dormir mal outra vez. Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos? ", criticou o "Special One", em declarações na zona de entrevistas rápidas da BTV.
O técnico de 63 anos continuou a falar acerca deste tema. "Não quero voltar a falar das estatísticas, dos remates, de quantas vezes pisámos a área adversária. Não quero ser monótono e ir na mesma direção. Mas a maneira como temos jogado é repetitiva. Jogamos bem, criamos muito e marcamos pouco", afirmou.
J.Mourinho: "Três pontos super decisivos"
Apesar das críticas negativas, José Mourinho realçou a importância da vitória diante do conjunto ribatejano. "Fizemos o segundo golo pelo miúdo e três pontos super decisivos para a nossa esperança de chegar mais acima", concluiu.
O desperdício de grandes chances já tinha sido notória em Tondela, e Pedro Brinca, professor de economia, mostrou desagrado. "Com exceção de Pavlidis, os jogadores do Benfica mostram uma inusitada alergia à baliza adversária", confessou, na sua crónica ao jornal Record, na altura.