Futebol
Sérgio Krithinas elogia recusa do Benfica a 100 milhões de euros e explica porquê
05 Fev 2026 | 17:12
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Out 2024 | 07:15 |
Tomás Araújo foi a grande novidade nos convocados de Roberto Martínez para o duplo compromisso com a Polónia e a Escócia, da Liga das Nações. O central do Benfica acabou a ser 'riscado' de ambos os duelos da Seleção Nacional devido a uma lesão, que agora preocupa o Clube da Luz.
Segundo as mais recentes informações, avançadas pelos jornal A Bola, o departamento médico está atento à situação do camisola 44 dos encarnados, que apresenta limitações físicas, de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol. A mesma fonte garante que o problema física de Tomás Araújo não será grave, contudo, gere dúvidas quanto à utilização do defesa português no encontro com o Pevidém.
Nem tudo são más notícias para o Benfica, uma vez que Bruno Lage já conta com os regressos de alguns internacionais. É o caso de Vangelis Pavlidis (Grécia), Issa Kaboré (Burquina Faso), Anatoliy Trubin (Ucrânica), Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu (Turquia) e João Rego (Portugal sub-20), que já se apresentaram no Seixal.
António Silva, Samuel Soares, André Gomes, Tomás Araújo, Alexander Bah, Adrian Bajrami, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Zeki Amdouni e Nicolás Otamendi deverão regressar nos próximos dias. No caso do capitão das águias, o central argentino deverá ser dos últimos a chegar, visto que foi a jogo esta madrugada de quarta-feira, 16 de outubro.
Recorde-se que o Benfica vai a jogo com o Pevidém, no próximo sábado, 19 de outubro. O jogo é a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal e vai acontecer no reduto do Moreirense, Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a partir das 20h15.
Para o duelo da prova-rainha frente à equipa do Campeonato de Portugal, Bruno Lage conta com duas baixas e uma incerteza. Por um lado, Tiago Gouveia ainda continua a recuperar da lesão sofrida frente ao Estrela da Amadora, já Renato Sanches ainda está em dúvida, sendo que até à data do encontro com o Pevidém, o internacional português ainda pode estar apto. As últimas informações dão conta que o médio está mais perto de ir a jogo, tendo recuperado da lesão muscular.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em seis partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente e Atlético de Madrid), somando 532 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Encontros do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões estão agendados para 21 de fevereiro, em Lisboa, e 28 de fevereiro, em Espanha
06 Fev 2026 | 03:00 |
Rui Costa transmitiu confiança total ao plantel do Benfica para o playoff frente ao Real Madrid, mesmo perante todas as dificuldades que uma eliminatória deste nível pode apresentar, sabe o Glorioso1904. O Presidente acredita que o plantel está preparado para disputar de igual para igual com os espanhóis.
Apesar de se tratar de um adversário de enorme prestígio, o dirigente máximo das águias, ao que o nosso Jornal apurou, sente que a vitória conquistada na última jornada da fase de liga (4-2) não foi fruto do acaso e reforçou a convicção de que é possível repetir novo feito.
Rui Costa confia na experiência de José Mourinho nas competições europeias. A liderança, o conhecimento táctico e a experiência do treinador são um trunfo fundamental no duplo duelo frente aos merengues, daí que a equipa possa tirar partido do prestígio do técnico.
O Presidente quer aproveitar a inexperiência de Álvaro Arbeloa na gestão de jogos deste calibre. Rui Costa acredita que a capacidade de José Mourinho para motivar os jogadores e ajustar a estratégia ao longo do encontro poderá fazer a diferença frente a um Real Madrid forte, mas passível de ser surpreendido.
Os jogos do playoff estão agendados para 21 de fevereiro, em Lisboa, e 28 de fevereiro, em Madrid, datas que prometem momentos de enorme emoção e que podem definir o futuro do Benfica na competição europeia. Recorde-se que o Real Madrid é o emblema com mais títulos na Liga dos Campeões: 15.
Ex atleta do Clube encarnado elogia jovens lançados por José Mourinho, mas deixa conselhos sobre profissionalismo e oportunidades na Luz
05 Fev 2026 | 17:56 |
O Benfica continua a ser uma fábrica de talento, mas nem todas as promessas conseguem cumprir o destino que muitos lhes traçam nos corredores do Seixal, como é o caso de Fábio Novo. O antigo avançado, já retirado dos relvados, deixa uma sugestão aos jovens Anísio Cabral e Daniel Banjaqui.
F. Novo: " Estar 100 por cento focado no futebol"
Fabio Novo dá o conselho. "Se eu estivesse hoje no Seixal, o meu foco era apenas um: ser o melhor profissional de futebol possível. Iria estar focado a 100 por cento no futebol para conseguir chegar onde sabia que tinha capacidade para chegar", disse, em entrevista ao jornal Record.
O extremo que representou as escolas do "Glorioso", entre os anos de 2009 e 2016, não tem dúvidas da qualidade de Banjaqui, lateral campeão do mundo sub- 17. "Gosto particularmente dele, é um portento físico, muito forte nos duelos", afirmou.
F. Novo: "É um ponta de lança diferente"
Já em relação a Anísio Cabral, Fábio Novo considera que o avançado tem um físico diferente dos demais. "O Anísio é um ponta-de-lança diferente, com uma enorme capacidade física. Creio que terá espaço a sério para mostrar as capacidades que tem", pode ler-se.
Os dois jovens atletas já tinham sido enaltecidos pelo técnico de juvenis do Clube encarnado, Pedro Faria, considerando que as estreias de ambos na equipa principal encarnada constituem um passo muito importante nas carreiras de ambos, a partir da geração "mais talentosa" com que trabalhou.
Jornalista destaca atleta do Clube da Luz como peça-chave da equipa, valorizando a sua importância no equilíbrio e no desempenho global dos encarnados
05 Fev 2026 | 17:54 |
O jornalista Rui Dias destaca a importância de Fredrik Aursnes, cuja influência vai muito além do que é imediatamente visível em campo. Sem necessidade de protagonismo, o médio - que anunciou o regresso à seleção da Noruega - assume um papel determinante no funcionamento coletivo.
R. Dias: "É uma figura preponderante"
"Aursnes não é o melhor em qualquer parâmetro de avaliação mas, por visão, inteligência tática, argumentos técnicos e capacidade para entender o jogo em toda a sua dimensão, constitui peça fundamental do conjunto que defende. É uma figura preponderante, silenciosa, marcante e presente onde, como e quando é preciso. Tem perfil de funcionário, mas depressa evolui para uma verdadeira fera competitiva", disse, na sua crónica no jornal 'Record'.
O redator também fez questão de afirmar que o atleta de 30 anos é o jogador mais versátil do campeonato português: "Por domínio do jogo e pela facilidade de adaptação a qualquer tarefa, Aursnes é o polivalente mais qualificado da Liga. Não é melhor do que os especialistas, mas os treinadores não passam sem a sua contribuição. Em quatro épocas na Luz foi lateral e ala (direito e esquerdo), apoio ao ponta-de-lança e elemento organizador da pressão alta. Só agora assinou uma sequência razoável de presenças na posição de origem".
R. Dias: "É a âncora da manobra coletiva"
Rui Dias considera ainda que o nórdico rende mais no meio-campo: "Na qualidade de médio centro, Aursnes é a âncora da manobra coletiva, suporte da articulação da equipa, com valências táticas e técnicas que fortalecem a produção. Domina todas as parcelas do campo e suas regras específicas", pode ler-se.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 39 jogos oficiais: 20 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.330 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.