
Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa 'descarta' avançado do Benfica de 25/26
18 Jul 2025 | 00:00
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
21 Mai 2025 | 22:37 |
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou esta quarta-feira, 21 de maio, o SC Tomar, no jogo 2 dos quartos de final da fase regular do Campeonato Placard. Os encarnados acabaram por vencer, por 5-2. Zé Miranda (6'), Gonçalo Pinto (16'), Pau Bargalló (36' e 44') e Lucas Ordoñez (39') apontaram os golos do Clube da Luz.
Edu Castro elegeu Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues para o cinco inicial. Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto faziam parte do leque de suplentes.
Já o SC Tomar alinhou com António Marante, Rémi Herman, Filipe Almeida, Xanoca Marques e Guilherme Silva. José Silva, André Centeno, Pedro Martins, Lucas Santos e Gonçalo Neto foram os suplentes eleitos pelo adversário.
Vindos de uma vitória no jogo 1, o Benfica de Edu Castro quis somar um novo triunfo e garantir o apuramento às meias-finais do Campeonato. Dessa forma, e a jogar fora de casa, as águias abriram o marcador cedo. Logo aos seis minutos, Zé Miranda não desperdiçou a oportunidade de colocar os encarnados à frente do marcador. Dez minutos depois, foi a vez de Gonçalo Pinto aumentar a vantagem, garantindo uma maior segurança ao Glorioso ao intervalo.
No segundo tempo, o SC Tomar não deitou a toalha ao chão e ainda reduziu a desvantagem. Num espaço de quatro minutos, Filipe Almeida fez o bis e empatou a partida com o Benfica. As águias orientadas por Edu Castro não desistiram e foram à procura do apuramento para a fase seguinte. Pau Bargalló, que tinha sido estrela no jogo 1, voltou a colocar o Glorioso na frente, aos 36 minutos, com o terceiro tento encarnado da noite. O Benfica parecia ter renascido, após um período apagado, e Lucas Ordoñez aumentou a diferença com o SC Tomar por dois golos, fazendo o 4-2. Pau Bargalló ainda foi a tempo de fazer o bis, com o Benfica a dar 'chapa 5' ao SC Tomar.
Com este triunfo, o Benfica de Edu Castro apura-se para a meia-final do play-off do Campeonato Nacional. As águias vão ter de aguardar pelo resultado final do encontro entre o OC Barcelos e a UD Oliveirense para ficar a conhecer o próximo adversário e o horário e data desse mesmo duelo das meias-finais.
Atleta que foi dispensado do Clube da Luz rumou ao rival nortenho e, nas primeiras declarações, mostrou-se bastante feliz com a mudança
24 Jul 2025 | 12:01 |
Oficial! Pol Manrubia, antigo jogador de hóquei em patins do Benfica, é reforço do Porto. O defesa/médio, de 25 anos, foi dispensado da Luz na temporada passada e, depois de uma época de sucesso no Barcelos, tendo ajudado a equipa a conquistar a Liga dos Campeões, decidiu assinar com os azuis e brancos, atuais campeões nacionais da modalidade.
Pol Manrubia: "Vim jogar ao Dragão Arena e, quando havia um golo do Porto, muitas vezes sentia essa paixão"
"A verdade é que, para mim, é uma alegria imensa representar um clube como o Porto. É também uma responsabilidade muito grande, mas venho com muita paixão e com o objetivo de chegar aqui e ganhar o máximo de títulos possível para o clube. Tenho a certeza de que vamos fazer coisas muito boas", começou por referir Pol Manrubia.
Pol Manrubia fez ainda uma confissão sobre as ocasiões em que atuou na sua, agora, casa: "Vim jogar ao Dragão Arena como adversário e quando havia um golo do Porto, muitas vezes sentia essa paixão dos adeptos e essa mística que caracteriza o clube. Senti isso. Estou muito feliz por agora representar estas cores e acho que vai correr muito bem. Estou no melhor momento da minha carreira para vir para cá e vou tentar fazer história neste clube, com estes adeptos. Quando o Porto faz um golo, parece que o pavilhão vem abaixo".
Pol Manrubia chegou a Portugal em 2021, proveniente do CE Noia, de Espanha, para jogar no Benfica. O atleta esteve três temporadas vinculado ao Clube da Luz, mas nunca com grande protagonismo. No verão de 2024, rumou ao OC Barcelos e, nesta temporada, marcou 28 golos e fez 26 assistências em 55 jogos, ajudando a equipa a conquistar a Liga dos Campeões.
No campeonato, o Barcelos foi vice-campeão e perdeu o título frente ao Porto. Os minhotos eliminaram o Benfica nas meias-finais, mas não conseguiram vencer o Campeonato Placard. Agora, Pol Manrubia, além de "trocar" os encarnados pelos azuis e brancos, passa também do segundo classificado para o vencedor da prova.
Conhecido Benfiquista e entendedor da mística encarnada, antigo atleta deixou críticas à abordagem atual que é feita nas modalidades e pede uma reflexão
20 Jul 2025 | 15:20 |
Depois de uma temporada para esquecer, onde o Benfica apenas conquistou a Elite Cup, Carlos Nicolía voltou a vir a público para deixar críticas à forma como os patinadores encarnados encaram o Clube da Luz. Segundo o luso-argentino, hoje em dia os atletas já não suam pela camisola que vestem.
Carlos Nicolía: “Hoje parece que os jogadores são mais importantes para o clube”
Nas redes sociais, o atleta que já tinha deixado algumas ‘larachas’ a Rui Costa, apontou o dedo aos atletas dos vermelhos e brancos: “Há 10 anos atrás, quando escolhi o Glorioso foi porque o quis! Era muito importante para a minha carreira, o Benfica era o clube mais forte no mundo”.
De seguida, o ex-Benfiquista frisou que atualmente os atletas pensam mais em si do que nos emblemas que representam: “Hoje parece que os jogadores são mais importantes para o clube, que o clube para os jogadores”.
Carlos Nicolía: “Eu quero um Benfica onde o dinheiro não seja motivo para que os jogadores queiram vir”
“A mim bastou um telefonema do clube. Hoje temos que ir buscar os jogadores e trazer, gastar e dar tudo para convencer. A mim ensinaram que o Benfica é mais grande que tudo e todos”, acrescentou o antigo avançado das águias, defendendo que os atletas de agora têm uma visão diferente de dedicação aos clubes.
“Eu quero um Benfica onde o dinheiro não seja motivo para que os jogadores queiram vir, seja no futebol e nas modalidades. Nas modalidades gastamos como nunca na história do clube e tivemos o pior resultado da história. Que mudou nestes tempos?”, escreveu por Carlos Nicolía, pedindo que seja feita uma reflexão profunda.
Atleta que é um dos grandes valores da modalidade vai abandonar o Clube da Luz e já tem destino definido pelos responsáveis das águias
18 Jul 2025 | 14:09 |
Viti, jovem goleador da equipa de hóquei em patins do Benfica, está de saída, temporariamente, do Clube da Luz. Neste Exclusivo Glorioso 1904, revelamos que o futuro de uma das maiores promessas da modalidade deve passar por uma cedência a um emblema da primeira liga, onde possa continuar a evoluir para no futuro regressar à casa mãe.
Ao que foi possível apurar, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, Viti está de malas feitas na Luz, não entrando nas opções do treinador, Edu Castro, para a próxima temporada. Com a confiança de que o jovem talento poderá ainda vingar de águia ao peito, os dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça, não querem quebrar a ligação, em definitivo, com o avançado, por isso mesmo, sabe o nosso Jornal que a decisão foi de um acordo por empréstimo.
Segundo informações recolhidas, exclusivamente, pelo Glorioso 1904, a próxima casa de Viti deverá ser uma equipa do Campeonato Nacional de hóquei para que seja mais fácil a nível de adaptação. Desta forma, o talento formado nas camadas jovens do Benfica vai permanecer num adversário da equipa de hóquei em patins orientada por Edu Castro até ao final da temporada de 2025/2026.
No final da época que se avizinha, Viti volta à Luz, sendo que o plano dos responsáveis do Benfica é de que o avançado ganhe mais rendimento num plantel em que tenha um maior espaço para se revelar e conquistar mais tempo de jogo. Refira-se que, o plantel de hóquei em patins do Benfica conta com Pau Bargalló, João Rodrigues, Gonçalo Pinto e Lucas Ordoñez, que renovou contrato com as águias, neste verão.
Na temporada passada, Viti, com a camisola do Benfica, marcou presença em 39 partidas: 22 pela equipa B na segunda divisão, seis no Campeonato Nacional da I Divisão, oito no Campeonato sub-19, duas na Liga dos Campeões e mais uma na Taça de Portugal. Ao todo, de águia ao peito, o avançado de 18 anos apontou 57 golos.