Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica, perdeu a vida esta segunda-feira, e Fernando Seara, presidente da Assembleia Geral do Glorioso, reagiu à morte do técnico sueco. O dirigente destacou a figura do treinador e o seu contributo ao desporto luso.
"Esta era uma notícia esperada. Em abril, quando estive com ele, nós que nos conhecemos da sua primeira presença no nosso querido Benfica, em 1982, respondeu-me naquele seu português que foi aprendendo: ‘Como está? Gosto de o ver. A iniciativa do presidente Rui Costa, acompanhado do querido Humberto e do Toni, foi muito boa!’. Abraçámo-nos. Tive a sensação que não aguentaria muito tempo, tendo consciência da vida vivida e de duas coisas: foi um revolucionário no futebol português e no futebol do Benfica. Recordo sempre uma frase de um também revolucionário, José Martí, que escreveu: a morte é uma vitória e, quando se viveu bem, o caixão é um arco de triunfo. É isso que devemos sentir", começou por referir.
"Estive com ele em duas finais europeias, as duas derrotas com o Anderlecht e o AC Milan, nós que percebemos com os senhores jogadores que ele treinou que revolucionou o treino, a metodologia, o elemento tático e técnico, mas acima de tudo a forma de relação com o jogador. Ouvi-o de tantos e tantos que o foram surpreender no hotel em abril, e de muitos outros, nas pequenas histórias que me foram contando. Com ele, tivemos momentos empolgantes nos dois momentos em que treinou o nosso Benfica", disse Fernando Seara.
"Nós, adeptos, queríamos ir ao estádio, ver a equipa e partilhar aquela ambição nova. Permita-me lembrar a relação que o sr. Eriksson tinha com os outros: recebi há pouco uma mensagem de um grande sportinguista, a dar-me os pêsames pela morte de Eriksson. Foi alguém que nos projetou e nos ajudou a perceber um futebol diferente. Ele também revolucionou a figura social do treinador. Ajudou-nos também e muito num tempo complexo da vida do futebol português", referiu o presidente da Assembleia Geral do Benfica
"O sentimento dele na sua casa na Malveira da Serra, a olhar o Atlântico, era algo de reconfortante. Olhava o mar e sentia-se bem em Portugal, na década de 80 e depois no segundo momento, já na década de 90. No meio daquela frieza sueca, no segundo momento já havia o sentimento português. Os almoços da Tia Matilde que ele adorava, mas sobretudo o sentimento de partilha, em especial com o nosso querido Toni, que não era só treinador-adjunto, mas um amigo e confidente", concluiu.
Antigo treinador das águias partiu, esta segunda-feira, aos 76 anos
|
0Ninguém fica indiferente ao falecimento de Sven Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica, que perdeu a vida esta segunda-feira, 26 de agosto, aos 76 anos. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, não deixou o momento passar em branco e endereçou as condolências aos amigos e à família do técnico sueco, não esquecendo o emblema da Catedral.
"Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, um treinador profundamente marcante para o futebol português. A sua recente passagem pelo nosso País, onde foi homenageado pelo clube que por duas vezes representou em Portugal, o SL Benfica, confirmou o reconhecimento e admiração que toda a família do futebol português teve por ele", começou por referiu o Presidente da FPF.
"À frente do seu tempo, Eriksson destacou-se no Gotemburgo antes de servir o SL Benfica com o sucesso que todos sabemos. Além das suas qualidades e competência como treinador, Eriksson foi sempre uma pessoa amável, amiga e grata. O futebol português também está grato a um verdadeiro cavalheiro do futebol. Despediu-se da vida com a grandeza com que sempre marcou a sua postura. À sua família e amigos e ao SL Benfica, dirijo os meus sentidos pêsames", concluiu Fernando Gomes.
Há cerca de um ano, Sven Goran Eriksson havia anunciado que ia abandonar o futebol por motivos de saúde, numa altura em que desempenhava o cargo de diretor desportivo no IF Karlstad, da Suécia. Em janeiro, o sueco comunicou a sua doença terminal e foram várias as homenagens realizadas no mundo de futebol pelos clubes que treinou, incluindo o Benfica.
O treinador esteve presente no Estádio da Luz, a 11 de abril, acompanhado por jogadores que comandou enquanto técnico do Glorioso, e foi homenageado pelos Benfiquistas no relvado. Num vídeo divulgado pelos encarnados, é possível observar a conversa do técnico com o Presidente Rui Costa.
Clube encarnado apontou dedo à decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol
|
0Rui Costa foi suspenso por oito dias perante os insultos dirigidos à equipa de arbitragem na temporada passada, no final do Benfica - Sporting, da Taça de Portugal. Em comunicado, o Clube encarnado teceu duras críticas ao Conselho de Disciplina, anunciado a ausência do Presidente na final da Supertaça Feminina.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que o seu Presidente, Rui Costa, está impedido de marcar presença, nesta noite, na final da Supertaça de futebol feminino devido a um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol", pode-se ler na nota oficial.
"O castigo, conhecido precisamente esta semana, tem por base o jogo da Taça de Portugal da época passada entre o Benfica e o Sporting, ocorrido no dia 2 de abril. O Sport Lisboa e Benfica expressa, por isso, profundo repúdio e preocupação pelo facto de esta punição surgir mais de 4 meses depois e precisamente na única semana em que há uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol", apontaram as águias.
O Benfica referiu, ainda, que Rui Costa não vai poder marcar presença no Estádio da Luz no encontro de sábado com o Estrela da Amadora: "Tal facto impede o Presidente do Benfica de estar no estádio, ao contrário do que aconteceria numa competição organizada pela Liga, onde seria apenas impedido de aceder às áreas técnicas, podendo marcar presença na tribuna".
As críticas não ficaram por aqui, com os encarnados a reforçarem o "mau timing". "Por todas as razões e mais uma, um timing para castigar o Benfica que muito se estranha, sendo mais uma vez incompreensível esta decisão do Conselho de Disciplina da FPF", criticou o Clube da Luz.
Confira, na íntegra, o comunicado do Benfica:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que o seu Presidente, Rui Costa, está impedido de marcar presença, nesta noite, na final da Supertaça de futebol feminino devido a um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O castigo, conhecido precisamente esta semana, tem por base o jogo da Taça de Portugal da época passada entre o Benfica e o Sporting, ocorrido no dia 2 de abril.
O Sport Lisboa e Benfica expressa, por isso, profundo repúdio e preocupação pelo facto de esta punição surgir mais de 4 meses depois e precisamente na única semana em que há uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.
Tal facto impede o Presidente do Benfica de estar no estádio, ao contrário do que aconteceria numa competição organizada pela Liga, onde seria apenas impedido de aceder às áreas técnicas, podendo marcar presença na tribuna.
Por todas as razões e mais uma, um timing para castigar o Benfica que muito se estranha, sendo mais uma vez incompreensível esta decisão do Conselho de Disciplina da FPF"
Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos encarnados ficou bastante agradado com o resultado
|
0O Benfica defrontou e venceu, por cinco bolas a zero, o Feyenoord, no passado domingo, no Estádio da Luz e Fernando Seara, em declarações à BTV, acabou por se mostrar satisfeito com o resultado e não só. O presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias fez questão de evidenciar a "força de vontade" do plantel, apontando como a 'fórmula' do sucesso.
"Primeiros 25 minutos únicos, de grande convicção e... fé, como disse que tínhamos de ter [na quinta-feira, no particular com o Brentford]. A Eusébio Cup fica bem em casa. A Flora [filha de Eusébio] sorriu. E, acima de tudo, o que gostei? Gostei de força de vontade. Quando se junta a força à vontade temos um coletivo, e um coletivo dá-nos muitas esperanças para esta temporada", começou por mencionar.
"Quando se junta a força à vontade temos um coletivo, e um coletivo dá-nos muitas esperanças"
"Eu estava contente na quinta-feira [receção ao Brentford]. Hoje, estou entusiasmado. Espero que continuemos assim. Sabe o que gostei? Se os 40 mil na quinta-feira até sensibilizaram o treinador do Brentford... Hoje fomos 54 mil. Que sejamos 64 mil multiplicados pelos vários estádios ao longo da época. É isso que motiva a nossa fé", concluiu Fernando Seara.
No que toca à partida em si, 20 minutos 'à Benfica' chegaram para agarrar a vitória da Eusébio Cup, Gianluca Prestianni inaugurou o marcador, com Vangelis Pavlidis a bisar ainda antes dos 15' de jogo. Beste fez o seu primeiro tento pelas águias e Arthur Cabral sentenciou o resultado, já nos instantes finais do duelo.
Importa recordar que, depois da goleada ao Feyenoord, a equipa treinada por Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 2 de agosto, para discutir com o Fulham a sexta e última partida da pré-temporada. O duelo será realizado em Loulé, no Estádio do Algarve, e tem arranque marcado para as 20h00.