Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica, perdeu a vida esta segunda-feira, e Fernando Seara, presidente da Assembleia Geral do Glorioso, reagiu à morte do técnico sueco. O dirigente destacou a figura do treinador e o seu contributo ao desporto luso.
"Esta era uma notícia esperada. Em abril, quando estive com ele, nós que nos conhecemos da sua primeira presença no nosso querido Benfica, em 1982, respondeu-me naquele seu português que foi aprendendo: ‘Como está? Gosto de o ver. A iniciativa do presidente Rui Costa, acompanhado do querido Humberto e do Toni, foi muito boa!’. Abraçámo-nos. Tive a sensação que não aguentaria muito tempo, tendo consciência da vida vivida e de duas coisas: foi um revolucionário no futebol português e no futebol do Benfica. Recordo sempre uma frase de um também revolucionário, José Martí, que escreveu: a morte é uma vitória e, quando se viveu bem, o caixão é um arco de triunfo. É isso que devemos sentir", começou por referir.
"Estive com ele em duas finais europeias, as duas derrotas com o Anderlecht e o AC Milan, nós que percebemos com os senhores jogadores que ele treinou que revolucionou o treino, a metodologia, o elemento tático e técnico, mas acima de tudo a forma de relação com o jogador. Ouvi-o de tantos e tantos que o foram surpreender no hotel em abril, e de muitos outros, nas pequenas histórias que me foram contando. Com ele, tivemos momentos empolgantes nos dois momentos em que treinou o nosso Benfica", disse Fernando Seara.
"Nós, adeptos, queríamos ir ao estádio, ver a equipa e partilhar aquela ambição nova. Permita-me lembrar a relação que o sr. Eriksson tinha com os outros: recebi há pouco uma mensagem de um grande sportinguista, a dar-me os pêsames pela morte de Eriksson. Foi alguém que nos projetou e nos ajudou a perceber um futebol diferente. Ele também revolucionou a figura social do treinador. Ajudou-nos também e muito num tempo complexo da vida do futebol português", referiu o presidente da Assembleia Geral do Benfica
"O sentimento dele na sua casa na Malveira da Serra, a olhar o Atlântico, era algo de reconfortante. Olhava o mar e sentia-se bem em Portugal, na década de 80 e depois no segundo momento, já na década de 90. No meio daquela frieza sueca, no segundo momento já havia o sentimento português. Os almoços da Tia Matilde que ele adorava, mas sobretudo o sentimento de partilha, em especial com o nosso querido Toni, que não era só treinador-adjunto, mas um amigo e confidente", concluiu.
Clube da Luz partilhou a informação esta sexta-feira, 3 de janeiro, a dar conta da sua posição oficial
|
0Última hora: O Benfica lançou esta sexta-feira, 3 de janeiro, um Comunicado em resposta à informação avançada pelo Correio da Manhã que dava conta das despesas, em 40 milhões, das águias com produtos e serviços, subida essa que foi comparada com os gastos de Sporting e Porto.
"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que são incorretas as informações e as comparações do jornal Correio da Manhã sobre os FSE's da Benfica SAD versus outros clubes", pode-se ler no Comunicado partilhado esta sexta-feira, 3 de janeiro, pelo Clube da Luz.
Além disso, o Benfica refere ainda que a comparação com os leões e dragões deve ser feita incluindo as operações intragrupo, ou seja, as compras realizadas entre as empresas detidas pelo Clube da Luz, sendo que os encarnados defendem que a situação foi analisada na última Assembleia Geral de Acionistas.
Confira o Comunicado do Benfica na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que são incorretas as informações e as comparações do jornal Correio da Manhã sobre os FSE's da Benfica SAD versus outros clubes".
"Uma comparação e análise rigorosa deve ser feita incluindo as operações intragrupo, ou seja, as compras realizadas entre as empresas detidas pelo Sport Lisboa e Benfica e cujos valores permanecem no universo Benfica, não se tratando, portanto, de fornecedores fora do universo da SAD".
"Este, aliás, foi tema de análise e clarificação na última Assembleia Geral de Acionistas".
"Ao contrário do que foi escrito pelo jornal Correio da Manhã, em 23/24 os custos com FSE's da Benfica SAD para fora do universo Benfica correspondem a um valor de 55,8 milhões de euros, o que representa 21,8 por cento dos rendimentos operacionais com transações de direitos de atletas".
"É, por isso, totalmente falso que a Benfica SAD gaste em fornecedores externos ao universo Benfica mais de um terço dos seus rendimentos. Na realidade, esse rácio está próximo de um quinto de toda a sua faturação".
Atualmente a Catedral do Clube da Luz consegue receber 65 mil adeptos nas bancadas, no entanto, o dirigente das águias sonha com um recinto com 120 mil lugares
|
0O vice-presidente do Benfica, Rui Passo, considerou, em entrevista à BTV, na passada quinta-feira, 2 de janeiro, que o Clube da Luz tem de começar a pensar ao aumentar a capacidade do Estádio, sugerindo mesmo na construção de uma nova Catedral. O dirigente das águias acabou por apontar para os 120 mil lugares, revelando ainda que acredita que o atual recinto passe a ser utilizado pelo râguebi e pelo futebol feminino.
"Tem de ter a capacidade mítica que está cabeça de todos os Benfiquistas, os 120 mil lugares. Está a fazer 70 anos do antigo estádio. Falamos da capacidade de chegar aos 70 mil, mas recordamos todos que a capacidade é de 120 mil", começou por mencionar o dirigente das águias.
"Neste estádio, não podemos ir mais além dos 70 mil, por questões de segurança, comodidade e regulamentação. Temos de começar a pensar num novo estádio. Este estádio começa a esgotar-se", disse, considerando que a atual Catedral, que será palco de uma meia-final do Mundial'2030, não poderá crescer muito mais.
Rui Passo - Temos de começar a pensar num novo estádio
"O longo prazo está logo ali. Há duas modalidades em que queremos estar mais fortes, o futebol feminino e o râguebi. Este estádio pode ficar como casa do futebol feminino e do râguebi. Quero sonhar com assistências de 40, 50 e 60 mil a ver jogos de râguebi e futebol feminino. Devemos começar a sonhar com um novo estádio", acrescentou Rui Passo.
Rui Passo - Há duas modalidades em que queremos estar mais fortes, o futebol feminino e o râguebi
"Temos camarotes cheios e com listas de espera. Temos lugares executivos com listas de espera. Temos red pass com uma brutal lista de espera. Fazendo contas por alto, não é difícil passar de 45 mil red pass para 70 mil, de 5 mil lugares executivos para 10 mil e de 150 camarotes para 300. Temos uma lista de espera para comprar já na planta estes lugares. É muito possível começar a pensar seriamente num projeto destes", concluiu.
Camisola 8 do Clube da Luz foi determinante na manobra da equipa encarnada, sendo que a sua polivalência voltou a mostrar-se importante em vários momentos
|
0Fredrik Aursnes foi o craque eleito pela redação do Glorioso 1904 para arrecadar o galardão de Jogador do Ano. O camisola 8 do Benfica voltou a ser determinante com Roger Schmidt e, agora, com Bruno Lage, tendo ‘pegado de estaca’ na turma encarnada, batendo a concorrência de Ángel Di María, João Neves e Álvaro Carreras na atribuição do troféu.
Oriundo do Feyenoord, em 2022/23, a troco de 13 milhões de euros, o médio norueguês assumiu-se como um verdadeiro polivalente com Roger Schmidt. Ainda com o técnico alemão no banco das águias, Fredrik Aursnes chegou a ser um verdadeiro ‘tapa buracos’, tendo alinhado em várias posições ao longo do ano, sobretudo nas laterais dos encarnados, onde desempenhou a posição de defesa direito e esquerdo.
Com a chegada de Bruno Lage ao Benfica, o camisola 8 voltou a assumir-se como peça fundamental no meio-campo do técnico setubalense. Dessa forma, o centrocampista juntou-se a Florentino Luís e Orkun Kokçu e tem sido essencial na manobra dos encarnados para garantir a estabilidade no centro do terreno.
Tratando-se de um atleta importante para o Benfica, Fredrik Aursnes viu o seu esforço e dedicação ser recompensado com uma renovação de contrato com o Clube da Luz. O médio de 29 anos fica ligado aos encarnados até 2029 e pode continuar a dar o seu contributo no meio-campo das águias nos próximos anos.
Na presente temporada, Fredrik Aursnes – avaliado em 20 milhões de euros – já realizou 23 encontros pelo Benfica, sendo que nos 1.862 minutos em que esteve em campo, o camisola 8 apontou um golo (Casa Pia) e cinco assistências (Casa Pia, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Porto e Estrela da Amadora).
Ao todo pelos encarnados, o camisola 8 disputou 118 encontros onde apontou oito golos e 18 assistências. De notar que no seu palmarés, Fredrik Aursnes conta com um Campeonato Nacional (22/23) e uma Supertaça (2023).