Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Demissão de Fernando Seara? Já se sabe o motivo para a 'confusão' na Assembleia Geral do Benfica

Reunião magna do Clube da Luz realizou-se este sábado e a demissão do Presidente da Mesa, após votação, foi uma das ‘reviravoltas’

Fernando Seara, presidente da MAG, demitiu-se este sábado em plena Assembleia Geral do Benfica
Fernando Seara, presidente da MAG, demitiu-se este sábado em plena Assembleia Geral do Benfica

  |

Icon Comentário0

Fernando Seara, que segurava o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica, demitiu-se no sábado, 21 de setembro, durante a reunião magna dos encarnados, que tinha como objetivo a discussão e aprovação da revisão dos estatutos do Clube. Na origem, esteve um requerimento de João Diogo Manteigas, candidato ao próximo ato eleitoral, que acontecem em outubro de 2025.


Como a afluência de sócios era imprevisível, a Assembleia Geral apenas tinha hora para começar (9h30). Fernando Seara assumiu que a ‘reunião’ acabaria às 20h, mas a revisão dos artigos foi demorada e levou com que João Diogo Manteigas apresentasse um requerimento à mesa, com o intuito de acelerar os trabalhos. O objetivo era convidar a MAG a sistematizar propostas, permitindo a aprovação do maior número possível.


Porém, os trabalhos foram interrompidos com a promessa de prosseguirem num prazo máximo de 30 dias, dirigidos novamente pelo presidente da Mesa. Fernando Seara recebeu o requerimento e submeteu-o a votação, acabando por se demitir depois de os sócios terem votado favoravelmente o requerimento. O presidente abandonou o Pavilhão da Luz sem qualquer explicação.


Como era de esperar, a reunião ficou suspensa alguns minutos, mas Rui Costa, Presidente do Benfica, interveio, lamentando o sucedido, e pediu para que os trabalhos fossem retomados e para que a vontade de Fernando Seara não fosse questionada.

Apesar do pedido extraordinário de Rui Costa, imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão". A reunião continuou e a votação dos artigos também.



Clube

Após demissão de Fernando Seara, Rui Costa intervém na AG do Benfica com pedido

Presidente do Clube encarnado tentou interromper o ambiente de confusão instalado após a decisão do presidente da MAG encarnada

Rui Costa intervém na AG do Benfica após demissão de Fernando Seara
Rui Costa intervém na AG do Benfica após demissão de Fernando Seara

  |

Icon Comentário0

Após demissão de Fernando Seara, que abandonou a Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, Rui Costa interveio, chegando-se à frente para se dirigir a todos os Sócios, tendo feito um pedido. 


"É um dia importante demais para o clube para o que está a acontecer", afirmou o dirigente máximo encarnado, que pediu desculpas aos Sócios pela confusão instalada.


O Presidente do Clube encarnado apelou à calma na sequência do requerimento para a suspensão e reagendamento da Assembleia Geral. Posteriormente, o líder máximo dos encarnado pediu a todos os Sócios para que a reunião magna prosseguisse, desta vez, comandada pelo Vice-Presidente, José Pereira da Costa, face à ausência de Fernando Seara. 


O pedido de Rui Costa foi atendido com a reunião a continuar, já num ambiente mais sereno, e a votação dos artigos a decorrer. É importante referir que a confusão iniciou quando João Diogo Manteigas pediu a suspensão da reunião, argumentando que existia alguma confusão em torno dos artigos em votação. Ao que tudo indica, as propostas de alterações que foram feitas não correspondiam ao número do artigo em questão. 

Os Sócios acabaram mesmo por votar na suspensão da Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, após o associado João Pinheiro ter feito um pedido igual ao de João Diogo Manteigas. Os Sócios aprovaram a suspensão e o reagendamento da reunião magna. Foi aí que Fernando Seara decidiu anunciar a demissão da presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, abandonando, assim, a reunião no Pavilhão n.º1 da Luz. Imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão".



Clube

Última hora! Após confusão na AG do Benfica, Fernando Seara demite-se e Sócios reagem: "Vergonha"

Reunião magna, que acontece no Pavilhão n.º1 da Luz, viveu momentos polémicos que levou à decisão do Presidente da MAG do Clube da Luz

Fernando Seara demite-se após adiamento da Assembleia Geral do Benfica
Fernando Seara demite-se após adiamento da Assembleia Geral do Benfica

  |

Icon Comentário0

Após uma manhã tranquila, a segunda parte da Assembleia Geral do Benfica viveu momento polémicos e de muita confusão na parte da tarde deste sábado, 21 de setembro. Fernando Seara, presidente da MAG, apresentou a sua demissão, após adiamento da reunião magna. 


Tudo começou quando João Diogo Manteigas fez uma intervenção a pedir o reagendamento da Assembleia Geral, suspendendo a de hoje, justificando o pedido com a confusão em torno dos artigos em votação. Ao que tudo indica, as propostas de alterações que foram feitas não correspondiam ao número do artigo em questão. 


Foi nesse sentido que o candidato à Presidência do Benfica avançou com um pedido de adiamento, que foi a votos pelos Sócios Benfiquistas. A confusão aumentou perante a inflexibilidade de Fernando Seara, que pretendia seguir com a Assembleia Geral, sendo alvo de muita contestação, especialmente, depois de ter afirmado que João Diogo Manteigas tinha retirado o requerimento. 


Os Sócios acabaram mesmo por votar na suspensão da Assembleia Geral Extraordinária, após o associado João Pinheiro ter feito um pedido igual ao de João Diogo Manteigas. Os Sócios aprovaram a suspensão e o reagendamento da reunião magna. Foi aí que Fernando Seara decidiu anunciar a demissão da presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, abandonando, assim, a reunião no Pavilhão n.º1 da Luz. 

Imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão".


Veja aqui a contestação dos Sócios do Benfica:



Futebol

Luís Pedro Ferreira antevê Assembleia Geral do Benfica e atira: “Nova era na Luz”

Jornalista afirma que as vitórias dos encarnados vão apaziguar a reunião magna do Clube da Luz a realizar-se este sábado

Em dia de Assembleia Geral do Benfica, o jornalista e diretor da BOLA previu o ambiente vivido na Luz
Em dia de Assembleia Geral do Benfica, o jornalista e diretor da BOLA previu o ambiente vivido na Luz

  |

Icon Comentário0

Luís Pedro Ferreira, jornalista e diretor do jornal A Bola, partilhou aquelas que são as suas expectativas para o ambiente vivido este sábado, 21 de setembro, na Assembleia Geral do Benfica. O jornalista afirma que esse mesmo ambiente poderá ser determinante “para o futuro futebolístico da equipa de Bruno Lage.


“O Benfica começou por afastar o fantasma dos jogos fora com uma vitória em Belgrado, na Liga dos Campeões, e pelo menos o resultado da Sérvia vai permitir que o dia de hoje se foque naquilo que realmente importa: os estatutos do clube e só esses”, começou por dizer Luís Pedro Ferreira.


“A discussão sobre tão importante proposta tem de ir para lá do pontapé na bola. Se isso foi conseguido entre partes, não diria desavindas, mas com visões diferentes como são a gestão de Rui Costa e o movimento Servir o Benfica, oposição nas últimas eleições, a vitória frente ao Estrela Vermelha permite que o debate/votação possa vir a decorrer em paz. Ou com mais serenidade”, continuou.


“Se o Clube fizer isso bem, tentando colocar mais razão onde a paixão manda, entrar-se-á numa nova era na Luz. Mesmo que haja vozes discordantes com a gestão, mesmo que haja um candidato antecipado a eleições (João Diogo Manteigas), contas negativas e votos contra orçamentos ou exercícios. Estes, por exemplo, afetam um presidente, ou uma direção, a votação dos estatutos afeta todos: a atual gestão e as que vêm a seguir, sejam elas quais forem”, prosseguiu Luís Pedro Ferreira.

“O como é bastante importante nesta fase e o ambiente que se viverá pode ser determinante, também, para o futuro futebolístico da equipa de Bruno Lage.”


“Um gesto pode valer mais do que qualquer discurso e naquela ida para junto da bancada do Marakana onde estavam os adeptos, viu-se Benfica fora de casa como já não se via há algum tempo. E se insisto na tecla fora de casa, é porque há um Benfica que tem de resolver políticas dentro de portas, e solucionar o futebol quando disputado fora delas: as exibições na Luz e longe ainda são demasiado díspares”, terminou o jornalista.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"
Clube

João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"

 

Icon Comentário0
Última hora! Proposta de revisão dos Estatutos é aprovada na Assembleia Geral do Benfica
Clube

Última hora! Proposta de revisão dos Estatutos é aprovada na Assembleia Geral do Benfica

 

Icon Comentário0
Francisco Benitez agradece a Rui Costa na AG do Benfica e defende: "Saibamos honrar..."
Clube

Francisco Benitez agradece a Rui Costa na AG do Benfica e defende: "Saibamos honrar..."

 

Icon Comentário0