
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Fernando Seara, que segurava o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica, demitiu-se no sábado, 21 de setembro, durante a reunião magna dos encarnados, que tinha como objetivo a discussão e aprovação da revisão dos estatutos do Clube. Na origem, esteve um requerimento de João Diogo Manteigas, candidato ao próximo ato eleitoral, que acontecem em outubro de 2025.
Como a afluência de sócios era imprevisível, a Assembleia Geral apenas tinha hora para começar (9h30). Fernando Seara assumiu que a ‘reunião’ acabaria às 20h, mas a revisão dos artigos foi demorada e levou com que João Diogo Manteigas apresentasse um requerimento à mesa, com o intuito de acelerar os trabalhos. O objetivo era convidar a MAG a sistematizar propostas, permitindo a aprovação do maior número possível.
Porém, os trabalhos foram interrompidos com a promessa de prosseguirem num prazo máximo de 30 dias, dirigidos novamente pelo presidente da Mesa. Fernando Seara recebeu o requerimento e submeteu-o a votação, acabando por se demitir depois de os sócios terem votado favoravelmente o requerimento. O presidente abandonou o Pavilhão da Luz sem qualquer explicação.
Como era de esperar, a reunião ficou suspensa alguns minutos, mas Rui Costa, Presidente do Benfica, interveio, lamentando o sucedido, e pediu para que os trabalhos fossem retomados e para que a vontade de Fernando Seara não fosse questionada.
Apesar do pedido extraordinário de Rui Costa, imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão". A reunião continuou e a votação dos artigos também.
Imprensa nacional assegura, esta quinta-feira, que o Clube da Luz conta com uma grande novidade no que toca aos meios de comunicação
|
Uma das promessas de Luís Filipe Vieira, enquanto Presidente do Benfica, era criar uma estação de rádio exclusiva para os encarnados, mas o projeto nunca foi concretizado. Ainda assim, Rui Costa, que falou sobre uma possível recandidatura, não deixou para trás o sonho e a Rádio Benfica tem tudo para 'nascer' antes das próximas eleições de outubro.
Segundo revela o jornal Record, o processo de recrutamento está a ser posto em prática para que o projeto se concretize da melhor forma. Portanto, os dirigentes do Benfica estão agora à procura dos melhores nomes da rádio portuguesa, para fazer acontecer a promessa esquecida por Luís Filipe Vieira.
A diretoria das águias está, contudo, a correr contra o tempo para colocar em prática o projeto, podendo isto ser visto como trunfo nas próximas eleições de outubro. De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, trata-se de um investimento muito forte dos dirigentes, que há muitos anos falavam da possibilidade de juntar a televisão do Clube da Luz a uma rádio.
As instalações para a realização da Rádio deverão ser dentro do Estádio da Luz e os preparativos já estão bem avançados para o início das transmissões. Contudo, apesar dos preparativos estarem a 'correr sobre rodas', ainda não se sabe quais serão os conteúdos nas emissões.
A ideia é de aproximar o adepto do Glorioso e tentar que o acompanhamento radiofónico de jogos de futebol e modalidades seja feito através da Rádio Benfica. Além da transmissão de partidas relacionadas com as águias, estão previstos debates para o universo Benfiquista e outros conteúdos ainda não idealizados.
Depois de anunciar a data em que iria avançar com a candidatura ao ato eleitoral, o advogado deixa mais uma nota relativo ao assunto
|
Na passada terça feira, 20 de maio, Cristóvão Carvalho emitiu um comunicado oficial para cancelar a conferência de imprensa, que estava prevista para ocorrer na próxima quinta-feira, 22 de maio. A intenção da reunião era anunciar a candidatura à Presidência do Benfica, nas próximas eleições de outubro, onde seria um possível concorrente. No entanto, existe uma nota que acaba a cancelar este momento.
O alegado candidato não quis avançar com a candidatura, mas sim promover o debate entre Benfiquistas sobre possíveis eleições antecipadas dentro do Benfica. Assim sendo, a conferência de imprensa de Cristóvão Carvalho foi cancelada e não há data prevista para ser realizada.
Na nota partilhada pelo advogado, é possível ler o desagrado com os resultados recentes da equipa de Bruno Lage: "Perante o momento de profunda degradação do que é, sempre foi e não pode deixar nunca de ser a essência vencedora do Sport Lisboa e Benfica; enfrentando um momento de profunda apatia em relação às derrotas e recentes e à perda de mais um campeonato"
Assim sendo, uma candidatura à Presidência do Benfica não deverá acontecer para breveo. Até o momento, apenas João Diogo Manteigas avançou de forma oficial com a candidatura, sendo que Cristóvão Carvalho e João Noronha Lopes são os outros nomes a serem falados nos arredores do Clube da Luz.
Além dos três nomes já referidos acima, resta saber se o atual Presidente, Rui Costa, vai ser candidato ou não. O líder máximo das águias ainda não confirmou a candidatura ao ato eleitoral de outubro, apontando o foco para o fim da época "Sempre disse que o meu foco era estar concentrado nos propósitos da equipa, e neste momento ainda temos uma final da Taça para jogar, um Mundial de Clubes para jogar e uma época para preparar", referiu após o empate do Benfica com o Braga.
No seu texto de opinião, o também comentador da CMTV analisou a atual posição, ou falta dela, do Presidente perante as futuras eleições das águias
|
Com a atual temporada praticamente a chegar ao fim, os bastidores das eleições do Benfica começam cada vez a aquecer mais. Perante este cenário, Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, colocou em causa a posição de Rui Costa, se o mesmo pretende, ou não, apresentar uma candidatura, aconselhando o Maestro a pensar bem na decisão.
No texto de opinião, publicado no jornal Record, o advogado de Jorge Jesus começou por parabenizar o novo campeão: “Seria de uma tremenda falta de consideração não começar este texto sem endereçar os parabéns ao SCP pelo título de campeão, conseguindo Frederico Varandas uma proeza que ainda poucos anos atrás a esmagadora maioria dos sportinguistas imaginaria possível”.
Ultrapassadas as formalidades, o cronista virou as atenções para as eleições do Benfica: “Rui Costa, nas suas próprias palavras de sábado passado, ainda não decidiu se irá avançar para uma nova candidatura à presidência do SLB, sabendo ele de antemão que terá de enfrentar não apenas os adversários políticos, mas também os fantasmas da sua presidência”.
Do ponto de vista do advogado português, Rui Costa, que fez parte da presidência de Luís Filipe Vieira, tem a complicada tarefa de mostrar aos Benfiquistas que é o futuro do Clube. “No fundo, a sua maior dificuldade externa será provar que não é apenas o herdeiro de um passado aqui e acolá glorioso, mas o arquiteto de um futuro ambicioso”, apontou.
Luís Miguel Henrique - A sua maior dificuldade externa será provar que não é apenas o herdeiro de um passado aqui e acolá glorioso
Por fim, o comentador da CMTV defende que o Presidente deve pensar muito bem nos seus próximos passos e, só depois, é que deve abordar a candidatura: “Depois e só depois desta análise muito introspetiva poderá começar a definir os passos básicos (e apenas os mais basilares) seguintes: 1. A sua ‘equipa’ para o futebol, para as finanças, para a política (interna e externa) e para a comunicação; 2. O seu projeto; 3: As suas metas”.