Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na antevisão ao dérbi diante do Sporting, António Veloso, antigo capitão do Clube da Luz, num total de 322 partidas erguendo a braçadeira, avaliou os diferentes prismas que o duelo entre os eternos rivais possui, seja da forma das equipas, ao fator casa e às decisões táticas.
O antigo lateral-esquerdo encarnado, que realizou 535 partidas de águia ao peito, começa por afastar os fantasmas da Liga dos Campeões, em declarações ao Glorioso 1904: "Se há algo de cada equipa vai fazer é tentar ganhar um ao outro. O Benfica, independentemente de ter tido alguns maus resultados nas competições europeias, não significa que agora vão perder tudo. Há que identificar aquilo que foi menos de positivo, para com o Sporting tentar alvejar a liderança",
A famosa tese de que a forma das equipas na entrada para um dérbi não significa nada foi abordada pelo antigo número 2: "Eu acho que nada é impossível. Depende sempre de como as equipas se enfrentam. Basta as coisas não correrem bem em algum momento para tudo ser diferente. A jogar em casa, apesar do adversário complicado, que não é uma tarefa fácil, é óbvio que é possível para o Benfica".
Veloso destaca ainda a importância de garantir três pontos diante do rival direto: "Se não é! É sempre importante ganhar os três pontos as equipas que lutam pelo título. Não é obrigação, mas tem obrigação de realizar uma boa exibição e tentar atingir a frente do Campeonato".
A realização do dérbi no Estádio da Luz também é considerado um fator positivo para o ex-atleta: "É sempre importante. Em casa as coisas por norma, junto dos adeptos, também correm melhor. Eu acho que não é fundamental, mas tem bastante importância.
Olhando às ideias de Roger Schmidt, Veloso garantiu que não consegue prever como o Benfica se vai apresentar: "Não sei. Por norma, diria que será com quatro, mas o treinador é que manda. Se Roger Schmidt achar que é melhor entrar com três defesas também não é mau. No meio campo, essa formação, permite que se jogue mais em quantidade e em qualidade".
Mediante a possibilidade de João Mário ser o elemento decisivo no arrumar do meio-campo, tendo em conta o seu regresso ao centro do terreno depois da mudança para três centrais, Veloso afirma: "Isso depende daquilo que o treinador pretende do jogo e de quais são as possibilidades. O treinador é que vai decidir, nem sei se será titular. Mais aí, ou Roger Schmidt acerta ou não".
É de recordar que, António Veloso realizou 535 partidas ao serviço das águias, entre os anos de 1980 e 1995, marcando oito golos. De Manto Sagrado venceu sete Ligas Portuguesas, seis Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira.
Antiga glória das águias falou sobre o camisola 9 da formação da Luz, tendo destacado a qualidade do craque, contratado à Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros em 2023
|
0Álvaro Magalhães antevê um braço de ferro entre Vangelis Pavlidis e Arthur Cabral. Em declarações ao Record, a antiga glória do Glorioso considera que o avançado brasileiro ainda tem muito para dar, dando a entender o ponta-de-lança grego deveria 'tomar atenção'.
"Tudo vai depender do tempo de jogo que Arthur venha a ter no futuro. Ele tem sido um jogador muito injustiçado, pois, na época passada, poderia e deveria ter jogado muito mais. Um ponta-de-lança precisa de jogos para ganhar confiança e motivação. Tem de estar feliz por estar no Benfica", começou por destacar o antigo adjunto do Clube encarnado.
"Ele tem sido um jogador muito injustiçado, pois, na época passada, poderia e deveria ter jogado muito mais"
Já sob comando técnico de Bruno Lage, Arthur Cabral continua a não ser opção titular nos jogos, com Vangelis Pavlidis a surgir como escolha indiscutível do timoneiro português. Álvaro Magalhães acredita que o craque precisa de jogar para "ganhar confiança", apontando para o facto de "quando entra, marca sempre".
"Vamos ver se vai ter mais minutos de jogo. Ele é mesmo um avançado de área, é fisicamente forte e só ganha ritmo jogando", concluiu a antiga glória do Benfica, em declarações ao jornal desportivo Record.
Na presente época, com a camisola do Benfica, Arthur Cabral - avaliado em 14 milhões de euros - conta com quatro encontros, tendo somado um golo nos 29 minutos totalizados. Em 2023/24, o brasileiro realizou 43 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.962 minutos que disputou, o avançado apontou 11 golos e fez três assistências.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Águias ficaram a saber que turma de Guimarães é o adversário da terceira eliminatória da prova-rainha, após o sorteiro que decorreu na Cidade do Futebol
|
0Pevidém é o adversário do Benfica na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Depois do sorteio na Cidade do Futebol, ficou-se a conhecer a data e o horário para o duelo a contar para a prova-rainha. As águias vão ser recebidas no dia 19 de outubro, sábado.
Por falta de condições no Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima, casa da equipa de Guimarães, o encontro deverá acontecer no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, reduto pertencente ao Moreirense, com o pontapé de saída marcado para as 20h15.
É de referir que ainda não é certo que seja o local para o duelo entre as duas equipas, visto que o Pevidém ainda está em conversações com os responsáveis da turma de Moreira de Cónegos de forma a perceber se é possível a cedência do terreno para a concretização do embate.
Vale ainda destacar que o rival da Segunda Circular, Sporting, vai dar o pontapé de saída desta eliminatória, deslocando-se ao reduto do Portimonense, na sexta-feira, 18 de outubro, com o encontro a começar às 20h15. No mesmo dia que o Benfica, portanto a 19 de outubro, entram em campo, Belenenses e Gil Vicente, Atlético e Rio Ave, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, e 1.º Dezembro e Braga.
A fechar a terceira ronda a eliminar da Taça de Portugal, no domingo, 20 de outubro, o Penafiel vai enfrentar o Lusitânia Açores, o Sanjoanense recebe o Farense, o Lusitânia Lourosa vai ao reduto do Chaves, o eterno rival das águias, Porto, desloca-se a casa do Sintrense e o Varzim abre portas para receber o Boavista.
É importante referir que as atenções da equipa estão agora no encontro com o Gil Vicente. O Benfica vai receber a turma de Barcelos no próximo sábado, 28 de agosto, no Estádio da Luz. O duelo está agendado para começar às 20h30, contando para a jornada 7 da Liga Portugal Betclic.
Caso, que envolve o Clube da Luz, voltou a ser tema do dia, depois de existir novas recomendações por parte do Tribunal Arbitral do Desporto sobre o antigo atleta cobiçado
|
0A novela entre Benfica e Ricardo Horta renasce, novamente, das cinzas: o Tribunal Arbitral do Desporto deu conta de uma nova recomendação ao Braga e ao Málaga. O caso polémico a envolver os três clubes, mais o internacional português, continua a dar muito que falar.
Segundo informa a imprensa espanhola, o órgão de justiça sugeriu que os guerreiros chegassem a um acordo com o clube espanhol sobre o caso do jogador, que chegou a estar na mira do Benfica. De acordo com o jornal Marca, o Málaga considera que o Braga tem de pagar quase 13 milhões de euros, o que coincide com a decisão da FIFA. Os espanhóis garantem ainda que o TAS deu 15 dias para que este acordo surja.
Já o diário desportivo Record avança que já existem contactos entre os responsáveis e os advogados de ambos os clubes para que se possa chegar a um acordo. Alberto Díaz, advogado do Málaga, deu conta do ponto de situação do processo.
"Após uma primeira meia hora a escutar as duas partes, o TAS convidou as partes a chegarem a acordo dada a complexidade da matéria e do assunto. Após a consulta da documentação, disseram-nos isto para que se ponha um final no diferendo existente. Ainda estamos a trocar contactos, documentos, a estabelecer prazos. São grandes quantias e chegar a um acordo pode ser complexo", revelou, num primeiro momento.
"Há boas indicações, mas não podemos garantir nada nesta altura e nem temos de chegar a acordo hoje. Se o painel arbitral recomenda um acordo, temos de tentar", acrescentou Alberto Díaz.
É importante recordar que a polémica surgiu, depois de uma oferta rejeitada por António Salvador, presidente do Braga, ao Benfica, liderado por Rui Costa, por Ricardo Horta. O Málaga avançou com uma queixa junto da FIFA, reclamando uma quantia perto dos 5,5 milhões de euros, justificando-se com as cláusulas definidas no negócio que levou Ricardo Horta para os guerreiros.
Na altura, o Málaga ficou com direito a 33% de uma futura venda se surgisse uma proposta superior a 5 milhões de euros. Ora, o Glorioso avançou com 17 milhões de euros, junto dos arsenalistas, para tentar garantir o passe de Ricardo Horta.