Futebol
Com Benfica no horizonte, André Luiz bisa no Rio Ave – Casa Pia (Vídeo)
05 Jan 2026 | 06:08
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Abr 2023 | 11:41 |
O Benfica entra em campo este sábado, dia 29 de abril, contra o Gil Vicente, em Barcelos, e Pedro Brinca, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904, fez a antevisão do duelo, que será uma das quatro batalhas (de cinco que sobram) que a turma de Roger Schmidt terá de vencer para atingir a meta de Campeão Nacional.
A primeira final“O mais importante são os três pontos, mas estamos num Campeonato que pode ser decidido pela diferença de golos e nesse aspeto importa ter mais alguma ambição. Era importante também ter uma exibição mais positiva para dar confiança aos jogadores. Não terá sido a exibição ideal para isso, mas ganhar ajuda sempre a confiança a subir”, começou por dizer o conhecido Benfiquista. Relativamente à pressão que jogar primeiro que o Porto pode realizar no plantel das águias, Pedro Brinca não tem dúvidas. “Jogar primeiro ou depois, a pressão existe sempre. Se jogasse depois, estaria pressionado por uma eventual vitória do Porto, jogando antes está pressionado por uma potencial aproximação pontual. Quem joga no Benfica tem de estar habituado à pressão, porque ela é mais a regra que a exceção”, afirmou.
Cansaço ou qualidade?Quanto às escolhas do treinador alemão, o economista analisou as prestações dos atletas, deixando claro quem deverá alinhar de início. “Rafa tem produzido abaixo das expetativas, mas também porque as expetativas são elevadas face ao que produziu no princípio do Campeonato”, referiu o adepto das águias, garantindo que “substituir Rafa por Gonçalo Guedes poderia ser uma opção, mas não seria aconselhável mudar a organização ofensiva numa equipa que tem pouca rotina a jogar fora do seu estilo habitual”. “João Neves fez um excelente jogo contra o Estoril e é possível que volte a entrar nas opções iniciais de Roger Schmidt. Apesar de convocado, Bah poderá começar do banco, podendo manter Aursnes na ala e deixando uma posição livre para manter João Neves a titular”, continuou. Quanto à muralha dos encarnados, Pedro Brinca acredita que é necessário ter cautela, uma vez que António Silva, Otamendi e Grimaldo, estão ‘tapados’ por cartões amarelos. “É preciso ter cabeça e gerir muito bem os cartões porque as alternativas, Morato e especialmente Lucas Veríssimo, não têm tido rotina de jogo. No caso da lateral esquerda, o problema é ainda maior, uma vez que Ristic não tem sido opção de todo”, terminou olhando aos jogadores em risco para o embate com os bracarenses. O Glorioso, que ocupa o primeiro lugar, com 74 pontos, mais quatro que o segundo classificado, vai a jogo este sábado, dia 29 de abril, pelas 20h30, para medir forças com o Gil Vicente, na 30.ª jornada da Liga Portugal Bwin.
Fotografia de Benfica
Extremo brasileiro é um dos principais alvos de Rui Costa para o mercado de transferências de janeiro, mas negócio ainda não está fechado
05 Jan 2026 | 06:55 |
O processo de transferência de André Luiz para o Benfica conheceu novos e complicados entraves recentemente. A Direção do Rio Ave dificultou a saída do seu ativo mais valioso, exigindo o pagamento de 15 milhões de euros. Esta postura intransigente dos nortenhos criou um obstáculo significativo ao negócio.
Os responsáveis do Benfica consideram a verba pedida manifestamente exagerada para a realidade atual do mercado nacional. Para tentar desbloquear o impasse, Rui Costa estuda a inclusão de cláusulas alternativas no acordo. A solução poderá passar por deixar uma percentagem significativa de uma futura mais-valia nas mãos do emblema de Vila do Conde.
Existe concorrência feroz pelo concurso do extremo brasileiro, com vários clubes europeus a monitorizar a situação atentamente. Contudo, a vontade do atleta joga a favor das águias, pois o seu desejo passa por vestir o Manto Sagrado. Esta preferência poderá ser determinante para afastar o interesse de outros emblemas.
Dentro das quatro linhas, André Luiz continua a justificar a enorme cobiça. Na última jornada da Liga Portugal Betclic, o craque esteve em grande plano ao bisar na receção vitoriosa ao Casa Pia. Essa exibição de luxo serviu para convencer definitivamente a estrutura técnica sobre a qualidade inegável que pode acrescentar ao plantel.
Nesta temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 18 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.390 minutos em que esteve em campo, o atleta, que tem contrato até junho de 202, marcou sete golos e fez cinco assistências.
Jovem internacional norueguês de 21 anos não tem contado para José Mourinho e saída em janeiro é cenário altamente provável
05 Jan 2026 | 06:37 |
O Benfica tem em mãos uma proposta concreta para a venda de Andreas Schjelderup. Segundo adianta o jornal Record, o Besiktas chegou-se à frente com 18 milhões de euros para garantir o concurso do internacional norueguês, que não tem tido espaço no Clube da Luz.
Os moldes do negócio apresentados agradam bastante à estrutura liderada por Rui Costa. A oferta contempla um empréstimo imediato com cláusula de compra obrigatória no final da época. Desta forma, a SAD encarnada garantiria um encaixe financeiro significativo e resolveria um dossier de um ativo pouco utilizado por José Mourinho.
Resta agora saber qual será a posição do camisola 21 perante esta possibilidade. Embora a vertente salarial seja financeiramente muito tentadora, mudar-se para um campeonato mais periférico como o turco pode não seduzir o jovem. A decisão do atleta será determinante para o desfecho das conversações em curso.
Além do emblema de Istambul, existem outros tubarões europeus muito atentos à situação do nórdico. Roma e Juventus também demonstraram interesse recente e monitorizam a evolução do craque. Esta concorrência de peso vinda de Itália poderá fazer com que o jogador prefira aguardar por outras paragens mais competitivas na carreira.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 21 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 969 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Internacional italiano por cinco ocasiões é um dos alvos do conjunto de José Mourinho para o mercado de transferências de janeiro
05 Jan 2026 | 06:23 |
O Benfica está em negociações avançadas para garantir o empréstimo de Lorenzo Lucca junto do Napoli. Segundo o jornal A Bola, e já depois dos dados avançados por Fabrizio Romano, os encarnados estão dispostos a pagar uma taxa de cedência para assegurar o concurso do ponta de lança. A operação visa colmatar lacunas ofensivas identificadas no plantel.
O ordenado do atleta, fixado em dois milhões de euros limpos, ficará totalmente a cargo do Clube da Luz. O acordo prevê uma opção de compra no final da temporada, embora não se saiba se será obrigatória ou facultativa, nem os montantes exatos envolvidos nesta transação.
O perfil do gigante transalpino agrada bastante a José Mourinho. De acordo com o Corriére dello Sport, o técnico setubalense aprecia as características físicas e técnicas do jogador, vendo nele a peça ideal para oferecer outras soluções ao ataque das águias na segunda metade da época desportiva.
Apesar do otimismo, o negócio está longe de ficar fechado. Existe muita concorrência pela contratação do futebolista, o que obriga a SAD vermelha e branca a ter cautelas. Rui Costa já fez saber que não entrará em loucuras financeiras para finalizar este dossiê complexo rapidamente.
Na presente temporada, com a camisola do Napoli, Lorenzo Lucca – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 20 encontros: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos em campo, o avançado internacional italiano marcou dois golos.