Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica defrontou e venceu o Casa Pia, por 1-0, no passado domingo, 17 de março em Rio Maior. Posto isto, o nosso Jornal falou em exclusivo com o conhecido adepto do Clube, Tiago Godinho, que analisou a partida da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, passando por vários temas, desde a rotação de avançados, gestão de plantel e o polémico episódio de Orkun Kokçu.
"Jogo bastante complicado, como o disputado na época passada, na altura em Leiria. Um Casa Pia muito bem organizado defensivamente, mas sempre a tentar apanhar a equipa do Sport Lisboa e Benfica no contra golpe, e na 1 ª parte esteve perto de ser bem sucedido", começa por afirmar o Sócio Benfiquista. "A equipa do Sport Lisboa e Benfica teve muitas dificuldades em conseguir imprimir um ritmo forte que permitisse desposicionar o adversário, na 2 ª parte a equipa entrou mais focada e a vitória acabou por ser natural", afirmou, garantindo que na segunda parte as águias de Roger Schimdt entraram mais fortes.
Relativamente às mexidas no onze, substituições e o facto de David Neres só ter entrado nos segundos 45 minutos, Tiago Godinho foi perentório: "Expectável, é evidente que a equipa com Di María e Neres perde capacidade de fazer o que a caracterizou na passada época, ou seja, a capacidade de recuperar a bola no meio campo adversário devido uma forte pressão de todos os elementos que compunham a equipa", disse.
"O que já tenho alguma dificuldade em compreender é a utilização de Rafa e Di María em todo o jogo, quando os atletas estavam em dificuldades físicas e quando existem soluções válidas no banco de suplentes", afirmou o Benfiquista, 'apelando' ao descanso dos camisola 27 e 11.
Frente de ataque
Depois de Roger Schmidt ter criticado os avançados, Marcos Leonardo voltou a ser titular pela terceira vez, porém foi mesmo Arthur Cabral quem teve de vestir a capa de herói. Porém Tiago Godinho, a falta de golos acaba por não ser 100% problema dos pontas-de-lança, mas sim da equipa.
"Os avançados estão a ser mais vítimas da incapacidade da equipa jogar para eles, do que culpados. Ontem Marcos Leonardo como Arthur em jogos anteriores, deram-se ao jogo mas raramente foram servidos em condições, aliás Arthur entrou muito bem na partida mas acaba por ser ele o principal responsável pelo golo, ao flectir da lateral para o meio", referiu o Sócio encarnado.
Episódio Kokçu
Antes do embate diante dos gansos, Orkun Kokçu 'rebentou' uma bomba no universo Benfiquista, criticando a estrutura bem como o técnico Roger Schmidt. Para Tiago Godinho esta atitude do médio foi mesmo "lamentável".
"Lamentáveis, um desrespeito para o treinador, colegas e por inerência ao Sport Lisboa e Benfica. É positivo o atleta não estar contente com a sua prestação individual, em linha com os adeptos que esperavam mais dele, mas as suas razões de queixa devem ser discutidas dentro do balneário e não na praça pública. Muito bem o Clube e Roger Schmidt ao colocar o jogador de fora no jogo de ontem, mas também, ao não crucificá-lo", disse enaltecendo a postura do técnico, bem como do Clube em deixar o camisola 10 de fora.
Contudo, mesmo considerando que o internacional pela Turquia não agiu bem ao dar a entrevista, o adepto das águias acredita que o futebolista tem condições para continuar: "Creio que sim, existindo bom senso de todos os intervenientes. O Clube e os adeptos esperam muito do jogador que obrigou ao maior esforço financeiro da nossa história".
Antigo assessor da SAD do Clube da Luz analisou triunfo dos encarnados diante do Rio Ave, na nona jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Carlos Janela não teve dúvidas sobre a exibição do Benfica no passado domingo, frente ao Rio Ave, garantindo que este resultado foi "a melhor reação" depois do "colapso coletivo contra o Feyenoord". Neste Exclusivo Glorioso 1904, o antigo assessor da SAD do Clube da Luz comentou, ao nosso Jornal, ainda as exibições de Andreas Schjelderup e Zeki Amdouni, a titularidade de Vangelis Pavlidis - que tem sido o 'patinho feio' das águias, ao apontar apenas dois golos - e as escolhas de Bruno Lage neste jogo do Campeonato.
"A exibição e a goleada ao Rio Ave foi a melhor reação ao colapso coletivo contra o Feyenoord. Algo correu mal na preparação do jogo da Champions que foi devidamente corrigido neste jogo contra o Rio Ave", começou por referir Carlos Janela, que comentou a alteração efetuada por Bruno Lage no jogo com o Rio Ave.
Carlos Janela: A mudança de um ou dois jogadores na equipa titular não são determinantes
"A mudança de um ou dois jogadores na equipa titular não são determinantes para as excelentes exibições e vitórias. A goleada sobre o Rio Ave poderia ter sido por números superiores", acrescentou o antigo assessor da SAD do Clube da Luz.
Quando questionado sobre as exibições de Andreas Schjelderup e Zeki Amdouni, Carlos Janela foi perentório: "São dois excelentes jogadores que acrescentam qualidade ao jogo do Benfica. As equipas ganham jogos, mas são os plantéis que ganham campeonatos".
Carlos Janela: Haja confiança no avançado grego
Já sobre a titularidade de Vangelis Pavlidis, o comentador do Glorioso 1904 deixou uma certeza sobre o atacante dos encarnados: "É o melhor ponta de lança do Benfica. Um excelente jogador. Trabalha muito para a equipa. Os golos vão aparecer. Haja confiança no avançado grego",
Camisola 14 do Clube da Luz tem sido titular para Bruno Lage, porém está a passar por um período de 'seca' no que toca a golos
|
0Mesmo a viver um período complicado no que toca a golos no Benfica, Vangelis Pavlidis tem motivos para sorrir. O camisola 14 do Glorioso foi, esta segunda-feira, 28 de outubro, convocado para os compromissos internacionais da Grécia.
A novidade foi dada pelo Clube da Luz, que anunciou a convocatória do ponta-de-lança grego através de um comunicado. " Pavlidis faz parte dos eleitos do selecionador Ivan Jovanovic para os duelos que encerram a participação da Grécia no Grupo B2 da Liga das Nações", pode ler-se na nota partilhada no site oficial.
Pavlidis deverá assim vestir as cores da Grécia no próximo dia 14 de novembro (quinta-feira), pelas 19h45 na receção à Inglaterra, no Estádio Olímpico de Atenas. O craque das águias vai também medir forças contra a Finlândia, no Estádio Olímpico de Helsínquia, às 18h00 do dia 17 de novembro (domingo).
Recorde-se que, na última partida dos encarnados, Pavlidis voltou a ficar em branco. O avançado helénico não conseguiu fazer o gosto ao pé no duelo frente ao Rio Ave, no entanto as águias venceram por cinco bolas a zero.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 12 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 885 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta-de-lança internacional pela Grécia apontou dois golos e fez uma assistência.
Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Camisola 3 do Clube da Luz, que é titular para Bruno Lage, tem brilhado de águia ao peito e já chamou a atenção de vários emblemas europeus
|
0Depois do desaire frente ao West Ham, no passado sábado, Erik ten Hag, que estava atento à evolução de Carreras no Benfica, acabou por abandonar o comando técnico do Manchester United. A novidade foi dada, esta segunda-feira, pelo emblema da Premier League.
"Estamos gratos ao Erik por tudo o que fez durante o período em que esteve connosco e desejamos-lhe o melhor para o futuro", escreveram os red devils. Na nota emitida pelo Manchester United foi também revelado quem irá assumir o cargo de ten Hag, que também já esteve interessado em António Silva, tendo tentado 'pescar' no Benfica. "Ruud van Nistelrooy vai assumir o comando da equipa de forma interina, até ser contratado um novo treinador", dizem os ingleses.
Esta novidade poderá assim agradar ao Benfica, uma vez que o interesse do Manchester United partia do agora antigo técnico dos red devils. Erik ten Hag falou mesmo sobre o assunto semanas antes de ser despedido: "Estamos no controlo da situação e a acompanhar Carreras no Benfica uma vez que temos opção de recompra. Penso que foi um projeto perfeito. Emprestámo-lo ao Preston, depois regresso e foi cedido ao Granada. Não jogou muito e tivemos a possibilidade de o vender. Deu sempre passos em frente para clubes e ligas melhores, agora temos de analisar se é uma boa opção para nós".
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 8 milhões de euros – leva 12 encontros realizados: oito na Liga Portugal Betclic e três na Liga dos Campeões. Apesar de ainda não ter marcado qualquer golo, o espanhol tem dado excelente conta de si nos 999 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, tendo assistido os colegas numa ocasião.
Após um período de empréstimo de seis meses, o Benfica avançou para a contratação a título definitivo de Álvaro Carreras, pagando uma verba a rondar os 6 milhões de euros ao Manchester United. O internacional sub-21 espanhol tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.