
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mar 2024 | 05:00 |
O Benfica defrontou e venceu o Casa Pia, por 1-0, no passado domingo, 17 de março em Rio Maior. Posto isto, o nosso Jornal falou em exclusivo com o conhecido adepto do Clube, Tiago Godinho, que analisou a partida da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, passando por vários temas, desde a rotação de avançados, gestão de plantel e o polémico episódio de Orkun Kokçu.
"Jogo bastante complicado, como o disputado na época passada, na altura em Leiria. Um Casa Pia muito bem organizado defensivamente, mas sempre a tentar apanhar a equipa do Sport Lisboa e Benfica no contra golpe, e na 1 ª parte esteve perto de ser bem sucedido", começa por afirmar o Sócio Benfiquista. "A equipa do Sport Lisboa e Benfica teve muitas dificuldades em conseguir imprimir um ritmo forte que permitisse desposicionar o adversário, na 2 ª parte a equipa entrou mais focada e a vitória acabou por ser natural", afirmou, garantindo que na segunda parte as águias de Roger Schimdt entraram mais fortes.
Relativamente às mexidas no onze, substituições e o facto de David Neres só ter entrado nos segundos 45 minutos, Tiago Godinho foi perentório: "Expectável, é evidente que a equipa com Di María e Neres perde capacidade de fazer o que a caracterizou na passada época, ou seja, a capacidade de recuperar a bola no meio campo adversário devido uma forte pressão de todos os elementos que compunham a equipa", disse.
"O que já tenho alguma dificuldade em compreender é a utilização de Rafa e Di María em todo o jogo, quando os atletas estavam em dificuldades físicas e quando existem soluções válidas no banco de suplentes", afirmou o Benfiquista, 'apelando' ao descanso dos camisola 27 e 11.
Frente de ataque
Depois de Roger Schmidt ter criticado os avançados, Marcos Leonardo voltou a ser titular pela terceira vez, porém foi mesmo Arthur Cabral quem teve de vestir a capa de herói. Porém Tiago Godinho, a falta de golos acaba por não ser 100% problema dos pontas-de-lança, mas sim da equipa.
"Os avançados estão a ser mais vítimas da incapacidade da equipa jogar para eles, do que culpados. Ontem Marcos Leonardo como Arthur em jogos anteriores, deram-se ao jogo mas raramente foram servidos em condições, aliás Arthur entrou muito bem na partida mas acaba por ser ele o principal responsável pelo golo, ao flectir da lateral para o meio", referiu o Sócio encarnado.
Episódio Kokçu
Antes do embate diante dos gansos, Orkun Kokçu 'rebentou' uma bomba no universo Benfiquista, criticando a estrutura bem como o técnico Roger Schmidt. Para Tiago Godinho esta atitude do médio foi mesmo "lamentável".
"Lamentáveis, um desrespeito para o treinador, colegas e por inerência ao Sport Lisboa e Benfica. É positivo o atleta não estar contente com a sua prestação individual, em linha com os adeptos que esperavam mais dele, mas as suas razões de queixa devem ser discutidas dentro do balneário e não na praça pública. Muito bem o Clube e Roger Schmidt ao colocar o jogador de fora no jogo de ontem, mas também, ao não crucificá-lo", disse enaltecendo a postura do técnico, bem como do Clube em deixar o camisola 10 de fora.
Contudo, mesmo considerando que o internacional pela Turquia não agiu bem ao dar a entrevista, o adepto das águias acredita que o futebolista tem condições para continuar: "Creio que sim, existindo bom senso de todos os intervenientes. O Clube e os adeptos esperam muito do jogador que obrigou ao maior esforço financeiro da nossa história".
Avançado norueguês do Clube da Luz está no centro de uma polémica que envolve dupla de técnicos, e que teve novos desenvolvimentos recentemente
08 Out 2025 | 21:35 |
José Mourinho já teve resposta de Stale Solbakken, depois de ter criticado as palavras do selecionador da Noruega, em relação à utilização de Andreas Schjelderup no Benfica. A situação começou com um comentário do treinador nórdico que não caiu bem com o técnico português.
Relembrar que Stale Solbakken tinha afirmado, recentemente, que José Mourinho tinha de dar 90 minutos a Schjelderup de forma regular, para que o avançado norueguês se conseguisse transformar num jogador que rende durante essa duração de tempo.
José Mourinho não ficou fã do Selecionador da Noruega, e respondeu, da seguinte forma: "Não consigo perceber como é que um selecionador se atreve a comentar a escolha do treinador sobre um jogador que é de um clube. Estarei sempre à disposição de qualquer selecionador que me queira contactar, mas agradecia que houvesse este respeito".
Desta feita, foi a vez de Stale Solbakken responder a José Mourinho. O treinador da Noruega quis, no entanto, acalmar a situação: "Foi uma interpretação forte. Eu disse que concordava com tudo o que ele disse. Concordo com toda a análise de Andreas Schjelderup, mas é difícil ser um jogador de 90 minutos se nunca jogas 90 minutos. Nesse caso, não se obtém uma resposta sobre se és um jogador de 90 minutos. Concordei com tudo o que ele disse sobre Andreas. Acho que podemos concordar nisso".
"Se conversei com Mourinho? Não. Eu converso com praticamente todos os treinadores que têm jogadores relevantes [para aquela seleção], então, mais cedo ou mais tarde, certamente vamos conversar. Mas não vamos torcer para que esse seja o tema principal. Espero que não", atirou, de seguida, antes de revelar que o treinador do Benfica tem sido "um modelo" nos últimos anos, pela forma como prepara os jogos grandes.
Confira as palavras de Schjelderup pelo Benfica:
Um dos candidatos à Direção do Clube da Luz concedeu uma extensa entrevista onde voltou a ser muito crítico do atual líder encarnado
08 Out 2025 | 21:30 |
João Noronha Lopes voltou a ser critico de Rui Costa, e acusou o Presidente do Benfica de se ter afastado dos sócios durante o seu mandato. O candidato à Presidência do Clube da Luz - que apresentou recentemente a sua lista - concedeu uma extensa entrevista ao Notícias ao Minuto onde avaliou o mandato do atual líder das águias.
"Um falhanço total destes quatro anos de Rui Costa. Falhou do ponto de vista desportivo, do ponto de vista financeiro e do ponto de vista associativo. Não defendeu os interesses do Benfica", começou por explicar João Noronha Lopes, entrando, depois, em detalhe.
O candidato prosseguiu com a sua análise: "Do ponto de vista desportivo, o Benfica não ganha no futebol. Ou melhor, ganhou um título de campeão em quatro. Nas modalidades, o panorama, principalmente nas masculinas, também é desolador. Ganhámos 30% dos títulos que disputámos, mesmo com um grande investimento financeiro. Na defesa dos interesses do Benfica, Rui Costa falhou clamorosamente, nomeadamente quando o Benfica foi prejudicado pelas arbitragens e também nas suas relações com a Liga e com a Federação, dando apoio a Pedro Proença".
"E depois há uma questão que me parece muito importante, que é o afastamento do presidente relativamente aos sócios do Benfica. Rui Costa não vai às casas do Benfica. Eu ando nas casas do Benfica, vou lá, falo com os sócios, ando a correr o país há vários meses, e vou lá ouvi-los. Os sócios fizeram centenas de propostas, algumas das quais eu inclui no meu programa eleitoral. Vou lá e respondo às perguntas. Rui Costa só vai às casas do Benfica em alturas de aniversário e em campanha eleitoral", atirou, de seguida, João Noronha Lopes.
O candidato continuou, depois, ao ataque, lembrando o mandato de Luís Filipe Vieira: "Rui Costa, já disse, quando estava no Benfica, que assinou sem ler, que dava opiniões, mas que não decidia praticamente nada enquanto esteve 13 anos como vice-presidente do Benfica. Disse que herdou um plantel com 100 jogadores em 2021, mas eu pergunto, quem é que era o responsável do futebol que definiu esse plantel? Era o vice-presidente Rui Costa. E quem é que antes tratou do futebol do Benfica? O diretor desportivo Rui Costa".
Confira, aqui, outra intervenção de João Noronha Lopes:
Um dos homens importantes da lista candidata à Direção do Clube da Luz revelou que já está a preparar a próxima janela de transferências das águias
08 Out 2025 | 21:24 |
Nuno Gomes, Vice-presidente para o futebol da lista de João Noronha Lopes, revelou que já vai trabalhando no mercado de inverno do Clube da Luz, e voltou a falar de Bernardo Silva, jogador do Manchester City, formado no Benfica, que tem sido muito falado durante a campanha para a Presidência do Clube da Luz.
Nuno Gomes revelou que já começou a trabalhar, em conjunto com os restantes membros da lista de João Noronha Lopes, em soluções para o futuro do Benfica. O candidato a vice-presidente confessou que Bernardo Silva é um desses casos: "É um dos dossiês que temos trabalhado".
"É um grande desafio, estou preparado e a equipa também está preparada. Não será apenas uma pessoa para essa área [do futebol]. Estamos a trabalhar há algum tempo, para começarmos a trabalhar no dia 1", atirou, de seguida, o antigo ponta-de-lança do Benfica.
Explicou, ainda, que João Noronha Lopes pretende manter a relação com o atual treinador encarnado, apesar de não ter sido um nome escolhido pela sua Direção: "Mourinho é o treinador do Benfica por mais uma época e meia. É o nosso treinador, como é óbvio".
Por último, Nuno Gomes falou de um possível ataque à próxima janela de transferências: "Não falamos de mercado de inverno. Não é o momento, também o míster José Mourinho tem vindo a abordar esse tema. Estamos a trabalhar há algum tempo, para caso vença Noronha Lopes consigamos fazer o nosso trabalho e começar a mudar algumas coisas".