Clube
Negócio fechado! Rui Costa garante mais de 100M de euros aos cofres do Benfica
24 Jan 2026 | 11:07
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
30 Set 2023 | 05:49 |
Com milhões no horizonte
Domingos Soares de Oliveira vai deixar definitivamente o lugar de Co-CEO do Benfica, rescindindo contrato com as águias para rumar ao Al-Ittihad da Arábia Saudita. O ainda administrador da SAD dos encarnados deverá ver o acordo ser oficializado brevemente, sendo que também terá direito a uma indemnização milionária de 1,5 milhões de euros, valor definido tendo em conta os ordenados até ao final do mandato (junho de 2025).
“Não é fácil fazer um balanço do seu no Benfica. Se há, sem dúvida, muito trabalho bem feito que vai perdurar por muitos anos, também existe o seu envolvimento em muitos negócios obscuros e dos quais o Benfica saiu seguramente prejudicado. Tendo em consideração tudo o que envolveu o Benfica nos últimos anos, diria que sai tarde”, começou por dizer Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904.
“A questão da indemnização não espanta ninguém. Ele é com certeza beneficiado, enquanto que o Benfica paga a peso de ouro o seu silêncio. Ainda assim, o mais importante é virar a página e, nessa perspetiva, o Benfica pode sair beneficiado”, acrescentou.
Pedro Brinca também não esquece o trabalho concretizado pelo administrador. "Está inevitalmente ligado à estabilização, consolidação, modernização e desenvolvimento da estrutura de gestão do Benfica. Creio que fizemos um salto qualitativo determinante, quer em termos absolutos, quer relativamente a Sporting e Porto. Nesse sentido, creio que poucos porão em causa o contributo que deu", considerou.
Por outro lado, o acordo com Rui Costa inclui, ainda, uma cláusula que impede o dirigente de representar clubes concorrentes dos encarnados nos próximos três anos, nem desempenhar funções semelhantes em clubes rivais das águias na Champions.
Uma despedida tardia
Trata-se, também, de uma saída que já era muito antecipada desde fevereiro, altura em que o gestor foi acusado de fraude fiscal qualificada e falsificação de documentos no processo Saco Azul, juntamente com o ex-presidente Luís Filipe Vieira. Na sequência da acusação, o movimento ‘Servir o Benfica’ tinha pedido o afastamento do administrador mais bem remunerado do emblema da Catedral na temporada passada (580 mil euros brutos).
“Qualquer relação que seja feita entre colaboradores do Benfica e a justiça é naturalmente prejudicial para o seu bom nome e reputação. Sendo Domingos Soares de Oliveira co-CEO e administrador da Benfica SAD, pior é! Não há outra forma de ver esta situação”, comentou o conhecido adepto das águias.
"É certo que foi um ciclo que já tinha terminado há muito e teria sido preferível que já tivesse saído antes", começou por dizer Pedro Brinca. "Um processo judicial em que o Benfica seja de uma ou outra maneira envolvido, já é um processo a mais do que o desejável. É óbvio que isto lesa a imagem do clube e também por isso a saída era inevitável", acrescentou o comentador do Glorioso 1904.
Simultaneamente, os adeptos já haviam manifestado vontade de que Rui Costa afastasse todos os membros que trabalharam com o antigo líder, de modo a começar do ‘zero’ e trazer novamente os encarnados às vitórias, sem os casos de justiça que têm afetado o Clube da Luz nos últimos anos.
Reestruturação da administração encarnada
Neste sentido, a direção liderada pelo atual Presidente vai, aos poucos, sofrendo alguns ajustes, depois das polémicas registadas no mandato de Luís Filipe Vieira. Luís Mendes ficará responsável pela gestão e finanças do Glorioso, enquanto que Lourenço Pereira Coelho mantém-se como administrador do futebol profissional dos Campeões Nacionais.
Por outro lado, Sara do Ó é uma forte candidata para ocupar um cargo no Conselho de Administração do Benfica. Importante destacar que Gabriel Rodrigues Martins era bastante próxima a Domingos Soares de Oliveira e terá renunciado as suas funções no Clube da Luz a 30 de junho, após conflitos com outros elementos da SAD.
“Espero que os novos administradores tragam, sobretudo, uma renovação de metodologias e práticas. O Benfica devia ser um líder na luta pela transparência e boas práticas, mas está muito longe de o ser. Mesmo internamente, tardam as medidas prometidas para promover mais transparência e democracia, o que não deixa de ser preocupante tendo em consideração o tempo que já passou desde a eleição de Rui Costa”, declarou Bernardo Alegra.
"Creio que Luís Mendes já tem dado mostras de ter a competência e vontade de imprimir mais rigor e racionalidade na gestão financeira e Sara do Ó será uma mais valia importante que ajudará nesse objetivo. Lourenço Coelho é das figuras mais consensuais do universo benfiquista, todos lhe reconhecem mérito no muito de bom que temos conseguido atingir recentemente. Tenho muita esperança no que de bom todos podem trazer ao clube", afirmou Pedro Brinca.
Futuro de Domingos Soares de Oliveira
No Al-Ittihad, Domingos Soares de Oliveira irá assumir uma equipa que é atualmente campeã e que conta nos seus quadros com o treinador Nuno Espírito Santo, juntamente com jogadores de renome mundial como Karim Benzema, N’Golo Kanté, Fabinho ou Jota.
A recomendação terá vindo diretamente do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o mesmo fundo soberano que ficou com a maioria dos quatro principais candidatos ao título para dar capacidade financeira a Al-Ittihad, Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ahli.
“Eu sinceramente tenho pouco interesse no que vai fazer para a Arábia Saudita. Mas reconheço-lhe competência do ponto de vista organizacional e acredito que nisso vá acrescentar muito num clube que está numa fase embrionária de profissionalismo. Mais do que jogadores, penso que levará organização e estratégia de longo prazo que pode transformar o seu novo clube numa empresa de referência na área”, rematou o diretor do Glorioso 1904.
Na sequência da positiva atividade desenvolvida pelo Clube, estrutura encarnada e respetiva SAD ganham reconhecimento global
04 Fev 2026 | 16:14 |
Benfica e respetiva SAD integram, a partir de agora, o 'Football for the Goals', iniciativa das Nações Unidas que mobiliza o setor do futebol para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este reconhecimento surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo Clube, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade 'Redy – Ganhar em Todos os Campos'.
Manuel de Brito, vice-presidente do Benfica e administrador executivo da SAD, com o pelouro para a área de sustentabilidade, sublinha a importância desta parceria. "É um grande orgulho. O futebol tem uma capacidade única de inspirar milhões de pessoas, e o Benfica quer estar na linha da frente dessa transformação positiva", vincou, aos canais do Clube.
Robert Skinner, Chief of Partnerships and Global Engagement do Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas, também se pronunciou: "Os nossos esforços conjuntos refletem um compromisso partilhado de capacitar os jovens, promover a igualdade de género, agir pelo clima e melhorar os resultados em saúde. Saudamos a estratégia de sustentabilidade do Benfica."
Henrique Conceição, Head of Sustainability do Benfica, releva este passo como mais um importante marco alcançado pelo Clube: “A adesão do Sport Lisboa e Benfica e da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD ao Football for the Goals vem consolidar um trabalho contínuo e estruturado que já era distinguido através da Fundação Benfica. Publicámos, em setembro de 2025, o nosso primeiro relatório de Sustentabilidade, e agora damos este importante passo que representa a integração plena de toda a instituição."
A integração do Benfica - que tem antigo atleta no centro das atenções - e da respetiva SAD nesta iniciativa representa um passo significativo na consolidação da visão estratégica 'Redy – Ganhar em Todos os Campos', reforçando o compromisso do Clube de continuar a potenciar o futebol como plataforma de transformação positiva.
Em consequência pelo que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos dias, Clube da Luz, através de nota oficial, dá conta da sua prontidão
02 Fev 2026 | 17:17 |
O Benfica - que perdeu um reforço para o Porto - emitiu, ao início da tarde desta segunda-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, dando conta da disponibilidade da sua Fundação "para apoiar as autoridades competentes no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo que se abateu sobre o país", ao longo dos últimos dias.
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a ANEPC"
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e todo o dispositivo de emergência instalado no terreno, no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo e da situação crítica que se abateu sobre o país", pode ler-se.
O Clube garante que nada faltará às vítimas: "Nesse sentido, a Fundação Benfica encontra-se preparada para uma mobilização imediata de bens de primeira necessidade que se venham a revelar necessários, assegurando a sua entrega no terreno, à ordem das forças de segurança e das estruturas de apoio às populações".
"A Fundação Benfica apoiará situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar"
Na impossibilidade por parte do Estado, o Benfica garante apoio total: "Ultrapassada a fase crítica da emergência, e após identificação das necessidades pelas entidades competentes, a Fundação Benfica manifesta, igualmente e desde já, a sua disponibilidade para apoiar situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar, sempre que as respostas do Estado se revelem insuficientes face ao carácter excecional e imprevisível de uma catástrofe desta dimensão".
Por último, o Clube termina a nota ao lamentar as dificuldades e sofrimento das vítimas: "Todos estes pontos foram já comunicados às autoridades competentes. O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelas vítimas do mau tempo dos últimos dias e manifesta a sua total solidariedade para com as milhares de famílias que atravessam, neste momento, um período de grande dificuldade e exigência".
Em comunicado, Casa Nº1 do Clube da Luz revela que reagiu prontamente às declarações feitas do Presidente, mas não mereceu qualquer resposta
02 Fev 2026 | 11:37 |
Duas semanas após Rui Costa ter afirmado de forma incorreta que a Casa do Benfica de Campo Maior não se encontrava em funcionamento, a instituição manifestou publicamente o seu desagrado pela ausência de um esclarecimento ou correção por parte do líder encarnado.
Em comunicado, revela que reagiu prontamente às declarações feitas por Rui Costa no programa 'Pelas Casas do Benfica', da BTV. Segundo a nota, no dia seguinte foi enviada uma carta registada com aviso de receção ao presidente do Clube, que até ao momento não mereceu qualquer resposta.
Casa do Benfica de Campo Maior: “A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional"
“A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional para com uma Casa histórica e para com todos aqueles que diariamente trabalham, muitas vezes no anonimato e sem qualquer benefício pessoal, em prol do clube”, pode ler-se no comunicado divulgado.
Casa do Benfica de Campo Maior: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”
A mesma nota aprofunda as críticas à atitude adotada: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”, acrescenta o documento, que aponta ainda um “profundo desagrado e perplexidade institucional perante o silêncio mantido pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica”.
Apesar da controvérsia, a direção da Casa Nº1 das águias sublinha que a sua ligação ao Clube permanece inabalável. O comunicado termina reforçando que o compromisso da instituição “é e continuará a ser com o Benfica, independentemente de pessoas ou circunstâncias”. Recentemente, José Manuel Capristano saiu em defesa de Rui Costa.
Negócio fechado! Rui Costa garante mais de 100M de euros aos cofres do Benfica
24 Jan 2026 | 11:07
Luís Mendes deixa exigência a Rui Costa sobre futuro do Benfica: "Mão estendida"
16 Jan 2026 | 06:48
Rui Costa denuncia "tratamento vergonhoso" aos adeptos no Porto – Benfica
15 Jan 2026 | 00:22