
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Com milhões no horizonte
Domingos Soares de Oliveira vai deixar definitivamente o lugar de Co-CEO do Benfica, rescindindo contrato com as águias para rumar ao Al-Ittihad da Arábia Saudita. O ainda administrador da SAD dos encarnados deverá ver o acordo ser oficializado brevemente, sendo que também terá direito a uma indemnização milionária de 1,5 milhões de euros, valor definido tendo em conta os ordenados até ao final do mandato (junho de 2025).
“Não é fácil fazer um balanço do seu no Benfica. Se há, sem dúvida, muito trabalho bem feito que vai perdurar por muitos anos, também existe o seu envolvimento em muitos negócios obscuros e dos quais o Benfica saiu seguramente prejudicado. Tendo em consideração tudo o que envolveu o Benfica nos últimos anos, diria que sai tarde”, começou por dizer Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904.
“A questão da indemnização não espanta ninguém. Ele é com certeza beneficiado, enquanto que o Benfica paga a peso de ouro o seu silêncio. Ainda assim, o mais importante é virar a página e, nessa perspetiva, o Benfica pode sair beneficiado”, acrescentou.
Pedro Brinca também não esquece o trabalho concretizado pelo administrador. "Está inevitalmente ligado à estabilização, consolidação, modernização e desenvolvimento da estrutura de gestão do Benfica. Creio que fizemos um salto qualitativo determinante, quer em termos absolutos, quer relativamente a Sporting e Porto. Nesse sentido, creio que poucos porão em causa o contributo que deu", considerou.
Por outro lado, o acordo com Rui Costa inclui, ainda, uma cláusula que impede o dirigente de representar clubes concorrentes dos encarnados nos próximos três anos, nem desempenhar funções semelhantes em clubes rivais das águias na Champions.
Uma despedida tardia
Trata-se, também, de uma saída que já era muito antecipada desde fevereiro, altura em que o gestor foi acusado de fraude fiscal qualificada e falsificação de documentos no processo Saco Azul, juntamente com o ex-presidente Luís Filipe Vieira. Na sequência da acusação, o movimento ‘Servir o Benfica’ tinha pedido o afastamento do administrador mais bem remunerado do emblema da Catedral na temporada passada (580 mil euros brutos).
“Qualquer relação que seja feita entre colaboradores do Benfica e a justiça é naturalmente prejudicial para o seu bom nome e reputação. Sendo Domingos Soares de Oliveira co-CEO e administrador da Benfica SAD, pior é! Não há outra forma de ver esta situação”, comentou o conhecido adepto das águias.
"É certo que foi um ciclo que já tinha terminado há muito e teria sido preferível que já tivesse saído antes", começou por dizer Pedro Brinca. "Um processo judicial em que o Benfica seja de uma ou outra maneira envolvido, já é um processo a mais do que o desejável. É óbvio que isto lesa a imagem do clube e também por isso a saída era inevitável", acrescentou o comentador do Glorioso 1904.
Simultaneamente, os adeptos já haviam manifestado vontade de que Rui Costa afastasse todos os membros que trabalharam com o antigo líder, de modo a começar do ‘zero’ e trazer novamente os encarnados às vitórias, sem os casos de justiça que têm afetado o Clube da Luz nos últimos anos.
Reestruturação da administração encarnada
Neste sentido, a direção liderada pelo atual Presidente vai, aos poucos, sofrendo alguns ajustes, depois das polémicas registadas no mandato de Luís Filipe Vieira. Luís Mendes ficará responsável pela gestão e finanças do Glorioso, enquanto que Lourenço Pereira Coelho mantém-se como administrador do futebol profissional dos Campeões Nacionais.
Por outro lado, Sara do Ó é uma forte candidata para ocupar um cargo no Conselho de Administração do Benfica. Importante destacar que Gabriel Rodrigues Martins era bastante próxima a Domingos Soares de Oliveira e terá renunciado as suas funções no Clube da Luz a 30 de junho, após conflitos com outros elementos da SAD.
“Espero que os novos administradores tragam, sobretudo, uma renovação de metodologias e práticas. O Benfica devia ser um líder na luta pela transparência e boas práticas, mas está muito longe de o ser. Mesmo internamente, tardam as medidas prometidas para promover mais transparência e democracia, o que não deixa de ser preocupante tendo em consideração o tempo que já passou desde a eleição de Rui Costa”, declarou Bernardo Alegra.
"Creio que Luís Mendes já tem dado mostras de ter a competência e vontade de imprimir mais rigor e racionalidade na gestão financeira e Sara do Ó será uma mais valia importante que ajudará nesse objetivo. Lourenço Coelho é das figuras mais consensuais do universo benfiquista, todos lhe reconhecem mérito no muito de bom que temos conseguido atingir recentemente. Tenho muita esperança no que de bom todos podem trazer ao clube", afirmou Pedro Brinca.
Futuro de Domingos Soares de Oliveira
No Al-Ittihad, Domingos Soares de Oliveira irá assumir uma equipa que é atualmente campeã e que conta nos seus quadros com o treinador Nuno Espírito Santo, juntamente com jogadores de renome mundial como Karim Benzema, N’Golo Kanté, Fabinho ou Jota.
A recomendação terá vindo diretamente do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o mesmo fundo soberano que ficou com a maioria dos quatro principais candidatos ao título para dar capacidade financeira a Al-Ittihad, Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ahli.
“Eu sinceramente tenho pouco interesse no que vai fazer para a Arábia Saudita. Mas reconheço-lhe competência do ponto de vista organizacional e acredito que nisso vá acrescentar muito num clube que está numa fase embrionária de profissionalismo. Mais do que jogadores, penso que levará organização e estratégia de longo prazo que pode transformar o seu novo clube numa empresa de referência na área”, rematou o diretor do Glorioso 1904.
Humorista e conhecido adepto do Glorioso falou sobre diversos assuntos relacionados com Clube da Luz, inclusive eleições e Rui Costa
|
Após deixar público que apoia João Noronha Lopes nas eleições de outubro, Ricardo Araújo Pereira voltou a aparecer no universo Benfiquista para falar sobre temas relacionados com o Clube da Luz. O humorista, apesar de aparecer na campanha, deixou bem claro que não deseja trabalhar dentro do Benfica e só tem um interesse com as águias: ganhar.
Ricardo Araújo Pereira: "Que o Benfica ganhe. Esse é o meu único interesse"
"Não quero um cargo no Benfica, nem uma avença, nada. Já fiz vários trabalhos para o clube — como sketches ou a apresentação de uma gala — e nunca cobrei nada, porque isso seria como cobrar dinheiro à família. Só quero uma coisa: que o Benfica ganhe. Esse é o meu único interesse", começou por dizer o comunicador relativamente ao facto de trabalhar na direção de Noronha Lopes.
Ricardo Araújo Pereira ainda explicou o apoio ao gestor português e diz que não irá mover montanhas pelo candidato: "Conheci Noronha Lopes porque ele me enviou uma mensagem a dizer que se ia candidatar ao Benfica e queria falar comigo. Gostei do que ouvi e agora o que desejo é que ele ganhe as eleições. Depois, aperto-lhe a mão e vou para casa assistir e avaliar, como fiz com todos os presidentes".
"O facto de ter sido um grande jogador não o habilita nem o desabilita para ser presidente. São coisas diferentes. Aquela ideia do 'bom, mas eu percebo de futebol' não é assim. O trabalho de dirigente requer um saber de futebol diferente. Caso contrário, não teríamos contratado o Jurásek", apontou Ricardo Araújo Pereira sobre a direção de Rui Costa.
O humorista ainda concluiu a afirmar que a única coisa que interessa é o Benfica campeão: "Se preferia ver o Benfica ganhar uma Champions do que Portugal ser campeão do mundo? Os meus compatriotas não vão gostar da minha resposta — e ela vai ser pior do que estão à espera. Se me disseres Torneio do Guadiana ou Mundial, eu prefiro o Torneio do Guadiana".
Sócios dos encarnados vão a votos no final de outubro para escolher o próximo Presidente e respetivos órgãos sociais do Clube
|
Jaime Antunes, antigo vice-presidente e administrador da SAD do Benfica, pondera avançar com uma candidatura às eleições para presidente do Clube, agendadas para 25 de outubro. Ao que tudo indica, o ex-dirigente dos encarnados pretende juntar-se à corrida e, possivelmente fazer frente a Rui Costa, caso este se recandidate.
A notícia avançada pelo jornal Record sublinha que “o economista tem tido vários contactos e recebido diversas manifestações de incentivo para concorrer”. O antigo dirigente liderou a Comissão de Revisão dos Estatutos, que acabou por apresentar o trabalho final em Assembleia e foi aprovado por mais de 90% dos Sócios presentes.
Jaime Antunes saiu em janeiro deste ano do Benfica, pois estava em desacordo com a gestão de Rui Costa, com a política de comunicação do clube, e o apoio do atual presidente dos encarnados a Pedro Proença nas eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Há gente com responsabilidades no Benfica que não quer esta revisão de estatutos", disse, em entrevista ao jornal Record, em março. Quando contactado para comentar o rumor, Jaime Antunes preferiu não se alongar em comentários. "É cedo para falar disso. A equipa de futebol não precisa de ruído", atirou o antigo dirigente, que concorreu nas eleições de 2003, ao lado do amigo Luís Filipe Vieira.
Recorde-se que, recentemente, o nome de Luís Filipe Vieira ganhou forças no universo Benfiquista como possível candidato às eleições de outubro. O antigo presidente das águias, embora que já tenha confessado publicamente numa entrevista à CMTV que não se vai candidatar, vê agora com bons olhos esse cenário. Ele que, em 2021, teve de abandonar o cargo de dirigente máximo do clube, pois foi detido pelo Ministério Publico, e está a ser investigado por fraude fiscal e falsificação de documentos.
Caso Jaime Antunes avance com a candidatura, poderá ser por aqui que Luís Filipe Vieira deposite os seus apoios, já que ambos reconheceram publicamente que são grandes amigos. Até à data, a corrida para a Presidência do Benfica já conta com quatro candidatos oficiais: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho. Rui Costa prometeu que anunciaria a sua decisão após a campanha dos encarnados no Mundial de Clubes.
Encarnados batem recorde de valores alcançados esta temporada e nova competição da FIFA tem peso enorme nas contas do Clube
|
O Benfica venceu o Bayern Munique (1-0), na passada terça-feira, e garantiu o primeiro lugar do Grupo C no Mundial de Clubes. Devido ao triunfo e consequente apuramento para os oitavos-de-final da prova, os encarnados encaixaram mais alguns milhões, com o valor total a ser, até agora, de 26,1 milhões de euros.
Pela participação, o Benfica tinha recebido 14,6 milhões de euros. O percurso na fase de grupos, com duas vitórias e um empate, somou mais 4,6M€ e o apuramento para os oitavos-de-final rendeu mais 6,9M€. Recorde-se que os encarnados encaixaram 71,4M€ com a campanha na Liga dos Campeões. Contas feitas, se juntarmos as verbas do Mundial de Clubes às da prova da UEFA, as águias ficam próximas dos 100M€ em prémios monetários esta temporada.
E as coisas até podem nem ficar por aqui. Caso o Benfica vença o Chelsea, nos oitavos-de final do Mundial de Clubes, a SAD vai encaixar mais 11,3M€. Num cenário em que se qualifique para as ‘meias’, esse valor ascende aos 18,12M€. Numa possível final, o derrotado leva para casa 25,89M€ e o vencedor 34,51M€ com a campanha.
Estes números históricos seriam, sem dúvida, uma ajuda enorme para os cofres dos encarnados, principalmente antes de um mercado de transferências que promete algumas entradas e saídas. À entrada para um mercado de transferências que promete ser agitado, Rui Costa agradeceria um forte encaixe, que poderia ajudar ao reforço do plantel de Bruno Lage.
É de recordar que o Benfica passou em primeiro lugar do grupo C, após uma vitória surpreendente frente ao Bayern Munique, o primeiro triunfo dos encarnados contra os alemães em toda a sua história. Com a passagem aos oitavos de final, a equipa comandada por Bruno Lage vai bater de frente com o Chelsea, de Inglaterra, e em caso de vitória, enfrentará um clube brasileiro: ou o Palmeiras, de Abel Ferreira, ou o Botafogo, de Renato Paiva.