Futebol
Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou bas indicações
03 Nov 2025 | 06:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Set 2025 | 11:42 |
O mercado de transferências está prestes a fechar, sendo hoje, dia 01 de setembro, o seu último dia. O fecho desta janela é sempre marcada pela montanha-russa de emoções e incertezas, causadas pelo desmoronamento de negócios praticamente fechados e acordos que ninguém adivinhava que iriam acontecer. O Benfica não é exceção neste cenário, havendo histórias do último dia de mercado que valem a pena recordar.
Em 2011, Yannick Djaló protagonizou uma das transferências mais inesperadas do futebol português. O avançado, na altura jogador do Sporting, estava prestes a juntar-se aos franceses do Nice. No entanto, o negócio complicou-se e arrastou-se até às últimas horas do mercado, tendo mesmo ficado nulo devido a problemas com a inscrição do jogador, tendo em conta que tal só havia sido feita após o fecho da janela.
O jogador ficou assim condenado a ficar sem clube até à próxima janela de transferências. O emblema do sul de França afirmou que o futebolista deveria voltar ao Sporting, enquanto que os leões argumentaram que o contrato com o atleta já havia sido rescindido. Djaló acabou por ficar a treinar com a formação do Nice - pela qual nunca se estreou oficialmente - durante seis meses e, em janeiro de 2012, assinou pelo Benfica.
Um outro nome conhecido do futebol português e do Benfica é Rafa Silva. No verão de 2016, o seu nome esteve na ribalta do mercado nacional e foi dado como praticamente fechado no Porto. No entanto, o negócio viria a sofrer um volte-face inesperado nas últimas horas do mercado. O Benfica garantiu a contração do avançado junto do Braga nos últimos momentos daquela janela de verão. A chegada de Rafa Silva à Luz surpreendeu tudo e todos, marcando ainda mais a rivalidade sentida entre o Benfica e o Porto. O resto, é história, com Rafa a revelar-se uma das peças-chave do Clube da Luz durante os oito anos que realizou de águia ao peito.
A chegada de Guilherme Sequeira ao Benfica no verão de 2013 também tem muita história para contar. No último dia desse mercado, o lateral brasileiro esteve entre as águias e o Real Madrid. O futebolista já se encontrava em Lisboa quando os madrilenos, que já haviam sondado o atleta, voltaram à carga de forma a colmatar a saída de Fábio Coentrão para o Manchester United. Ainda no aeroporto da Portela, Siqueira assinou mesmo contrato com o Real Madrid, mas nas últimas horas da janela, os blancos tomaram conhecimento que a saída de Coentrão havia sido vetada pela La Liga, devido à falha na entrega de um documento por parte dos red devils dentro do horário necessário para a conclusão do negócio. Siqueira acabou assim por rumar ao Benfica e Coentrão ficou em Madrid. O lateral brasileiro ficaria na Luz por uma época, ajudando à conquista do triplete nacional e à presença na final europeia, na época 2013/2014.
Numa partida que marcou um reencontro entre antigos colegas de equipa, adeptos viveram duelo ao rubro até ao últimominuto do dérbi
03 Nov 2025 | 08:48 |
Na última noite, 2 de novembro, realizou-se o primeiro dérbi de Istambul, entre Besiktas e Fenerbahçe. Num duelo de várias emoçóes, a festa do futebol contou com a presença de alguns antigos jogadores do Benfica, sendo que, um deles acabou por ser sssencial para o triunfo do Fener /3-2), mas pelos piores motivos.
Do lado das águias negras, estiveram presentes no onze inicial Orkun Kokçu e Rafa Silva. Já do outro lado da barricada, Kerem Akturkoglu defrontou o seu antigo companheiro de balneário no Clube da Luz, No entanto, apenas o ex-camisola 10 teve influência direta no jogo.
A partida até começou da melhor forma para o Besiktas, que em cima do minuto 5 já vencia por 1-0, graças a um golo apontado por El Bilal Toure. Para desespero dos forasteiros, a situação ficou mais complicada à passagem do minuto 22, quando Emirhan Topcu fez o 2-0. Contudo, a história do jogo mudou drásticamente quando Kokçu - eleito capitão do clube - recebeu ordem de expulsão após uma entrada 'assassina' sobre um adversário.
Apesar da vantagemd e dois golos o resto da partida foi um autêntico pesadelo para o Besiktas. Reduzidos a 10 jogadores, as águias negras sofreram o primeiro golo em cima do minuto 32, por intermédio de Ismail Yuksek. Já em cima do intervalo, o Fenerbahçe fez o 2-2, graças a um remtate de Marco Asensio.
No segundo tempo, a equipa de Rafa Silva não soube reagir à chicatada psicológica e sucumbiu à confiança do adversário. A formação de Akturkoglu - que viu um cartão amarelo - conseguiu a reviravolta no marcador depois de um remate carimbado por Jhon Duran, em cima do minuto 83. O Fenerbahçe segue no 2.º lugar, com 25 pontos, já o Besiltas prossegue no 5.º posto, com 17 pontos.
Embalados pelo bom momento nos últimos encontros, equipa orientada por José Mourinho arranca trabalhos de preparação para duelo europeu
03 Nov 2025 | 08:16 |
A realizar uma participação para esquecer na Liga dos Campeões, o duelo frente ao Bayer Leverkusen pode ser um ponto de viragem. A equipa do Benfica regressa hoje aos treinos, a fim de preparar o próximo duelo, que vai ser a receção aos alemães, na quarta jornada da prova milionária.
Segundo adianta o jornal Record, os vermelhos e brancos apenas irão arrancar os trabalhos esta segunda-feira, 3 de novembro, uma vez que tiveram um regresso tardio após o triunfo dilatado contra o Vitória Guimarães, na noite de sábado, 1 de novembro.
Assim, José Mourinho, a seu entender, concedeu o dia de ontem, domingo, folga ao plantel encarnado, a fim de puderem descansar antes de mais um duelo de exigência máxima. Pelo que escreve o diário desportivo, as águias começam hoje a preparação e, segundo o que se sabe, as únicas baias serão Bruma e Nuno Félix.
No sentido oposto, Alexander Bah continua a fazer trbalho individualizado, ao mesmo tempo que Manu Silva acelera para entrar nas opções de José Mourinho. Porém, as maiores expectativas surgem em torno de Amar Dedic, com a forte possibilidade do lateral bósnia recuperar a tempo de jogar contra os farmacêuticos.
A dois dias de receber o Bayer Leverkusen, o Benfica arranca os trabalhos, de forma a conseguir conquistar os primeiros pontos na Liga dos Campeões. A partida está agendada para as 20H00 de 5 de novembro, no Estádio da Luz. Um dia antes, 4 de novembro, José Mourinho faz a antevisão do encontro, com a conferência de imprensa agendada para as 14H00.
Antigo futebolista, que também passou pelos quadros dos encarnados, afirma que camisola 44 reúne todas condições para se singrar com Manto Sagrado
03 Nov 2025 | 07:46 |
Tomás Araújo voltou a provar, diante do Vitória Guimarães, que é uma aposta segura para a defesa. Após uma exibição de encher o olho, onde contribuiu para uma noite histórica, o defesa-central do Benfica 'reclama' por mais consistência e há quem defenda que o camisola 44 tem vantagem sobre António Silva.
João Manuel Pinto: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado"
Em entrevista o jornal A Bola, o antigo central do Porto, que também contou com uma passagem pela Luz, considera que Tomás Araújo merece ter um maior destaque na equipa: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado. Mesmo no começo da temporada, o Tomás era o jogador que estava em melhor forma e mostrou isso".
"Não se pode tirar o Otamendi, porque é um dos melhores centrais em Portugal. Agora, entre os dois [Tomás e António], o que se viu é que o António não estava a atravessar um bom momento", acrescentou João Manuel Pinto, afirmando a sua preferência sobre o camisola 44.
João Manuel Pinto: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios"
Em conversa com o diário desportivo, o ex-Benfica frisa que o defesa é uma mais-valia: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios e é um jogador forte no jogo aéreo. Não me lembro de um jogo mau do Tomás Araújo, não me lembro".
"O Tomás dá muito, para já, defensivamente, que é o mais importante. Jogador rápido, bem posicionado, muito concentrado. Ofensivamente, cria muitos desequilíbrios com a sua construção. Está num grande momento e, contra o V. Guimarães, mostrou isso. O golo vem dar mais alegria e isso é bom para a equipa", acrescentou por fim.