Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 17:24 |
João Manuel Pinto defende que o Clássico pode ser uma grande oportunidade para Gonçalo Oliveira. Segundo o antigo futebolista, que vestiu tanto a camisola do Benfica como a do Porto, os encarnados não podem ficar dependentes das ausências de Nicolás Otamendi e de António Silva e devem arriscar.
João Manuel Pinto: “Há uns tempos, Mourinho disse que tinha muita qualidade no Seixal”
“Há uns tempos, Mourinho disse que tinha muita qualidade no Seixal, portanto penso que não pode estar preocupado. Não pode dizer uma coisa hoje e amanhã outra. A Liga 2 também é muito competitiva, o Benfica tem de ter soluções e estar preparado para castigos e lesões”, começou por dizer João Manuel Pinto, a respeito da possibilidade do Benfica apostar na titularidade de Gonçalo Oliveira.
“O Benfica não pode só depender de Otamendi e de António Silva”, adiantou o antigo atleta do Clube da Luz. De seguida, João Manuel Pinto deixou uma garantia sobre o jovem, visto como o sucessor do capitão das águias, frisando que o mesmo será um 'excelente central'.
João Manuel Pinto: “Às vezes temos de procurar soluções e elas até estão na academia”
“Às vezes temos de procurar soluções e elas até estão na academia. Nos momentos em que o Benfica teve problemas de lesões no centro da defesa, recorreu a jovens e funcionou; lembro-me do António Silva, do Rúben Dias e do David Luiz”, assumiu o ex-atleta do Benfica.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gonçalo Oliveira – avaliado em 2 milhões de euros – leva 16 encontros disputados: 11 na Segunda Liga e cinco na UEFA Youth League. Nos 1.395 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem defesa-central, que tem contrato até 2027, marcou quatro golos e fez duas assistências.
Antigo atleta da formação encarnada explicou todos procedimentos e abordagens feitos pelo Clube da Luz na evolução dos jovens futebolistas
12 Jan 2026 | 16:54 |
José Precatado, antigo jogador do Benfica, abriu o jogo a respeito da sua passagem pela formação. À conversa com a imprensa nacional, o futebolista português levantou o véu sobre os bastidores no Seixal e ainda deixou alguns elogios a João Neves, uma das referências.
"Se alguém disser que não gostaria de jogar no Benfica, estará a mentir"
"Se alguém disser que não gostaria de jogar no Benfica, estará a mentir", declarou o atual extremo do Mafra. O jovem internacional pelas camadas jovens portuguesas destacou a intensidade dos treinos e a disciplina necessária para crescer num dos maiores clubes de Portugal, em entrevista exclusiva ao jornal Desporto ao Minuto.
Apesar de atualmente jogar no Mafra, Precatado, de 21 anos, mantém a ligação afetiva ao Benfica e acredita no impacto da formação encarnada: "A experiência no clube dá bases sólidas para crescer, aprender e evoluir. O Benfica ensina a disciplina, a entrega e a forma de lidar com desafios que se mantêm ao longo da carreira".
“Ele [João Neves] sempre foi muito diferenciado”
“Ele [João Neves] sempre foi muito diferenciado. É uma pessoa cinco estrelas e, tecnicamente, acabava por ser mais evoluído do que todos nós. Havia vídeos e entrevistas que mostravam a humildade e a forma de ser dele. As coisas nunca lhe subiram à cabeça”, não poupando elogios ao médio do Paris Saint- Germain. Para o avançado, João Neves, que venceu recentemente a Supertaça Francesa, como Gonçalo Ramos, é um exemplo de talento aliado a caráter, algo que a formação do Benfica procura reforçar.
José Precatado, que atua na Liga 3, somou até agora 35 minutos na atual temporada ao serviço do Mafra. O extremo defendeu o Benfica entre 2019 e 2024, e venceu um campeonato nacional de juniores em 2021/2022.
Antigo internacional português tem estado em destaque depois de quase seis meses afastado dos relvados devido a uma lesão grave
12 Jan 2026 | 16:46 |
Bruma continua a ser motivo de boas notícias no Benfica. Pelo que foi apurado, o internacional português, de 31 anos, continua a evoluir bem nos treinos das águias, dando sinais de estar a recuperar bem da rutura que sofreu no tendão de Aquiles, na pré-época.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição de hoje, 12 de janeiro, o extremo, contratado ao Braga, regressou aos trabalhos no final da semana passada e, desde então, tem correspondido bem à sua evolução, o que certamente deixa José Mourinho muito contente, a dois dias do Clássico, contra o Porto.
A mesma fonte explica que o camisola 27 tem estado a treinar às ordens de José Mourinho, praticamente menos de seis meses depois da grave lesão que sofreu. Segundo foi possível verificar, o atleta foi avistado a realizar vários sprints no relvado, dando conta do seu estado físico.
“Bruma já se vê em campo, não a trabalhar com a equipa, mas individualmente, a um ritmo e uma intensidade engraçados”, tinha revelado José Mourinho, a 27 de dezembro, altura em que o futebolista ainda não estava integrado nos trabalhos do Special One.
A evolução bastante positiva de Bruma acaba por ser uma notícia muito positiva para José Mourinho, numa altura em que o Special One continua impaciente pela chegada de novos reforços. Além do camisola 27, o treinador português espera vir a contar, em breve, com o regresso de Dodi Lukebakio, a recuperar de uma cirurgia ao tornozelo.
Encontro de quarta-feira frente ao Porto, a contar para a Taça de Portugal, é decisivo nas restantes aspirações encarnadas na temporada
12 Jan 2026 | 16:21 |
João Manuel Pinto, antigo jogador de Benfica e Porto, deixou um aviso claro a José Mourinho antes do Clássico dos quartos de final da Taça de Portugal, considerando que o duelo no Estádio do Dragão pode definir o rumo da época encarnada.
“Não pode perder”
“O Benfica tem que dar tudo, não pode perder. Ganhar moraliza para os outros jogos. Depois têm a Liga dos Campeões e a Liga, onde querem chegar, no mínimo, ao segundo lugar que dá acesso à pré-eliminatória da Champions. Perdendo, vai fazer mossa e levantar dúvidas” , deixou o alerta em entrevista exclusiva ao jornal A BOLA.
João Manuel Pinto, antigo defesa das águias entre 2001 e 2003, admitiu que o Benfica “não atravessa um bom momento”, após um jogo em que “nada correu bem”, na Taça da Liga, no início de um mês de janeiro “extremamente terrível”.
“Clássicos são jogos 50-50”
“O fator casa é muito importante, mas são equipas extremamente competitivas. Clássicos são jogos 50-50, ainda por cima na Taça de Portugal. São jogos em que todos os atletas querem estar”, disse apenas do momento menos bom da equipa encarnada. João Manuel Pinto relembrou ainda que o Benfica foi a única equipa a travar o Porto na primeira volta do campeonato, num empate 0-0, a 5 de outubro.
O Benfica defronta pela segunda vez o rival azul e branco esta temporada, na quarta-feira, a partir das 20h45, com transmissão televisiva na RTP 1, em duelo que vale a passagem às meias finais da prova rainha.