Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jul 2023 | 16:05 |
O último teste da pré-época acontece este domingo, dia 30 de julho, em Roterdão, diante do Feyenoord. Depois, só fica a faltar o confronto com o Porto, a contar para a Supertaça, no dia 9 de agosto, para marcar o arranque da época 2023/24. É a altura indicada para que Roger Schmidt coloque todas as dúvidas em cima da mesa de forma a arranjar soluções eficazes para a época que se aproxima. A primeira questão é Nicolás Otamendi. O defesa-central argentino não jogou os últimos jogos de pré-época devido a uma lesão no joelho esquerdo. Ainda assim, tal como foi noticiado no nosso Jornal, o capitão dos encarnados já está na fase final da recuperação, tendo feito parte da comitiva que partiu para os Países Baixos. Foi a opção de Schmidt para assumir a dupla central com António Silva, no onze titular frente ao Feyenoord. Neste sentido, é possível que volte a pisar o relvado do Estádio Municipal de Aveiro no jogo da Supertaça. A lesão sofrida pelo internacional argentino trouxe novas combinações que juntaram António Silva com Morato, Tomas Araújo e até Lucas Veríssimo, agora emprestado ao Corinthians. Outra dúvida para o técnico das águias é a possível dupla Jurásek e Aursnes. Tanto o internacional checo, como o norueguês já foram lançados por Schmidt nos jogos de pré-época, mas nunca ao mesmo tempo. Quando Aursnes assume o lado esquerdo do meio-campo, a ala dos encarnados é preenchida com Ristić. Contudo, o onze para o encontro com o Feyenoord conta com David Jurásek e Aursnes em campo. Nos outros jogos, o checo alinhou sempre com João Mário e David Neres. Por último, Gonçalo Ramos continua a ser uma 'dor de cabeça' para o treinador alemão. Os cenários de uma possível saída tem sido cada vez mais, o que complica antever o futuro do jogador no Clube da Luz. Nesta pré-época, Roger Schmidt ainda não colocou o camisola nove com Tengstedt ou Schjelderup. É de recordar que o avançado português já alinhou com Petar Musa, em encontros da época passada. Pelas combinações já concretizadas por Schmidt nesta fase de preparação, é mais provável que Gonçalo Ramos jogue com Andreas Schjelderup, do que com Tengstedt que já formou dupla com Musa em duas ocasiões. Importante destacar que Roger Schmidt parece ter definido o onze titular para o embate com o Porto, na Supertaça. Ainda assim, o jogo com o Feyenoord revela importância, caso seja preciso fazer alguma alteração no plano inicial. NOTICIAS RELACIONADAS:
Fotografia de Benfica
Pelo que foi apurado, futebolista não entra nos planos da SAD encarnada, nem do próprio José Mourinho e saída é a melhor solução no momento
07 Dez 2025 | 10:54 |
Henrique Araújo deve deixar o Benfica em janeiro. Pelas informações recolhidas, o avançado português pode estar na porta de saída, depois de uma meia temporada em que não somou muitas oportunidades. Rui Costa e José Mourinho terão uma palavra a dizer sobre o tema, mas este cenário é mais do que certo.
Segundo revela o jornal A Bola, o futuro do ponta-de-lança de 23 anos tem sido avaliado pela SAD encarnada, com base nas opções disponíveis e nas necessidades que José Mourinho tem para o plantel do Benfica. O madeirense tem sido uma ausência notada nos eleitos do Special One.
O cenário de saída ficou mais acentuado depois de o avançado de 23 anos ter falhado o jogo com o Nacional devido a uma mialgia. O mesmo também aconteceu no dérbi da última sexta-feira, 5 de dezembro, frente ao Sporting, onde Henrique Araújo não figurou nos eleitos de José Mourinho. O português está recuperado e prepara-se para regressar aos treinos.
A verdade é que Henrique Araújo é visto como a terceira opção para a frente de ataque das águias, ficando atrás de nomes como Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic. Assim, é mais do que certo que o camisola 39 — emprestado ao Arouca em 2024/25 — deixe a Luz em janeiro. A mesma fonte revela que o atleta tem soluções tanto dentro como fora de Portugal.
Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — é um dos nomes mais conhecidos dos anos mais recentes da formação encarnada. Na presente temporada, o ex-internacional sub-21 realizou 12 partidas oficiais entre equipa principal e secundária do Benfica. Nos 135 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta ainda não registou qualquer golo ou assistência.
Imprensa revela que, segundo informações apuradas, que técnico setubalense continua bastante positivo em relação ao trabalho que tem sido feito
07 Dez 2025 | 10:27 |
José Mourinho não perdeu a confiança na sua equipa. Apesar do empate desanimador do Benfica na receção ao Sporting, o Special One continua a acreditar que é ainda possível chegar ao título nacional. Além disso, o treinador das águias está contente com o rendimento que a equipa tem apresentado nos últimos jogos.
Escreve o jornal Record, na edição deste domingo, que a confiança de José Mourinho se mantém inalterada, apesar do resultado do dérbi e da possibilidade de as águias ficarem mais longe do Porto, caso os dragões vençam o Tondela. O foco continua a ser a conquista do 39.
A mesma fonte escreve que o Special One, apesar da sua crença e confiança no plantel encarnado, tem total noção de que a equipa ainda comete erros — neste caso, individuais e não de organização coletiva. Além disso, José Mourinho sente que ainda existem algumas lacunas ofensivas e, com o que tem à sua disposição, procura formar um ataque mais letal.
O dérbi frente ao Sporting (1-1) mostrou que o Benfica tem todas as capacidades para controlar e dominar os encontros; contudo, ainda revela algumas dificuldades para conseguir desmontar a defensiva adversária, o que se traduz na pouca eficácia que a equipa apresenta.
No entanto, como a mesma fonte explica, a solução — além do trabalho nos treinos — passa pela contratação de reforços em janeiro, nomeadamente dois extremos. José Mourinho acredita que o plantel não apresenta soluções suficientes para criar os desequilíbrios necessários para desmantelar o adversário.
Ou seja, as lacunas identificadas pelo Special One situam-se nos terrenos mais adiantados do campo. Do ponto de vista defensivo, José Mourinho sente que tem havido uma evolução desde que assumiu o comando técnico da equipa. No geral, o Clube da Luz ainda acredita no título e o setubalense afirma que há muita margem para evoluir ainda mais.
Centrocampista colombiano assinou uma exibição muito positiva no dérbi, contra o Sporting, e há quem acredita que atleta vai manter consistência
07 Dez 2025 | 09:49 |
Richard Ríos está cada vez mais adaptado ao Benfica. A exibição do internacional colombiano, no empate contra o Sporting, deixou os adeptos encarnados a sonhar e a esperar que o camisola 20 consolide, por fim, a sua consistência exibicional. Porém, é revelado o segredo por detrás deste 'acordar' do médio: José Mourinho.
Segundo revelou o jornal Record, na edição deste domingo, 7 de dezembro, o centrocampista sente-se mais adaptado e muito mais confiante no seu jogo — e tudo graças ao Special One. A mesma fonte explica que o técnico setubalense, ciente das qualidades do jogador, tem tido uma atenção especial para com Richard Ríos.
Pelo que escreve o diário desportivo, um dos segredos passa pelo facto de José Mourinho ter dito ao colombiano que não deve ficar exposto às debilidades, insistindo que deve simplificar o seu jogo, de forma a torná-lo mais fluido. Além disso, o Special One terá promovido algumas sessões individuais para corrigir os erros táticos de Ríos.
A verdade é que, no dérbi frente aos leões, ficou bastante visível a subida de rendimento do colombiano sob o comando de José Mourinho. No decorrer da segunda parte, o médio criou uma grande oportunidade, aos 74 minutos, quando colocou o esférico no coração da área. Mais tarde, aos 81 minutos, esteve muito perto de assinar o seu segundo golo com o Manto Sagrado do Benfica.
Porém, não é só a atenção e os treinos individuais que estão por detrás desta evolução. O descanso tem sido importante para o médio, que já leva mais de 5.000 minutos de jogo desde o início de 2025, conjugando os jogos pelo Palmeiras. Em 2025/26, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — contabiliza um golo e uma assistência em 24 jogos oficiais pelo Benfica.