
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu juntou-se a Kerem Akturkoglu para mostrar os cantos da casa ao novo reforço do Benfica. Numa conversa emitida pela BPlay, o médio turco destacou o ambiente vivido na Luz, deixando um 'recado' aos adeptos, depois de dar exemplo de Ángel Di María
"Acho que foi no nosso quarto golo, o Dí Maria também o demonstrou. Não verbalizou, mas o que queria dizer aos adeptos é que temos de estar juntos. Ele disse para ficarmos unidos e concordo com ele", começou por recordar o camisola 10 dos encarnados.
"Se nos apoiarem acredito que tudo será mais fácil e que conseguiremos os campeonatos e os troféus que ambicionamos"
"Também sabes pelo Galatasaray, se os adeptos nos apoiarem tudo se torna mais fácil para todos. Se nos apoiarem acredito que tudo será mais fácil e que conseguiremos os campeonatos e os troféus que ambicionamos", prosseguiu Orkun Kokçu.
Kerem Akturkoglu interveio para concordar com o compatriota, mostrando-se rendido à forma como os Benfiquistas apoiam a equipa orientada por Bruno Lage. "É muito importante sentir o apoio dos adeptos. Os campeonatos e os triunfos resultam de um ambiente familiar e de união. Acho que demonstrámos isso em campo no primeiro jogo e mostrámo-lo no balneário, desde o nosso treinador aos restantes elementos. Quando os adeptos estão connosco os campeonatos tornam-se inevitáveis", afirmou Akturkoglu.
Já Kokçu concluiu com um desejo para a dupla turca. "Espero que tu e eu, juntos, possamos representar o nosso país da melhor forma, deixarmos toda a gente orgulhosa e, ao mesmo tempo, colocar o Benfica onde merece estar", reforçou o médio.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em seis embates, tendo feito, nos 415 minutos totalizados, o gosto ao pé por duas vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Veja aqui o golaço de Orkun Kokçu do relvado:
Encarnados continuam atentos a possíveis soluções para o centro do terreno, isto numa altura em que o camisola 10 está envolvido numa polémica
|
Após o caso polémico de Orkun Kokçu no Benfica - Auckland, os responsáveis encarnados não perderam tempo e já começaram a sondar novas opções para o meio-campo. Desta forma, o Clube da Luz está interessado em garantir a contratação de um futebolista que atua na Premier League.
Segundo avançou este sábado a CNN Portugal - que também já tinha dado conta do interesse das águias em João Palhinha - os responsáveis encarnados estão atentos à situação de Mateus Fernandes. Dessa forma, o internacional jovem por Portugal está nos planos de Rui Costa para o Benfica, de modo a reforçar o centro do terreno na próxima temporada.
Depois de ter deixado o Sporting no início da temporada, conjunto pelo qual ainda fez dois jogos, para rumar a Inglaterra, onde se juntou ao Southampton a troco de 15 milhões de euros, o médio português pode regressar a Portugal, um ano depois, para representar o Benfica.
Ora estas novas informações relativas ao meio-campo do Benfica, vale recordar, surgem numa altura em que Orkun Kokçu está debaixo de fogo. Na partida da passada sexta-feira, frente ao Auckland, o internacional turco viu-se envolvido num momento polémico com Bruno Lage, acabando por reagir mal à substituição protagonizada pelo timoneiro setubalense.
Na temporada desportiva 2024/2025, ao serviço do Southampton, Mateus Fernandes - atualmente com um valor de mercado nos 15 milhões de euros - foi aposta em 42 encontros: 36 na Premier League, dois na FA Cup e quatro na League Cup. Nos 3.365, o médio que está referenciado pelo Benfica apontou três golos e realizou quatros assistências.
Assista a alguns dos melhores momentos de Mateus Fernandes:
Timoneiro do gigante germânico abordou o duelo com os encarnados que se realiza na próxima terça-feira, 24 de junho, às 20h00
|
O Benfica vai enfrentar o Bayern Munique na derradeira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Nesse sentido, e depois de terem visto o emblema germânico assegurar a passagem à próxima fase, as águias já sabem que não vão ter tarefa fácil, uma vez que Vincent Kompany rejeitou a possibilidade de fazer descansar os principais atletas contra os encarnados.
Vincent Kompany: "A prioridade é ganhar o grupo"
"Não gosto da palavra rotação. A prioridade é ganhar o grupo. Veremos como os jogadores se sentem fisicamente. Temos tão bons jogadores que qualquer equipa que colocarmos em campo será uma boa equipa", começou por dizer o timoneiro do gigante bávaro sobre a possibilidade de fazer poupanças contra o Benfica.
Vincent Kompany: "Temos a obrigação de ganhar todos os jogos"
"Somos o Bayern e temos a obrigação de ganhar todos os jogos", referiu ainda Vincent Kompany aos jornalistas, após a vitória, por duas bolas a uma, na madrugada deste sábado, 21 de junho, diante do Boca Juniors, sobre o duelo com o Benfica.
Refira-se que do lado do Benfica também António Silva já abordou o duelo com o Bayern Munique mostrando-se confiante com a possibilidade de somar um triunfo. "Claro que sim, porque não? Somos o Benfica, é claro que vamos para o jogo para ganhar", referiu o camisola 4 dos vermelhos e brancos, após a vitória diante do Auckland.
Recorde-se que, depois de ter batido os neozelandeses do Auckland City, as atenções do Benfica voltam-se para o terceiro e último jogo desta fase de grupos. A turma de Bruno Lage reencontra o Bayern Munique na próxima terça-feira, 24 de junho. O duelo tem pontapé de saída marcado para as 20h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte.
Antigo futebolista dos vermelhos e brancos comentou o momento protagonizado pelo camisola 10 na partida da passada sexta-feira
|
António Simões já reagiu à polémica que envolve Orkun Kokçu. Em declarações à imprensa nacional, o antigo futebolista do Benfica criticou a postura do camisola 10 no duelo com o Auckland, tendo mesmo revelado que o comportamento do internacional turco não se adequa ao Clube da Luz.
"Vi uma reação negativa de um jogador que entende que não deve ser substituído e que teve uma atitude incompatível com o código de conduta de um jogador de futebol. Não tem de contestar a decisão do treinador. Se não gostou tem de falar em privado e não em público, pois ao fazê-lo põe em causa o treinador e a figura dele", começou por referir António Simões em declarações ao jornal A Bola.
António Simões: "Um jogador de um grande clube como o Benfica, é figura pública e qualquer atitude que tenha mancha a imagem do clube"
"É nestes momentos que se vê o carácter da pessoa. Esse jogador não pode fazer o que fez. O que me custa é que cometer erros toda a gente pode cometer, outra é não perceber que um jogador de um grande clube como o Benfica, é figura pública e qualquer atitude que tenha mancha a imagem do clube", prosseguiu o antigo futebolista do Clube da Luz.
Na conversa com o jornal desportivo, António Simões abordou o estatuto de Kokçu no Benfica, acampando por comparar o camisola 10 com nomes históricos como Pelé e Eusébio: "Esse jogador fez o que fez por causa de que estatuto? Jogadores como o Pelé ou o Eusébio, com quem joguei, é que tinham estatuto e nenhum alguma vez fez isto. Jogadores como este antes de fazerem carreira já são ricos e o estatuto que têm é que em vez de serem ídolos são estrelas e atuam como estrelas".
"O que é que este jogador fez para ser estrela? Nada. Estrela foi o Maradona, ou Messi e o Cristiano Ronaldo. Jogadores como este não são estrelas e jogam o quê? Há muitos jogadores melhores do que ele e o problema é o dinheiro que ganham e que os empurra para comportamentos patéticos e imbecis. Que tipo de seres humanos estamos a fabricar? A sociedade está a ficar perfeitamente desumanizada e com complexo de superioridade. O futebol é reflexo disso, com jogadores que não procuram fazer carreira e procuram o estrelado", deu conta ainda o ex-Benfica.