Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Luís Filipe Vieira chamado à justiça: ex líder do Benfica esclarece processo polémico

Antigo presidente do Clube da Luz esteve a responder no DCIAP, na quarta-feira, dia 19 de junho

Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica
Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica

  |

Icon Comentário0

O antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na quarta-feira, dia 19 de junho, na sequência do Processo dos Emails do Clube da Luz

O ex-dirigente encarnado esteve dentro do local cerca de duas horas e, no final, foi o advogado, Magalhães e Silva, que se dirigiu aos jornalistas. "Houve oportunidade de esclarecer todos os pontos. Não houve nenhuma questão que tivesse sido posta que não fosse esclarecida. Agora veremos a posição final da senhoras procuradoras", afirmou o advogado, que salientou que "não se falou de crimes, falou-se de factos". 


Importa referir que em causa estão crimes de fraude fiscal qualificada e burla tributária e, ainda, de oferta ou recebimento indevido de vantagem. Além de Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira, antigo Co-CEO da SAD do Benfica, e Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico, são mencionados no processo. 


Segundo a investigação da Polícia Judiciária e o Ministério Público, tendo como base o caso dos emails, esta série de negócios entre os dois clubes não terá trazido qualquer valor económico para o Benfica e terá sido mesmo uma forma de a SAD, então liderada por Luís Filipe Vieira, transferir verbas para o Vitória de Setúbal.

Recorde-se então que, durante o ano de 2020, o clube sadino enfrentava várias dificuldades financeiras, tendo mesmo acabado por ser punido pela Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o afastamento das competições profissionais e a descida ao Campeonato de Portugal.


Para a Comissão de Auditoria, o Vitória de Setúbal não cumpriu três critérios fundamentais: inexistência de dívidas a Sociedades Desportivas, inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários e regularização da situação contributiva perante a Autoridade Tributária. 


Clube

Atenção, Benfica: Com eleições à mistura, Noronha Lopes 'toma' decisão

Antigo candidato à Presidência do Clube da Luz foi derrotado por Luís Filipe Vieira, em 2020

João Noronha Lopes toma decisão sobre eleições do Benfica
João Noronha Lopes toma decisão sobre eleições do Benfica

  |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes foi uma das figuras de destaque na Assembleia Geral do Benfica, sendo aplaudido em várias ocasiões. Agora, há quem garanta que o ex-candidato à Presidência do Glorioso possa estar de regresso ao ativo e a ponderar uma recandidatura. 

De acordo com o jornal O Jogo, o candidato, que foi derrotado por Luís Filipe Vieira, em 2020, poderá lutar pelo lugar de Presidente do Benfica, estando, neste momento, a apurar se tem apoio suficiente para avançar com essa candidatura contra Rui Costa, caso o ex-jogador se recandidate à posição que atualmente ocupa. 

Apesar de ainda faltar um ano e meio para o ato eleitoral, o tema das eleições ganhou força depois da auditoria forense e da Assembleia Geral do Clube da Luz, onde pedidos de demissão de Rui Costa foram escutados e palavras de apoio a Noronha Lopes surgiram das bancadas.


Além disso, tendo em conta a contestação ao redor de Rui Costa e da atual direção do Benfica, a mesma fonte dá conta de que as eleições antecipadas poderá ser um cenário tornado realidade. Vale destacar que o líder das águias foi confrontado com várias situações polémicas relativamente aos negócios investigados na auditoria forense durante a reunião magna que decorreu no sábado, dia 15 de junho.


Vale recordar que João Noronha Lopes candidatou-se à Presidência do Benfica nas eleições de 2020 contra Luís Filipe Vieira, dirigente das águias, na altura. O ex-candidato registou 34,71%, sendo ultrapassado pelo ex-líder, que somou 62,59%. É de destacar que Vieira acabou por não cumprir o mandato até ao fim, dada as investigações judiciais de que foi alvo, com Rui Costa a assumir o papel. 



Clube

'Perseguição' continua: Conselho de Disciplina aplica multa 'choruda' ao Benfica

Em causa estará, novamente, o comportamento dos adeptos do Clube da Luz, desta vez no embate diante do Braga - Saiba aqui quanto custou ao Glorioso

Em causa estará o comportamento dos adeptos do Benfica, desta vez no embate diante do Braga - Saiba aqui quanto foi a multa do Conselho de Disciplina
Em causa estará o comportamento dos adeptos do Benfica, desta vez no embate diante do Braga - Saiba aqui quanto foi a multa do Conselho de Disciplina

  |

Icon Comentário0

Vira o disco e continua a tocar o mesmo: o Benfica voltou a ser multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que anunciou, esta quarta-feira, através de um comunicado oficial, ter autuado os encarnados num valor de 15.300 euros. 

De acordo com a nota partilhada, a coima remonta ao duelo no Estádio da Luz diante do Braga, sendo que o mau comportamento dos adeptos acaba por ser o motivo do castigo. Assim sendo, em causa estarão os incidentes do jogo disputado no dia 27 de abril, numa partida em que os pupilos de Roger Schmidt começaram a perder, mas que terminaram com o triunfo, por 3-1. 


Depois do golo de Ricardo Horta, que abriu o marcador, os aficionados localizados no Topo Sul fizeram 'chover' tochas para o relvado, obrigando o árbitro, João Pinheiro, a interromper a partida durante, aproximadamente, quatro minutos. 

"Os membros da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, julgam parcialmente procedente a acusação e consequentemente, condenam a Arguida Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD pela prática, em autoria material, de uma infração disciplinar nos termos do disposto no artigo 183.º, n.ºs 1 e 2, do RD [Arremesso de objetos com reflexo no jogo]",pode ler-se no comunicado partilhado pelo CD. 

 "Conjugado com o artigo 54.º do RD, por referência aos deveres ínsitos nos artigos 35.º, n.º 1, alíneas a), b), c), f) e o), artigos 4.º, 6.º, alíneas b), c), d), g), e p), e 10.º, n.º 1, alíneas a), b), i) e o), do Regulamento de Prevenção da Violência, constante do Anexo VI do RC, com sanção concreta de 150 (cento e cinquenta) UC, correspondendo ao valor de 15 300,00€ (quinze mil e trezentos euros), atento o fator de ponderação, de 1 (um), previsto no n.º 3 do artigo 36.º do RD", completou o Conselho de Disciplina.




Futebol

Bomba: Bruno Fernandes está perto de 'tramar' o Benfica e...João Neves

Internacional português faz o mercado mexer e está perto de ser a ajuda que Rui Costa precisava no dossiê do camisola 87 das águias

Bruno Fernandes pode 'tramar' o Benfica e João Neves
Bruno Fernandes pode 'tramar' o Benfica e João Neves

  |

Icon Comentário0

É a bomba de mercado: Bruno Fernandes poderá estar muito perto de 'tramar' o Benfica de Rui Costa e tudo por causa de João Neves. Isto acontece porque a 'mira' do Bayern de Munique está apontado ao internacional português, que, caso rume aos bávaros, deixa uma vaga no meio-campo do Manchester United, pretendente do titular de Roger Schmidt. 

Em entrevista à plataforma BetFred, Andy Cole, ex-jogador do clube de Old Trafford, abordou o futuro incerto do ex-médio do Sporting e o interesse do emblema da Bundesliga. "Tudo depende de quais os objetivos do Bruno são. Quando tens 29 anos de idade, queres jogar na Liga dos Campeões todas a temporada e saber que estás a competir por grandes títulos de forma regular", começou por dizer.

"Se o Manchester United conseguir igualar aquilo que ele quer, então, ficaria muito surpreendido se ele saísse. Parece que ele quer ficar durante o maior tempo possível, mas quer saber quais são as ambições da INEOS para o clube, primeiro", apontou, ainda.


"Ele quererá saber quem é que o Manchester United pretende contratar, no verão, e, se és um jogador de elite, vais querer saber este tipo de coisas. Acredito que os relatos que sugerem que a maior parte da equipa está à venda não ajudaram a situação dele", completou Andy Cole. 


É de recordar que o Manchester United está na pole position da corrida pelo médio do Benfica. Os ingleses já avançaram com uma oferta, no entanto, Rui Costa rejeitou, apontando, novamente, para os 120 milhões de euros da cláusula do camisola 87 da turma de Roger Schmidt. 

Em 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.


Ao todo, desde que se estreou com o Manto Sagrado, João Neves contabiliza 75 partidas, quatro golos, duas assistências e dois títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24). O internacional português tem contrato até junho de 2028.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção, Benfica: Luís Filipe Vieira vai ser ouvido sobre os negócios com Vitória de Setúbal
Clube

Atenção, Benfica: Luís Filipe Vieira vai ser ouvido sobre os negócios com Vitória de Setúbal

 

Icon Comentário0
Face a pressões e pedidos de demissão, Rui Costa toma decisão sobre futuro no Benfica
Clube

Face a pressões e pedidos de demissão, Rui Costa toma decisão sobre futuro no Benfica

 

Icon Comentário0
Benfica celebra 50 anos do Dia Internacional da Mulher com camisola exclusiva para a equipa feminina
Clube

Benfica celebra 50 anos do Dia Internacional da Mulher com camisola exclusiva para a equipa feminina

 

Icon Comentário0