Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

LUÍS FILIPE VIEIRA CHAMADO À JUSTIÇA: EX LÍDER DO BENFICA ESCLARECE PROCESSO POLÉMICO

Antigo presidente do Clube da Luz esteve a responder no DCIAP, na quarta-feira, dia 19 de junho

Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica
Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica

  |

Icon Comentário0

O antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na quarta-feira, dia 19 de junho, na sequência do Processo dos Emails do Clube da Luz


O ex-dirigente encarnado esteve dentro do local cerca de duas horas e, no final, foi o advogado, Magalhães e Silva, que se dirigiu aos jornalistas. "Houve oportunidade de esclarecer todos os pontos. Não houve nenhuma questão que tivesse sido posta que não fosse esclarecida. Agora veremos a posição final da senhoras procuradoras", afirmou o advogado, que salientou que "não se falou de crimes, falou-se de factos". 


Importa referir que em causa estão crimes de fraude fiscal qualificada e burla tributária e, ainda, de oferta ou recebimento indevido de vantagem. Além de Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira, antigo Co-CEO da SAD do Benfica, e Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico, são mencionados no processo. 


Segundo a investigação da Polícia Judiciária e o Ministério Público, tendo como base o caso dos emails, esta série de negócios entre os dois clubes não terá trazido qualquer valor económico para o Benfica e terá sido mesmo uma forma de a SAD, então liderada por Luís Filipe Vieira, transferir verbas para o Vitória de Setúbal.

Recorde-se então que, durante o ano de 2020, o clube sadino enfrentava várias dificuldades financeiras, tendo mesmo acabado por ser punido pela Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o afastamento das competições profissionais e a descida ao Campeonato de Portugal.


Para a Comissão de Auditoria, o Vitória de Setúbal não cumpriu três critérios fundamentais: inexistência de dívidas a Sociedades Desportivas, inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários e regularização da situação contributiva perante a Autoridade Tributária. 


Clube

Luís Mendes critica gestão de Rui Costa no Benfica: "Tempo dos dinossauros"

Antigo número 2 da SAD encarnada saiu do Clube da Luz em junho e agora explica as razões que o levaram a apresentar a demissão

Luís Mendes critica a gestão de Rui Costa no Benfica, explicando as razões da sua demissão
Luís Mendes critica a gestão de Rui Costa no Benfica, explicando as razões da sua demissão

  |

Icon Comentário0

O antigo vice-presidente da SAD do Benfica, Luís Mendes, que deixou o clube em junho de 2024, veio a público explicar os motivos que o levaram a pedir demissão, lançando duras críticas à atual administração liderada por Rui Costa, afirmando que a sua saída foi motivada por discordâncias profundas em relação ao modelo de governança e às políticas desportivas e económicas do clube.


"Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros"


"Saí do Benfica, em primeiro lugar, porque estava em desacordo com o modelo de governança que estava a ser implementado. Quando uma organização, que deve ser liderada por gestores profissionais, começa a ser liderada por dirigentes, isso inevitavelmente leva à criação de pequenos feudos, ao seguimento de interesses particulares e políticos, e à perda de ligação entre os vários departamentos", começou por afirmar Luís Mendes, num discurso crítico à forma como a estrutura do clube tem sido conduzida.


Luís Mendes não hesitou em classificar a atual direção como um retrocesso: "Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros. Estamos a falar de pessoas que passam no clube das 17h às 19h, sem dedicação total. O Benfica exige uma gestão profissional a tempo inteiro. Além disso, discordo profundamente do rumo económico e da política desportiva que estão a ser seguidos".

"Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente"


O antigo dirigente revelou ainda que a sua decisão de saída foi ponderada e surgiu após sentir-se isolado dentro da estrutura: "Manifestei a vontade de sair em maio. Na altura, tínhamos lançado com sucesso o empréstimo obrigacionista e implementado as primeiras bases para o controle da execução orçamental do Grupo Benfica, algo que não era feito antes. Também renegociei vários contratos com prestadores de serviços. Contudo, comecei a sentir-me isolado e percebi que já não tinha condições para continuar", explicou Luís Mendes, sublinhando que não se arrepende do momento da sua decisão.

Apesar de reconhecer que não há um "timing" perfeito para sair, Luís Mendes acredita que foi a decisão certa, mesmo que tenha sido emocionalmente difícil. "Senti que era o momento. É essencial mantermos os nossos princípios, mesmo que isso nos custe pessoalmente. Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente, ajudando a tornar o Benfica mais vencedor".

Por fim, Luís Mendes abordou a questão da liderança na SAD, destacando a sua oposição a Rui Costa ser apenas uma figura decorativa: "Sempre concordei que Domingos Soares Oliveira fosse o CEO da SAD, mas não permiti que Rui Costa fosse afastado da co-liderança. Se isso tivesse acontecido, o presidente passaria a ter um papel meramente simbólico, como a Rainha de Inglaterra. Para o bem do Benfica e do próprio Rui Costa, era importante que ele mantivesse um papel ativo", finalizou.


Clube

Demissão de Fernando Seara no Benfica? Rui Santos culpa Rui Costa: "Bananistão" (Vídeo)

Comentador analisou demissão do Presidente da Mesa Assembleia Geral do Clube da Luz e apontou dedo ao líder máximo das águias

Rui Santos analisou demissão de Fernando Seara do Benfica e considerou que Rui Costa é um dos responsáveis por mais esta saída nos encarnados
Rui Santos analisou demissão de Fernando Seara do Benfica e considerou que Rui Costa é um dos responsáveis por mais esta saída nos encarnados

  |

Icon Comentário0

Rui Santos culpa Rui Costa pela demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa Assembleia Geral do Benfica. Num comentário na CNN Portugal, o jornalista afirmou que a imagem do líder máximo dos encarnados não é a melhor e que esse terá sido um dos fatores para a saída do advogado.


"Não estava a ver que apenas insultos levassem Fernando Seara a demitir-se"


“Na década de 90, também fui vítima de alguns enxovalhos. Na nossa profissão, também passamos por esses momentos. Não estava a ver que apenas questões relacionadas com insultos levassem Fernando Seara a demitir-se”, começou por afirmar Rui Santos.


“Do meu ponto de vista, há uma leitura política que está relacionada com tudo o que está à volta do Benfica neste momento. Do ponto de vista da dignidade, gostava de dar conta deste sinal, que é um bocadinho resultado de uma imagem que Rui Costa criou de não ser um líder”, continuou Rui Santos.

"Estas coisas ferem a dignidade das pessoas"


Houve uma imagem que circulou na internet que está relacionado com o banco do bananistão. Estas coisas ferem a dignidade das pessoas e Fernando Seara sentiu-se visado com esta situação porque o que se quer dar a entender é que os interesses do Benfica acabam por capturar e influenciar o posicionamento de determinadas figuras. Isto está relacionado com dignidade”, finalizou Rui Costa.

Importa lembrar que, na última Assembleia Geral do Benfica, e perante o clima tenso que se vivia no pavilhão, Fernando Seara acabou mesmo por se demitir. Até ao momento, o advogado ainda não deu qualquer esclarecimento sobre a sua decisão.

Confira as declarações de Rui Santos sobre a demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica:


Futebol

Luís Mendes defende papel de Jorge Mendes no Benfica: "Grandes negócios"

Ligação do empresário português ao Clube da Luz esteve em análise por parte do antigo alto responsável das finanças dos encarnados

Luís Mendes, antigo alto responsável pelas finanças do Benfica, deixa elogios ao papel que Jorge Mendes tem tido nos últimos anos nos encarnados
Luís Mendes, antigo alto responsável pelas finanças do Benfica, deixa elogios ao papel que Jorge Mendes tem tido nos últimos anos nos encarnados

  |

Icon Comentário0

Luís Mendes considera que a relação de Jorge Mendes com o Benfica é positiva para o Clube da Luz. Em entrevista ao jornal Record, o antigo alto responsável pelas finanças dos encarnados afirma mesmo que já se fizeram excelentes negócios fruto do papel do empresário português.


Jorge Mendes? "Player muito importante que o Benfica tem"


“Jorge Mendes é um empresário, um prestador de serviços do Benfica. Em razão da especificidade dos serviços que ele presta e da importância dos serviços que ele presta, naturalmente que se trata de um player muito importante que o Benfica tem”, começa por explicar Luís Mendes.


A minha relação era uma relação de trabalho. Contactávamo-nos quando era necessário tratar de algum assunto, fundamentalmente o montante da venda ou da compra de um jogador”, acrescenta Luís Mendes.

Venda de Enzo Fernández: "Comissão de jorge Mendes até foi um pouco inferior aos famosos 10%"


“Não considero que Jorge Mendes abuse da sua posição no Benfica. Os grandes negócios têm sido feitos todos através de Jorge Mendes. É como lhe digo, é um prestador de serviços muito importante”, afirma Luís Mendes.

Sabe se o futebolista quer ficar ou quer sair? Sabe se existem condições contratuais pré-determinadas que possam levar a essa situação? Acho que aqui, mais uma vez, cada caso é um caso”, defende Luís Mendes.

“Não vou revelar dados do negócio [sobre Enzo Fernández]. Sabe qual era a perspetiva do jogador? Neste caso em concreto, a comissão de Jorge Mendes até foi um pouco inferior aos famosos 10%. Esse até nem é um bom exemplo, porque foi um pouco inferior”, finaliza Luís Mendes.

Entrevista Luís Mendes, antigo alto responsável pelas finanças do Benfica:
 - Luís Mendes critica gestão de Rui Costa no Benfica: "Tempo dos dinossauros"
 - Continuidade de Roger Schmidt no Benfica? Luís Mendes deixa tudo em pratos limpos
 - Após sair do Benfica, Luís Mendes acusa Jaime Antunes de mentir: "Indivíduo fortemente destrutivo"


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Desacatos na AG? João Diogo Manteigas deixa 'farpa': "O Benfica não é o Porto"
Clube

Desacatos na AG? João Diogo Manteigas deixa 'farpa': "O Benfica não é o Porto"

 

Icon Comentário0
Antigo jogador da Seleção Nacional ‘toca na ferida’ do Benfica e afirma: “Fase delicada”
Clube

Antigo jogador da Seleção Nacional ‘toca na ferida’ do Benfica e afirma: “Fase delicada”

 

Icon Comentário0
Depois de ‘atritos’ no Estoril, Guilherme Muller assume cargo da direção no Benfica
Clube

Depois de ‘atritos’ no Estoril, Guilherme Muller assume cargo da direção no Benfica

 

Icon Comentário0