Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MAURO XAVIER FALA SOBRE CONFLITOS EM FAMALICÃO E ATIRA: "REAVIVOU A MEMÓRIA DE QUE COMPADECERAM COM AMEAÇAS A ÁRBITROS" (COM VÍDEO)

Conhecido adepto do Benfica garante que "não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança"

Mauro Xavier
Mauro Xavier

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier, conhecido adepto do Benfica, no seu artigo de opinião publicado no jornal português Record, esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, analisou o espetáculo fora das quatro linhas, destacando o papel das claques. Posto isto, o Benfiquistas analisou ainda a Operação Pretoriano e os conflitos em Famalicão atirando que "não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança". 

"Entre as suas inúmeras consequências negativas, a pandemia teve o grande mérito de nos recordar que o futebol é sempre melhor com adeptos. Ao ver estádios vazios e silenciosos, todos nos lembramos que o futebol é melhor com bandeiras, é melhor com cânticos e, como se viu na final da Taça da Liga, é melhor com pirotecnia. Para um verdadeiro adepto, o espetáculo é tanto aquilo que se passa dentro das quatro linhas, quanto tudo aquilo que as rodeia", começa por afirmar o Benfiquista. 


"As claques tendem a ser uma representação transversal da massa associativa dos clubes. Contrariamente a ideias pré-concebidas, nas claques juntam-se pessoas de todas as classes, raças e credos, unidas pela paixão clubística. No caso do Benfica, não existiria Inferno da Luz sem as claques, que muitas vezes alavancam o resto dos adeptos", continuou o Sócio do Clube da Luz. 


"Infelizmente, muitas vezes juntam-se também indivíduos cuja prioridade passa por tirar benefícios pessoais. As claques servem para apoiar o clube, não para serem braços armados da sua direção, ao serviço para calar opositores internos, sendo recompensados financeiramente com prejuízo para os restantes associados", referiu. 

Mauro Xavier recordou os acontecimentos no passado sábado, dia 3 de fevereiro, em Famalicão, aquando do adiamento do jogo frente ao Sporting, por falta de condições. "Os acontecimentos da semana passada, da Operação Pretoriano aos conflitos em Famalicão, relembram o muito que ainda há por fazer para garantir que o nosso futebol é seguro. Já todos conhecemos os muitos problemas que assolam as famílias que querem assistir a jogos em Portugal, começando pelos preços proibitivos e pelos horários desajustados", disse.


"Não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança é generalizada e o caos é amplamente aceite. As autoridades devem ter tolerância zero para todos aqueles que se procuram aproveitar das emoções fortes para criar um clima de coação e desordem", conferiu. 

"A solução para este problema não passa por cartões de adepto, nem, muito menos, pela identificação prévia daqueles que querem assistir a um jogo. No entanto, urge ter coragem para enfrentar aqueles que perpetuam os males que rodeiam a modalidade. A Operação Pretoriano reavivou a memória de muitos que, ao longo dos anos, compadeceram com ameaças a árbitros, adeptos rivais e até jornalistas. Agora, mais do que nunca, é o momento para tomar medidas sérias e concertadas, que nos permitam avançar rumo a um futebol para todos. Esperemos que as autoridades finalmente tenham coragem para devolver o futebol aos verdadeiros adeptos", concluiu Mauro Xavier. 

Atente-se que, após a vitória dos encarnados frente ao Gil Vicente, a turma de Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro, para disputar o apuramento à fase seguinte da Taça de Portugal com o Vizela. O encontro vai acontecer no reduto do adversário e tem hora agendada para as 20h45.



Futebol

Morato pode deixar um grande fosso na defesa do Benfica por cerca de 30 milhões de euros

Águias não querem deixar o defesa-central canarinho sair da equipa

Morato deixa Benfica em alerta
Morato deixa Benfica em alerta

  |

Icon Comentário0

A estrutura do Benfica ficou alerta com a possibilidade de Felipe Morato sair da equipa, sendo que o defesa-central canarinho pode deixar uma grande vaga por preencher no seio da defesa, segundo avançou o jornal A Bola, esta terça-feira, dia 9 de julho.

Além de Morato, Roger Schmidt conta somente com Tomás Araújo, Adrian Bajrami e Gustavo Marques neste início de pré-temporada e o cenário não deverá melhorar rapidamente. Apesar de António Silva apresentar-se daqui a cerca de duas semanas, Nicolás Otamendi ainda vai participar nos Jogos Olímpicos e não conta para o início de 2024/2025.


Posto isto, o Benfica já rejeitou propostas de 25 milhões de euros pelo defesa-central, que pode ascender aos 30 milhões mediante objetivos. Além disto, tanto o Fulham como o Nottingham Forest terão apresentado uma proposta de contrato a Morato, que aumentaria quatro vezes o que este recebe nas águias.


Morato - avaliado em 15 milhões de euros - somou 35 encontros, na temporada passada: 21 na Liga Portuguesa, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Liga Europa, totalizando 2.599 minutos. O defesa fez ainda duas assistências. 

No total, Morato já realizou 85 jogos pela equipa principal do Benfica, desde a sua chegada no ano de 2019, vindo do São Paulo. O brasileiro registou ainda dois golos marcados e três assistências, sendo que levantou uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.




Futebol

Boas notícias! Benjamín Rollheiser rejeitou sair do Benfica

Atleta está a ser bastante assediado por um gigante da América do Sul

Boca Juniors quer garantir Rollheiser
Boca Juniors quer garantir Rollheiser

  |

Icon Comentário0

O mercado de transferências de verão continua em brasa e o Benfica continua a ver os seus jogadores a serem desejados por outros conjuntos. O caso mais recente é o de Benjamín Rollheiser, que foi desejado pelo Boca Juniores, segundo avançou o jornal A Bola, esta terça-feira, dia 9 de julho.

Apesar de uma cedência do atleta de forma a que este some minutos seja uma ideia bem-vista pelas águias, a saída de Rafa Silva e a possível saída de Ángel Di María permitem ao atleta ter espaço no plantel de Roger Schmidt na época que se aproxima.


Posto isto, a vontade do atleta também importa e Rollheiser não aceita sair do Benfica. Aos 24 anos de idade, o avançado acredita que está na altura de brilhar ao mais alto nível na Europa. O ex Estudiantes não acredita que um retorno ao continente sul-americano seja positivo.


Na temporada passada, Benjamín Rollheiser - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - foi opção do técnico do Estudiantes em 26 partidas, tendo feito o gosto ao pé numa ocasião, no emblema argentino. O craque rumou ao Glorioso na janela de transferências de inverno, chegando pela mão do diretor desportivo, Rui Pedro Braz.

No que respeita à época 2023/24 na Argentina, o avançado albiceleste marcou presença em 57 embates, somando 12 tiros certeiros e ainda sete assistências. Já com o Manto Sagrado, o craque já foi opção de Roger Schmidt em nove partidas, somando um golo, nos 152 minutos totalizados.



Clube

Com Vieira à mistura, Mauro Xavier discursa na AG do Benfica, mas Sócios não perdoam

Conhecido adepto encarnado foi alvo de 'gritos' por parte dos presentes nas bancadas da Catedral, onde decorre a reunião magna

Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Mauro Xavier discursa na Assembleia Geral do Benfica, com Sócios a intervirem
Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Mauro Xavier discursa na Assembleia Geral do Benfica, com Sócios a intervirem

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier foi um dos Sócios do Benfica inscritos para falarem durante a Assembleia Geral Ordinária, da tarde deste sábado, dia 15 de junho, que acontece no Estádio da Luz. No entanto, o conhecido adepto encarnado acabou por ser alvo de gritos vindos das bancadas da Catedral. 

De acordo com o jornal português Record, o antigo presidente do Glorioso foi tema enquanto o cronista falava. "Vieira!", escutou-se durante o discurso de Mauro Xavier. É importante relembrar que, a julho de 2020, o conhecido adepto do Benfica assinou um artigo, que foi publicado no diário desportivo mencionado acima, onde deu a conhecer 11 razões para votar em Luís Filipe Vieira. 


Vale destacar que Mauro Xavier foi um dos Sócios a criticar a falta de organização da estrutura encarnada durante a primeira reunião magna, que aconteceu no período da manhã. No entanto, acabou por reconhecer o esforço feito pelo Benfica na segunda Assembleia Geral do dia (Confira mais AQUI). 


Recorde-se que, face à afluência inesperada dos associados encarnados, o Benfica viu-se 'obrigado' a fazer uma alteração, passando a Assembleia Geral da tarde para o Estádio da Luz, de forma a receber todos os presentes na reunião magna. Na primeira AG, os Benfiquistas viram aprovada a proposta de metodologia.

Nesta segunda reunião magna, o Orçamento para 2024/25 foi apresentado aos Sócios do Clube da Luz. No entanto, não foi Luís Mendes a revelar os planos para a próxima época, mas sim Paulo Alves, face à saída do 'braço direito' de Rui Costa nesta semana. 


Contestação a Rui Costa:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Problema na lateral-direita resolvido? Diogo Spencer pode ser o eleito do Benfica
Futebol

Problema na lateral-direita resolvido? Diogo Spencer pode ser o eleito do Benfica

 

Icon Comentário0
Benfica fica a ver navios! Costinha assina pelo Olympiacos e junta-se a Chiquinho
Futebol

Benfica fica a ver navios! Costinha assina pelo Olympiacos e junta-se a Chiquinho

 

Icon Comentário0
João Félix no Benfica por 30 milhões? João Manuel Antunes analisa hipotético regresso do craque
Futebol

João Félix no Benfica por 30 milhões? João Manuel Antunes analisa hipotético regresso do craque

 

Icon Comentário0