Logotipo Glorioso 1904

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

Seguir
Futebol

MAURO XAVIER FALA SOBRE CONFLITOS EM FAMALICÃO E ATIRA: "REAVIVOU A MEMÓRIA DE QUE COMPADECERAM COM AMEAÇAS A ÁRBITROS" (COM VÍDEO)

Conhecido adepto do Benfica garante que "não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança"

Mauro Xavier
Mauro Xavier

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier, conhecido adepto do Benfica, no seu artigo de opinião publicado no jornal português Record, esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, analisou o espetáculo fora das quatro linhas, destacando o papel das claques. Posto isto, o Benfiquistas analisou ainda a Operação Pretoriano e os conflitos em Famalicão atirando que "não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança". 

"Entre as suas inúmeras consequências negativas, a pandemia teve o grande mérito de nos recordar que o futebol é sempre melhor com adeptos. Ao ver estádios vazios e silenciosos, todos nos lembramos que o futebol é melhor com bandeiras, é melhor com cânticos e, como se viu na final da Taça da Liga, é melhor com pirotecnia. Para um verdadeiro adepto, o espetáculo é tanto aquilo que se passa dentro das quatro linhas, quanto tudo aquilo que as rodeia", começa por afirmar o Benfiquista. 


"As claques tendem a ser uma representação transversal da massa associativa dos clubes. Contrariamente a ideias pré-concebidas, nas claques juntam-se pessoas de todas as classes, raças e credos, unidas pela paixão clubística. No caso do Benfica, não existiria Inferno da Luz sem as claques, que muitas vezes alavancam o resto dos adeptos", continuou o Sócio do Clube da Luz. 


"Infelizmente, muitas vezes juntam-se também indivíduos cuja prioridade passa por tirar benefícios pessoais. As claques servem para apoiar o clube, não para serem braços armados da sua direção, ao serviço para calar opositores internos, sendo recompensados financeiramente com prejuízo para os restantes associados", referiu. 

Mauro Xavier recordou os acontecimentos no passado sábado, dia 3 de fevereiro, em Famalicão, aquando do adiamento do jogo frente ao Sporting, por falta de condições. "Os acontecimentos da semana passada, da Operação Pretoriano aos conflitos em Famalicão, relembram o muito que ainda há por fazer para garantir que o nosso futebol é seguro. Já todos conhecemos os muitos problemas que assolam as famílias que querem assistir a jogos em Portugal, começando pelos preços proibitivos e pelos horários desajustados", disse.


"Não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança é generalizada e o caos é amplamente aceite. As autoridades devem ter tolerância zero para todos aqueles que se procuram aproveitar das emoções fortes para criar um clima de coação e desordem", conferiu. 

"A solução para este problema não passa por cartões de adepto, nem, muito menos, pela identificação prévia daqueles que querem assistir a um jogo. No entanto, urge ter coragem para enfrentar aqueles que perpetuam os males que rodeiam a modalidade. A Operação Pretoriano reavivou a memória de muitos que, ao longo dos anos, compadeceram com ameaças a árbitros, adeptos rivais e até jornalistas. Agora, mais do que nunca, é o momento para tomar medidas sérias e concertadas, que nos permitam avançar rumo a um futebol para todos. Esperemos que as autoridades finalmente tenham coragem para devolver o futebol aos verdadeiros adeptos", concluiu Mauro Xavier. 

Atente-se que, após a vitória dos encarnados frente ao Gil Vicente, a turma de Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro, para disputar o apuramento à fase seguinte da Taça de Portugal com o Vizela. O encontro vai acontecer no reduto do adversário e tem hora agendada para as 20h45.



Futebol

BOM PRESSÁGIO? A HORAS DO SPORTING-BENFICA, RUI COSTA VÊ MANTO SAGRADO 'ABENÇOADO' POR PAPA FRANCISCO (COM VÍDEO)

Líder máximo das águias esteve ao lado do pontífice da Igreja Católica

Rui Costa e Papa Francisco
Rui Costa e Papa Francisco

  |

Icon Comentário0

Mesmo depois do Benfica ter festejado os 120 anos na passada quarta-feira, dia 28 de fevereiro, as celebrações continuam a ter destaque mediático. Desta vez, o Clube da Luz recorreu às redes sociais para partilhar um vídeo em que mostra uma interação entre Rui Costa e o Papa Francisco. 

Ao que tudo indica, a conversa entre o Presidente das águias e o pontífice da Igreja Católica aconteceu no dia de aniversário do Glorioso, no Vaticano, e no vídeo partilhado é possível ver o dirigente desportivo a oferecer o Manto Sagrado ao Papa Francisco, que recebeu o presente de Rui Costa. 


Este momento levou a muitas reações nas redes sociais com os adeptos encarnados a apontarem a oferta como uma 'bênção' para os pupilos de Roger Schmidt, que assim vão bem preparados para o encontro desta quinta-feira frente ao rival eterno, Sporting. 


Vale, então, recordar que os comandados do treinador germânico deslocam-se ao reduto de Alvalade para defrontarem o conjunto orientado por Rúben Amorim, na noite desta quinta-feira, em jogo a valer para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O duelo tem hora marcada para as 20h45.

Depois da partida na casa dos leões, a turma das águias volta a disputar um Clássico, desta vez, diante do adversário do Norte, Porto, no dia 3 de março, domingo. É um embate que vai contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic e está agendado para as 20h30. Recorde-se que, atualmente, o líder da classificação da prova é o Benfica, que soma 58 pontos, com o Sporting a ocupar o segundo posto, com 56 pontos, e os azuis e brancos fecham o pódio com 49 pontos. 



Confira aqui o momento:



Futebol

QUEM AMA NÃO ESQUECE! GRIMALDO DEIXA 'PEDIDO' AO PLANTEL DO BENFICA PARA DÉRBI COM O SPORTING

Antigo camisola 3 do Clube da Luz continua bastante atento aos jogos do Glorioso

Grimaldo
Grimaldo

  |

Icon Comentário0

Alejandro Grimaldo continua a mostrar-se atento ao Benfica e na antecâmara do dérbi com o Sporting, o lateral espanhol deu uma entrevista ao jornal A Bola, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. O defesa acabou por garantir que irá estar a "torcer" pelo Clube da Luz deixando o pedido de que os encarnados "arrasem" os leões. 

"Espero que amanhã [hoje] ganhe o Benfica, vou estar a torcer por vocês. Amanhã [hoje] vamos arrasar o Sporting: Embora Benfica", afirmou o antigo camisola 3 do Glorioso, que foi uma das peças-chave na conquista do 38.º título de campeão nacional. O defesa espanhol, que era bastante acarinhado pelos Benfiquitas, acabou por deixar saudades na Luz.


Alejandro Grimaldo - avaliado em 35 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - está em grande destaque na presente temporada, registando 32 partidas, somando 10 golos e 12 assistências, números individuais que o levam a ter enorme evidência no plantel do Bayer Leverkusen.


Já, no ano passado, ao serviço ainda do Clube da Luz, onde fez a sua última temporada de águia ao peito, o lateral-esquerdo foi aposta de Roger Schmidt em 54 duelos, onde apontou oito tentos e aproveitou 14 ocasiões para servir os colegas do Clube da Luz

No total, pelo Benfica, o espanhol envergou o Manto Sagrado 303 encontros, nos quais apontou 27 tiros certeiros. Além disso constam do seu palmarés quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira.



Clube

"PASSADO DE GLÓRIA, FUTURO DE VITÓRIA", O NOSSO AMOR FAZ 120 ANOS! MAURO XAVIER CELEBRA DATA ESPECIAL DO BENFICA

O Clube que nos apaixona a todos nasceu a dia 28 de Fevereiro de 1904

Mauro Xavier
Mauro Xavier

  |

Icon Comentário0

No dia 28 de Fevereiro de 1904, nasceu aquele que é hoje, o amor das nossas vidas. Na quarta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2024 faz 120 anos. Uma história repleta de conquistas e um impacto na cultura e mesmo na identidade nacional, Mauro Xavier, administrador da Fundação Benfica, escreve na Record sobre o passado de glória e futuro de vitória do clube que nos apaixona a todos.

O Benfica chega aos 120 anos com uma vitalidade admirável ."300 mil associados, incluindo 25 mil novos sócios no último ano, centenas de Casas que dinamizam comunidades pelo mundo fora e uma crescente lista de espera para o Red Pass. O Benfica é, para muitos, um bastião de união nas suas comunidades, dentro e fora do país. 

Para além dos 38 campeonatos nacionais, 26 taças de Portugal e 7 taças da liga ganhos no desporto-rei, o Benfica sempre foi mais que futebol. O Clube da Luz já conquistou o país do futsal ao basquetebol, do atletismo à natação. É o clube de Diogo Ribeiro e de João Neves, da Telma Monteiro e do grande Eusébio e de incontáveis outros que partilham os valores, mística e tradição. Mauro Xavier reforça que o Benfica transcende qualquer barreira, "não há raças nem credos nem classes". 

"Ganhar em Alvalade e no Dragão é a prenda de anos que os adeptos mais desejam". Não é todas as semanas que se faz 120 anos, e o ferrenho benfiquista diz que o Glorioso está pronto para "escrever os próximos capítulos da sua Gloriosa História"


O Grande Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro, para defrontar o Sporting na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O dérbi eterno será disputado em Alvalade e tem arranque marcado para as 20h45. O jogo com o Porto está marcado para Domingo, às 20:30.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

VEJA AQUI OS MELHORES MOMENTOS DO NOVO ALVO DO BENFICA

 

Icon Comentário0
Futebol

CORTE LIMPO SOBRE TRINCÃO

 

Icon Comentário0
Futebol

FRANCO MASTANTUONO MELHORES MOMENTOS

 

Icon Comentário0