
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mauro Xavier, conhecido adepto do Benfica, no seu artigo de opinião publicado no jornal português Record, esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, analisou o espetáculo fora das quatro linhas, destacando o papel das claques. Posto isto, o Benfiquistas analisou ainda a Operação Pretoriano e os conflitos em Famalicão atirando que "não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança".
"Entre as suas inúmeras consequências negativas, a pandemia teve o grande mérito de nos recordar que o futebol é sempre melhor com adeptos. Ao ver estádios vazios e silenciosos, todos nos lembramos que o futebol é melhor com bandeiras, é melhor com cânticos e, como se viu na final da Taça da Liga, é melhor com pirotecnia. Para um verdadeiro adepto, o espetáculo é tanto aquilo que se passa dentro das quatro linhas, quanto tudo aquilo que as rodeia", começa por afirmar o Benfiquista.
"As claques tendem a ser uma representação transversal da massa associativa dos clubes. Contrariamente a ideias pré-concebidas, nas claques juntam-se pessoas de todas as classes, raças e credos, unidas pela paixão clubística. No caso do Benfica, não existiria Inferno da Luz sem as claques, que muitas vezes alavancam o resto dos adeptos", continuou o Sócio do Clube da Luz.
"Infelizmente, muitas vezes juntam-se também indivíduos cuja prioridade passa por tirar benefícios pessoais. As claques servem para apoiar o clube, não para serem braços armados da sua direção, ao serviço para calar opositores internos, sendo recompensados financeiramente com prejuízo para os restantes associados", referiu.
Mauro Xavier recordou os acontecimentos no passado sábado, dia 3 de fevereiro, em Famalicão, aquando do adiamento do jogo frente ao Sporting, por falta de condições. "Os acontecimentos da semana passada, da Operação Pretoriano aos conflitos em Famalicão, relembram o muito que ainda há por fazer para garantir que o nosso futebol é seguro. Já todos conhecemos os muitos problemas que assolam as famílias que querem assistir a jogos em Portugal, começando pelos preços proibitivos e pelos horários desajustados", disse.
"Não podemos tolerar que o futebol se transforme, também, num local onde a insegurança é generalizada e o caos é amplamente aceite. As autoridades devem ter tolerância zero para todos aqueles que se procuram aproveitar das emoções fortes para criar um clima de coação e desordem", conferiu.
"A solução para este problema não passa por cartões de adepto, nem, muito menos, pela identificação prévia daqueles que querem assistir a um jogo. No entanto, urge ter coragem para enfrentar aqueles que perpetuam os males que rodeiam a modalidade. A Operação Pretoriano reavivou a memória de muitos que, ao longo dos anos, compadeceram com ameaças a árbitros, adeptos rivais e até jornalistas. Agora, mais do que nunca, é o momento para tomar medidas sérias e concertadas, que nos permitam avançar rumo a um futebol para todos. Esperemos que as autoridades finalmente tenham coragem para devolver o futebol aos verdadeiros adeptos", concluiu Mauro Xavier.
Atente-se que, após a vitória dos encarnados frente ao Gil Vicente, a turma de Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro, para disputar o apuramento à fase seguinte da Taça de Portugal com o Vizela. O encontro vai acontecer no reduto do adversário e tem hora agendada para as 20h45.
Lateral-esquerdo deixa os quadros da Luz para voltar ao clube da formação, depois dos encarnados anunciarem novo reforço para a posição
|
Álvaro Carreras vai mesmo ser jogador do Real Madrid e tem viagem marcada para este sábado, 12 de julho. O lateral espanhol vai deixar o Benfica e rumar aos merengues para assinar contrato e deverá ser oficializado ainda hoje, depois de passar nos exames médicos e testes físicos.
De acordo com Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, Carreras já é esperado em Madrid para realizar os habituais exames médicos, que deverão acontecer neste sábado. Depois da luz verde do Manchester United, que informou que não irá acionar a cláusula de recompra, o Real Madrid prepara tudo para oficializar a contratação do lateral do Benfica. Já depois do Glorioso anunciar Rafael Obrador como reforço para o flanco esquerdo.
Tal como explicado anteriormente, o pagamento dos 50 milhões de euros será feito de forma faseada, pelo que os cofres do Benfica não vão receber, logo, a quantia total. Além disso, os dirigentes encarnados já deram autorização a Carreras para deixar Portugal e viajar de volta a 'casa', onde vai finalizar os últimos pormenores para ser anunciado.
Além de Álvaro Carreras, o Benfica, também, perde Orkun Kokçu. O médio turco voltou para o país-natal, onde vai reforçar o Besiktas. O compatriota de Akturkoglu já se encontra em terras turcas, onde vai realizar os exames médicos e deverá ser anunciado como reforço das águias negras ainda hoje.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 52 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.519 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências.
Sabe o nosso Jornal que Presidente dos vermelhos e brancos já definiu condição para libertar futebolista neste mercado de transferências
|
Rui Costa aceita abrir mão de Andreas Schjelderup neste mercado de verão por um valor fixado nos 30 milhões de euros. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela mais informações sobre o dossiê do extremo nórdico, isto depois de o Presidente do Clube da Luz já ter definido uma estratégia para o camisola 21 dos vermelhos e brancos.
Ao que foi possível apurar, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, junto de fonte próxima do processo, a possibilidade de Andreas Schjelderup deixar o Benfica é um cenário que continua em aberto. Numa altura em que os encarnados continuam atentos à possibilidade de realizar uma reformulação no plantel de Bruno Lage, o nome do extremo norueguês é mais um que pode estar na calha para sair nesta janela de verão.
Desta forma, sabe o nosso Jornal que Rui Costa já definiu um plano o extremo de 21 anos. Nesse sentido, e depois de conhecido o interesse do Besiktas em Andreas Schjelderup, o Presidente dos vermelhos e brancos terá colocado a fasquia nos 30 milhões de euros, valor esse pelo qual o Maestro aceita libertar o internacional norueguês a título definitivo nesta janela de transferências.
Segundo conseguiu recolher o Glorioso 1904, de forma exclusiva, tanto Bruno Lage como Rui Costa não pretendem ver partir Andreas Schjelderup neste verão, uma vez que acreditam no potencial que o camisola 21 ainda tem para mostrar ao serviço do Benfica. Como tal, só uma proposta milionária, com o valor mínimo de 30 milhões de euros, é que pode alterar esta situação, acabando o Presidente por permitir que o extremo some um novo desafio.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - participou em 40 jogos oficiais com a camisola do Benfica: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. Nos 1.519 minutos disputados, o extremo internacional pela Noruega apontou cinco golos e fez sete assistências.
Emblema deu conta da novidade através de um comunicado, onde revela estar em contatos com o Clube da Luz por atleta dos encarnados
|
O 'novela' entre o Benfica - Orkun Kokçu - Besiktas volta a conhecer novo capítulo. Desta feita, o emblema turco emitiu um comunicado este sexta-feira, 11 de julho, onde dá conta que está em negociações com o Clube da Luz pelo camisola 10.
"Foram iniciadas negociações com o jogador e o seu clube, Sport Lisboa E Benfica - Futebol SAD, relativamente à transferência do jogador profissional de futebol Orkun Kökçü", pode ler-se na nota partilhada pelas águias negras onde notificam a Plataforma de Divulgação Pública (KAP) sobre o dossiê relativo ao médio internacional turco,
Recorde-se que esta informação relativa ao camisola 10 dos vermelhos e brancos surge numa altura em que o mesmo já se encontra em viagem, rumo ao seu país natal. De acordo com as informações partilhadas esta sexta-feira, Orkun Kokçu rumou a Istambul, de modo a conclui a sua mudança para o Besiktas, estando assim mais perto de abandonar o Benfica.
Ora ao que ao negócio diz respeito, vale salientar que o mesmo já se encontra fechado. Segundo revelou Fabrizio Romano, os encarnados 'abrem mão' do médio por intermédio de um empréstimo, com opção de compra obrigatória, a troco de 25 milhões de euros. As águias ainda recebem mais 5 milhões de bónus, acabando por somar um total de 30 milhões de euros para o Clube da Luz.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.