
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica defrontou e venceu o Estoril, no passado domingo, porém a partida não ficou isenta de polémica, tendo ficado uma grande penalidade por assinalar a favor das águias. Nesse sentido, Mauro Xavier, no artigo de opinião publicado no jornal Record, apelidou a arbitragem como "um espetáculo absurdo".
Contudo, o conhecido adepto do Benfica vai mais longe e recorda o duelo das águias em Arouca, comparando o facto da turma de Roger Schmidt ter sido prejudicada, enquanto o Sporting, que foi nesta jornada ao reduto dos lobos, acabou por ser beneficiado. "Enquanto o Benfica foi prejudicado, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiado, com o árbitro a não assinalar um pénalti para a equipa da casa, que poderia assim ter empatado o marcador", referiu o Benfiquista.
"Com um ponto de desvantagem para a liderança, a equação é simples para o Benfica: até ao fim do campeonato, temos de vencer mais jogos do que os nossos adversários diretos para chegar ao 39. Embora continue sem convencer do ponto de vista exibicional, a equipa de Roger Schmidt conseguiu cumprir com a sua parte, somando mais três pontos importantes na luta pelo título", começa por mencionar.
"Este fim de semana assinalou, também, a introdução de uma nova medida na Liga, com as primeiras explicações em direto no estádio das decisões dos árbitros. Embora todos concordemos que é necessário inovar, convém assegurar que as inovações se tratam de verdadeiras melhorias e não apenas de operações cosméticas que visam legitimar injustiças", afirma.
"Na estreia das explicações por áudio, vimos Fábio Veríssimo a anular um golo legal no jogo entre Sp. Braga e Rio Ave. No dia seguinte, na Luz, tivemos direito a mais uma espetáculo absurdo. Depois de Manuel Oliveira ser chamado ao ecrã pelo VAR, o árbitro decide ignorar um pénalti claro e ainda brinda os adeptos com uma explicação lacónica. Fica, então, a dúvida: se não existe infração, qual a necessidade de o árbitro falar? Se o árbitro não utiliza o áudio para justificar a sua decisão, qual a utilidade deste sistema? Não basta inovar por inovar e, até agora, as inovações trazidas ao jogo não têm conseguido contribuir para a verdade desportiva", referiu o Sócio Benfiquista.
"Embora as más exibições do Benfica não possam ser justificadas pela arbitragem, esta foi mais uma jornada onde os árbitros foram protagonistas, tendo influência direta no desfecho dos jogos dos primeiros classificados. Enquanto o Benfica foi prejudicado, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiado, com o árbitro a não assinalar um penálti para a equipa da casa, que poderia assim ter empatado o marcador. Com poucas jornadas por disputar, não pode passar a valer tudo para afastar o Benfica do título. Embora a equipa seja capaz de jogar muito melhor, nesta fase do campeonato tal pouco interessa: a vitória mais importante é sempre a próxima", disse, concluindo.
Convidado a comentar novo reforço dos vermelhos e brancos, timoneiro que trabalhou com o defesa, deixou aprovação relativa ao atleta
|
A poucas horas de ser confirmado como o novo reforço do Benfica, Rafael Obrador voltou a somar mais elogios vindos de Espanha. Desta vez foi Óscar Gilsanz, antigo técnico do espanhol, analisou o mais recente lateral-esquerdo dos encarnados, frisando que o mesmo tem imensa qualidade.
Óscar Gilsanz: “Rafa Obrador é um lateral esquerdo com um marcado carácter ofensivo”
Em entrevista ao jornal Record, o treinador que orientou o jovem de 21 anos no Deportivo realçou as qualidades ofensivas do defesa: “Rafa Obrador é um lateral esquerdo com um marcado carácter ofensivo, com muita capacidade física, o que lhe permite subir frequentemente pelo seu corredor”.
Contudo, o timoneiro espanhol não ficou por aqui e fez questão de revelar que Rafa Obrador, que está muito próximo de ser anunciado pelas águias, é dono de uma excelente qualidade futebolística: “Tem também, a nível técnico, muito boa capacidade com bola, para sair de situações de pressão com ela dominada”.
Óscar Gilsanz: “É um rapaz com carácter e demonstra-o, sobretudo, no trabalho do dia-a-dia”
Para Óscar Gilsanz, apesar de Obrador ter passado pouco tempo na formação merengue, ganhou competências que vão ser importantes no Benfica: “Passou pouco tempo no Real. Ele é da 'cantera' do Maiorca e em Madrid talvez tenha adquirido apenas o carácter ganhador e essa vontade de ser protagonista no jogo. É um rapaz com carácter e demonstra-o, sobretudo, no trabalho do dia-a-dia”.
Por fim, o técnico de 51 anos reconheceu que o novo lateral e Carreras têm características semelhantes, contudo, aponta melhor capacidade física da parte do Obrador: “Sim, existem semelhanças, pelo carácter ofensivo de ambos. Pela capacidade de chegarem às áreas contrárias e pela capacidade de fazer todo o corredor. Sobretudo, por isso".
Timoneiro dos leões não pode contar com futebolistas para o encontro da Supertaça, acabando a novidade por agradar aos encarnados
|
É notícia de última hora: Rui Borges tem uma dupla baixa para enfrentar o Benfica na Supertaça. De acordo com as informações conhecidas esta sexta-feira, 11 de julho, Zeno Debast e Geovany Quenda foram punidos com um jogo de suspensão, acabando por não encontrar a turma de Bruno Lage no duelo agendado para 31 de julho, no Algarve.
Segundo noticiado esta sexta-feira, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou um castigo aos dois atletas em virtude dos acontecimentos na sequência dos festejos do título nacional dos leões em 2024/25. Desta forma, o timoneiro dos leões perde assim a dupla para o jogo que irá definir o primeiro título da nova época.
Recorde-se que na base deste castigo está o facto de, nas redes sociais, Quenda ter surgido com uma camisola, que tem estampada a figura de Ricardo Esgaio com a célebre frase "Falas muito. Chupa c*******". Já depois da tarja na festa do título, que gerou muito polémica, o jovem do Sporting voltou a 'atacar', com Nicolás Otamendi no olho do furacão, acabando por falhar o duelo da Supertaça, castigo que também foi aplicado a Debast.
Vale salientar que, depois da participação no Mundial de Clubes, o Benfica de Bruno Lage já está de olhos postos na nova temporada. Nesse sentido, e após um período de férias de duas semanas, o plantel encarnado, que continua com muitas incertezas, regressa aos trabalhos na próxima segunda-feira, 14 de julho, de modo a iniciar a época 25/26.
A pré-temporada do Benfica será, assim, mais curta do que o habitual. Logo a 31 de julho, as águias medem forças com o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu oficial da época, que está agendado para o Estádio Algarve, apesar da data em causa já ter merecido várias críticas.
Clube orientado por treinador português já oficializou a contratação de defesa central do Botafogo, que esteve perto de assinar pelos encarnados
|
Jair Cunha, defesa do Botafogo, foi oficializado como novo jogador do Nottingham Forrest. O central brasileiro, de 20 anos, chegou ao clube brasileiro no ínicio deste ano civil, por 11 milhões de euros, proveniente do Santos, emblema onde realizou toda a formação. Antes da transferência, o atleta estava referenciado ao Benfica.
"O Nottingham Forest tem o prazer de anunciar a contratação de Jair Cunha ao Botafogo. O jovem defesa brasileiro assinou um contrato de cinco anos que o mantém no City Ground até, pelo menos, ao verão de 2030", refere o clube em comunicado, sem revelar os valores envolvidos no negócio.
Apesar do clube inglês não revelar os valores da transferência, é sabido que o negócio não envolveu apenas um atleta. O Nottingham Forrest contratou ao Botafogo dois jogadores no valor de 30 milhões de euros. Jair Cunha, terá custado sensivelmente cerca de 12 milhões de euros, e o outro atleta foi Igor Jesus, avançado internacional brasileiro, que completou o restante do montante.
Jair Cunha é, aos dias de hoje, um dos defesas centrais mais promissores do futebol. Após se destacar no futebol brasileiro, despertou o interesse do Nottingham Forrest, clube inglês orientado pelo português Nuno Espírito Santo que terminou em 7º lugar na Premier League, na temporada passada, e vai disputar as provas europeias.
Ao serviço do Botafogo, em apenas seis meses, Jair Cunha - atualmente avaliado em 13 milhões de euros - realizou 22 encontros: 11 na Serie A, cinco na Copa Libertadores, quatro no Mundial de Clubes, um no Campeonato Carioca e um na Recopa Sudamericana. Em 1.910 minutos, o defesa central apontou um golo e uma assistência.
Confira, aqui, o anúncio oficial: